Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 10 de 10
  1. #1
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2006
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    38
    Posts
    4.051

    Minha impressão ao andar com pneu "descalibrado" na Fazer 250

    Galera queria relatar aqui uma experiencia que fiz com minha moto, uma Fazer 250

    Tava curioso pra saber quais sao os efeitos de andar com 3 libras a menos nos pneus dianteiros e traseiros, nao tava muito preocupado se o consumo ia aumentar, apenas saber como a moto iria se comportar por isso nao fiz medição de consumo.

    Bom hj fazem 2 semanas que eu to andando pra todo lado com a moto com 3 libras a menos que o indicado pelo manual, parece pouco mas da diferença sim, o manual indica 33 libras na frente e 36 atras, entao tava andando com 30 na frente e 33 atras

    a primeira coisa que eu senti foi q a moto ficou mais macia pra andar em rua calçada e as ruas com pavimento ruim, que pra mim foi um alivio, a fazer com o amortecedor na posição 3 fica um pouco dura pra andar em rua calçada, nada doloroso mas quem anda todo dia por rua calçada acaba enchendo o saco, portanto um ponto positivo pro pneu "descalibrado"

    com o passar dos dias deu pra sentir que a moto ficou "pesada" e um pouco presa (creio que pela maior area de contato com o solo) e qndo andava com garupa a sensação de moto presa ficava ainda mais perceptível

    pode ate ser que seja coincidência, mas senti que o pneu traseiro travava com mais facilidade qndo freiava, durante essas duas semanas o pneu traseiro deve ter derrapado umas 4 ou 5 vezes que pra mim é numero alto de travadas, o freio dianteiro continua igual

    como eu nao piloto no estilo "motoboy vidaloca", nao senti diferença pra fazer curvas

    uma coisa interessante é que da pra ver nitidamente que o aumento na area de contato do pneu com solo olhando a marca de sujeira que a pista faz no pneu



    pelo conforto ate compensaria andar com essa calibragem, andando com garupa apesar da moto ficar meio amarrada ficou boa por dar menos "tranco" da suspensão, mas como provavelmente vai ter um aumento no consumo de gasolina e tbm de pneu acho melhor continuar andando com a calibragem indicada pelo fabricante.
    [img width=520 height=101]http://i3.photobucket.com/albums/y80/lagartixxa/avatarCB2.jpg[/img]

  2. #2
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Mauá - SP
    Idade
    48
    Posts
    2.330

    Re: Minha impressão ao andar com pneu "descalibrado" na Fazer 250

    Como vc mesmo disse, o desgaste de pneu é bem maior, e em altas velocidades, não compromete a pilotagem?

  3. #3
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2006
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    38
    Posts
    4.051

    Re: Minha impressão ao andar com pneu "descalibrado" na Fazer 250

    das poucas vezes que passei dos 80 nao senti diferença na pilotagem que nao seja sentir a moto um pouco presa
    [img width=520 height=101]http://i3.photobucket.com/albums/y80/lagartixxa/avatarCB2.jpg[/img]

  4. #4
    Super Piloto Avatar de Tqf2
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    Araputanga - MT
    Idade
    41
    Posts
    5.649

    Re: Minha impressão ao andar com pneu "descalibrado" na Fazer 250

    Não sei se é pq sou leve (62KG) mas sempre ando com 30 Libras no pneu traseiro e a moto faz fácil seus 30 KM/l e o pneu já com 21.000km :drool:
    Agora uma C100 biz para ajudar a economizar gasosa

  5. #5
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    40
    Posts
    15.620

    Re: Minha impressão ao andar com pneu "descalibrado" na Fazer 250

    O problema de usar essa calibragem mais baixa é q o pneu "trabalha mais" as laretais... experimente usar as 2 calibragens (correta e a de teste) numa rua de paralelepípedoe olhe para os pneus andando lentamente.. tipo no máximo 40km/h...tu vai ver o qto o pneu sofre a mais qdo tem menos pressão.
    Só por isso eu já não acho boa idéia. O conforto deve impreterivelmente vir da suspensão, os pneus tem somente a função de tracionar a moto/dar direção...
    Não esqueça q com moto "mais amarrada" o desgaste na relação aumenta. E de relação eu entendo, né? hehe
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  6. #6
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2006
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    38
    Posts
    4.051

    Re: Minha impressão ao andar com pneu "descalibrado" na Fazer 250

    Citação Postado originalmente por Tqf2 Ver Post
    Não sei se é pq sou leve (62KG) mas sempre ando com 30 Libras no pneu traseiro e a moto faz fácil seus 30 KM/l e o pneu já com 21.000km :drool:
    eu peso 85kg e a patroa pesa 70kg

    a motinha passa apertado com nos dois encima :lol:
    [img width=520 height=101]http://i3.photobucket.com/albums/y80/lagartixxa/avatarCB2.jpg[/img]

  7. #7
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103

    Re: Minha impressão ao andar com pneu "descalibrado" na Fazer 250

    Ainda bem que vc não fez esse teste com chuva, pois teríamos, muito provavelmente, mais um caso de tombo, pois as ranhuras se fecham e não conseguem escoar a água da pista. Vc também pode correr o risco do pneu boiar no aro e a roda traseira querer passar a dianteira. Por favor não faça isso, nem vou explicar as conseqüências mecânicas que isso pode causar a peças importantes e muito caras de sua moto. Um grande abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  8. #8
    Viajante experiente
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    São Carlos - SP
    Idade
    35
    Posts
    8.493

    Re: Minha impressão ao andar com pneu "descalibrado" na Fazer 250

    Citação Postado originalmente por Ivan RJ Ver Post
    Ainda bem que vc não fez esse teste com chuva, pois teríamos, muito provavelmente, mais um caso de tombo, pois as ranhuras se fecham e não conseguem escoar a água da pista. Vc também pode correr o risco do pneu boiar no aro e a roda traseira querer passar a dianteira.
    Nunca vi por esse lado!
    Penso que na chuva, pneu com a calibragem mais baixa seja até mais eficiente, pois a area de contato com o chão será bem maior....

    ex-CBX 250 Twister=>AQUI!
    ex-Titan 150=>AQUI!
    CB 500=>AQUI!

  9. #9
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    40
    Posts
    15.620

    Re: Minha impressão ao andar com pneu "descalibrado" na Fazer 250

    Pneu com calibragem acima ou abaixo do recomendado não tem a mesma aderência.
    Eu uso sempre a calibragem para andar com bagagem.. pq levo minha "bagagem abdominal" comigo. Se não fosse isso eu usaria a calibragem normal! hehehe
    Nunca me incomodei com consumo, desgaste de pneus, relação (essa não acaba nunca).
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  10. #10
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2006
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    38
    Posts
    4.051

    Re: Minha impressão ao andar com pneu "descalibrado" na Fazer 250

    Citação Postado originalmente por Ivan RJ Ver Post
    Ainda bem que vc não fez esse teste com chuva, pois teríamos, muito provavelmente, mais um caso de tombo, pois as ranhuras se fecham e não conseguem escoar a água da pista. Vc também pode correr o risco do pneu boiar no aro e a roda traseira querer passar a dianteira. Por favor não faça isso, nem vou explicar as conseqüências mecânicas que isso pode causar a peças importantes e muito caras de sua moto. Um grande abraço a todos os irmãos.
    é o bom que eu realmente nao peguei chuva nem areia, mas mesmo assim seria um teste interessante de fazer se tivesse como fazer um ambiente controlado, a diferenca do pneu bem calibrado e mal calibrado na chuva

    Citação Postado originalmente por TorteX Ver Post
    Nunca vi por esse lado!
    Penso que na chuva, pneu com a calibragem mais baixa seja até mais eficiente, pois a area de contato com o chão será bem maior....
    mas é justamento o contrario que acontece, por ter maior area de contato o pneu nao consegue escoar bem a agua e acaba aquaplanando, o melhor mesmo é deixar na calibragem certa que assim o pneu consegue cortar o fio d'agua melhor e o pneu consegue ter melhor contato com o chao
    [img width=520 height=101]http://i3.photobucket.com/albums/y80/lagartixxa/avatarCB2.jpg[/img]

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •