Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 17
  1. #1
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306

    Projeto CRF 230 IE

    Quem me acompanha no Face já deve ter visto o vídeo da CRF 230 que estou montando com Injeção Eletrônica, mas quero compartilhar com todos esse projeto que depois de mais de um ano está saindo do papel.

    Estou trabalhando nela a semana inteira e ainda falta muita coisa, são muitos detalhes, suportes, uma infinidade de fios, etc.

    Hoje a moto já andou, segundo o dono, mesmo ainda faltando bastante acerto a moto já é outra, mais torque e motor sempre trabalhando limpo.

    Segue um vídeo que fiz para testar os componentes, assim que possível farei mais vídeos e fotos



    Críticas construtivas e sugestões sempre são bem vidas!

  2. #2
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Essa IE precisa de atuador de marcha lenta ? tinha pensado em adaptar uma injeção na tw esses tempos, mas ai parei.., calculei os gastos ..

    Como o tempo e o vento...

  3. #3
    Motociclista Avatar de jorgetfs
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    rio de janeiro - rio de janeiro
    Idade
    27
    Posts
    1.342
    esse motor ohc já é um monstro.. injetado eu não duvido do que pode fazer, nunca vi um ohc injetado antes.
    muitos defendem o carburador para preparação, dependendo do uso até eu, mas na trilha a injeção é muito bem vinda, nada pior que a moto cair e começar a vazar... acontecia muito com a crf 150 que fiz trilha uma vez.

  4. #4
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    OHC injetado ? cg150, fazer, tem um monte, mas esse ai é especial, é um projeto de 20, 30 anos melhorado e 230cc, não sei o segredo, mas desde a aero150 esses motorezinhos fazem umas coisas impossíveis pra época.

    Como o tempo e o vento...

  5. #5
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    chiccoli, o atuador da marcha lenta é incorporado no TBI, esse aí da 300 que estou usando é um motor de passo.

    Sobre o motor, realmente é um ótimo motor e com uma durabilidade surpreendente. Esse aí da 230 eu fiz ele inteiro, fiz uma preparação no cabeçote, carburador de XL250, CDI de competição, comando e cachimbina, isso em 2011, em 2012 ele correu e venceu o Catarinense de Cross Country e o motor está funcionando bem até hoje, só quebrou a caixa de marcha umas 3 ou 4 vezes, coisa que é normal na 230.

    Mas depois com a IE, mesmo faltando acerto, o motor ficou muito bom, muito mais elástico que com carburador, em qualquer RPM o motor funciona "cheio", muito bom mesmo, estou até pensando com meus botões em mais tarde dar um UP na ML heheheheh

    - - - Updated - - -

    jorgetfs, não só por vazamento, a IE é muito superior em tudo, carburador é um dinossauro comparado a IE, o problema é que em motos ela está só engatinhando, falta muito a apreender, mas mesmo assim com o pouco conhecimento que se tem já dá de superar muito um carburador!

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588
    Show parabéns Stone, depois que vi a 99 no youtube injeta fiquei doido para fazer na minha, mas vai um investimento alto para isso
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  7. #7
    Motociclista Avatar de jorgetfs
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    rio de janeiro - rio de janeiro
    Idade
    27
    Posts
    1.342
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    OHC injetado ? cg150, fazer, tem um monte, mas esse ai é especial, é um projeto de 20, 30 anos melhorado e 230cc, não sei o segredo, mas desde a aero150 esses motorezinhos fazem umas coisas impossíveis pra época.
    quando disse OHC estava me referindo ao modelo da crf, o mesmo da linha 200cc da honda... não a esses mais modernos.
    abs

  8. #8
    Novato Avatar de nelsonpanema
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    sp
    Idade
    31
    Posts
    49
    stone, Vc comentou em em outro post aqui no furun , Como medir o comando preparado para ver se vai ser necessário aumentar as cavas do pistão . Vc faz isso com uma macinha eu Não entendi !! ? como Vc faz isso ? me aceita lá no face rsrs

  9. #9
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    Citação Postado originalmente por nelsonpanema Ver Post
    stone, Vc comentou em em outro post aqui no furun , Como medir o comando preparado para ver se vai ser necessário aumentar as cavas do pistão . Vc faz isso com uma macinha eu Não entendi !! ? como Vc faz isso ? me aceita lá no face rsrs

    É simples, vc coloca uma bolinha de massa de modelar sobre o pistão, uma em cada cava de válvula. Feito isso vc monta todo o motor, dá uma volta no virabrequim e abre novamente, aí vc vê na massinha a distância que fica o pistão das válvulas

  10. #10
    Piloto de moto Avatar de tom crazy
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    38
    Posts
    3.149
    Que show, parabéns pela empreitada.

  11. #11
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Bah, muito legal esse tipo de preparação, muitos mecânicos tem medo de apostar na I.E. para motores mais antigos, então é interessante ver que com conhecimento e disposição é possível fazer esse tipo de coisa.

    Por curiosidade, já tens uma ideia do custo final desse brincadeira para o cliente?
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  12. #12
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    É uma brincadeira cara, mas falando em competição onde uma pequena alteração pode decidir uma corrida vale a pena o investimento.
    O custo fica em torno de R$1600, mão de abra e peças usadas. Fora o Fuel Controller que será necessário para extrair o máximo, que custa entre R$500 e 700.

    Como eu patrocino esse piloto há alguns anos o serviço eu dou pra ele, ficando só as peças, bom pra mim e bom pro piloto!

  13. #13
    Novato Avatar de nelsonpanema
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    sp
    Idade
    31
    Posts
    49
    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    É simples, vc coloca uma bolinha de massa de modelar sobre o pistão, uma em cada cava de válvula. Feito isso vc monta todo o motor, dá uma volta no virabrequim e abre novamente, aí vc vê na massinha a distância que fica o pistão das válvulas
    obrigado , Quando tinha essa twister que está em meu avatar fiz ela atropelar válvulas com comando originais , meses depois que comprei a mesma!! Não com intenção claro rsrs, Tinha colocado Cdi sem corte servitec (tenho ele até hoje ) e sempre deixava ela girar a 12 mil Rpm segundo o meus cálculos porq o painel marca até 11.000 Rpm , até que uma vez deu cagada rs , sorte que a válvula Não quebrou ! gastei média de 500 reais para fazer esse serviço na honda , pois na época Não sabia nada de mecânica , nem sabia dos manuais de serviços , Não tinha ferramentas também , e depois fiquei arrependido de ter feito o certo na honda , era cabeça dura rs.. tenho até a nota do serviço depois Vou ver se anexo aqui , na nota consta que foi trocado umas das válvulas de escapamento , stone isso aconteceu porq as molas perdeu sua eficiência e flutuou a 12.000 rpm ? como evitar que isso aconteça em uma moto preparada com comandão e Cdi sem corte além de aumentar as cavas no pistão ? sempre que realizamos uma preparação independente da preparação o recomendado seria só aumentar as cavas de scap ? Pois as válvulas de adm vão estar fechadas quando estiver o pistão estiver Pms e Scap Vão estar aberta quase se fechando ( Vão estar parcialmente abertas ) estou dizendo isso baseado em minha experiencia com a twister , e estou dizendo que Não será necessário aumentar as cavas da válvulas de Adm se a válvula Não pegar no pistão quando fizermos o teste da macinha de modelar ? pois acredito que dependendo do comando as válvulas de adm pega sim no pistão sim !
    Última edição por nelsonpanema; 29-08-14 às 22:25.

  14. #14
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    OHC injetado ? cg150, fazer, tem um monte, mas esse ai é especial, é um projeto de 20, 30 anos melhorado e 230cc, não sei o segredo, mas desde a aero150 esses motorezinhos fazem umas coisas impossíveis pra época.
    Ia falar a mesma coisa, tem um monte de OHC injetado no mercado
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

  15. #15
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    Geralmente quando se diz OHC são os motores derivados da turuninha 125 que vem escrito OHC no cabeçote.

    nelsonpanema, isso mesmo, geralmente são as válvulas de escape que o pistão atropela pois elas estão fechando enquanto o pistão está subindo. Em comandos muito agressivos, quando o pistão está subindo na fase de escape a admissão já está abrindo e tbm pode acontecer de bater.

    No seu caso ainda saiu barato, esses motores quando atropelam as válvulas costumam quebrar o eixo do comando pois o mesmo fica logo acima da válvula.
    Pra tentar evitar que isso aconteça, além das cavas no pistão vc pode afundar as válvulas no cabeçote, só que no caso do DOHC dá um pouco mais de trabalho.

    Outra coisa, jamais use CDI sem corte, isso é coisa pra maluco, use um que dê mais giro mas que mesmo assim limita o motor. Além dos prejuízos que pode causar que vc já conhece, não ajuda em nada, a não ser que todo o motor seja preparado para altos regimes de rotação, fora isso, só estará perdendo potência com giro em excesso. Veja uma curva de potência dada através de um dinamômetro, depois do pico de potência a mesma cai muito rapidamente, não adianta dar mais e mais giro, vc só estará perdendo potência e tempo

 

 

Tópicos Similares

  1. ybr defeito de projeto ???
    Por oodim no fórum Área de debate
    Respostas: 28
    Último Post: 05-06-11, 15:04
  2. vareschi - RX 125 (Projeto)
    Por vareschi no fórum Fotos das Motocas
    Respostas: 11
    Último Post: 29-03-11, 08:41
  3. Projeto bem feito
    Por JoséMon no fórum Preparação
    Respostas: 38
    Último Post: 08-12-10, 12:14
  4. Projeto de Som
    Por buneco no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 94
    Último Post: 21-09-10, 18:50
  5. Projeto XTz Tuning
    Por Joao XTZ no fórum Área de debate
    Respostas: 19
    Último Post: 26-11-08, 17:32

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •