Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 23
  1. #1
    Motociclista Avatar de Bruno Boo
    Data de Ingresso
    Nov 2008
    Localização
    São Paulo
    Idade
    38
    Posts
    1.222

    Teste comparativo: Yamaha YBR 125 Factor ED x Honda CG 150 Titan ES 2008

    Briga na Base
    Chegada da YBR Factor reacende a briga na categoria que vende mais de meio milhão de motos por ano no Brasil.



    Parece que não, mas realizar um comparativo entre motocicletas de baixa cilindrada requer muita responsabilidade. Responsabilidade do ponto de vista jornalístico, é claro. Para se ter idéia, só no ano passado Yamaha YBR e Honda CG venderam nada menos que meio milhão de unidades, quase R$ 3 bilhões em receita de vendas para as fabricantes. Pelas concessionárias Honda, foram comercializadas 394.291 CG 150 Titan, enquanto a Yamaha vendeu no mesmo período 124.814 YBR 125. É muita motocicleta...



    A chegada da nova YBR Factor anuncia duas questões. A primeira, tentar diminuir a enorme vantagem da Honda no segmento e a segunda, antecipar a vigência do comtrole de emissões, Promot 3, que entrou em vigor a partir de primeiro de janeiro de 2009. Portanto, quem adquirir a nova YBR Factor já tem uma certa vantagem; ou melhor, duas: está contribuindo com o meio ambiente e, de quebra, adquire um modelo ano 2009. Por falar em aquisição, preço é fator fundamental nesta categoria. A Yamaha segurou as rédeas e o aumento de preço foi ínfimo, no casa de 1%. Temos então R$ 6.585 para a Factor 125 ED (freio a disco, rodas de liga leve e partida elétrica), valor alinhado ao da Honda CG 150 Titan ES (partida elétrica, freio a tambor, rodas raiadas), vendida por R$ 6.400 em São Paulo. Primeira questão: por preços semelhantes, uma Factor 125 com freio a disco e partida elétrica ou uma CG 150 só com partida elétrica?



    Sem levar multa

    Já comentei a responsabilidade de comparar modelos de baixa cilindrada. Por isso, além das tradicionais ferramentas de teste usadas pela equipe de DUAS RODAS (GPS, pista fechada, pilotos profissionais), tínhamos que simular, na prática, o cotidiano de um feliz proprietário de moto pequena. E sejamos sinceros: ninguém compra uma 125 ou 150cc para desfilar à noite. Além de ferramenta de trabalho ou simplesmente de locomoção, estas motocicletas servem, muitas vezes, de único veículo. Elas "ralam" durante a semana e não param sábado e domingo. Em São Paulo, por exemplo, um programa "básico" é dar uma esticada até o litoral, percurso de aproximadamente 180 km (ida e volta).



    E morro abaixo todo santo ajuda. Abastecemos as rivais e seguimos para a Baixada Santista. Tento realinhar o pensamento, já que manter velocidades ao redor de 110 km/h (limite da estrada) não é nada fácil. E tento também segurar o ímpeto de meus dois companheiros, Leandro Mello e Francis Vieira que, montados em qualquer coisa de duas rodas que não tenham que pedalar, incorporam Valentino Rossi. Mas a pressa deles valeu a pena. "Ah, a 150cc é bem melhor", diriam os mais apressados. Sem entrar no quesito potência real (veja "Motores à prova"), o que vimos na estrada foi uma diferença de performance sutil. Mais até nas retomadas, graças ao maior torque da CG 150, que propriamente na velocidade final.

    Motocicletas de baixa cilindrada sentem qualquer variação. E ao redor dos 100 km/h a resistência aerodinâmica é a maior vilã neste caso. Debruçados sobre o tanque, a motocicleta que estava atrás era sempre a mais rápida. Usando a moto da frente como escudo, ora a Factor era mais veloz, ora a CG. Depois da ultrapassagem, era a vez de ficar com a "cara no vento" e se tornar mais lenta novamente... Seguimos assim até Santos. Em nenhum momento infringimos a Lei, já que elas não passam mesmo de 110 km/h, limite da estrada. Corrigidos pelo equipamento GPS (e sem ajuda do vácuo), CG 150 Titan atingiu exatos 108 km/h de velocidade máxima, enquanto a Factor YBR 125 apontou um pouco menos, 103 km/h.



    Dinheiro curto

    Chegando ao litoral, hora de anotações e coleta de depoimentos. Por unanimidade, os pilotos chegaram às seguintes conclusões: o motor da CG 150 é realmente mais esperto e vibra menos que o da Factor; as suspensões da CG também estão um passo à frente, mantendo estabilidade como as da YBR, mas oferecem mais conforto, assim como o assento mais macio. A favor da Factor ficaram o design atualizado, os freios infinitamente melhores (disco na dianteira, que além de mais rápido na resposta exige menos força) e os punhos melhor desenhados e de fácil acionamento. Em resumo, a CG 150 Titan tem o melhor motor, enquanto a Factor oferece o melhor conjunto.



    Dono de CG ou Factor não costuma estar nadando em dinheiro, convenhamos. Estamos em Santos, como muitos estarão no fim de semana. Olho para o lado, promoção: "Cachorro quente e refrigerante por R$ 2,50". Ótimo, o almoço está garantido! À frente, balsa Santos-Guarujá. Pergunto qual o preço da balsa e a resposta é: "Neste trajeto, moto não paga!". Sem pestanejar, atravessamos o canal para a cidade mais rica do Litoral Sul de São Paulo. Dinheiro curto, porção de camarão por R$ 36... Pensei novamente no consumo de gasolina. Pelo valor de uma porção de camarão, consigo completar o tanque das motos (13 litros na YBR e 14 litros na Titan) e comer mais um cachorro quente. E com refrigerante! Ainda bem que almoçamos em Santos.



    Subimos a serra pela Rodovia dos Imigrantes, quase sem curvas, mas bem inclinada. Quarta marcha, punho direito no limite e começa novamente o "racha" entre os pilotos, agora penalizado pela máxima de Isaac Newton. Com a lei da gravidade pesando contra, os velocímetros quase não atingem os 110 km/h (na descida, chegaram a apontar 125 km/h na Factor e 135 km/h na CG). Nesta tocada, o melhor a fazer é ganhar a pista da direita, ter paciência e curtir o visual dos carros 1.0 que nos ultrapassam sem muita cerimônia. Penso novamente no consumo, que deve ficar bem comprometido nessa situação. Escurece e a YBR ganha mais um pontinho: o farol tem uma capacidade de iluminação melhor, não pela potência do conjunto, mas pela distribuição da luz pelo refletor.



    Chegamos em São Paulo, hora do rush. Abastecemos as rivais e... surpresa! Mesmo massacradas, sem dó nem piedade, as duas revelaram porque são as queridinhas do mercado. Custam pouco e gastam menos ainda. A Factor, mesmo catalisada, foi a campeã, com média de 33,1 km/litro. A CG 150 Titan consumiu 30,3 km/litro. Nada mal para quem viajou para a praia e voltou, acelerando tudo, e gastando R$ 8,40 de gasolina. Ah, mais R$ 2,50 do cachorro quente com refrigerante.

    Motores à prova




    Na apresentação da Factor YBR 125, era grande a expectativa pela perda de potência. Todos sabem que a adoção do conversor catalítico no escapamento rouba potência. Sempre foi assim e continuará sendo. Num primeiro momento a Yamaha negou, mas voltou atrás e confirmou a diminuição da cavalaria: Os números divulgados agora são de 11,2 cv a 8000 giros e 1,13 kgf.m de torque a 6.000 rpm (12,5 cv e 1,19 kgf.m na YBR antiga). Curioso é que andando com a moto quase não se sente esta diferença, já que o motor da Factor funciona melhor que o antigo, graças aos acertos na CDI (agora toda digital) e na calibração do carburador com segundo estágio a vácuo. Além disso, vale ressaltar que o valor de torque da Factor, praticamente o mesmo, aparece 500 giros antes, dando impressão de mais força ou, pelo menos, de não ter perdido tanto torque. Para o tira-teima levamos as duas rivais (e a YBR antiga) ao centro automotivo Funari (www.funari.com.br). Lá, utilizamos o equipamento Mustang, um dinamômetro de rolo que mede a potência na roda, ou seja, a potência real que chega à roda traseira da moto. Sem sombra de dúvidas, a CG Titan, com 150cc, foi a mais potente, revelando 11,8 cv na roda. A Factor, com 125cc e catalisador, atingiu 8,9 cv, enquanto a YBR sem catalisador obteve 1 cv a mais, totalizando 9,9 cv. Analisando friamente os números, pode-se chegar à conclusão que a Honda é bem mais potente, mas como os valores básicos são baixos, a resultante também é baixa. Na prática é o seguinte: dois, três ou até quatro cavalos não são suficientes para que um modelo seja muito mais rápido que o outro. A melhor condução da CG 150 se dá mais pelo torque que propriamente pela maior potência.


    ...

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de corsani
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Guabiruba-SC
    Idade
    51
    Posts
    2.761

    Re:Teste comparativo: Yamaha YBR 125 Factor ED x Honda CG 150 Titan ES 2008

    engraçado que no teste eles só pegam motos mancas , porque diz que essas motos não passam de 110 km\h.
    ai depois vem neguinho dizendo que a fan original dele anda a 160km\h engarupado em reta plana :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

  3. #3
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Itajaí - sc
    Idade
    13
    Posts
    509

    Re:Teste comparativo: Yamaha YBR 125 Factor ED x Honda CG 150 Titan ES 2008

    a minha de real ja chegou a 110, com o velocímetro marcando 121, mais que isso é muito, muito dificil mesmo, só descida, a minha é a 150 2008, mesma do teste

  4. #4
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    Fortaleza - Ceará
    Idade
    37
    Posts
    214

    Re:Teste comparativo: Yamaha YBR 125 Factor ED x Honda CG 150 Titan ES 2008

    A minha é 150 2006 ES
    Ja deu 120 no velocimetro sem encostar o punho (a favor do vento, peso 57kg) :-/

    Independente disso, o que me apaixonou na 150 são as marchas longas e o torque. Beeem diferente da minha Fanzinha varetada.
    Até hoje, só elogios pra azulzinha, anda bem (90~100), bom torque, otimo consumo 37,5km/l (a 80~90/h), e um conforto razoável (melhor que a Fan, pior que a YBR, essa sim, ignora buracos...)
    No mais, não me arrependo em nada de ter comprado ela, e tão cedo penso em passar pra frente.
    Up! Up! Up!
    Comprei uma CG150 Sport! \o/

    Ex: CBX200 Strada - CG125 Fan 07 - CG150 ES 06 - CG150 Sport.

  5. #5
    Piloto de moto Avatar de edumrq
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Santo André
    Posts
    4.442

    Re:Teste comparativo: Yamaha YBR 125 Factor ED x Honda CG 150 Titan ES 2008

    Pra voces verem como nossos paineis são otimistas 135 km/h no painel é igual a 108 km/h na vida real, 25% de erro, quando caboclo diz que deu 160, na verdade ela tava a 120 km/h deitado na moto fazendo superman
    [img width=123 height=130]http://1.bp.blogspot.com/_G6imWFDAEdU/S0Ux1x3mUnI/AAAAAAAAAD0/jXtSDNy5v30/s400/site_logo_basta+6_jpg.jpg[/img]

    Comprador hoje... Fornecedor amanhã

  6. #6
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Itajaí - sc
    Idade
    13
    Posts
    509

    Re:Teste comparativo: Yamaha YBR 125 Factor ED x Honda CG 150 Titan ES 2008

    Citação Postado originalmente por Hugo_Victor Ver Post
    A minha é 150 2006 ES
    Ja deu 120 no velocimetro sem encostar o punho (a favor do vento, peso 57kg) :-/

    Independente disso, o que me apaixonou na 150 são as marchas longas e o torque. Beeem diferente da minha Fanzinha varetada.
    Até hoje, só elogios pra azulzinha, anda bem (90~100), bom torque, otimo consumo 37,5km/l (a 80~90/h), e um conforto razoável (melhor que a Fan, pior que a YBR, essa sim, ignora buracos...)
    No mais, não me arrependo em nada de ter comprado ela, e tão cedo penso em passar pra frente.
    isso é verdade, as marchas são longas como nenhuma outra moto, a fan do trabaçlho anda sempre pedindo marcha, nesse tópico http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...html#msg558080 tem a tabela com a relação velocidade rotação da fan, e aqui http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...html#msg553800 da titan 150, ambas do mesmo ano, e da pra ver que a segunda da titan é parecida com a terceira da fan, a terceira da titan é parecida com a quarta da fan, e a quarta da titan é parecida com a quinta da fan, ou seja, vc na fan a 115 por hora na quinta, é como estar nessa velocidade na quarta da titan, (muito esguelado) é cmo se a titan tivesse na quinta, a sexta marcha que falta na fan

  7. #7
    Viajante experiente Avatar de Joao XTZ
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    São Paulo-Itaquera/Teófilo Otoni-MG
    Idade
    36
    Posts
    8.174

    Re:Teste comparativo: Yamaha YBR 125 Factor ED x Honda CG 150 Titan ES 2008

    eu nesse comparativo , vou fácil de Factor ED , agora se a nova Titan MIX fosse mais barata , iria de Mix sem dúvida ...

    valeu ...





    Campanha Ando Devagar pra Não ver Chorando quem me espera Sorrindo!!! Curta vc também ...
    [email protected] ,o MSN do Pequenas Notáveis , addicione vc tbm!!!

  8. #8
    Piloto de moto Avatar de marcelofreitas
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Posts
    3.218

    Re:Teste comparativo: Yamaha YBR 125 Factor ED x Honda CG 150 Titan ES 2008

    krak, o mais legal é ver a economia, se fosse com a minha TDR teria andado bem, mas eu teria gasto uma grana!!!!!
    ........amigão meu tem 2 DT 200R e eu querendo uma.........

    ......uma tézona tbm naum cai mau! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

  9. #9
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    Espírito Santo do pinhal
    Idade
    35
    Posts
    804

    Re:Teste comparativo: Yamaha YBR 125 Factor ED x Honda CG 150 Titan ES 2008

    Pela beleza ia de FACTOR ED sem dúvida... Mas a CG tem um pouco mais de motor... :-/
    Ao infinito e além;

  10. #10
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Rio de janeiro
    Posts
    112

    Re:Teste comparativo: Yamaha YBR 125 Factor ED x Honda CG 150 Titan ES 2008

    A YBR completa Zero tá saindo por 6900,00 aqui no Rio.
    Fundamental: Freio a disco e penus sem câmara.

  11. #11
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Barueri SP
    Idade
    36
    Posts
    158

    Re:Teste comparativo: Yamaha YBR 125 Factor ED x Honda CG 150 Titan ES 2008

    Olá amigos do PN.
    Não sou expert em mecânica mas como tenho uma Ybr 08 ed e uma titan 150esd 08 acho que posso dar minhas opiniões.
    Ambas (pelo menos no meu conceito) não deixam a desejar, porém a Yamaha poderia dar um UP nas cc da Ybr.
    Realmente o motor Honda é melhor, mas a Ybr tem um conjunto melhor e é mais macia posso garantir, quanto ao conjunto ótico da Ybr realmente é melhor ilumina um pouco a mais em vista do farol da 150.
    Referente a velocidade final ai é que tá na Ybr já chegou a marcar 125 km/h sei que não é real (tenho instalado no motor um misturmax dizem que melhora a dmissão de ar melhorando o desempenho) creio que na real eram 100~110 km/h.
    Já na 150 a velocidade final máxima no velocimetro foi 130 km/h creio que o real era em torno de 120~125 km/h
    Bom mas esta é minha opinião.
    Amigos espero ter ajudado, para quem deseja adquirir uma maquininha dessas eu recomendo.....
    abraçosss
    Não importa cilindrada da sua moto mas sim o espírito de companheirismo.

  12. #12
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Posts
    321

    Re:Teste comparativo: Yamaha YBR 125 Factor ED x Honda CG 150 Titan ES 2008

    a minha fan dá no máximo 107 km/h. eu achava q era manca pq lia nos foruns q o pessoal botava 130 com um pé nas costas, mas só acredita nisso q nao conhece GPS. :lol:

  13. #13
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Itajaí - sc
    Idade
    13
    Posts
    509

    Re:Teste comparativo: Yamaha YBR 125 Factor ED x Honda CG 150 Titan ES 2008

    Citação Postado originalmente por omesmojairo Ver Post
    a minha fan dá no máximo 107 km/h. eu achava q era manca pq lia nos foruns q o pessoal botava 130 com um pé nas costas, mas só acredita nisso q nao conhece GPS. :lol:
    107 com gps? a minha 150 com gps já chegou a 110, com o painél em 121

    abraços

  14. #14
    Motociclista Avatar de Dayron89
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Ribeirão Preto -SP
    Idade
    34
    Posts
    1.804

    Re:Teste comparativo: Yamaha YBR 125 Factor ED x Honda CG 150 Titan ES 2008

    Interessante o Comparativo..

    Deu uma visão geral a YBR Factor mesmo sendo 125cc não fica por baixo,nem da CG e nem da Apache que já foi mostrado aqui o comparativo também,ambas são boas motos,resistentes,confiáveis e econômicas.
    Mas como diz o próprio comparativo,a factor agrada mais pelo conjunto,design atual,economia e itens importantes como freio a disco,partida elétrica,liga leve,o que embelezam mais a moto..
    EU com certeza iria de YBR Factor
    YBR 125 K => BROS 150 KS => CBR 450 SR => NX 350 SAHARA

  15. #15
    Member
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Fortaleza
    Idade
    35
    Posts
    88

    Re:Teste comparativo: Yamaha YBR 125 Factor ED x Honda CG 150 Titan ES 2008

    Legal esse comparativo ..

    a minha F4N 2010 zeradinha já deu 125km/h em descida ..

    agora que o motor tá mais amaciado acredito que passe disso . :OK:
    - "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo."

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •