Postado originalmente por
magrao tk
Isso sempre gera polemica! Aquele negócio de cada um defender o que tem na garagem, e de uns serem mais a favor da tecnologia, outros a favor da simplicidade.
Nunca tive IE, acho bacana que as motos tenham pela praticidade de não ter que ficar puxando afogador no frio, não ter que ficar dosando a lenta no acelerador pra não apagar enquanto esquenta, não ter buracos entre o regime de rotação, retomadas, reduzidas, etc... alem da economia que todos afirmam.
Mas em motos pequenas eu sou a favor da economia em manutenção.
Tudo bem que uma IE dar pau é difícil, mas dá! E muito mais chance de ter de substituir IE do que um carburador completo. E carburador se pifar tem paralelos bons e baratos. E a IE? Se tiver, alguem arriscaria botar uma paralela?
A questão da Yamaha ter os carburadores melhores é relativo.
Agora vou puxar a sardinha tambem, rsrs. Tenho uma Titan 125, óbvio, carburada. Fica o tempo que for parada... dias, semanas, até mes. Enquanto a gasolina prestar ela pega DE PRIMEIRA, SEMPRE! No frio aqui do RS, no inverno quando dormia na casa da minha namorada, hoje mulher, ela ficava na rua debaixo de sereno, até geada. Raríssimas foram as vezes que precisei usar afogador. Tanto é que hoje em dia o bocal do carburador é livre, tirei fora a alavanca e a borboleta do afogador, e continua pegando sempre de primeira pedalada, no inverno e no verão.
Então não é tanto pelo carburador da moto Y, ser melhor que o da H, mas sim pelo ajuste dele.
Já usei uma YBR 2006 do meu vizinho na época que ele comprou, e pra pegar de manhã era um custo, tinha que afogar e esperar uns 2 minutos pra sair sem apagar.