Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 7 de 7
  1. #1
    Motociclista Avatar de jmn83
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    740

    Defeito eletrico Yes, como testar retificador?

    Fala galera blza?

    Faz bastante tempo que não postava nada.

    Lembro de um topico antigo se não me engano com o Ivan ou o Blaugusto dizendo como fazer o teste do retificador mas não estou encontrando.

    A Yeszinha agora com quase 70.000 Km deu pau na elétrica e o estator torrou, decobri isso graças a um teste que fiz com multimetro do estator, o estator agora esta ok (espero), gostaria de saber como testar o Retificador, alguem poderia me ajudar?

    Abs a todos.
    So de boa... observando!

  2. #2
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103
    Fala irmãozinho, não é difícil. Use um multímetro.
    Ligue a moto, para medir quanto de carga está indo para a sua bateria. Deverá estar carregando por volta de 13,5 à 14,5 volts. 13,8 seria o ideal, mas não vamos ser tão rígidos.
    Qualquer dúvida é só perguntar.
    Um grande abraço.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  3. #3
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Pode ser feito um teste de curto no retificador antes de instalar na moto tambem.
    Com o retificador desconectado da moto, escala do multímetro em resistencia R x1, mede-se entre os 3 fios de entrada, os que vão ao estator. São 3, e entre eles não pode ter resistencia em nenhum sentido.

    Exemplo: fios 1 2 e 3 né... ponta vermelha no 1, preta no 2... ponta vermelha no 1, preta no 3... ponta vermelha no 2, preta no 3. Depois repete essa sequencia invertendo as pontas preta e vermelha. Se marcar algo no aparelho em qualquer posição dessas indica que tem curto nos diodos retificadores, a peça já era.
    Última edição por magrao tk; 06-10-13 às 03:47.

  4. #4
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103
    Positivo Magrão, é que o teste na bateria é mais fácil de explicar.
    Um grande abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  5. #5
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308
    Agora me veio uma dúvida, no retificador da Yes entram 3 fios igual motos maiores? Se sim, provavelmente é um retificador de onda completa, ao contrário das demais motos pequenas que é de meia onda, deve ser por isso que a parte elétrica dela é assim parrudo.

    Voltando ao assunto, pode ser que o retificador com problemas que tenha torrado o estator. Veja aresistência na saída do estator e veja se é igual na entrada do retificador, se for diferente tem algo errado na fiação. Se for igual e não carregar certo a bateria é no retificador mesmo

  6. #6
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    É um regulador trifásico, no estilo desse aqui, ao menos a parte de retificação, a que estabiliza pode ser diferente.

    Por isso que dei tambem a dica de medir antes de por na moto, que se caso for um curto na entrada evita de por a funcionar o estator novo ligado na peça em curto. Mas os 2 testes valem, um complementa o outro. O que eu indiquei é um teste de curto, e o do Ivan certifica que ele está realmente funcionando.

  7. #7
    Motociclista Avatar de jmn83
    Data de Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    740
    Opa fala pessoal, tudo certo?

    Seguindo as dicas de todos testei meu retificador antes de por o "novo" sistema eletrico para funcionar, e parece que está tudo Ok!

    Agora a Yes esta recarregando de novo até um pouquinho demais, fui para o serviço hoje que fica uns 40 km de casa assim que voltei desliguei o farol e com ela ainda ligada medi na bateria e tava dando 15 volts.

    Como leigo com todas as lampadas e farois desligados depois de rodar 40 km achei aceitavel.

    Essa medição é aceitavel ou esta muito acima já? (sinceramente não me lembro quanto media quando ela era nova).

    Muito obrigado a todos pelas respostas!!
    So de boa... observando!

 

 

Tópicos Similares

  1. web como testar cdi e final
    Por Machado no fórum Área de debate
    Respostas: 10
    Último Post: 15-01-11, 20:38
  2. Como testar o alternador da twister???
    Por RamonLino no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 16-09-10, 14:31
  3. Retificador
    Por blaugusto no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 02-04-10, 16:37
  4. alguem sabe como testar o cachimbo da vela
    Por mjsocram no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 20-08-09, 21:55
  5. Testar carburador da YBR na YES
    Por hedertone no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 14-11-06, 11:38

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •