Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Pgina 1 de 2 12 ltimoltimo
Resultados 1 a 15 de 21
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localizao
    curitiba - PR

Post classificao de leo e suas diferenas

muita gente que passa a usar meio de transporte motorisado encontra essa duvida quando vai fazer a manuteno e procura algo mais barato...
    fica aquela questo do mais caro melhor, mais barato a mesma coisa e etc.

porm fiz uma pesquisa leve pela internet e coletei algumas informaes bem teis para ns...

tipos de leo: vamos nos limitar aos leos de motor, especficamente os leos dos motores de motos.

existem dois tipos: sinttico e mineral. existe tambm alguns mixtos, chamados de semi-sintticos que so uma mistura dos dois tipos para obter preo e qualidade intermediria.

-os leos minerais so produtos do refinamento do pretrleo (diretamente) que se enquadram nas caractersticas de lubrificantes e recebem seus aditivos.
    -os leos sintticos so fabricados em laboratrio atravs de reaes qumicas altamente controladas para garantir pureza.

viscosidade do leo: a resistncia em escoar/escorrer (algo muito viscoso grudento, algo pouco viscoso escorre com facilidade)

a numerao do leo representa a viscosidade dele, quanto maior o nmero mais viscoso ele .

porm a variao de temperatura de trabalho do leo enorme, chegando de -30C a 500C (ou variao maior) e isso prejudicial para o funcionamento do motor que precisa de uma viscosidade mdia em todas as temperaturas. em razo disto criaram os leos (so mais comum atualmente) multiviscosos que possuem a capacidade de se comportar de forma diferente nas variaes de temperatura.

exemplo de um motor que vai partir a frio (ligar, no quebrar...) a uma temperatura ambiente de 10, um leo 20W50 (muito comum) se comportaria como se fosse um leo de viscosidade 20 frio. e quando o motor aquecesse e estivesse a temperatura ideal e funcionamento, o leo se comportaria como um leo de viscosidade 50 aquecido.

em razo disto feita a nomeclatura de 20W50 onde o W representa abreviao de winter (inverno - ingls). e lembre-se que essa numerao define apenas a viscosidade do leo, no o tipo (sinttico ou mineral) nem os aditivos (API e JASO). portanto no tem como afirmar que um 20w50 pior que um sintetico 5w30.

Aditivos includos no leo: so produtos adicionados ao leo (tanto mineral quanto sinttico)

os adiditos especificamente no convm citar composio qumica, mas sim suas propriedades: anti-corrosivos, anti-espumantes, detergente, dispersante, melhoradores do ndice de Viscosidade, agentes de extrema presso, etc.
    aqui que muita gente tem problema pois compra um leo de viscosidade correta mas com a especificao errada, que acaba gerando borra no motor, que veremos mais adiante.

-destaque especial para os agentes de extrema presso: ocorre quando o lubrificante e o aditivo EP (Extrema Presso) reagem com o metal formando uma “capa de proteo” mais resistente na superfcie, enquanto o interior do metal deforma-se por efeito da alta temperatura. esta “capa” que evita a fuso do metal. A reao do aditivo EP com a superfcie metlica ocorre aproximadamente a 500C o que torna a expresso Extrema Presso pouco adequada, pois a reao no se processa pelo aumento da presso e sim da temperatura. Em compensao, a temperatura s atinge estes nveis em funo da presso exercida nas peas.

e a nomeclatura da quantidade e especificao destes aditivos vem de forma alfabetica com o S na frente, de forma que quanto mais longe no alfabeto, mais poderoso o leo :

SF: De 1980 a 1989;
    SG: De 1989 a 1994;
    SH: De 1994 a 1996;
    SI: De 1996 a 1998;
    SJ: De 1998 a 2000;
    SL: De 2000 aos dias atuais.
    Muitos dos leos recomendados para motores at 1996 j no esto mais a venda, sendo necessrio substituir pela categoria superior.

observe que um leo mineral 20W50 API SG JASO MA inferior ao 20W50 API SL JASO MA devido a capacidade maior de seus aditivos.
    no manual do proprietrio especificado um tipo de leo para sua moto, porm admissivel que se use um leo superior com certos cuidados na troca que no convm explicar agora.

------------------------------------
    UPDATE 25-02-2015
    aceitavel que se use um leo superior desde que ele tenha abrangncia sobre as especificaes originais do veculo referente tanto na viscosidade quanto nos aditivos API.

------------------------------------
    diferena de leo de motor de carro para leo de motor de moto: a respeito apenas da embreagem, onde os leos das motos recebem a classificao extra JASO MA ou MB (MB pior, MA melhor, MA2 melhor ainda) referente a aderncia da embreagem, pois os leos de motor de carro no entram em contato com tal pea. (pode usar? pode, mas no reclame se sua embreagem deslizar e dissolver)

a borra:
    a famigerada borra do motor a sujeira que o leo no conseguiu eliminar. ela pode vir no proprio leo (especificao baixa), no combustivel (adulterado ou mistura ruim) ou se formar dentro do motor por ocorrer perda de propriedades do leo.

evitando a borra-para evita-la necessrio sempre ter um bom leo a disposio (nunca usar especificao inferior a indicada no manual), pois este ter a capacidade de dissolver as impurezas para poder eliminar no momento da troca de leo, e executar as trocas dentro do periodo recomendado pelo fabricante, evitando risco do leo no se tornar o prprio causador da borra. lembre-se que completar o leo no faz mal ( altamente recomendado manter acima do mnimo e abaixo do mximo, nunca fora do normal), apenas no fazer as trocas corretamente ruim pois todo motor consome leo (bem pouco) sendo o consumo inclusive um indicador de funcionamento correto.

obs.: a palavra qualidade na questo industrial referente a preciso do objeto fabricado. a palavra especificao usada referente a capacidade desta mesma pea. isso quer dizer que uma pea de qualidade superior no ter uma especificao melhor que outra de qualidade inferior, apenas possuir medidas mais precisas de suas caractersticas.

FONTES:http://r19club.com/catalogos/classif...antes-parte-2/
    http://www.jacaremoto.com.br/duvidas...?duvida_id=232
    http://www.oilspecifications.org/art...MA_JASO_MB.php
    http://www.motonline.com.br/minha-vi...lubrificantes/
    http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_lubrificante
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lubrificante
    http://www.lucheti.com.br/artigos/lubrificantes.pdf

obs.2: fiz esse topico porque perguntei o preo de um leo sinttico na simiteriomotopeas e o vendedor me respondeu com a pergunta 'qual sua moto', quando disse que era biz ele disse 'isso leo pra 600!' e riu. resultado: fiquei sem saber a p*rra do preo...
    ltima edio por Vulcan; 25-02-15 s 14:26.
    Antigamente eu tinha sonhos, agora nem durmo mais.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI
    leo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localizao
    RS
    Gostei bastante, tpico de utilidade pblica!

faloowwww

Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localizao
    Jundia-So Paulo
    Existe muita lenda urbana sobre lubrificantes... mas bom topico, explicou varias coisas de um jeito simples. O basico pra andar todo dia sem dor de cabea. Se um dia pesquisar mais, vai ver que da pra usar tipos de lubrificantes diferentes na moto sem o menor prejuizo pro motor e economizando um bom cascalho no fim das contas. S mais uma informao : pessoal que tem motores mais antigos, que usam api sf, sg, sh... at mesmo os sL, continuem a usar no maximo lubrificantes que atendam a normal sl. Esses novos categorias sm e sn so bons....para motores projetados para eles. Motores antigos tem materiais e usinagem diferentes, os quais requisitam certos aditivos, que nas geraes sm e sn foram retirados devido a evoluo da manufatura e na qualidade dos materiais... alem dos controles de poluio que exigiram que certos aditivos fossem retirados para no estragar catalisadores e outros sistemas modernos nos motores. Ento...cuidado com o que se usa. Um lubrificante SN no tera a carga de aditivos que um motor que usava SF na decada de 80 precisa e pode causar desgastes indesejaveis. Isso aprendi lendo topicos gringos europeus e americanos.
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 at 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

"Voc no pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

"A vida no segue um horrio, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitrio precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Voc - Matanza

Usurio de motoneta Avatar de edynho leal
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Localizao
    Alvorada-RS
    Excelente tpico!
    Bom para reforar contra alguns que teimam em colocar leos "mais finos" que os especificados no manual das motos com a desculpa da mesma "andar mais".
    Por falar em leo,eu uso desde a primeira troca o Motul 15w50 Jaso MA2.
    mais caro,mas o benefcio se paga.
    ltima edio por edynho leal; 22-11-14 s 09:37.

Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localizao
    joao pessoa
    muito boas explicacoes...mas, recentemente troquei o oleo da minha hayabusa e pensei..agora vou botar um oleo bom demais ..daqueles que eu nunca botei..arriei o yamalube que estava nela .. troquei o filtro e coloquei motul 7100, um oleo com meio mundo de especificaoes e 75 reais o litro...a moto odiou, o cambio da moto que sempre foi macio como pluma ficou duro feito uma pedra e a primeira marcha no entrava nem com reza brava...ento...tive que tirar o oleo caro... limpar o sistema com um litro de yamalube e depois colocar yamalube...a moto voltou a ser a maravilha que sempre foi...resultado... perdi 300,00 reais com um maldito oleo que dizem ser maravilhoso..mas que pra minha moto foi uma merda.

Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localizao
    Salto/SP
    Parabns muito bom o tpico,
    kra j me falaram de tanto leo e principalmente do Yamalube todos falam muito bem, mas no troco o lubrax, de tudo que falam do Yamalube tenho os mesmos benefcios com o lubrax e bem mais barato, quem sabe tenta uma hora ele.
    ltima edio por Zanca; 24-11-14 s 07:36.
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

Usurio de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    eu percebi uma coisa ultimamente...

alguns vendedores de motul acham que so semideuses, que o leo deles ouro liquido e que tudo demais que existe em termo de leo porcaria. semana passada eu fui numa oficina que confio comprar o oleo. eu troco em casa. concidentemente, o representante da motul foi l levar uns catalogos, renovar o estoque da loja e coisas assim. entao ele veio me empurrar o motul 5100 para minha moto. dizia ele que o leo sintetico, isso e aquilo, que o periodo de troca fica mais longo com ele (????????) e que o motor vai durar mais, o cambio vai ficar macio, a embreagem vai parar de patinar (??????) se eu esquecesse o yamalube, que SL e atende a especificacao orientada pelo manual da moto. quando eu me enchi daquele discurso dele, eu perguntei qual era a especificao do oleo e ele veio me falar da especificacao europeia, uns termos que nao me interessam porque eu nao sei a equivalencia com a API. eu repeti a pergunta, mas dessa vez indagando pela especificacap API (eu nao achei na embalagem), e ele me fala que o oleo era SH!!! eu falei "mas cara, nem serve na minha moto, ela pede SL".. e o cara veio com aquele discurso bizantino de que o SH dele iria atender melhor o manual da minha moto (SL) at porque o leo ERA MUITO MAIS CARO!! olha o argumento!! tenha santa pacincia!! comprei o yamalube e o chainlube C4 porque esse eu sei que muito bom.

sim, eu sei. o motul bom, de renome.. mas o cara queria me empurrar uma reliquia SH, e eu sei que j tem 5100 por ai que SM. o preo do oleo? 59,90 o litro. nao se paga isso num oleo SH em hipotese alguma, eu nao pago. ele queria queimar estoque...

Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localizao
    curitiba - PR
    Citao Postado originalmente por nando correa Ver Post
    eu percebi uma coisa ultimamente...alguns vendedores de motul acham que so semideuses, que o leo deles ouro liquido e que tudo demais que existe em termo de leo porcaria. semana passada eu fui numa oficina que confio comprar o oleo. eu troco em casa. concidentemente, o representante da motul foi l levar uns catalogos, renovar o estoque da loja e coisas assim. entao ele veio me empurrar o motul 5100 para minha moto. dizia ele que o leo sintetico, isso e aquilo, que o periodo de troca fica mais longo com ele (????????) e que o motor vai durar mais, o cambio vai ficar macio, a embreagem vai parar de patinar (??????) se eu esquecesse o yamalube, que SL e atende a especificacao orientada pelo manual da moto. quando eu me enchi daquele discurso dele, eu perguntei qual era a especificao do oleo e ele veio me falar da especificacao europeia, uns termos que nao me interessam porque eu nao sei a equivalencia com a API. eu repeti a pergunta, mas dessa vez indagando pela especificacap API (eu nao achei na embalagem), e ele me fala que o oleo era SH!!! eu falei "mas cara, nem serve na minha moto, ela pede SL".. e o cara veio com aquele discurso bizantino de que o SH dele iria atender melhor o manual da minha moto (SL) at porque o leo ERA MUITO MAIS CARO!! olha o argumento!! tenha santa pacincia!! comprei o yamalube e o chainlube C4 porque esse eu sei que muito bom.sim, eu sei. o motul bom, de renome.. mas o cara queria me empurrar uma reliquia SH, e eu sei que j tem 5100 por ai que SM. o preo do oleo? 59,90 o litro. nao se paga isso num oleo SH em hipotese alguma, eu nao pago. ele queria queimar estoque...
    amigo, vendedores se tornam vigaristas muito fcil por causa da ganncia...
    kasinski mirage 250 EFI

Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localizao
    curitiba - PR
    Citao Postado originalmente por mdorigon Ver Post
    Existe muita lenda urbana sobre lubrificantes... mas bom topico, explicou varias coisas de um jeito simples. O basico pra andar todo dia sem dor de cabea. Se um dia pesquisar mais, vai ver que da pra usar tipos de lubrificantes diferentes na moto sem o menor prejuizo pro motor e economizando um bom cascalho no fim das contas. S mais uma informao : pessoal que tem motores mais antigos, que usam api sf, sg, sh... at mesmo os sL, continuem a usar no maximo lubrificantes que atendam a normal sl. Esses novos categorias sm e sn so bons....para motores projetados para eles. Motores antigos tem materiais e usinagem diferentes, os quais requisitam certos aditivos, que nas geraes sm e sn foram retirados devido a evoluo da manufatura e na qualidade dos materiais... alem dos controles de poluio que exigiram que certos aditivos fossem retirados para no estragar catalisadores e outros sistemas modernos nos motores. Ento...cuidado com o que se usa. Um lubrificante SN no tera a carga de aditivos que um motor que usava SF na decada de 80 precisa e pode causar desgastes indesejaveis. Isso aprendi lendo topicos gringos europeus e americanos.
    eu encontrei especificaes sobre isso na embalagem dos leos lubrificantes onde tem informaes sobre quais subcategorias so cobertas pelo contedo. vou adicionar na postagem principal.
    kasinski mirage 250 EFI

Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localizao
    Sorocaba
    Na fazer o recomendado pelo manual o yamalube, mas sempre usei o lubrax (metade do preo) que tem as mesmas especificaes e nunca tive problemas. Vendedor vai querer te empurrar o produto dele de qualquer jeito, ele ganha com isso! Mesma coisa dos mecnicos que dizem que o leo deve ser religiosamente trocado a cada 1000km com o risco do seu motor fundir, da pt, explodir a moto, o mundo acabar, etc! HAuhauahau Os caras ganham com o leo que vendem, logo, se vendido com mais frequncia, mais dinheiro no bolso deles!

Eu sempre troquei conforme diz o manual, fazer de 5 em 5mil, yes de 3 em 3mil e se pegar uma moto que diz que de 12 em 12, assim vou fazer, como o das CB 500!

Pra chegar nesse valor j foram feitos vrios testes e sempre tem a um coeficiente de kagao que considera a pior situao, ento, fazer qualquer coisa diferente disso ou joga dinheiro fora, ou ferra com a moto! kkkkkk
    Yes 125 2009 (Tieta) - 2014 a 20.. - Atual
    Fazer 250 2012 (Violeta) - 2013 a 2014 - Roubada
    Fan 125 2007 (Neguinha) - 2010 a 2013 - Vendida

Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2016
    Localizao
    Porto Alegre - RS
    Citao Postado originalmente por Negoboy Ver Post
    Na fazer o recomendado pelo manual o yamalube, mas sempre usei o lubrax (metade do preo) que tem as mesmas especificaes e nunca tive problemas. Vendedor vai querer te empurrar o produto dele de qualquer jeito, ele ganha com isso! Mesma coisa dos mecnicos que dizem que o leo deve ser religiosamente trocado a cada 1000km com o risco do seu motor fundir, da pt, explodir a moto, o mundo acabar, etc! HAuhauahau Os caras ganham com o leo que vendem, logo, se vendido com mais frequncia, mais dinheiro no bolso deles!

Eu sempre troquei conforme diz o manual, fazer de 5 em 5mil, yes de 3 em 3mil e se pegar uma moto que diz que de 12 em 12, assim vou fazer, como o das CB 500!

Pra chegar nesse valor j foram feitos vrios testes e sempre tem a um coeficiente de kagao que considera a pior situao, ento, fazer qualquer coisa diferente disso ou joga dinheiro fora, ou ferra com a moto! kkkkkk
    Bem nessas. O manual manda de 5 em 5 mil.
    A concessionria de 2.500 em 2.500
    Os mecnicos de 1000 em 1000

Hoje falei com um cara que tem uma fazer e ele troca o leo de 1000 em 1000, falei pra ele que exagero, mas no adianta, no se convenceu.
    Fazer 250 Blueflex

Usurio de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Localizao
    So Gonalo-RJ
    O ideal seria ter hormetro combinado com o hodmetro para a troca de leo,assim d pra trocar o leo usando o parmetro que pedir a troca primeiro,o tempo de funcionamento do motor ou km rodado.

Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localizao
    curitiba - PR
    Citao Postado originalmente por Isac-RJ Ver Post
    O ideal seria ter hormetro combinado com o hodmetro para a troca de leo,assim d pra trocar o leo usando o parmetro que pedir a troca primeiro,o tempo de funcionamento do motor ou km rodado.
    a que ta... ser que no iria sempre atingir kilometragem antes do hormetro? hormetro til quando o veculo no se desloca muito rapido, como terrenos sem pista (fora de estrada) ou em condies extremas no qual distncia no se considera como competio.
    kasinski mirage 250 EFI

Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localizao
    RS
    Algum sabe se tem algum problema misturar leo de classificao diferente?

Pergunto pois eu tinha comprado leo SJ para a minha moto, porm acabei usando 1 Litro e sobraram 2L, ontem quando fui trocar s encontrei SL. Na dvida no misturei, mas fiquei com os dois litros SJ sobrando em casa. Se puder misturar, uso na prxima troca, se no puder, vou usando na Biz da minha namorada.

faloooowww

Tpicos Similares

1. Classificao uso servero e uso normal motocicleta
    Por felipe250 no frum rea de debate
    Respostas: 15
    ltimo Post: 17-08-12, 10:29
  2. diferenas de comando
    Por Rogerio Diniz no frum Preparao
    Respostas: 1
    ltimo Post: 04-11-10, 20:19
  3. Diferenas MOTOR OHC
    Por alexandrev8 no frum rea de debate