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  1. #1
    Novato
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    Contran torna obrigatório sistema ABS ou CBS no freio de moto nova...

    Eles ajudam na frenagem e começam a ser exigidos em 2016.
    Inicialmente, serão para 10% desses veículos; em 2019, chegarão a 100%.


    O Conselho Nacional de Trânsito determinou, em resolução publicada nesta terça-feira (9), que motos deverão sair de fábrica com sistemas que auxiliam na frenagem. Eles serão exigidos, de forma escalonada, a partir de 2016. Primeiro, para 10% das motocicletas novas. Até 2019, chegarão a 100%.
    saiba mais


    As motos novas que têm menos de 300 cc poderão ser equipadas com freios ABS, como o dos carros, que evita o travamento das rodas(veja no vídeo acima), ou com o CBS, que distribui proporcionalmente a força de frenagem para as rodas, a fim de garantir uma desaceleração rápida e segura, independente dos sistemas serem dotados de disco ou tambor.
    Para motos com mais de 300 cc será obrigatório o ABS.
    O que é o ABS
    O Anti-lock Braking System (sistema antitravamento de freios, em português), obrigatório desde janeiro deste ano para carros novos, impede que as rodas travem na frenagem brusca. Para o especialista em motos Roberto Agresti, colunista do G1, "testes em piso seco e condição de pavimentação ideal que comparam os espaços de frenagem de uma moto dotada de ABS e outra sem – e com um piloto habilidoso ao guidão – não resultam em grande diferença; contudo, a situação muda de figura se atrás do guidão estiver alguém inexperiente e/ou nem tão hábil, e, principalmente, se o chão estiver molhado".

    O ABS permite frear forte a moto sem que a roda traseira levante. Ao acioná-lo, a alavanca do freio ou o próprio pedal podem trepidar, o que é normal.
    O que é o CBS
    CBS é sigla em inglês para "Combined Braking System" (sistema de freios combinados, em tradução livre). É mais barat e também diferente do ABS, sistema que impede o travamento das rodas em frenagens. Enquanto nos freios tradicionais existem acionadores independentes para frear a roda da frente (manete direito) e a traseira (pedal), o sistema combinado reparte a força de atuação entre os dois eixos.

    A ideia do CBS é corrigir o mau hábito dos motociclistas de usar somente o freio traseiro, quando o ideal é acionar os dois, já que a maior parte do poder de frenagem de uma motocicleta está na dianteira. Com o sistema, a moto consegue parar antes.
    O acionamento do freio combinado ocorre de maneira progressiva. É necessário pressionar o pedal com força, utilizando todo o seu curso, para entrar em ação a frenagem na roda dianteira. Com leves toques sobre o pedal, a força fica apenas na roda traseira.
    Quando começa a valer
    Veja o calendário de adoção dos sistemas, segundo a resolução 509 do Contran:
    - a partir de 1º de janeiro de 2016: 10% da produção ou importação;
    - a partir de 1º de janeiro de 2017: 30% da produção ou importação;
    - a partir de 1º de janeiro de 2018: 60% da produção ou importação;
    - a partir de 1º de janeiro de 2019: 100% da produção ou importação.

    Estão dispensados dessa exigência veículos de uso exclusivo fora de estrada (off-road), militares, artesanais e cicloelétricos com potência até 4 kW e que não ultrapassem a velocidade de 50 km/h.
    Custo da moto
    Para a associação dos fabricantes, a Abraciclo, a indústria brasileira já tem capacidade de ser adequar à exigência. "Esta novidade trará mais segurança aos usuários. A norma é similar à existente na Europa", diz o diretor-executivo José Eduardo Gonçalves. Ele afirmou que "ainda é cedo" para saber o impacto da exigência desses equipamentos no preço das motos.

    Segundo a Honda, que detém 80,4% do mercado brasileiro de motos, a diferença de valor de uma moto com e outra sem ABS é de cerca de R$ 1,5 mil. A montadora japonesa lançou uma versão da CG 150, moto mais vendida do país, com CBS. É o primeiro modelo de baixa cilindrada com o sistema e o preço da moto com esse item aumentou em R$ 180. Veja como ele funciona no vídeo abaixo.


    fonte: http://g1.globo.com/carros/noticia/2...moto-nova.html

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de dalton
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    Otimo, deveria começar hoje
    [ 2000 = Daelim Altino Vermelha ] [ 2001 = Kasinski GF 125 Azul ] [ 2002 = Daelin Altino Azul ] [ 2004 = Yamaha YBR 125 Prata ] [ 2006 = Suzuki Yes 125 Preta ] [ 2009 = Honda Twister 250 Preta ] [ 2011 = Yamaha Neo AT 115 Prata ] [ 2012 = Suzuki Intruder 125 Prata ] [ 2013 = Kasinski Mirage 150 Azul ] [ 2014 = Kasinski Comet GT 250 Amarela ] [ 2014 = Honda XLR 125 preta ] [ 2017 = Honda NX 350 Sahara Roxa ] [ 2017 = Kasinski Comet 650GT Preta ]

  3. #3
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
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    O ABS sou 100 % a favor, DESDE QUE seja possível desligá-lo.

    E o CBS, assim como o ABS sem opção de desligamento, deixa o piloto "mal acostumado", vai acostumar com o recurso e quando pegar moto sem vai se matar...

    faloowww

  4. #4
    Usuário de motoneta
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    Citação Postado originalmente por Schao.gs Ver Post
    O ABS sou 100 % a favor, DESDE QUE seja possível desligá-lo.

    E o CBS, assim como o ABS sem opção de desligamento, deixa o piloto "mal acostumado", vai acostumar com o recurso e quando pegar moto sem vai se matar...

    faloowww
    haha se fosse opcional o desligamento, a lei que obriga nao faria sentido..

    anyway.. nao existirão mais motos sem, a longo prazo..

    abraço

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de leopedrolli
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    Achei ótimo essa nova Lei, Pena que começa em 2016 e vai valer para 100% da frota somente em 2019.

    Realmente há muita diferença na moto qndo pilotamos uma com ABS e uma sem. A única coisa ruim é que senti um gasto bem maior de pastilha de freio nas motos com ABS, entretanto acho que compensa o gasto.
    " Tudo na vida é perigoso, até atravessar a Rua,o que temos que fazer é conhecer o que o mundo tem para nos mostrar.";

    To de harley - Dyna Super Glyde
    http://www.forumharley.com.br/index.php?topic=3065.0

    Ex-XRE motard
    http://www.pequenasnotaveis.net/thre...-5-Videos-pg-7

    E logo de Bros pro dia-a-dia...

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de irai
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    O ABS eu concordo ser muito importante, mas o tal CBS eu recuso terminantemente, me imagino numa moto com esse sistema e precisando segurar em uma entrada de curva no cascalho ou areia, ou mesmo no asfalto liso e molhado, a porcaria do sistema freia a roda dianteira e olha la a minha cara no chão. O piloto tem que poder escolher qual freio vai usar, pois as vezes temos que usar apenas um deles. O mesmo vale para o ABS, é um ótimo sistema, mas precisa ser possível desliga-lo, ha situações em que queremos mesmo travar a roda.
    Última edição por irai; 09-12-14 às 17:15.
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  7. #7
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
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    Citação Postado originalmente por irai Ver Post
    O ABS eu concordo ser muito importante, mas o tal CBS eu recuso terminantemente, me imagino numa moto com esse sistema e precisando segurar em uma entrada de curva no cascalho ou areia, ou mesmo no asfalto liso e molhado, a porcaria do sistema freia a roda dianteira e olha la a minha cara no chão. O piloto tem que poder escolher qual freio vai usar, pois as vezes temos que usar apenas um deles. O mesmo vale para o ABS, é um ótimo sistema, mas precisa ser possível desliga-lo, ha situações em que queremos mesmo travar a roda.
    mesma coisa de quem é acostumado com carro automático com ABS e pega câmbio manual com freio sem ABS....
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  8. #8
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    Citação Postado originalmente por irai Ver Post
    O ABS eu concordo ser muito importante, mas o tal CBS eu recuso terminantemente, me imagino numa moto com esse sistema e precisando segurar em uma entrada de curva no cascalho ou areia, ou mesmo no asfalto liso e molhado, a porcaria do sistema freia a roda dianteira e olha la a minha cara no chão. O piloto tem que poder escolher qual freio vai usar, pois as vezes temos que usar apenas um deles. O mesmo vale para o ABS, é um ótimo sistema, mas precisa ser possível desliga-lo, ha situações em que queremos mesmo travar a roda.
    mas em que situações vc travaria a roda por querer?

    acho que essa medida demorou muito pra ser adotada.
    É nós na Bros!

  9. #9
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
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    Acreditem, ate final de 2015 todas as motos vão sair de fabrica pelo menos com cbs... A Honda “obrigou” a concorrência fazer isso.

    Devia ser eliminado o tambor a partir de hoje a 00:00
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

  10. #10
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
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    Quem fala mal do cbs já andou alguns bons km em uma e se livrou de uma situação de perigo ou enfiou a cara no chão por causa do freio?

    Eh por causa de ideias como essa que ainda temos carburador, tambor, partida a pedal, bateria com água, painel sem conta giros e etc.

    Cara, se esse sistema eh amplamente aceito na Europa, então certamente eh um sistema eficaz.

    Se algum piloto de uma moto com cbs for esmagado por um caminhão e a culpa for exclusivamente do CBS, A montadora vai tomar um processo milionário na cara.

    Pensem rapazes, pensem.
    ​​


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  11. #11
    Piloto de moto Avatar de cabra de brasilia
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    Importante é saber para não passar a notícia errado para a frente:

    ABS será obrigatório para motos acima de 300cc

    CBS será obrigatório para motos inferiores a 300cc

    A combinação dos dois é facultativa.......

  12. #12
    Motociclista experiente Avatar de Diey
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    Tambor em moto 0 km já é uma coisa sem sentido.
    Esperamos que com a nova resolução o sistema seja abolido de vez.

    Outra coisa: CBS é idiotice. É muito melhor ensinar quem não sabe frear uma moto do que enfiar garganta abaixo o CBS nas pessoas que sabem.
    Em vez de dar Educação e Formação, cobram a obrigatoriedade de um sistema paliativo. Esse é o Brasil.

    Agora, pro ABS eu tiro meu chapéu. Apenas preparem os bolsos.

    UP: Recomendo a leitura do blog do Tite. Conhecimento massivo de um cara foda que nasceu em cima de uma moto.
    Já que estamos falando de legislação e frenagem, leiam:
    http://motite.blogs.sapo.pt/se-liga-nessa-parada-114103
    http://motite.blogs.sapo.pt/a-arte-d...arte-ii-115438
    Última edição por Diey; 09-12-14 às 20:05.
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  13. #13
    Motociclista experiente Avatar de irai
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    Citação Postado originalmente por Defeacer Ver Post
    Quem fala mal do cbs já andou alguns bons km em uma e se livrou de uma situação de perigo ou enfiou a cara no chão por causa do freio?

    Eh por causa de ideias como essa que ainda temos carburador, tambor, partida a pedal, bateria com água, painel sem conta giros e etc.

    Cara, se esse sistema eh amplamente aceito na Europa, então certamente eh um sistema eficaz.

    Se algum piloto de uma moto com cbs for esmagado por um caminhão e a culpa for exclusivamente do CBS, A montadora vai tomar um processo milionário na cara.

    Pensem rapazes, pensem.
    O CBS, pelo que eu entendi, freia a roda dianteira quando se aciona o freio traseiro, e eu acho isso muito estranho, pois realmente as vezes se quer freiar apenas o traseiro. Eu compreenderia e aceitaria na boa se a ideia fosse acionar o freio traseiro quando se puxa o manete do dianteiro, aí sim faz sentido, pois isso normalmente ajuda a estabilizar a moto, e é raríssimo se precisar frear apenas o dianteiro.

    Quanto ao ABS, eu louvo esse sistema, é um baita ganho em segurança, mas penso que a legislação deva permitir que o sistema seja desligado, e o principal motivo é que não rodamos apenas em asfalto, existem motos de uso misto, e pessoas que realmente usam a moto na terra. Sabemos que nesse tipo de uso frequentemente é preciso travar a roda traseira para auxiliar nas tomadas de curva, ou então a moto passa reto, por conta disso muita gente bola macetes para enganar o ABS em motos aventureiras nas quais esse sistema não pode ser desativado, como fazer ela rodar elevada no cavalete e então frear o dianteiro para fazer o ABS "dar pau" e se desligar.
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  14. #14
    Motociclista Avatar de DaniloSS7
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    Ainda vai existir freio dianteiro a tambor? isso que não da pra entender...Atraso total.


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    "2 Tempos. Quem tem, Tem! E quem não tem fica só olhando, porque a minha eu não vendo!! "

  15. #15
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
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    CBS é frescura, bobagem, não tem utilidade nenhuma, como o Diey falou: "É muito melhor ensinar quem não sabe frear uma moto do que enfiar garganta abaixo o CBS nas pessoas que sabem."

    ABS é segurança, inegável, agora eu posso muito bem querer comprar minha moto e ir andar em um autódromo e querer desligá-lo! Ou ainda desligar em estrada de chão, sei lá, li uma vez que o ABS não oferecia benefício em 100 % das situações, em algum momento posso querer desligar ele e se não der...

    O que eles deveriam fazer é obrigar freio a disco nas duas rodas e injeção eletrônica, isso sim eu seria 100 % de acordo, sem ressalva alguma!

    faloowwww

 

 

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