Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 17
  1. #1
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    rio preto sp :)
    Posts
    2.038

    atendendo a pedidos , tutorial de fibra de vidro



    atendendo a pedidos.. ae vai um tutorialzinho passo a passo sobre fibra de vidro, mas no modo mais pratico possivél sem entrar muito em teorias e bla bla bla :#


    nesse tutorial eu estou fazendo um banco estilo selim .. com sistema de amortecimento. e vou usar fibra de vidro para fazer a base do qual o tapeceiro irah fazer o banco. eh um passo a passo especifico desse banco, e outras peças que eu for fazendo de fibra, vou adicionando aqui nesse topico para conhecimento da galera.

    venho a frizar bem .... que esse fibra de vidro requer mais habilidade na modelagem do que em si na laminação da fibra.

    modelo = peça a ser criada
    molde = peça do qual vc lamina dentro dela para fazer uma peça = ao modelo do qual o molde foi criado.

    conforme passar os tempos eu ensino como fazer moldes. o molde só eh interessante para quem queira fazer varias peças de um modelo especifico


    lets-go



    primeiro passo para a confecção desse banco. desenhar as medidas

    coloquei a dobradiça e comecei a fazer o desenho de como seria o selim




    depois de desenhar as medidas.. eu recortei o papelão para ter um "molde" ( igual de costureira, tapeceiro ) para cortar a base de fibra





    eu poderia resinar o proprio papelão, mas preferi fazer uma "placa de fibra" para depois recortar. então peguei papelão e cobri ele com papel aluminio.. que isola o papelão da resina. o papelão se for resinado.. vai ficar duro como se fosse fibra.



    coloquei o molde do selim em cima para dar uma medida certinha...



    para começar a laminar ( aplicar fibra e depois resina) .. eu fui até minha oficina e fixei com fita adesiva o papelão com papel aluminio para que fica-se esticadinho



    passei nesse papel aluminio um produto que se chama alcool polivinilico. conhecido como pva... . ele seca, e forma uma pelicula fininha. fiz isso para o papel aluminio e fibra não formarem um casamento sem direito e desquite kkkk



    o alcool pva.. pode ser passado com uma esponja dessas de lavar louça ( com o lado macio, tipo a que eu usei tem 2 lados.. um mais aspero e outro mais macio.. use o mais macio)



    depois de 30 minutos forma um filme... esse filme evita que grude no papel aluminio

    comecei a laminar.

    temperei a resina , em torno de 200 ml ( sei de olho, mas vc pode medir com uma bureta, algum medidor , jarra de suco ( descarte para suco depois) ) . para 200 ml.. eu coloquei 15 gotas de catalizador, eh muito, seca rapido demais a fibra, mas jah tenho habilidade ... portanto para no caso de quem não estah tanto experimente.. coloca umas 5 gotas a cada 100 ml. ela dura 20 minutos sem virar gel.
    a resina ela fica estado liquido.. depois que começa a reação quimica de cura... ela vira um gel, em torno de 20 minutos depois e fica dura. nesse espaço de tempo eh que vc tem que embeber a manta de fibra com a resina em cima do molde/superficie que quer trabalhar

    aqui eu passei uma mão de resina no papel aluminio , com pincel.. e depois joguei a manta e passei rolo de espuma mesmo ( descarta depois pois estraga) embebido em resina.



    depois de que secou, umas 3 horas depois destaquei a placa.

    nela eu vou desenhar usando aquele papelão que recortei no começo de tudo para poder serrar e fazer a base do banco.




    eu costumo cortar a fibra com uma dremel da black .. mas vc pode usar serrinha starret mesmo. mas aconselho a ferramenta , pois ela eh bem pratica e precisa.



    aqui a 1 base






    aqui eu colei papelão nas laterais ... para fazer o ressalto do banco selim, coloquei curvadinho.. para depois por uma espuminha e dar silueta ao banco.



    usei fita adesiva para prender. vc pode usar fita crepe, cola quente. use a imaginação.



    aqui jah laminado
    parece uma forma de bolo kkkkkk

    bom , depois disso vou mergulhar a peça na agua para sair o papelão.. ( ele desmancha.. só fica uma camainha fina aonde a resina atuou





    em breve mais fotos



  2. #2
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Santa Cruz do Sul - RS
    Idade
    39
    Posts
    938

    Re: atendendo a pedidos , tutorial de fibra de vidro

    ah massa...era isso q eu precisava ehehe....faze uma carenagem p mim correr nos km agora heheheh
    eu vi em alguns programas de tv...q eles usavam uma espuma p gerar os moldes..dae largavavam a fibra em cima...
    ...saberia dizer o nome dessa espuma?

  3. #3
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    rio preto sp :)
    Posts
    2.038

    Re: atendendo a pedidos , tutorial de fibra de vidro

    Citação Postado originalmente por farofinha182 Ver Post
    ah massa...era isso q eu precisava ehehe....faze uma carenagem p mim correr nos km agora heheheh
    eu vi em alguns programas de tv...q eles usavam uma espuma p gerar os moldes..dae largavavam a fibra em cima...
    ...saberia dizer o nome dessa espuma?

    sim, espuma eva. auto expansiva. vai no material de construção.. existe um spray, eh esse material. eh usado para fazer fixação de batentes. ae tu "rala" ele com estilete, lima e lixa e faz o molde


    quem tiver duvidas, pergunta ae

  4. #4
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Feb 2007
    Localização
    Itapecerica da Serra - SP
    Idade
    36
    Posts
    749

    Re: atendendo a pedidos , tutorial de fibra de vidro

    barbeirorp

    tenho algumas duvidas:

    :->: onde se compra alcool polivinilico ?
    :->: onde se compra essa fibra ?
    :->: a resina e catalizador veem juntos quando se compra a fibra ?
    :->: "Resina" e "Fibra de vidro" eh a mesma coisa ? (pelo q entendi a resina eh um liquido e a manta seria os pedacinhos de fibra de vidro neh?)
    :->: Qual a diferença entre fazer uma "placa de fibra" para depois recortar ou resinar o próprio papelão direto? (algum tem alguma vantagem ou dá na mesma?)
    :->: Dê uma noção de gastos com fibra, resina, catralizador e etc.

    Desculpa encher o saco cara .... mas sabe como eh neh...melhor tirar as duvidas agora doq fazer $#@%$# depois...

    Valew pela boa vontade de fazer esse tuto...

    :OK:

    Felipe - sem moto... =( (fotos de minha ex-moto aqui)
    Eu sou como os alpinistas... só o cume interessa.

  5. #5
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    rio preto sp :)
    Posts
    2.038

    Re: atendendo a pedidos , tutorial de fibra de vidro


    :->: onde se compra alcool polivinilico ?
    :->: onde se compra essa fibra ?

    em casas especializadas... por exemplo aonde se vende tintas automotivas
    :->: a resina e catalizador veem juntos quando se compra a fibra ?

    nem sempre. aqui eu compro separado.

    :->: "Resina" e "Fibra de vidro" eh a mesma coisa ? (pelo q entendi a resina eh um liquido e a manta seria os pedacinhos de fibra de vidro neh?)

    manta = tecido feito por pedacinhos de fibra de vidro. resina é o liquido que qdo seca.. deixa a fibra dura

    :->: Qual a diferença entre fazer uma "placa de fibra" para depois recortar ou resinar o próprio papelão direto? (algum tem alguma vantagem ou dá na mesma?)

    dah na mesma.. vc pode resinar o papelao e usar ele como "recheio" entre camadas de fibra sem problemas... mas eu prefiri fazer somente com fibra. vc pode fazer um molde inteiro em papelão e depois resinar ele e deixar no modelo pronto
    :->: Dê uma noção de gastos com fibra, resina, catralizador e etc.

    em torno de 150 reais um kit completo com todos os materais. se precisar eu posso enviar do distribuidor daqui
    Desculpa encher o saco cara .... mas sabe como eh neh...melhor tirar as duvidas agora doq fazer $#@%$# depois...


    logico! pergunta ae que num tem problema não
    Valew pela boa vontade de fazer esse tuto...

    :OK:
    [/quote]

  6. #6
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307

    Re: atendendo a pedidos , tutorial de fibra de vidro

    em torno de 150 reais um kit completo com todos os materais
    o que vem tudo nesse kit??

  7. #7
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    rio preto sp :)
    Posts
    2.038

    Re: atendendo a pedidos , tutorial de fibra de vidro

    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    o que vem tudo nesse kit??

    resina, manta, catalizador, acelerador de cobalto, gel coat , pincel, rolo prensorzinho, alcool pva, cera de carnauba ( desmoldante) e outras coisinhas

  8. #8
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Minas
    Posts
    81

    Re: atendendo a pedidos , tutorial de fibra de vidro

    Citação Postado originalmente por farofinha182 Ver Post
    ah massa...era isso q eu precisava ehehe....faze uma carenagem p mim correr nos km agora heheheh
    eu vi em alguns programas de tv...q eles usavam uma espuma p gerar os moldes..dae largavavam a fibra em cima...
    ...saberia dizer o nome dessa espuma?
    a espuma chama-se poliuretano expansível. são dois líquidos que, após serem misturados, aumentam de tamanho e se solidificam numa espuma com características específicas.

    vlw pelos ensinamentos BARBEIRO. gostei sobretudo das fotos. e esta motoca ae, vai apresentar sua chopper pra gente????

  9. #9
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    São José dos Campos - SP
    Idade
    35
    Posts
    93

    Re: atendendo a pedidos , tutorial de fibra de vidro

    [b][i]
    bom tuto!

    nunca vi ninguem que ensinasse a fazer isso

    [b][i]Guidão CBX Strada//Manoplas Circuit Interlagos//Iluminação Painel Em Azul//Capa Superior Painel Estilo CG Sport//Escape RS Aluminium Boca 8//Filtro Esportivo//Lampada Farol Cool Blue//Lanterna E Piscas Transparentes//Telinha No Bacalhau

  10. #10
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    rio preto sp :)
    Posts
    2.038

    Re: atendendo a pedidos , tutorial de fibra de vidro


  11. #11

    Re: atendendo a pedidos , tutorial de fibra de vidro

    Muito legal esse tutorial.

  12. #12
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2006
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    40
    Posts
    2

    Re: atendendo a pedidos , tutorial de fibra de vidro

    Parabéns pelo tutorial!
    Valeu!

  13. #13

    Re: atendendo a pedidos , tutorial de fibra de vidro

    Muito bom esse tutorial! Quando teremos mais fotos??? Quero refazer a rabeta da minha moto. Fotos dela em www.flogao.com.br/stradafb

  14. #14
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    rio preto sp :)
    Posts
    2.038

    Re: atendendo a pedidos , tutorial de fibra de vidro

    fera.... isso que expliquei é uma faisca de nada... fibra tem muito , mas muito mais processos envolvidos. em breve posto algumas peripécias minhas

  15. #15

    Re: atendendo a pedidos , tutorial de fibra de vidro

    barbeirorp, valeu a boa vontade, e parabéns pela bela atitude de compartilhar seus conhecimentos, agora vou ficar ligado esperando mais tutos seus sobre fibra cara! valeu mesmo!

 

 

Tópicos Similares

  1. Fibra de vidro montar carenagem
    Por lim@ no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 20-05-10, 23:48
  2. capacete de fibra de vidro
    Por filipeoli no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 10-02-09, 21:03
  3. Atendendo a pedidos....
    Por Christian no fórum Motos do Mundo
    Respostas: 14
    Último Post: 23-05-08, 13:34
  4. Fibra de vidro
    Por niel125 no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 28-05-07, 21:34
  5. MOVIDO: atendendo a pedidos , tutorial de fibra de vidro
    Por clark no fórum Área de debate
    Respostas: 0
    Último Post: 10-04-07, 09:42

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •