Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 22
  1. #1
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103

    IMPORTANTE! Cegueira de Movimento.

    SUPER INTERESSANTE
    CEGUEIRA DE MOVIMENTO

    Nas batidas em que um carro que seguia rapidamente atinge um mais lento saindo de uma via transversal, os motoristas dos carros rápidos geralmente afirmam não terem visto o veículo vindo da direita ou da esquerda. Eles não estão mentindo, apenas não viram realmente o outro veículo, mesmo à plena luz do dia. O fenómeno
    que diz respeito aos motoristas do carro rápido é chamado de “Cegueira de Movimento”.
    É incrível mas é verdade e preocupante.

    Os pilotos militares recebem instrução sobre cegueira de movimento durante seu treino, porque ela ocorre em velocidades mais altas e, até certo ponto, isto é aplicável a motoristas também, especialmente àqueles de carros mais velozes. Desse modo, se diriges, lê o que segue com atenção.
    Os pilotos são instruídos a alternar o olhar entre varrer o horizonte e o painel de instrumentos quando em vôo,
    e nunca fixá-lo mais que alguns segundos num único objecto. Eles são ensinados a manter a cabeça como se ela estivesse montada numa rótula e a movimentar os olhos continuamente. Isso porque quando se está em movimento, fixar o olhar num objecto por algum tempo faz a visão periférica sumir.
    Esta é a razão desse fenômeno ser chamado de cegueira de movimento.
    Para os pilotos de caça, essa é a única maneira de sobreviver no ar, não apenas durante um combate aéreo, mas também sob as ameaças de tempos de paz como as colisões no ar.

    Até cerca de três décadas atrás, esta técnica de “cabeça numa rótula & olhos se movimentando” era a única maneira de avistar outros aviões por perto. Hoje os pilotos contam com radares, mas a velha técnica ainda tem utilidade.

    Vê mais abaixo uma pequena demonstração da cegueira de movimento. É a mesma que é usada para pilotos em treino na salas de aula, antes mesmo que cheguem perto de um avião. Clica no atalho abaixo. Vê-se um conjunto de cruzes azuis sobre um fundo preto. Há um ponto verde piscante no centro e três pontos amarelos fixos à volta dele.

    Se fixarmos o olhar no ponto verde mais que alguns segundos, os pontos amarelos desaparecerão aleatoriamente, isolados ou em pares ou os três de uma vez. Na verdade, os pontos amarelos estão sempre lá. Observa depois os pontos amarelos por algum tempo, para certeza de que não foram parar em outro lugar.

    http://www.msf-usa.org/motion.html
    Pode-se alterar a cor de fundo ou a rotação do conjunto clicando nos botões apropriados. As observações do autor sob o conjunto giratório são educativas.
    Assim, se estivermos dirigindo em alta velocidade numa rodovia e se fixarmos o olhar na estrada à frente, não veremos um carro, um scooter, um bug, uma bicicleta, uma vaca ou mesmo um ser humano vindo do lado.

    Agora, invertamos a cena. Se estivermos atravessando a estrada a pé e um carro rápido vier se aproximando,
    há 90% de chance que o motorista não nos esteja a ver, pois a visão periférica dele pode estar em zero.
    E poderemos estar naquela zona cega!
    Espero que leiam.
    Não precisa comentar!
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  2. #2
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646
    Po, eu vi rapidamente e entendi "Caganeira em movimento" e entrei pra ler seu relato. Pelo jeito você ainda está limpo ! Acho que esta cegueira também vale para a leitura !
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  3. #3
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103
    Grande irmão, vou lhe telefonar mais tarde.
    ESTOU LIMPO!!!!!
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  4. #4
    Motociclista Avatar de CkOFan
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Porto Alegre - República Rio-Grandense
    Posts
    1.548
    Realmente se for ler este texto com atenção, verá que o que está em volta da tela (a visão periférica) some ou fica embaçada.

    Muito interessante e para as motos certamente vale a mesma regra: Não fixar o olhar em um ponto só.

    Abraço!

  5. #5
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    Infelizmente não deu pra abrir o link aqui no serviço pra ver.

    Agora quando eu tava vindo pro trabalho, na rua de casa que é preferencial , um cara com um Civic atravessou direto, sem nem olhar e parar, ainda bem que eu tava longe ainda, sou meio traumatizado com isso, devido ter tido um acidente assim a muitos anos atras, aí sempre me assusto quando os carros imbicam na tranversal
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

  6. #6
    Motociclista Avatar de Cachorro
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Posts
    1.784
    Algo interessante acontece quando se acelera (acelerar de verdade!!!) uma moto de grande potência, geralmente acima das 600cc...

    Numa arracada brusca, daquelas de tirar a frente do chão, os mais inexperientes certamente terão uma leve tontura devido ao forte deslocamento que ocorre e os olhos não conseguem acompanhar a movimentação ao redor.

    Já aconteceu comigo algumas vezes quando eu tinha moto maior, depois não se sente mais.

    Abs,
    Carregando...

  7. #7
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    cegueira de movimento, visao em tunel....tudo que fixa seu olhar a um ponto distante a sua frente porque se esta em muito alta velocidade...tudo verdadeiro e correto isso ai, a verdade e que quando estamos a mais de 250 km/h, fixamos a visao num ponto da estrada muito adiante de onde estamos, e geralmente essa distancia de fixacao do olhar e um calculo aproximado que fazemos da distancia necessaria pra parar o veiculo daquela velocidade em que estamos....a uns 300 km/h, nos fixamos a um quilometro ou mais , e tudo que estiver mais proximo que isso e completamente ignorado, simplesmente nao vemos.

    - - - Updated - - -

    cegueira de movimento, visao em tunel....tudo que fixa seu olhar a um ponto distante a sua frente porque se esta em muito alta velocidade...tudo verdadeiro e correto isso ai, a verdade e que quando estamos a mais de 250 km/h, fixamos a visao num ponto da estrada muito adiante de onde estamos, e geralmente essa distancia de fixacao do olhar e um calculo aproximado que fazemos da distancia necessaria pra parar o veiculo daquela velocidade em que estamos....a uns 300 km/h, nos fixamos a um quilometro ou mais , e tudo que estiver mais proximo que isso e completamente ignorado, simplesmente nao vemos.
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  8. #8
    Segue link que não é do facebook MSF

    Realmente pelo link da pra testar o fenômeno e ele é realmente muito rápido para começar a acontecer, testem ai.

  9. #9
    Motociclista Avatar de SheBarros
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Taguatinga - DF
    Idade
    37
    Posts
    1.066
    Caramba! Impressionante mesmo... vai dando uma agonia e parece q os pontos estão sumindo SÓ QUE NÃO!

    Super interessante mesmo. Redobrar a atenção...
    "Só deixarei o par de rodas quando conseguir meu par de asas."


  10. #10
    Motociclista Avatar de Matheus!
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    RS. BA.
    Idade
    43
    Posts
    1.068
    Quase todos os dias vivo situações de "quase acidente", coisa que deve ser comum a todos aqui. É uma insanidade o trânsito. Mas depois de eu me envolver num acidente por seguir as regras de trânsito, percebi que não adianta estar certo, não adianta dizer que o outro estava errado, pois o trânsito é insano, é uma piração diária. Se eu iniciasse aqui um tópico dedicado a cada situação de "quase acidente" que passo, seria mórbido nosso Pequenas Notáveis.

    E essa da "cegueira", que desgraça.

    Minha estratégia no trânsito, depois de colidir por seguir as regras de trânsito é a de ir parando a cada "estranheza" que aparece, a cada farol de carro que inicia aparecer numa esquina, a cada veículo à frente que parece indeciso. Essa última, de diminuir muito a velocidade ao me perceber atrás do "motorista aparentemente indeciso" já me livrou de várias quedas, pois no geral o motorista à frente "dá a seta" quase ao mesmo tempo em que manobra.

    A metade dos habilitados no Brasil deveriam perder suas carteiras!! pois não sabem dirigir!!!!

    10% dos veículos não tem condições plenas de rodar!

    E penso que uns 30% tem falta de, ou de farol, ou de luz de freio!! setas, retrovisor ajustado corretamente....

    é TUDO UMA DESGRAÇA e uma podridão.
    Ao mudarmos o futuro das crianças, nós mudamos o mundo, para qualquer direção. A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes. Se os professores (municipais, estaduais, federais) fossem os responsáveis pela única via de votação sobre aumento de salario dos políticos, o Brasil mudaria para melhor e radicalmente. Os políticos fariam tudo pela educação e tudo o mais..


  11. #11
    Motociclista Avatar de sandro lara
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    presidente prudente
    Idade
    48
    Posts
    877
    Eu fiquei olhando aquele ponto verde piscando e me deu um sono , e os pontos amarelos nada de sumir , vai ver é porque eu to bebo , abraços .

    ha , eu tambem li; caganeira em movimento kk , até porque aconteceu comigo dias atras .
    Armas não matam pessoas,pessoas,matam pessoas.

  12. #12
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    matheus, isso de quase acidente todo dia e medonho....vc tem que reavaliar sua direcao urgente e os lugares onde vc anda....eu nao passo por uma situacao de quase acidente a mais de um ano...quanto mais isso todo dia....tenho verdadeiro pavor de cair de moto ou sofrer acidente, e se fosse pra eu passar essa situacao uma vez por semana ja seria mais que suficiente pra eu deixar de andar de moto.
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  13. #13
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Citação Postado originalmente por Matheus! Ver Post
    Quase todos os dias vivo situações de "quase acidente", coisa que deve ser comum a todos aqui. É uma insanidade o trânsito. Mas depois de eu me envolver num acidente por seguir as regras de trânsito, percebi que não adianta estar certo, não adianta dizer que o outro estava errado, pois o trânsito é insano, é uma piração diária. Se eu iniciasse aqui um tópico dedicado a cada situação de "quase acidente" que passo, seria mórbido nosso Pequenas Notáveis.

    E essa da "cegueira", que desgraça.

    Minha estratégia no trânsito, depois de colidir por seguir as regras de trânsito é a de ir parando a cada "estranheza" que aparece, a cada farol de carro que inicia aparecer numa esquina, a cada veículo à frente que parece indeciso. Essa última, de diminuir muito a velocidade ao me perceber atrás do "motorista aparentemente indeciso" já me livrou de várias quedas, pois no geral o motorista à frente "dá a seta" quase ao mesmo tempo em que manobra.

    A metade dos habilitados no Brasil deveriam perder suas carteiras!! pois não sabem dirigir!!!!

    10% dos veículos não tem condições plenas de rodar!

    E penso que uns 30% tem falta de, ou de farol, ou de luz de freio!! setas, retrovisor ajustado corretamente....

    é TUDO UMA DESGRAÇA e uma podridão.
    Entendo perfeitamente, matheus, e concordo com você.
    O transito no Brasil precisa de uma repaginada e uma reeducação. Os riscos a que os motociclistas estão expostos são grandes e cada vez maiores.
    Conheço muita gente que não tem a mínima condição ou prática assumir volante de carro.
    É muito complicado. A solução a curto prazo que eu vejo é andar SEMPRE equipado com proteçoes de boas qualidades, pois nunca sabemos quando o tombo vai acontecer.

    Sobre o assnuto do fórum, só tenho que agradecer por compartilhar, Ivan. Muito enriquecedor!!
    Atenção e prudência sempre, galera.
    Abraços
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  14. #14
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    30
    Posts
    1.406
    Citação Postado originalmente por Matheus! Ver Post
    Quase todos os dias vivo situações de "quase acidente", coisa que deve ser comum a todos aqui. É uma insanidade o trânsito. Mas depois de eu me envolver num acidente por seguir as regras de trânsito, percebi que não adianta estar certo, não adianta dizer que o outro estava errado, pois o trânsito é insano, é uma piração diária. Se eu iniciasse aqui um tópico dedicado a cada situação de "quase acidente" que passo, seria mórbido nosso Pequenas Notáveis.

    E essa da "cegueira", que desgraça.

    Minha estratégia no trânsito, depois de colidir por seguir as regras de trânsito é a de ir parando a cada "estranheza" que aparece, a cada farol de carro que inicia aparecer numa esquina, a cada veículo à frente que parece indeciso. Essa última, de diminuir muito a velocidade ao me perceber atrás do "motorista aparentemente indeciso" já me livrou de várias quedas, pois no geral o motorista à frente "dá a seta" quase ao mesmo tempo em que manobra.

    A metade dos habilitados no Brasil deveriam perder suas carteiras!! pois não sabem dirigir!!!!

    10% dos veículos não tem condições plenas de rodar!

    E penso que uns 30% tem falta de, ou de farol, ou de luz de freio!! setas, retrovisor ajustado corretamente....

    é TUDO UMA DESGRAÇA e uma podridão.
    Isso é verdade, tem que estar ligadão em tudo ao seu redor, como se fosse uma guerra que não pode se distrair senão morre..

  15. #15
    Motociclista Avatar de CkOFan
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Porto Alegre - República Rio-Grandense
    Posts
    1.548
    Na verdade, no trânsito deve se prestar mais atenção no que acontece a volta do que em si mesmo.
    Eu quando estou na moto faço tudo no automático, troca de marcha, acelerar, frear, não me preocupo comigo. Me preocupo com o carro da frente, com o ônibus do lado, com o cachorro atravessando a rua, com a velhinha na faixa de segurança.
    E nunca vou se tenho dúvida, pois se existe a dúvida o risco é eminente. Aquela história de "será que passo ali?"...

    Abraço e atenção a todos!

 

 

Tópicos Similares

  1. Movimento Preço Justo já !
    Por SARAIVA no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 35
    Último Post: 19-05-11, 18:06
  2. Movimento Cultural dos Motoqueiros
    Por magnani no fórum Área de debate
    Respostas: 12
    Último Post: 29-01-11, 14:43
  3. Motorista sai de carro em movimento
    Por romanex no fórum Videos
    Respostas: 0
    Último Post: 29-05-10, 14:05
  4. ABRAM Convoca Movimento Pacífico dia 11/02
    Por César no fórum Área de debate
    Respostas: 50
    Último Post: 11-02-08, 16:28

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •