Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 9 de 9
  1. #1
    Piloto de moto Avatar de edumrq
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Santo André
    Posts
    4.442

    Qual Significado das siglas dos pneus?

    Expliquem-me por favor galera, a sigla do tamanho do pneu da hornet é 180/55/17, 180 é a largura (180mm ou 18cm), 17 é a o tamanho do aro, mas e esse 55? Pelo que sei é a altura do pneu e 55 seria 55% da largura ou seja 55% de 180, o que daria 99 (99mm ou 9,9cm) até ai beleza

    O pneu da minha moto é 110/80/17 e esses 80 (80% de 110) daria 88 (88mm ou 8,8cm) mas olhando meu pneu ele parece bem mais alto que o da hornet.

    Minha pergunta é, a altura do pneu é do solo até o começo do aro, ou só aquela lateralzinha onde estão escritas as siglas?
    [img width=123 height=130]http://1.bp.blogspot.com/_G6imWFDAEdU/S0Ux1x3mUnI/AAAAAAAAAD0/jXtSDNy5v30/s400/site_logo_basta+6_jpg.jpg[/img]

    Comprador hoje... Fornecedor amanhã

  2. #2
    Piloto de moto Avatar de jpedro91
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    32
    Posts
    4.216

    Re:Qual Significado das siglas dos pneus?

    nossa, eu achava que sabia, agora complico tudo! :lol:

    AAA/BB/CC

    AAA - Largura do pneu
    BB - Altura do pneu
    CC - Diâmetro do aro

    agora ja não sei a proporção..

    abraço
    Ribeirão Preto - SP

  3. #3
    Piloto de moto Avatar de Guilherme Rabelo
    Data de Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    poços de caldas
    Idade
    41
    Posts
    3.491

    Re:Qual Significado das siglas dos pneus?

    eu acho que o 55 é 55mm ou 5 centimetro de altura do pneu

  4. #4
    Piloto de moto Avatar de edumrq
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Santo André
    Posts
    4.442

    Re:Qual Significado das siglas dos pneus?

    então Guilherme dessa forma que voce falou faz mais sentido, mas tudo que eu ja li diz outra coisa
    [img width=123 height=130]http://1.bp.blogspot.com/_G6imWFDAEdU/S0Ux1x3mUnI/AAAAAAAAAD0/jXtSDNy5v30/s400/site_logo_basta+6_jpg.jpg[/img]

    Comprador hoje... Fornecedor amanhã

  5. #5
    Motociclista experiente Avatar de lordbrill
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    2.198

    Re:Qual Significado das siglas dos pneus?

    Citação Postado originalmente por Guilherme Rabelo Ver Post
    eu acho que o 55 é 55mm ou 5 centimetro de altura do pneu
    [2]
    Tbm acho

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de DiogoFIP
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Pombal - PB
    Idade
    41
    Posts
    2.347

    Re:Qual Significado das siglas dos pneus?

    Fala manow blz ? Gostei do tópico , faz anos que tenho essa duvida ! :-/! irei aprender agora !! agradeço a todos que possam dar umas dicas por aqui blz ?

    Falowss :OK:

  7. #7
    Motociclista Avatar de Dayron89
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Ribeirão Preto -SP
    Idade
    34
    Posts
    1.804

    Re:Qual Significado das siglas dos pneus?

    Edumrq esse 55 da nomenclatura de pneu da Hornet como vc deu exemplo se refere sim a altura do pneu,sobre o seu pneu parecer mais alto é pela largura do aro da moto,o da Hornet é bem mais largo,ou seja o pneu é mais aberto,como o aro da Xtz é bem mais estreito o pneu não expande tanto..

    Ex. 2: Minha YBR está com aro 2.50 x 18 de alumínio e com o pneu 90/90-1medida original),com o aro original dela o pneu parece mais fino,mas com o aro que uso o pneu está mais "aberto" pra abraçar o aro,fazendo assim que esteja em contato com o solo mais banda de rodagem,mas se colocar uma original do lado,fica fácil ver a diferença..

    Abraços
    YBR 125 K => BROS 150 KS => CBR 450 SR => NX 350 SAHARA

  8. #8
    Super Moderador Avatar de casali
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Caxias do Sul - RS
    Idade
    48
    Posts
    4.202

    Re:Qual Significado das siglas dos pneus?

    http://www.goodyear.com.br/tirecatal...ger/lendo.html
    è só ler, para moto é o mesmo caso

    específico de moto
    http://www.pneusfacil.com.br/info/pneu_moto.php

    Informação Técnica sobre Pneus de Moto *Não Vendemos Pneu de Moto.

    Como ler as medidas de um pneu de moto? Por que existem duas maneiras?
    Hoje em dia existem dois modos de expor a medida de um pneu de moto, o sistema métrico
    e o sistema alfanumérico. O sistema alfanumérico foi o primeiro sistema a ser utilizado, mas
    como hoje o mais utilizado em outras modalidades é o sitema métrico, o sistema oficial de
    especificar a medida vem utilizando ele para facilitar ao consumidor. Como exemplo o
    sistema métrico aparecerá assim: 160/70VR16 ou 170/60R16V Funciona como com as
    medidas dos pneus de carro passageiro.

    160 mm ou 170 mm significa a largura da banda de rodagem (tread) do pneu.
    70 ou 60 é o perfil. (Perfil % = Altura / Largura) Sendo: Altura = 0.70 * 160 mm = 112 mm
    R16 nos dois casos exemplificados acima, significa que o aro tem 16 polegadas de altura
    O interessante é que o sistema é métrico, mas ainda assim o aro está medido em
    polegadas.
    A letra V indica o índice de velocidade máxima que o pneu pode atingir.
    A letra R indica que o pneu foi construído em formato Radial. Se houver a letra B significaria
    que foi construído em formato Bias.

    No sistema alfanumérico a medida seria exposta algo assim: MT90 16
    M significa que o pneu é para moto.
    T representa a largura da banda de rodagem (tread) do pneu.
    90 é o perfil (Perfil % = Altura/Largura)
    16 é o aro do pneu expressado em polegadas.

    Já que o sistema alfanumérico foi o primeiro a ser utilizado, há muitos pneus que ainda usam
    este sistema. Sendo assim, será útil você observar na tabela abaixo que os pneus maiores
    utilizados hoje não são expressados no sistema alfanumérico já que a medida máximo é
    MV85, que corresponde a 150 mm de largura. Portanto, pneus superiores a 150 mm de
    largura serão sempre expressados em sistema métrico.

    Pneu da Frente Pneu Traseiro
    Métrico Alfanumérico Métrico Alfanumérico
    80/90 MH90 110/90 MN90
    90/90 MJ90 120/80 MP85
    100/90 MM90 120/90 MP85
    110/90 MN90 130/90 MT90
    120/90 MR90 140/90 MU90
    130/90 MT90 150/80 MV85
    150/90 MV85

    Como explicado, no sistema métrico há uma letra que indica a máxima velocidade que o
    pneu pode atingir enquanto sustendo seu peso máximo. Veja a tabela de Índice de
    Velocidade para encontrar a velocidade máxima que seu pneu pode atingir:

    Índice Velocidade (mph) Velocidade (km/h)
    Q 99 160
    S 112 180
    Y 118 190
    U 124 200
    H 130 210
    V 149 240
    W 168 270
    Y 186 300
    Z Mais de 186 Mais de 300

    Como saber quanto peso aguenta o meu pneu e a pressão de ar correta?
    A pressão de ar ideal para o pneu da sua moto é indicada no manual da moto. Muitas
    pessoas acham que a pressão ideal do pneu é a que contém no pneu, mas não é assim, pois
    a pressão de ar que contém no pneu é a pressão MÁXIMA e não a ideal. Caso você utilize a
    pressão indicada no pneu, ele poderá ser desgastado mais rapidamente.

    Na maioria dos pneus, o peso máximo e pressão máxima aparece desta maneira:
    MAX. LOAD 236kg(520 LBS) Peso Máximo em Quilogramas e Libras
    AT 290 kPa(42PSI) COLD Pressão da ar máximo.

    É preciso ter em mente que, ao medir a pressão de ar do seu pneu, é importante que seu
    pneu esteja frio, pois a leitura de pressão estará incorreta devido a pressão de ar sobir
    quando o pneu está quente.

    Há uma direção específica para montar meu pneu?
    Outra coisa para procurar no pneu é o indicador de direção. Pneus podem ter uma direção
    específica ao qual deve ser montado. A razão é que a banda de rodagem foi feita com um
    desenho que funciona melhor quando rodado em uma determinada direção. Caso posto na
    direção errada, o pneu será barulhento e se tornará mais escorregadio em pista molhada.

    Pneus de moto tem Código DOT?
    Como o pneu de passageiro, o pneu de moto também tem um código DOT que explica
    quando o pneu foi feito e por quem. Para aprender a ler este código veja códigos DOT.

    Algo mais que poderá encontrar no seu pneu são as siglas TT ou TL.
    TT significa que o pneu é Tube Type,este é o tipo de pneu que utiliza um tubo por dentro.
    TL significa que o pneu é Tubeless, onde não terá um tubo por dentro para encher de ar.

    Nada é mais forte que o coração e companheirismo de um motociclista.
    Porque ele é forjado no calor do asfalto, no frio do vento, na água da chuva e na saudade dos irmãos que perdemos.

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de edumrq
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Santo André
    Posts
    4.442

    Re:Qual Significado das siglas dos pneus?

    valeu Casali e Dayron agora entendi é que eu olhei o pneu da hornet e não entrava na minha cabeça que aquele pneu era maior que o meu, agora esta tudo claro para mim :lol:
    [img width=123 height=130]http://1.bp.blogspot.com/_G6imWFDAEdU/S0Ux1x3mUnI/AAAAAAAAAD0/jXtSDNy5v30/s400/site_logo_basta+6_jpg.jpg[/img]

    Comprador hoje... Fornecedor amanhã

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •