Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 15 de 15
  1. #1
    Iniciante Avatar de Bradock
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Localização
    Arujá - SP
    Posts
    88

    Temperatura muito alta - CB 500 2002

    E ai Pessoal!

    Eu peguei uma CB 500 2002 e percebi que a ventoinha só aciona quando o marcador de temperatura está no H vermelho Como a ventoinha estava acionando e o painel não era original (a máquina do contagiros e temp era da DIX) eu coloquei o painel original e continuou o mesmo problema.
    Eu estou bem preocupado com isso, minhas suspeitas são:

    - Cebolinha do radiador
    - Valvula termostatica que manda a informação para o painel (?)
    - Bomba d'agua (tomara que não seja isso!)

    Alguém conhece CB500 a ponto de me dar uma ajuda?

    Valeu!!

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de maverickint
    Data de Ingresso
    Apr 2014
    Localização
    Natal-RN/ Fernando de Noronha-PE
    Idade
    40
    Posts
    141
    Pelo que já ouvi falar pode ser entupimento no sistema( tubos, radiador etc.)
    Mas terá de verificar as outras opções vc já relatou, pouco provável ser cabotina e válvula pois aciona a ventoinha.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    FAN ES (Preta) 125 2012 - EX

    Twister (Vermelha) 2007 - EX

    Shadow 600 (Amarela) 99/00 - EX


    Tornado (Preta) 2005 - Atual

    CB500 (Preta) 2003 - Atual


    Vivendo e Aprendendo esse é o lema da vida...

    ""Ando devagar pois tenho certeza que chegarei, se andasse rápido poderia não chegar""

  3. #3
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    cara... não manjo nada de especificação de acionamento da CB, mas de forma genérica acho que está tudo normal, pois a ventoinha deve evitar o super aquecimento e a mota se refrigera andando por ser uma moto de rua...

    se ela fosse de trilha, aí sim eu diria que ta quente demais...

    outra coisa, verifique os aditivos do radiador que evitam da água ferver na temperatura padrão. motor refrigerado a água trabalha "quente" mesmo, entre 90~110º ta de boas.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  4. #4
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    SP-Interior
    Idade
    40
    Posts
    816
    Que confusão! Me permitem entrar na conversa?

    Mais ou menos os sistemas de refrigeracao a liquido:

    Tem um ou dois sensores de temperaturas, geralmente resistivos, que mandam dados para a injeção e painel, normalmente estao localizados no cabeçote ou proximo a saida de agua do motor, ficam ali para detectar a temperatura correta mesmo que nao haja agua no sistema;

    O cebolao, ou nome tecnico eletrointerruptor, se localiza na saida do radiador para receber a agua que sai por ele após a refrigeração. Caso o fluxo de ar natural que passa pelo radiador não refrigere o liquido o suficiente, ele fecha o contato e aciona o eletro-ventilador.

    A valvula termostatica normalmente fica na entrada da bomba de agua, ela fica fechada enquanto o sistema esta frio e so permite passar agua a partir de determinada temperatura. Muitos mexanicos retiram ela sem saber que fazer isso faz o motor trabalhar com temperatura irregular, alto consumo e alto desgaste.

    Oque pode acontecer, derrepente é seu caso, é que pelo uso de agua de torneira ( radiador deve usar aditivo + agua desmineralizada ) a valvula termostatica trava ou não consegue abrir completamente. Pode ser seu caso, veja se o radiador não está meio frio com o motor fervendo, isso geralmente é sinal de problemas na termostatica. Outra coisa que denuncia problemas na termostática é o motor demorar para aquecer ou esfriar em longos trechos de descida, nesse caso a termostatica travou aberta.

    Quando a termostatica trava fechada, a circulação fica prejudicada, o motor quase ferve mas o calor nao chega no cebolao assim a ventoinha nao liga.
    Última edição por 2weels; 15-06-15 às 19:30.

  5. #5
    Iniciante Avatar de Bradock
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Localização
    Arujá - SP
    Posts
    88
    Pessoal obrigado pela ajuda!

    Eu encontrei a cebolinha do radiador e o sensor de temperatura que vai perto da tampa do onde coloco o fluido, as peças não são caras (eu achei paralelas no ML) mas achei melhor procurar um profissional.
    Eu acabei deixando a moto na oficina de um cara aqui na cidade que é bem conhecido por trabalhar bem e cobrar caro. Eu conversei com ele hoje e ele disse que pode ser muita coisa... Vou esperar e rezar para não ser nada grave $$$ para a moto e para meu bolso!

    *Depois eu posto a solução aqui

  6. #6
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    Oia..eu tive uma cb500 ano 2001 vermelha...tive problemas de aquecimento nela...o mais comum e a cebola do radiador ruim..
    Depois, tem a tampa com a válvula que libera o fluxo de água..
    Já a bomba dágua e radiador entupido são as últimas coisas a serem verificadas....se puder, também coloque os produtos de arrefecimento da Motul que são o motocool e o mocool..eles são muito mais eficientes que os líquidos normais...isso depois de limpar o sistema e claro!
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  7. #7
    Iniciante Avatar de Bradock
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Localização
    Arujá - SP
    Posts
    88
    E ai Emerson!

    "O mais comum e a cebola do radiador ruim..
    Depois, tem a tampa com a válvula que libera o fluxo de água.."

    Que tampa é essa? aquela embaixo do tanque tipo uma tampa de radiador?

  8. #8
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    *ainda tentando entender o problema*

    então, o painel da cb é esse aqui??:


    se for ele, a ventoinha liga quando encosta no começo da faixa vermelha ou só no final?
    a água do radiador chega a ferver dentro da faixa preta/branca? ou só na parte vermelha?

    ainda acho que não tem nada de errado no sistema... talves a válvula termostática (valvula termomecânica de desvio do fluxo)...
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    Primeiro já ta errado porque na escala de temperatura a ventuinha tem de ser acionada com o ponteiro só um pouquinho acima do meio da escala...o funcionamento normal e ficar no meio. Não lembro bem se na cb500 era exatamente assim..mas creio que sim...na tampa do radiador tem um dispositivo que libera a passagem de água de acordo com a pressão... Pressão que aumenta junto com a temperatura... Se isso tiver ruim..tipo mais duro que o normal pode atrapalhar...mas se a ventuinha só liga com o ponteiro quase no vermelho...e quase certeza que a cebola não ta boa. Antes de qualquer coisa, troque a cebola!
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  10. #10
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por emerson merighi Ver Post
    Primeiro já ta errado porque na escala de temperatura a ventuinha tem de ser acionada com o ponteiro só um pouquinho acima do meio da escala...o funcionamento normal e ficar no meio. Não lembro bem se na cb500 era exatamente assim..mas creio que sim...na tampa do radiador tem um dispositivo que libera a passagem de água de acordo com a pressão... Pressão que aumenta junto com a temperatura... Se isso tiver ruim..tipo mais duro que o normal pode atrapalhar...mas se a ventuinha só liga com o ponteiro quase no vermelho...e quase certeza que a cebola não ta boa. Antes de qualquer coisa, troque a cebola!
    ah!! aquelas tampas que não retêm pressão de antigamente? hmm.. saquei
    atualmente a refrigeração trabalha pressurizada pra evitar da água ferver ao atingir pouco mais de 100º :O
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  11. #11
    Iniciante Avatar de Bradock
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Localização
    Arujá - SP
    Posts
    88
    E ai Vulcan!

    A ventoinha aciona quando chega no vermelho e o correto para essa moto é na metade. Eu acho que tem problema sim, eu deixo ela parada por 10 minutos em marcha lenta e ela está no vermelho, liga a ventoinha por 1 minuto e desliga denovo.

    - - - Updated - - -

    Valeu Emerson,

    Achei no ML http://produto.mercadolivre.com.br/M...cbr1100-vt-_JM

    E achei tambem esse outro sensor

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...7750pc1004-_JM

    Vou comprar a cebolinha mas também desconfio da tampa do radiador e do sensor qu vai perto dessa tampa o0.

    Obrigado a todos pela ajuda!

  12. #12
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por Bradock Ver Post
    E ai Vulcan!

    A ventoinha aciona quando chega no vermelho e o correto para essa moto é na metade. Eu acho que tem problema sim, eu deixo ela parada por 10 minutos em marcha lenta e ela está no vermelho, liga a ventoinha por 1 minuto e desliga denovo.

    - - - Updated - - -

    Valeu Emerson,

    Achei no ML http://produto.mercadolivre.com.br/M...cbr1100-vt-_JM

    E achei tambem esse outro sensor

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...7750pc1004-_JM

    Vou comprar a cebolinha mas também desconfio da tampa do radiador e do sensor qu vai perto dessa tampa o0.

    Obrigado a todos pela ajuda!
    pelo jeito a cebolinha vai pra vala, mas verifica antes se ela tem a válvula termostática, pois pode ser que o radiador esteja frio e a cebolinha OK acionando tarde por causa do desvio da válvula que pode estar ruim.

    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  13. #13
    Iniciante Avatar de Bradock
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Localização
    Arujá - SP
    Posts
    88
    E ai Pessoal!

    O mecânico me disse que era um problema no painel pois ele mediu as temperaturas em alguns pontos da moto e está tudo normal. Eu levei o painel na região da Gen Osório para um cara especializado em paineis e ele me cobrou R$ 230,00 mangos para fazer o conserto do painel com a troca da máquina.
    Foi feita a troca do liquido de arrefecimento por um da motul, motocool eu acho e agora a ventoinha aciona um pouquinho antes da metade da escala de temperatura .

    Agora é pegar a estrada e testar, obrigado a todos pela ajuda!

  14. #14
    Motociclista Avatar de betocampana
    Data de Ingresso
    May 2015
    Localização
    Assis - SP
    Posts
    571
    Obrigado por voltar e relatar o problema, vai servir pra outros donos de CB também

  15. #15
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    ôh vlw pelo relato mano! tiramos a dúvida! painel que marca errado é problemão.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

 

 

Tópicos Similares

  1. Tinta de alta temperatura
    Por beraldo no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 11
    Último Post: 26-09-12, 09:36
  2. Twister muito alta.
    Por Faet no fórum Área de debate
    Respostas: 52
    Último Post: 05-08-11, 14:11
  3. Spray alta temperatura para aros da moto
    Por gilvano no fórum Área de debate
    Respostas: 23
    Último Post: 20-05-08, 16:30
  4. existe spray preto brilhante de alta temperatura?
    Por barbeirorp no fórum Área de debate
    Respostas: 17
    Último Post: 20-06-06, 08:16

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •