Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 21
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    10

    Angry Reprovei no exame prático

    Não sei se isso aconteceu com vocês, mas a auto-escola que escolhi é um lixo, para não dizer coisa pior. Instrutores totalmente sem interesse em ensinar nada.
    Comecei a tirar a carta em março, só hoje fui fazer o exame prático.
    O problema foi a aceleração da moto. Nas primeiras aulas o instrutor deixou a moto bem acelerada, eu até perguntei se poderia ser assim no exame, ele mentiu dizendo que sim. Na última aula, tive a sorte de ser um instrutor melhorzinho. Mesmo assim ele acelerou demais, embora tenha me garantido que aquele era o ponto permitido pelo Detran-SP. Em relação à isso eu estava tranquila. Até começar o exame.
    Eu nunca tinha ido na pista do parque Ibirapuera. Ela tem um leve declínio, que não faz diferença nenhuma para quem dirige motos, mas para iniciantes...
    Comecei o exame, fiz o 8, o labirinto, aquela rampa, os cones, tudo certo, mas sempre com a impressão de que a moto estava estranha, ela ficava dando uns pulinhos. Nas aulas eu nem precisava acelerar, e quando o fazia, era muito pouco e somente nas retas.
    Após os cones tem uma curva em "U" mais fechada, que é na na parte de subida do terreno, a pequena inclinação que falei, calculo que seja uns 10 graus de inclinação, é bem pequena, mas nesse momento, a moto começou a pular um pouco e perder velocidade, fiquei com receio de acelerar e queimar a faixa então coloquei o pé no chão na hora da curva.
    Minha maior preocupação era não deixar a moto morrer pois tenho ainda uma certa dificuldade com isso, na baixa velocidade do exame devido as curvas.

    Alguma dica de como melhorar nesse trecho do percurso?

    Pelo menos 70% do percurso eu tinha feito, só faltava o "pare", mais um "U", a prancha e o outro "pare"... A parte mais difícil eu fiz, estou inconformada por não ter passado por esse motivo da aceleração diferente na moto...

    Fiquei com muita raiva da auto-escola pois qual o motivo de acelerarem a moto daquele jeito, se não vai poder ser assim na prova prática, que é o que realmente interessa?

    Por eu não ter moto e nunca ter treinado além das aulas ridiculamente espassadas na auto-escola, acho que me saí muito bem pois tenho um bom equilíbrio, mas a aceleração diferente acabou com tudo...

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    É complicado. Já ouvi casos semelhantes.
    Recomendo voce trocar de auto-escola, para que voce faça teste numa moto que não vai ter a marcha lenta alterada (a "aceleração") no dia do exame.
    Procure pesquisar com amigos alguma auto-escola de ética e que se interessa pelo aluno.
    Abs
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de baianomtx
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    Recife PE
    Idade
    35
    Posts
    245
    é bronca já ouví falar muito sobre isso aqui em recife as motos de auto escola também tem a macha lenta (acelerada) ai todos se complicam

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de Neto SP
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    São Paulo SP
    Idade
    43
    Posts
    479
    Creio que o problema não é só a moto-escola mas o próprio curso em sí é fato verídico que mesmo que faz uma prova absolutamente perfeita e sai com a habilitação na mão NÃO sabe pilotar uma moto, pois o curso não ensina isto....

    Soma-se ai o fato da maioria dos instrutores não pilotarem motos na rua e não terem nenhum conhecimento teórico de como uma moto funciona esta ai a receita do fracasso!

    Tenha sempre em mente que você não deve ficar chateada com o que ocorreu treine bastante em uma escola menos ruim e refaça a prova, e depois com a habilitação na mão esqueça tudo que aprendeu na moto-escola com exceção das placas e leis de transito
    pois seja aprendendo sozinha em cursos ou com um amigo voce logo ira perceber este curso da moto-escola não serve para nada alem de comer dinheiro pois ele faz varias coisas menos ensinar como se pilota uma motocicleta...

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de CONKER
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Manaus - AM
    Idade
    36
    Posts
    346
    Citação Postado originalmente por neto sp Ver Post
    creio que o problema não é só a moto-escola mas o próprio curso em sí é fato verídico que mesmo que faz uma prova absolutamente perfeita e sai com a habilitação na mão nÃo sabe pilotar uma moto, pois o curso não ensina isto....

    soma-se ai o fato da maioria dos instrutores não pilotarem motos na rua e não terem nenhum conhecimento teórico de como uma moto funciona esta ai a receita do fracasso!

    Tenha sempre em mente que você não deve ficar chateada com o que ocorreu treine bastante em uma escola menos ruim e refaça a prova, e depois com a habilitação na mão esqueça tudo que aprendeu na moto-escola com exceção das placas e leis de transito
    pois seja aprendendo sozinha em cursos ou com um amigo voce logo ira perceber este curso da moto-escola não serve para nada alem de comer dinheiro pois ele faz varias coisas menos ensinar como se pilota uma motocicleta...
    (-de 10 caracteres) x2

    Ex-Titan ESD azul 03'
    Twister amarela 08' "Loira Bandida" - Rumo aos 100.000km's


    "É, fácil demais, viver em paz, agente é que complica tudo..." Thalles Roberto

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de crazydaniel
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Idade
    31
    Posts
    194
    Às vezes, você já gastou tanto com essa auto-escola que não compensa procurar outra. Pede pra não deixarem a moto acelerada e pratica assim. Pelo visto seu instrutor é um idiota, então use bem a embreagem pra sair e o freio traseiro, bem de leve, para controlar a velocidade nas curvas em baixa velocidade. No geral, você só vai ter que acelerar um pouquinho (o mesmo tanto que a moto ficava acelerada sozinha, mais ou menos). Infelizmente essas dicas são só pra passar no exame mesmo. Se você sair pra pilotar tentando usar essas técnicas de auto-escola, você terá sérios problemas...

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de LucasPinda
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    Pindamonhangaba
    Idade
    37
    Posts
    409
    Ola Rosana, não se preocupe com a reprovação esse teste não vale nada.

    Como voce foi reprovada faça mais algumas aulas mas dessa vez acelere a moto bem de "leve" e ache o ponto ideal do acelerador, as aulas são para isso para aprender com os erros, já que voce tem um instrutor fraco e mentiroso faça isso, acelere bem devagar e sinta a moto não fique nessa de marcha lenta, pois poderá ter problemas novamente no dia do exame.

    Clique na foto e conheça mais detalhes.

    ex-Motocas:
    CG 125 2003 Verde (Azeitona)
    CG 150 2005 Azul (Trovão azul)


    Atual:
    CBX 250 Twister 2002 Azul (Trovão Azul 2 )

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Localização
    Sao Paulo/S.P.
    Posts
    221
    Auto escola não ensina nada, acho que a torcida é para você ser reprovada e pagar de novo, o erro que você cometeu, na verdade, é falta de treino, sugiro que peça a um amigo que deixe você dar uma boa treinada na moto dele, que é só o tempo de você pegar o jeito, e isso você pega rápido, só volte a fazer exame quando sentir firmeza, quanto a última curva antes da prancha, experimente faze-la bem aberta, é mais fácil de acertar a entrada da prancha.

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de prp.prp
    Data de Ingresso
    May 2012
    Idade
    40
    Posts
    372
    Vai comprar uma moto? Se sim compre-a e vai treinando na sua rua/bairro, mas não se empolgue e arrisque além disso, vc vai colocar a sua vida e a vida de outras pessoas em risco;

  10. #10
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Sempre achei um absurdo isso, ensinar com uma moto que não precisa usar acelerador.
    O fato agravante nem é tanto de na hora da prova ser diferente (pra rodar e eles extorquirem mais dinheiro do povo) o pior é que quando o coitado do sujeito passa num sufoco danado, isso foi só UMA prova. Mas e depois? Sai esse pobre infeliz no meio de um transito caótico numa moto com marcha lenta na rotação normal sem mal ter aprendido o que é um acelerador?

    É aquela velha história: escolas que não dão um pingo de educação e sem nenhum investimento em melhorias por parte do governo, pra ter sempre uma população burra pra ser levada no bico nas eleições... e auto escolas nesse nível, pra ter a desculpa que o governo gasta milhões por ano em acidentes de transito, por isso se faz justificável o aumento do DPVAT, criação ítens obrigatórios onde cada dia aparece uma proposta nova pra cada vez mais arrancar dinheiro... Ainda por cima o valor da auto escola que é um estupro praticamente! Porrrrra!!!!!!!!

    Infelizmente podem perder suas esperanças, que se até hoje não investiram em educação podem ter certeza que o DETRAN não vai melhorar nada! Rezem é pra não piorar! Que cada vez mais eles tem a desculpa de aumentar o DPVAT.

    Isso tudo é a mesma coisa que uma mãe que não ensinou o filho a limpar a bunda direito dar uma surra depois de grande porque a criança saiu toda cagada do banheiro!

  11. #11
    Motociclista Avatar de _PACHECO
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    31
    Posts
    507
    É ridículo o teste, oque é ensinado pela auto escola não prepara ninguém pra rua. Os proprios instrutores falam que treinam pra prova não pra rua, é isso ai amigo, treina pra prova, se for possivel faz bater o motor da moto da auto escola, ja que os caras nao tr eninsram direito hehe, e brow a tua capacidade tu sabe que tem! Nao eh essa prova que nao tem nada a ver com pilotagem de moto que define o piloto que voce é.
    "Eu piloto porque eu amo a liberdade, independência e o movimento do chão sob mim. Mas acima de tudo, eu piloto para melhor me entender, entender minha máquina, as terras por onde passo, e para encontrar outros motociclistas como eu."



    "Durante aqueles dez segundos ou menos, eu sou livre."

  12. #12
    Usuário de motoneta Avatar de crazydaniel
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Idade
    31
    Posts
    194
    Inclusive, quando eu fiz auto-escola, eu nunca tinha andado de moto. "Aprendi" lá. Fiz as primeiras aulas com a moto acelerada, mas depois pedi ao "instrutor" para deixar a aceleração normal. Pensei que seria melhor eu aprender do jeito que eu teria que pilotar na rua, né... Reprovei por nervosismo uma vez, mas passei de boa na segunda. Não se deixe impressionar pelos erros que você verá no dia do exame, isso atrapalha muito.

  13. #13
    Motociclista Avatar de Edim silva
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    jacareí - SP
    Idade
    32
    Posts
    654
    Pacheco, é exatamente isso q vc falou, o treino é direcionado exclusivamente para o exame prático, até quem esta tirando a carta A e pega uma moto pra treinar no dia a dia, tem q praticar no estilo da auto escola sem exageros! não é novidade por aí, motoboys sem carta q andam muito bem acabarem sendo reprovados nessas provas!

    eu msm acabei reprovando na de moto, por não saber direito controlar a aceleração e a embreagem nas saídas e vi alguns reprovarem de forma parecida! passei na segunda vez! um alívio!

    - - - Updated - - -

    minha dica pra vc Rosana é cont. tendo mais 2 ou mais aulas, ou pelo menos a hora q vc estiver confiante pra marcar o exame! Sobre trocar de auto-escola, na minha cidade isso não seria bem útil pois os instrutores te deixam praticando olhando de vez em quando de longe e só correm pra ajudar se vc ameaçar de cair, são todos iguais assim! e só certa pratica e "confiança" te fará passar!
    EX: Xr 200 R 98 - Amarela
    Ex: Cbx 200 Strada 01/02 - Stradinha
    EX: Lander 250 11
    Ex: Comet GT 250 12/13

    Xtz 125 X 09
    Comet Gt 250 09

  14. #14
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Claro que refazer a prova gera um gasto e tal, mas como todo mundo aqui já falou, passar ou não na provinha da motoescola não é oque define se tu tem ou não condições de pilotar uma mato, a prova deles é muito frajuta, tanto quanto as aulas, infelizmente.

    Andar de moto tu vai aprender é na pratica mesmo. Mas de qualquer forma, tu vai precisar passar na prova, então presta bastante a atenção no trabalho com a embreagem e o acelerador, dominando essas duas coisas, principalmente a embreagem, fica bem facil andar na velocidade ridiculamente baixa que é exigida nas provas do detran.

  15. #15
    Usuário de motoneta Avatar de salviano
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    São Luis-MA
    Idade
    34
    Posts
    120
    é assim mesmo, quando fiz a prova muita gente reprovou por colocar o pé no chão, e a moto que peguei tbm estava com marcha lenta alterada, não recomendo treinar em outra moto ate vc tirar a habilitação, treine na da moto escola, e tente controlar acelerador+embreagem nessas curvas, acelerando com a embreagem no "ponto" de saída, sem soltar totalmente, solte a embreagem total so nas retas, e antes de entrar numa curva entre na curva pelo seu lado oposto (se for curva a direita, chegue próximo da linha esquerda antes de começar a curva, e vice-versa), se sentir q a moto ta perdendo o equilíbrio, é melhor acelerar e arriscar reprovar por queimar a linha do que por o pé no chão e ter certeza da reprovação

    pra ter uma ideia do nivel, meu instrutor me proibiu de usar freio dianteiro, por sorte quando fiz a prova a moto estava se comportando igual no momento do treinamento
    Última edição por salviano; 08-09-13 às 18:05. Razão: correção ortografica

 

 

Tópicos Similares

  1. Exame pratico
    Por Damaged no fórum Área de debate
    Respostas: 48
    Último Post: 12-05-13, 16:04
  2. Reprovado no exame pratico!! ( Agora fui aprovado )
    Por cassio1301 no fórum Área de debate
    Respostas: 24
    Último Post: 28-02-11, 23:50
  3. Dúvida sobre exame prático do Detran em São Paulo
    Por amandinha no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 10-11-10, 14:13
  4. Passei no exame pratico ( e agora )
    Por Rodolfo Henrique no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 02-08-09, 23:45
  5. Guia Prático De Como Ser Um IDIOTA Em Fóruns De Internet!!!
    Por Ramiro no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 21
    Último Post: 19-07-06, 12:31

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •