Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 18
  1. #1
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307

    alguém que manja de contas doideras aí??

    seguinte, eu preciso da ajuda de vocêis aí,

    um pistão está no ponto máximo superior (PMS), quando eu giro o virabrequim exatamente 180º o pistão descerá 54mm e estará no ponto máximo inferior (PMI)
    aí a questão,
    1 - tem como calcular o ponto exato do pistão a um certo ângulo do virabrequim, por exemplo, quanto o pistão desce se eu virar o vira. a 456º??
    2 - e se eu descer o pistão, tem como calcular o ângulo do virabrequim??

    algum engenheiro aí????

    ps. tô querendo fazer quase que um dragster com um motor de RD, mas isso eu falo mais tarde....

  2. #2
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rs
    Idade
    34
    Posts
    297

    Re: alguém que manja de contas doideras aí??

    Naum sei faze a conta mas diz ae qual é deste dragster
    motor de rdz 135?
    pistao de agrale,rd350,dt ?
    que ignição vai usar?
    Se você anda atras de uma moto, conheça a YAMAHA RD350 ou você vai continuar andando atrás.

    Two stroke simples ,barato,potente,funcional ]

  3. #3
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: alguém que manja de contas doideras aí??

    Num dá para fazer uma regra de 3? Tipo, em 54mm ele anda 180°, quanto vai andar em xx milímetros ou em xx graus??
    Parem o mundo que eu quero descer...

  4. #4
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307

    Re: alguém que manja de contas doideras aí??

    Diego, axo que não dá certo, pois quanto mais perto do topo/fundo, menos o pistão se meche para cada grau, saca?
    [hr]Mensagem unida: [time]1243472924[/time][hr]
    botei um tópico lá no área de debate, por enquanto só estou na teoria ainda...

  5. #5
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: alguém que manja de contas doideras aí??

    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Diego, axo que não dá certo, pois quanto mais perto do topo/fundo, menos o pistão se meche para cada grau, saca?
    [hr]Mensagem unida: [time]1243472924[/time][hr]
    botei um tópico lá no área de debate, por enquanto só estou na teoria ainda...
    Entendi, achei que fosse meio que linear o esquema...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  6. #6
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jul 2008
    Localização
    Maringá PR
    Idade
    34
    Posts
    203

    Re: alguém que manja de contas doideras aí??

    ter como calcular eu acho que tem tem, pro trigonometria, mas vai sair uns valores bem quebrados.


    eu acho que daria pra fazer se você tiver o desenho em escala, usando sin/cos/tg, entre outras
    mas isso é trabalhoso; pra cada avaliação, você teria que desenhar o pistão numa nova posição
    dentro do cilindro, o que mudaria completamente a posição da biela e do virabrequim.

    como o movimento do pistão é periódico, igual às funções seno e cosseno, você poderia usar uma dessas funções
    para calcular a posição de um ponto particular do pistão (o topo por exemplo) em relação ao cilindro. somente o ponto
    vai se mover conforme a evolução dos graus da função trigonometria, né?
    se você souber os tamanhos das peças, se pá dá pra usar escalas pra avaliar a posição da peça em relação ao sistema...


    P.S. não sou engenheiro, se tiver um ae, se manifeste.
    pra que drogas, se existem motos?

  7. #7
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103

    Re: alguém que manja de contas doideras aí??

    Grande Stone, a única coisa que eu posso te sugerir é que envie uma MP para nosso irmão João Tadeu Bocolli, colunista no PN e moderador e mais uma monte de coisas no Motonline, pedindo que encaminhe essa pergunta para o Harada ou para o Leandro Mello. Qualquer dúvida me envie MP. Um grande abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  8. #8
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Apr 2009
    Posts
    109

    Re: alguém que manja de contas doideras aí??

    360° ---- 108
    456° ---- X = 136,8 136,8 - 108 = 28,8 <--- Valor que ele vai desce do PMS

  9. #9
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: alguém que manja de contas doideras aí??

    Ou também dá para fazer o seguinte, vc ir movimentando ele a cada grau, medir o tanto que o pistão andou e montar uma tabela, será mais trabalhoso, mas será mais preciso.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  10. #10
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    São Paulo
    Idade
    61
    Posts
    221

    Re: alguém que manja de contas doideras aí??

    Para se conseguir o valor exato, vc tem que calcular o angulo da tangente do virabrequim a cada passo ou grau, mas o importanta neste caso
    é saber que a 90 º será exatamente a maior largura necessaria do bloco/carter e que o pistão estara exatamente no meio do percurso. E que não seria
    possivel um angulo de 456 º. Isto seria os 360º + 96º.

  11. #11
    Motociclista Avatar de Saurus
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Nova Friburgo / Rio de Janeiro
    Idade
    59
    Posts
    789

    Re: alguém que manja de contas doideras aí??

    Citação Postado originalmente por Sabedoria Ver Post
    Para se conseguir o valor exato, vc tem que calcular o angulo da tangente do virabrequim a cada passo ou grau, mas o importanta neste caso
    é saber que a 45 º será exatamente a maior largura necessaria do bloco/carter e que o pistão estara exatamente no meio do percurso. E que não seria
    possivel um angulo de 456 º. Isto seria os 360º + 96º.
    Desculpe-me, mas não entendi. Pode explicar de outra forma. O assunto é interessante para mim (gosto de matemática, quer seja trigonometria, geometria, álgebra, cálculo diferencial/integral, etc... hehehehehe).
    Non omni qvod licet honestvm est. Ad corniger omnes poena parva est. Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est. Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic. Nihil addvcere, nihil accipere.

  12. #12
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    São Paulo
    Idade
    61
    Posts
    221

    Re: alguém que manja de contas doideras aí??

    A 0º e 180 º não existe angulo entre biela, virabrequim e pistão, pois estão todos alinhados. A partir deste ponto as intercecções entre base da biela no
    vira e da cabeça da biela que esta no pistão começam a formar um angulo que forma um triangulo imaginario que tem como pontos o centro do eixo
    do pistão, o centro do eixo da biela no vira, o comprimento da biela e a distancia entre o centro da biela e o ponto central do eixo do virabrequim.
    Quando o angulo do vira for 90º tera se formado um triangulo retangulo. (angulo de 90º entre a linha imaginaria do centro do pistão, centro do vira
    e centro do eixo da biela no vira. Foi mais claro? Parece dificil sem um desenho, mas basta ir imaginando um triangulo com a vertice bem "fininha"que
    vai aumentando até um angulo maximo quando o vira estiver a 90º e depois começa a se fechar de novo até chegar nos angulos de 180º e ai começa
    novamente a formação do triangulo, só que do outro lado do vira.

  13. #13
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Porto Alegre - RS e Gen. Câmara nos findi.
    Idade
    13
    Posts
    5.044

    Re: alguém que manja de contas doideras aí??

    Antes de tudo, não entendi o porque dos 456° pois o motor gira apenas 360°.

    Cálculo I
    Isto é básico de seno e cosseno.

    Primeiro é saber o raio=54mm/2=27mm ou 2,7cm

    se eu considerar altura zero quando o pistão esta em baixo e 5,4 quando ele esta no alto a fórmula para altura do pistão será.

    Alt=(cos(Angulo)*2,7)+2,7

    então a 456° o pistão vai estar alt=(cos(456°)*2,7)+2,7=2,417 cm acima do mínimo.

    Cáculo II
    Sim, mas você terá dois ângulos para uma mesma posição do pistão, uma para quando estiver subindo e outro para quando ele estiver descendo.

    Ângulo=cos-1((alt-2,7)/2,7)

    cos-1 você faz clicando no "Inv" da calculadora do windows e depois no cosseno(cos).
    Eduardo

  14. #14

    Re: alguém que manja de contas doideras aí??

    Embora o Jecastro seja hondeiro, gosto dele pq ele manja dessas coisas!
    Se eu fosse moderador já trancava o tópico, daqui em diante vai ser só flood! A resposta foi dada!
    Pagode:


    Avatares com uma bunda ou um demônio ofendem a moral, família e filhos de um indivíduo, portanto, coibe-se. Agora, um cigarro, é lindo e bonito. Então fumar é bom e bonito, agrada a esposa, filhos e o próprio paradigma.



  15. #15
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Edinburgh - UK
    Idade
    41
    Posts
    3.535

    Re: alguém que manja de contas doideras aí??

    Jecastro você é professor de matemática?

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •