Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 9 de 9
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Belo Horizonte
    Posts
    36

    Review - Yamaha NMax 160 (comparativo com PCX)

    Fala pessoal.

    Quando a PCX lançou fui um dos primeiros a comprar, até rendeu um tópico http://www.pequenasnotaveis.net/thre...eview-pcx-150/

    Agora estou quase com 1.000km da NMax. Pelo chassis acho que a minha é a numero 405 a sair da fábrica, portanto, também recebi assim que lançou!
    Minha PCX estava com quase 3 anos, 35.000km, e fora 3 correias arrebentadas (também já usei kit CVT), nunca deu nenhum problema... Ponto para Honda, confiabilidade 100%.

    Pontos positivos da NMax: suspensão e freios.
    Esses 2 pontos são gritantes quando se anda na moto pela primeira vez! O disco de freio traseiro é super-sensível e não tem aquele CBS nojento da Honda (freia a roda dianteira quando se freia somente o manete traseiro). Acabou o freio muxiba tambor! Cara, nunca tive problema nenhum com o CBS até subir na Yamaha. Eu sempre acelerei de leve e freiei de leve para ter equilíbrio e conseguir não colocar o pé no chão. Aquela paradinha de 3 segundos que o sinal está quase abrindo ou até mesmo mudar de corredor em velocidades extra-lentas... Na Yamaha é de assustar o ganho em equilibrio praticamente parado que ganhei.
    O ABS nem comento. Por mim era de fábrica em todas as motos. Hoje mesmo, numa put@ chuva, um motoqueiro passou para meu corredor sem olhar e garanto que se estivesse sem ABS tinha embolado com o cara!

    Fica aqui uma critica: não acho que o ABS é tecnologicamente avançado. Ele permite pequenas travadas de roda que na minha outra moto não dá. Claro que estou comparando uma moto de 10 pau com pneu 13" uma de 40 pau com pneu bi-composto, mas a eficiência não é a mesma... Com certeza o modulo empregado do ABS não deve ser tão avançado, mas a diferença também não é imperceptível.

    Suspensão: nota 1.000 frente a PCX. A NMax tem molas progressivas na traseira que fazem toda a diferença. A impressão que tinha da PCX era:
    Suspensão mole, com muita massa suspensa da balança deixavam ela sem "rebound", daí não copiava direito o asfalto. A NMax tem uma suspensão firme sem ser dura. Com garupa então? Acabou o fim de curso!

    Posição de pilotagem: Não tem aquele caroço no banco, consigo sentar mais atras e deixar braços esticados. Isso deu uma economizada absurda na coluna! Antes os dias que eu andava 140km, chegava fim do dia com as costas já pedindo arrego. Com a posição mais alta de guidon e podendo escolher ir mais para trás do banco, acabou o problema.

    Estabilidade: é dificil falar disso numa Scooter... Mas fazia curvas fechadas na PCX que não fazia de 675 nem sonhando. O fundo da PCX está bem lenhado de raspar no asfalto em fazer curvas. O descanso central então ficou triangular de pegar no asfalto. E a NMax com pneu 13"? Muito boa! Até agora não consegui raspar fazendo curvas pra direita, mas pra esquerda é foda! A "alavanca" do descanso central esquerda é muito baixa e já tomei vários sustos. O pneu 130 segura bem, não consegui chegar perto da borda...

    Motor: NMax tem comando de válvulas variáveis e 10cc a mais e 4 valvulas, frente as 2 da PCX... Quem já dirigiu carros com comando variável (Ex: Corola, Civic, etc), sabe que o motor empurra bem em baixa e não amarra em alta. Já subi na NMax com uma grande expectativa e...... se ninguém tivesse me contado do motor bem mais avançado eu nem ia perceber... Diferença de potencia e consumo não são perceptíveis. Talvez a NMax ande melhor em altas velocidades (digo, motor mais "suave"), mas na boa? Mesma coisa... Andando a 80km/h faço 40~42km/l, mesmo consumo da PCX.
    Quando o amaciamento passar vejo o consumo andando a 90~110, que era meu normal com a PCX com kit CVT e na casa dos 36km/l...

    A diferença do aro menor (13x14) também não fez diferença. Pneus que já percebi que não tem no mercado. Mas acho que é normal, as concessionárias mal receberam a moto. Outra coisa bizarra: pneu dianteiro são miséros 22 libras!

    Acabamento e painel: Painel show de bola. Computador de bordo com 2 trip, consumo médio e instantâneo e um hodometro automático quando entra na reserva. Muito bom! Só não gosto do velocimetro digital, acho o analógico 10x melhor. Mas é gosto pessoal.
    O acabamento dela parece ser de bem melhor qualidade. Uma bobagem é uma "capa" de guidon, mas poxa... Parece que vc está numa moto 10x mais cara. Não tem aquele guidon cromado em U "comum"!

    Agora vamos as mancadas, que numa Scooter, na minha opinião são graves. Digo graves porque uso scooter no dia a dia pois era possível guardar capacete, capa, mais todas as tralhas debaixo do banco...
    Na PCX o "bagageiro" é dividido em 2 andares. O debaixo cabe o capacete e o de cima era a conta da capa, ainda cabendo intercomunicador ao lado do capacete e umas tralhas. Ainda tinha um cabo de aço e um gancho para colocar um segundo capacete pendurado para fora da moto com segurança.
    Ja o espaço debaixo do banco da NMAX parece ser maior, mas é horrivelmente pensado. Sério, irritante. O capacete só entra de cabeça para baixo. Daí diga adeus a frescura de não arranhar seu capacete caro. Ele fica de casco no "chão" do bagageiro e claro, vai arranhar. Sobra um espaço de merds na frente do capacete que é preciso espremer a capa pra caber, já mandando a viseira para o espaço... E pior, toda vez que você vai guardar o capacete, é necessário tirar TUDO que estiver ali dentro, porque se qualquer porcaria ficar entre o fundo do bagageiro e o capacete, já não vai fechar o banco! Po Yamaha, custava pensar um pouco e organizar as coisas ali? Pior que com aro 13, deveria ter mais espaço que com aro 14!
    Outra mancada da Yamaha: o "porta-luvas" é aberto ao tempo! Ótimo, agora tenho que colocar o portão da garagem no saquinho ziplock para não molhar. Carregar o dinheiro do pedágio no porta-luvas? Só se tiver sol...
    Pode parecer uma bobagem minha, mas como eu ando muito de moto e subo e desço dela umas 5x ao dia, foi uma surpresa extremamente infeliz...
    Tão infeliz que se eu fosse recomendar a compra de uma ou outra para alguem, seria motivo suficiente para pensar duas vezes antes de recomendar a NMax. Foram 3 anos me habituando a praticidade e acostumar com o retrocesso é foda. A PCX nova tem até tomada de 12v!
    Outra mancada é o farol a LED que ilumina no máximo, 10m a frente. O meu pode estar desregulado, mas como o LED é extremamente focado e não espalha luz, tenho literalmente 10m de faixo de luz. Farol alto? Ta bom, são mais 2 metros de pura luz branca.
    12 metros não são suficientes para andar numa via expressa sem iluminação. Não da tempo de desviar de buracos!

    É isso ai pessoal... Daqui a alguns mil kms volto para dar um feedback das revisões, preços e atendimento!
    Só deixando uma ressalva: atendimento bem ruizinho das concessionárias Yamaha... Não queriam negociar preço, nem pagando a moto a vista. Me entregaram a moto sem saber apresentar nada da moto, se resumindo a "para ligar, aperte a manete da embreagem". Isso aí, nem embreagem a moto tem...........

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Devo tirar meu chapéu pra você peça qualidade do tópico e pela sua iniciativa em comprar uma NMax.
    Esses detalhes ruins que você citou, rapidamente se acostuma.
    Agora, pior pós venda do que o da Yamaha eu não conheço. Os caras nem parecem se esforçar...
    Bela moto! Muitos kms de felicidades pra você!
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jan 2016
    Idade
    37
    Posts
    216
    Muito bom o topico, um comparativo de verdade e muito bem escrito. também uso scooter diariamente (120km a menos que vc hahaha), me identifiquei com alguns problemas , o portaluvas que encharca na chuva, o baú mal pensado e o descanso central pegando nas curvas pra esquerda. meu scooter um future 125 da falecida que deus a tenha sundown. entao julgava que fosse problemas do projeto que com certeza foi feito com menos capricho que o da NMax. No meu caso refiz o bau em fibra de vidro, ganhando mais espaço interno, mas isso é fora de cogitaçao em um veículo com a idade e valor do seu

  4. #4
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783
    Show de bola, eu tinha achado a PCX bem interessante, e essa da Yamaha achei ainda mais interessante, ainda não tive experiência com esse tipo de moto, mas são 2 modelos que me agradam muito, devem ser muito práticas. parabéns pelo review e obrigado pelas informações.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  5. #5
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Belo Horizonte
    Posts
    36
    Ontem foi dia da revisão dos 1.000km.
    A concessionária não praticou preço fechado. Claro que $40 não vão me fazer odiar a marca, mas é foda a fábrica anunciar o preço fechado em rede nacional e o concessionário não executar....
    E o farol não tem regulagem segundo os mecânicos. No manual também não fala nada...
    Isso é foda, vou ter que acostumar com 10m de luz...

    Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    RS
    Idade
    33
    Posts
    2.146
    Interessante o comparativo, gostei bastante!

    Pelo que entendi, resumindo: motor e consumo é o mesmo nas duas Scooter's, ganha-se conforto na Yamaha e perde-se praticidade.

    Essa questão do preço de revisão é o mesmo que o preço das motos em si, geralmente os fabricantes colocam em letras miúdas no site: "somente concessionárias participantes"! Só que em relação ao preço das motos, eu nunca vi uma que participasse, baita sacanagem! hehe

    Posta umas fotos dela aí pra nós!

    faloooowww

  7. #7
    Citação Postado originalmente por Rush Ver Post
    Ontem foi dia da revisão dos 1.000km.
    A concessionária não praticou preço fechado. Claro que $40 não vão me fazer odiar a marca, mas é foda a fábrica anunciar o preço fechado em rede nacional e o concessionário não executar....
    E o farol não tem regulagem segundo os mecânicos. No manual também não fala nada...
    Isso é foda, vou ter que acostumar com 10m de luz...

    Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
    Comprei a minha semana passada. O consultor me ensinou à regular o farol, caso precise. É um parafuso que fica atrás do farol alto, e é regulado com chave de boca 8mm. Basta enfiar a mão por baixo do farol (acessando pela frente da moto), e regular na altura desejada.

    Espero ter ajudado.

    Abs.

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Tenho visto muitas nas ruas. Vocês também?
    Veio para incomodar mesmo a PCX.
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  9. #9
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por Diey Ver Post
    Tenho visto muitas nas ruas. Vocês também?
    Veio para incomodar mesmo a PCX.
    vejo mais dafra 200~300 do que essa yamaha... ou então eu não reconheço. mas vejos hamburgman a rodo também.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

 

 

Tópicos Similares

  1. Honda PCX ou Yamaha NMax 160?
    Por MarceloMRS no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 14-03-16, 10:02
  2. Respostas: 65
    Último Post: 22-12-12, 22:48
  3. Respostas: 3
    Último Post: 29-05-12, 16:55

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •