Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 8 de 8
  1. #1
    Novato Avatar de Ben
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Posts
    18

    Com que órgão se reclama sobre as velocidades máximas permitidas nas vias?

    Sei que tem um órgão que é responsável por isso, e deve, ou ao menos deveria, ouvir a população quanto a adequação do que eles estabelecem. Não custa nada (espero... bem, no mínimo paciência deve custar) tentar. Alguém já fez reclamações desse tipo e foi atendido?

    Tem vias que tem limite de 30km/h, em lugar plano, com boa visibilidade, sem fluxo de pedestres, e que fica praticamente vazio. Nem precisa ser nenhum tipo de maníaco por velocidade para se irritar. Mesmo numa 125 você tem que forçar o acelerador ao contrário e ir dando umas freiadas para não chegar nessa velocidade. Os radares e os guardas não estão nem aí se o que alguém faz realmente tem uma chance razoável de oferecer perigo a alguém (que é a verdadeira função da lei), e só tascam multa.

    :s

    E até tem o contrário, acho, ao menos comparativamente. Lugar que seria muito mais o caso de ter um limite mais baixo, mas é de 40km/h para cima.

  2. #2
    Senior Member
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Sapiranga - RS
    Idade
    33
    Posts
    559

    Re:Com que órgão se reclama sobre as velocidades máximas permitidas nas vias?

    se o limite fosse 60 andariam a 100
    entao onde eh 30 tem que ser 30 mesmo
    Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente A gente muda o mundo na mudança da mente E quando a mente muda a gente anda pra frente E quando a gente manda ninguém manda na gente Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura Na mudança de postura a gente fica mais seguro Na mudança do presente a gente molda o futuro...

  3. #3
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    40
    Posts
    15.620

    Re:Com que órgão se reclama sobre as velocidades máximas permitidas nas vias?

    Eu acho q os limites podem ser elevados sim... mas só depois de pelo menos 30 anos de uma mudança radical na educação do país. Antes disso... NEM PENSAR!!

    O limite de velocidade é exatamente o q fala... o LIMITE... não é a velocidade obrigatória para a via. E mtas vezes a velocidade é baixa por causa da qualificação da via, tipo dentro da cidade, perto de bairro com mta população nas ruas e tal...
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de Naldo
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    recife, nação pernambuco
    Idade
    42
    Posts
    198

    Re:Com que órgão se reclama sobre as velocidades máximas permitidas nas vias?

    ........reclamar vai depender do orgao que seja responsável pela via (eles chamam de orgao sobre jurisdição sobre a via) que vai da prefeitura ate o governo federal...... mais sujeri mudanças qualquer cidadão pode. mais tem que ser bem formal e lembrando que se for uma causa coletiva com varias pessoa pensando na mesma mudança a tendecia é que se resolva mais cedo. sobre a maxima ser 30 pode ser um bom argumeto para mudança lembrar as autoridades que a minima é 50% da maxima ou seja neste caso seria de 15 km/h. entao se sua reclamação nao for atendida organize um protesto junte condutores (moto carro onibus caminhao.....) e andem em 15 km/h chamem a imprenssa e vejao no que vai dar trafego a 15km/h. REBELE-SE É JUSTO!
    ".... Concedei-me senhor a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que posso, e sabedoria para distinguir uma da outra....." Amém.

  5. #5
    Novato Avatar de Ben
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Posts
    18

    Re:Com que órgão se reclama sobre as velocidades máximas permitidas nas vias?

    Citação Postado originalmente por Furious VIPER Ver Post
    Eu acho q os limites podem ser elevados sim... mas só depois de pelo menos 30 anos de uma mudança radical na educação do país. Antes disso... NEM PENSAR!!

    O limite de velocidade é exatamente o q fala... o LIMITE... não é a velocidade obrigatória para a via. E mtas vezes a velocidade é baixa por causa da qualificação da via, tipo dentro da cidade, perto de bairro com mta população nas ruas e tal...
    Eu não estou falando de uma elevação geral nos limites, mas de vias específicas que tenham o limite máximo exageradamente baixo. OU inapropriadamente alto também, já presenciei ambos os casos, lugares onde seria muito mais apropriado um limite um pouco mais baixo do que aquele que está no local. Ainda mais "em comparação", vias que ficam completamente vazias, praticamente sem intersecções durante boa parte da extensão, 30km/h; dali a pouco entra em área residencial, e de repente aumenta para 40, 50, 60 km/h. O contrário do que deveria ser.


    Isso de "se fosse 60, andariam a 100, então tem que ser 30 para andarem a 60", se é o que eles têm em mente para estabelecer os limites de cada via, só leva à banalização da infração (ao menos para quem pode ficar pagando para isso). Deveriam fazer limites "literais", se é 30 km/h, é para andarem a 30km/h no máximo mesmo, não pensando nos 60. Passou disso, multa ferrada. Se acontece muito mesmo isso de gente que não está nem aí para as multas, tinham que fazer como em uns outros países onde o peso da multa é do tamanho do bolso do infrator.

    Mas tem que ser um critério racional para ser algo tão baixo como 30km/h. Tem lugar que não tem sentido ser tão baixo, parece mais ser o caso de indústria de multa do que até mesmo uma avaliação mal feita do que seria a velocidade máxima razoável no local.

  6. #6
    Senior Member
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Sapiranga - RS
    Idade
    33
    Posts
    559

    Re:Com que órgão se reclama sobre as velocidades máximas permitidas nas vias?

    isso do limite de velocidade nao eh escolhido aleatoriamente, tem uma norma para estabelecer a velocidade maxima
    nisso considera-se o tipo de pavimentacao
    localizacao no perimetro urbanoou nao
    e classificacao, como arteriais, locais, coletoras ou rodovias
    Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente A gente muda o mundo na mudança da mente E quando a mente muda a gente anda pra frente E quando a gente manda ninguém manda na gente Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura Na mudança de postura a gente fica mais seguro Na mudança do presente a gente molda o futuro...

  7. #7
    Novato Avatar de Ben
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Posts
    18

    Re:Com que órgão se reclama sobre as velocidades máximas permitidas nas vias?

    Sim, mas não é tudo sempre igual, as CIRETRANs podem estabelecer velocidades superiores ou inferiores ao "padrão geral":

    Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.

    § 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:

    I - nas vias urbanas:

    a) oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido:

    b) sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;

    c) quarenta quilômetros por hora, nas vias coletoras;

    d) trinta quilômetros por hora, nas vias locais;

    II - nas vias rurais:

    a) nas rodovias:

    1) cento e dez quilômetros por hora para automóveis e camionetas;

    1) 110 (cento e dez) quilômetros por hora para automóveis, camionetas e motocicletas; (Redação dada pela Lei nº 10.830, de 2003)

    2) noventa quilômetros por hora, para ônibus e microônibus;

    3) oitenta quilômetros por hora, para os demais veículos;

    b) nas estradas, sessenta quilômetros por hora.

    § 2º O órgão ou entidade de trânsito ou rodoviário com circunscrição sobre a via poderá regulamentar, por meio de sinalização, velocidades superiores ou inferiores àquelas estabelecidas no parágrafo anterior.

    http://www.denatran.gov.br/ctb.htm
    Estranho eu não ter encontrado mais sobre isso, como fazer reclamações, achava que fosse algo mais comum, as pessoas tentarem fazer algo mais efetivo quanto aos limites baixos demais (ou altos), já que é tão comum reclamarem dos radares.

  8. #8

    Re:Com que órgão se reclama sobre as velocidades máximas permitidas nas vias?

    Na verdade o buraco e mais embaixo.. aonde não há grande trafego de pedestres hoje pode ter um trafego intenso amanhã devido ao crescimento urbano(imagina trocar a sinalização a cada 4 meses), e tem que se levar em consideração que não são só motos que andam por ai (imagine um bitrem andando a 60 km/h dentro da cidade), por outro lado tem a grande indústria de multas que são os radares e fiscais que não tem o menor bom senso e chegam o lápis, e não querem saber se você ultrapassou o limite ou furou um sinal porque tinha alguns elementos suspeitos se aproximando de você!
    Mas sobre o limite de velocidade, na minha opinião este deveria ser definido de acordo com horario, porte do veiculo, condições de transito e via. seria o correto (em um mundo ideal funcionaria :lol: já no Brasil :s)
    A pressa leva a varios lugares, 75% deles são hospital e enterro.

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •