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  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de leomarteninghe
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    Lightbulb Escapamentos esportivos valem a pena?

    Bom a tempo eu estava pensando em colocar um escapamento esportivo, mas eu tinha muitas duvidas!
    Sabemos apenas que é proibido, que faz bastante barulho, melhora o rendimento da moto e aumenta o consumo...
    É um pouco comprido mas se você pensa em gastar no minimo (do minimo) 500 reais não vai se importar em ler!
    Depois disso resolvi pesquisar mais a fundo para ver se valia a pena e ai vão as pesquisas:

    De cara já achei uma reportagem muito interessante de revista 4 rodas:

    ''Entender o que diz a Lei não é tarefa fácil, há sempre uma margem para interpretações diferentes. Exatamente por isso, é cada vez mais comum a cena do policial que multa o motociclista por barulho excessivo do escapamento. Detalhe: nenhum agente de trânsito brasileiro dispõe de um decibelímetro para medição de ruído e raramente eles conhecem toda a regulamentação.
    As fabricantes de escapes reclamam que as vendas caíram até 80% nos Estados do Sul, onde o problema é mais grave e chegam a ocorrer apreensões de motos. "Os lojistas da região não querem trabalhar com escapes esportivos, porque lá os clientes sofrem uma fiscalização abusiva e sem qualquer embasamento técnico", conta Fernando Rios, engenheiro de projetos da Sarachú. Já Fábio Lemos, diretor do departamento técnico da Roncar, diz que "estamos assistindo a uma comprovação de ignorância, que só atende aos interesses da indústria de multas".
    DUAS RODAS procurou Daniel Schmidt, responsável pelos programas de regulamentação que redigiu a resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) sobre emissões e ruídos de motos. Schmidt resumiu a "regra" que vale hoje no Brasil: motos fabricadas até 1993 devem respeitar o limite de ruído de 99 decibéis (dB). A partir de 1993, passaram a ser feitas medições em todas as motos antes do lançamento. Este limite de ruído de cada modelo está no manual do proprietário e pode ser ultrapassado em até 3 dB quando se troca o escapamento. "O guarda multa porque no trânsito percebe que determinada moto se destaca, fazendo mais ruído que as outras", justifica Schmidt.
    Na prática, pode até funcionar assim, mas essas multas não têm qualquer embasamento legal. A medição de ruídos em motos deve ser feita de acordo com outra norma, a NBR 9714 (veja em "Como é medido"). E para isso, os agentes de trânsito teriam de ter no mínimo um decibelímetro e conhecer melhor as resoluções do Conama. Sem provas de que a moto excede o limite de ruído, a maioria dos motociclistas que recorre da multa consegue a anulação. "Só não ganham os que realmente tenham removido abafadores internos ou a lã de vidro do escapamento, que fica totalmente aberto", explica o diretor da Roncar. "Por isso orientamos os clientes no ato da compra e, se insistirem em alterar a peça, retiramos a garantia. Efetuamos todos os testes para que nossos produtos estejam de acordo com a Lei".


    Prevenidos

    Se a fiscalização não está devidamente equipada e ainda assim insiste em multar alegando ruído excessivo ou ausência de abafador, a alternativa dos fabricantes é proteger seus clientes. A Sarachú adotou um abafador removível para seus escapes esportivos, que pode ser retirado pelomotociclista caso prefira um ruído mais encorpado. Basta ser novamente encaixado se algum agente de trânsito se queixar do barulho. Tanto Pro Tork como Roncar optaram por contratar engenheiros, com os respectivos equipamentos exigidos pela norma NBR 9714, para emitirem laudos de nível de ruído das motos equipadas com seus escapes. Os fabricantes chegam a intervir quando percebem um número de autuações crescente em determinadaregião do País.

    Em cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, até se reuniram com os comandantes dos batalhões de polícia. Apresentaram os produtos em funcionamento, mostrando a diferença de ruído para um escape realmente aberto, com laudos atestando a conformidade do nível de ruído com a Lei. Chegam a entregar impressas as normas e resoluções do Conama, assumindo o papel de "educadores". Tanto que o major Jurandir Gaidukas, da Polícia Militar de São Paulo, reafirmou após uma dessas reuniões: "Não há proibição para utilização de escapamento esportivo. O policiamento rodoviário fiscaliza apenas se o veículo tem o equipamento e se não se encontra com descarga livre, defeituoso ou inoperante", conclui.

    O diretor da Pro Tork, Paulo Leite, defende que os agentes de trânsito deveriam contar com equipamentos de medição. "Com novos materiais, estamos seguros que nossos escapamentos emitem cada vez menos ruído. Assim, não teríamos mais de nos preocupar", diz. Por via das dúvidas, a Roncar prefere entregar uma cópia do laudo junto com cada escapamento vendido. "Resta ao agente de trânsito comprovar se há excesso de ruído com uma medição feita nas mesmas condições", argumenta o diretor Fábio Lemos.

    Como é medido

    A medição de ruído prevista na NBR 9714 deve ser feita com um decibelímetro aferido pelo INMETRO. Dependendo do modelo de moto, o motor é acelerado a ½ ou ¾ da rotação da potência máxima (encontrada na ficha técnica) e o nível de ruído é determinado com base na média de três medições. "Soube de casos em que o agente de trânsito simplesmente verifica se o escapamento não é original, depois acelera a moto até uma alta rotação e diz que o escapamento está fazendo muito barulho. Não estão cumprindo a Lei e ainda prejudicam o motociclista", acredita Michel Ferrari, do departamento técnico da Torbal. Por isso, é bom lembrar que, além do equipamento correto, a norma exige uma posição e distância determinada para a instalação do decibelímetro, dentro de um ambiente adequado para as medições.

    No exterior

    Nos Estados Unidos e na Europa existem modelos de escapamentos que excedem o nível de ruído estipulado em Lei, é verdade. Mas sempre que isso ocorre, a peça recebe uma inscrição indicando o uso apenas em competição. O aviso pode ser visto em modelos vendidos no Brasil, que não podem ser emplacados, exatamente por serem voltados a competições ou ao off-road. É o caso das recémlançadas Husqvarna 125 (ao lado) que correm com os pilotos de DUAS RODAS na Husqvarna Cup.'''

    FONTE: REVISTA DUAS RODAS

    E para arrematar fiquei curioso e resolvi pesquisar sobre a durabilidade, pois quero pensar bem no 'investimento' e encontrei as respostas no site da Roncar!!!

    ''A “vida útil” ou apenas o desgaste do miolo de um escape varia de acordo com alguns quesitos, entre eles o modo e o tempo de utilização do mesmo escape, o tipo de combustível usado etc. Geralmente, esta “vida útil” gira em torno de 2 anos, porém com a qualidade baixa de alguns combustíveis, este tempo é diminuído quase pela metade. Quando o ronco aumenta, significa que o desgaste está cada vez maior até o momento em que o miolo fica “oco”, ou seja, totalmente sem lã de vidro ou palha de aço, restando apenas o cano perfurado. Vale lembrar que não existe uma forma de manutenção do escape ou inserção de algum tipo de refil. Neste momento, ou seja, quando o ronco se torna “extremamente metálico” é necessário a troca do escape mesmo que em seu exterior ele esteja perfeito. Obs.: Nunca abra o escape para retirar lã de vidro (p/ aumentar o ronco) ou colocar lã de vidro branca, usada em geladeira (p/ abafar o ronco), pois, além de danificar o escape e perder a garantia do produto, você estará perdendo tempo, pois, a lã de vidro de geladeira não suporta caloria e queimará em poucos dias, diferentemente da lã específica, usada nos escapes, que são próprias e resistentes a altas temperaturas.''

    Mais informações requiridas:
    origem site da roncar
    Qual a diferença de performance da moto com escapamentos esportivos?
    Os escapamentos Roncar são confeccionados dentro dos padrões internacionais de qualidade, ou seja, com miolo interno especial que proporciona um ronco grosso e abafado, otimizando a potência em até 9,5 % nos escapes linha Coyote RS, Aluminium e Aluminium RS e em até 12 % na linha Competition. Respeitando os limites de rotação da moto e equalizando a carburação conforme o tipo de carburador, o desempenho em acelerações, arrancadas, retomadas, esticadas de marcha e velocidade final aumentará consideravelmente, sem prejudicar o motor. Porém, sempre lembrando que a equalização da carburação, conforme escrito no Certificado de Garantia, é fundamental para que a otimização do desempenho seja atingida.

    Bom, fiz o tópico para mostrar todas as informações que achei sobre escapamentos (que me fizeram desistir da compra)...
    Eu não achei o link mas, vou afirmar que vi em um site que não lembro o nome!!!!
    eles fizeram uma sequencia de testes com escapamentos na twister (cbx250) e relataram que com o tempo mesmo equalizando a moto de forma correta para o escapamento, a modificação acabava prejudicando o motor em cerca de 10 a 15%.... no site eles falaram um pouco no porque, mas eu sou meio leigo, e como não achei o link é só o que posso apresentar.
    Vou continuar a procura quando achar o link deixo-o aqui!
    espero que tenham gostado galera!
    Última edição por leomarteninghe; 08-06-12 às 13:55.

  2. #2
    Motociclista Avatar de Cachorro
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    Pra mim escape esportivo é sempre bem-vindo, além de dar um som mais "encorpado" pra moto ainda preserva a ponteira original que é muito valorizada na hora da venda.

    Já usei em várias motos (GS500, CB500, CBR450SR, GSX750F) mas nunca na busca por desempenho.

    Mas aqui no RS a polícia marca em cima esse tipo de coisa, se bobear é guincho sem choro nem vela.

    Uma vez um amigo meu ligou tarde da noite pedindo pra passar na casa dele e levar a ponteira original da Falcon, pois tinha sido pego numa blitz e iam guinchar a moto se ele não mudasse na hora... mesmo assim não escapou da multa.

    Abs,
    Carregando...

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de zanini
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    Acima de motos 500cc eu acho legal, abaixo disso eu acho besteira.. só faz barulho.. principalmente nas mono.
    • Suzuki GSR 150i 2013 Preta
    • NMAX 160 ABS 2018 Preta (2018 - Atual)


    "VIVA PARA TER O QUE LEMBRAR!"
    " Te conheço SENHOR não só de ouvir falar, mas também de contigo andar. "

  4. #4
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
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    Aqui quando a desculpa do ruído não cola... eles sempre tem o plano B: alteração de característica de veículo!!! Guincho! Só porque o escape tem o formato diferente do original.

    Aterar características por causa de um escape acho uma desculpa ridícula pra multar!
    Agora me diz, se uma CG não tiver o escape no formato de um megafone ninguem na rua vai reconhecer que a moto é uma CG??? Nossa!!!

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de Eurich
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    Sim...acho que valem a pena sim!
    Por questões estéticas (porque fala sério, é horrento o escape da Cg), por segurança (mais presença principalmente de uma moto pequena no trânsito), só por desempenho que não compensa (pois não notei melhora alguma).

    Dai tem a velha história: Gosto é Gosto & Opinião é Opinião!
    A Vida é uma Estrada, nem Sempre Asfaltada...
    Minha pequena: http://www.pequenasnotaveis.com.br/s...ad.php?t=43218

  6. #6
    Piloto de moto Avatar de Richard
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    Em motos pequenas, alguns mitos e algumas verdades:

    Mitos:

    Com escape esportivo sou mais "visível" no trânsito (esse vale para grandes e pequenas)
    Mentira, o cara fechado dentro do carro não ouve porcaria nenhuma do que está atrás dele e só vai perceber você já quando você estiver na porta dele, literalmente, e aí, não dá tempo de fazer mais nada e o barulho não adianta de nada.

    Aumenta a potência da moto.
    Pode até aumentar, mas a diferença é tão miserável que o cara que fala que nota uma diferença de .5cv numa moto 4T é um tremendo de um mentiroso.



    Verdades:

    Não serve para mais nada do que fazer barulho

    Aumenta o consumo de combustível

    Normalmente são mais leves que os originais

    Atrapalha na inspeção veícular

    A vizinhança vai querer que você morra

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  7. #7
    Motociclista experiente Avatar de Carleetos
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    Richard, o Wacs que eu tinha era bem menor e mais leve que o original, além de eliminar o catalizador. Dava sim pra perceber um pouco de potência, mas pouco mesmo.

    Principalmente quando acelerava com outra Titan do lado, depois de alguns metros a outra (original) ia ficando pra trás.

    Mesmo assim, abusei do barulho e fiz uma barganha com ele.
    1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
    2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
    3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
    4ª: Biz 110i 2017
    5ª: Fan 160 ESDi 2019
    6ª: Fuçando o OLX...

  8. #8
    Piloto de moto Avatar de Mostarda_69
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    Bommmm, eu tive esportivo numa hunter 90, hahahhahahahahhaha, sim, um boca 8, era gostosinho o ronco, ficou mais encorpado que os que tive na fazer..
    Não notei nada, sempre brincava com outra hunter de um amigo, mas como eu regulava bem o bura dexava toda alinhadinha eu sempre andei mais, tanto arrancada como final, mas independente do cano, pois era igual com original ou esportivo..

    Na fazer tive um 788 e um v-3, ambos não tem nem a metade do peso, o da fazer orginal deve beirar os 8kg..
    Não sei se anda mais, mas sempre tive uma impressão que ela ficava mais solta, principalmente em alta, e lembro de te ruma subida que ia na universidade que em quinta a 300rpm com original ela sofria, parece que precisava uma quarta, e com o cano não... pode ser besteira, mas não vi a curva de potencia da fazer mas em 3milrpm deve ter uns 7cv no maximo, se com o cano virou 8cv é o que ajudava, pois sem catalisador, menor restrição!

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de Richard
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    Citação Postado originalmente por Carleetos Ver Post
    Richard, o Wacs que eu tinha era bem menor e mais leve que o original, além de eliminar o catalizador. Dava sim pra perceber um pouco de potência, mas pouco mesmo.

    Principalmente quando acelerava com outra Titan do lado, depois de alguns metros a outra (original) ia ficando pra trás.

    Mesmo assim, abusei do barulho e fiz uma barganha com ele.


    Citação Postado originalmente por Mostarda_69 Ver Post
    Bommmm, eu tive esportivo numa hunter 90, hahahhahahahahhaha, sim, um boca 8, era gostosinho o ronco, ficou mais encorpado que os que tive na fazer..
    Não notei nada, sempre brincava com outra hunter de um amigo, mas como eu regulava bem o bura dexava toda alinhadinha eu sempre andei mais, tanto arrancada como final, mas independente do cano, pois era igual com original ou esportivo..

    Na fazer tive um 788 e um v-3, ambos não tem nem a metade do peso, o da fazer orginal deve beirar os 8kg..
    Não sei se anda mais, mas sempre tive uma impressão que ela ficava mais solta, principalmente em alta, e lembro de te ruma subida que ia na universidade que em quinta a 300rpm com original ela sofria, parece que precisava uma quarta, e com o cano não... pode ser besteira, mas não vi a curva de potencia da fazer mas em 3milrpm deve ter uns 7cv no maximo, se com o cano virou 8cv é o que ajudava, pois sem catalisador, menor restrição!
    O caso dos dois é o mesmo do meu e o grande placebo de todos que colocam um escape.

    A moto não ganhou mais potência, ela apenas ficou mais solta pq as restrições que ela tinha, de um escape mais pesado, abafado e com catalisador, acabaram, quando se colocou um escape mais aberto e sem catalisador.

    Essa impressão da moto estar mais solta é o que praticamente todo mundo que põe escape percebe (quando percebe) e acha que a moto ganhou portência, não ganhou porcaria nenhuma ela só perdeu as restrições.

    Se o cara arrancasse o catalisador e retirasse o miolo do escape original, faria O MESMO EFEITO, só ficaria com um barulho feio prá danar.

    Mas o cara põe o escape, fica com aquele som mais grosso e a moto mais solta, acha que o escape é a 8ª maravilha do mundo moderno.

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  10. #10
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    Citação Postado originalmente por Richard Ver Post
    Em motos pequenas, alguns mitos e algumas verdades:

    Mitos:

    Com escape esportivo sou mais "visível" no trânsito (esse vale para grandes e pequenas)
    Mentira, o cara fechado dentro do carro não ouve porcaria nenhuma do que está atrás dele e só vai perceber você já quando você estiver na porta dele, literalmente, e aí, não dá tempo de fazer mais nada e o barulho não adianta de nada.
    Pro cara dentro do carro não adianta nada mesmo. Agora, pra pedestre bocaberta ou meio surdo que só usa visão periférica pra atravessar e não ouve o soprinho do escape original vale.
    Meu escape nem é muito barulhento, mas quando vejo ao longe alguem distraído pensando na morte da bezerra na beira da calçada, já dou um jeito de dar uma reduzida bem forte pro sujeito voltar pro planeta.

    Hoje ainda eu descendo a rua de bicicleta uma mulher passa falando bem tranquila no celular só porque não vinha carro ou moto. Eu tenho que desviar!!! Só não enchi de osso porque não sou de fazer isso, mas dá raiva!
    Não sei se é só aqui, mas pessaoal andando a pé aqui acha que é dono das ruas e indestrutível. É pra esses que faço questão de não usar escape silencioso na moto.
    Última edição por magrao tk; 08-06-12 às 19:33.

  11. #11
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    bom eu resolvi não colocar na minha pelo motivo de ele durar em média 1 a 1 ano e meio, acho um investimento meio caro para tão pouco tempo!
    alem de eu estar na provisória e e os 'omi' me pegam bau bau!
    então preferi optar pela gasolina de qualidade "v-power' , ibooster, vela irridiun.... e talvez um filtro de ar esportivo ^^

  12. #12
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    Nas motos de 1000cc, 8cv, em algumas 10cv, realmente não dá diferença Richard??

  13. #13
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    Citação Postado originalmente por leomarteninghe Ver Post
    bom eu resolvi não colocar na minha pelo motivo de ele durar em média 1 a 1 ano e meio, acho um investimento meio caro para tão pouco tempo!
    alem de eu estar na provisória e e os 'omi' me pegam bau bau!
    então preferi optar pela gasolina de qualidade "v-power' , ibooster, vela irridiun.... e talvez um filtro de ar esportivo ^^
    O meu escape custou 60 pila na loja. Já tem uns 6, quase 7 anos e tá novinho hehehe.
    Mas foi uma bela decisão! Só não optaria pelo filtro esportivo.

  14. #14
    é complicado quando se fala em "alteração de característica de veículo" será que é alterar o veiculo com algo que não esta no projeto do veiculo. Sendo assim todas as motos tem silencioso e esses estão dentro da lei não há alteração de característica de veículo, pois nos ambos casos estão no projeto do veiculo. para multar como alteração de característica de veículo deve ser a instalação de faróis auxiliares, alarme, xenon...ou seja coisas que não estão no projeto de uma CG por exemplo. esse é o modo de interpretar essa lei posso estar errado mas se a lei permite a instalação de outro escape que não seja original então deve ser aceito o esportivo.

  15. #15
    Motociclista Avatar de apu
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    não vale a pena caso se incomodar.. caso contrário vale. ou seja.. sorte :P

 

 

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