Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 18
  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2014
    Posts
    140

    Usar o corredor só quando o trânsito estiver realmente parado

    Amigos tem uma pergunta, usar moto no corredor só quando o trânsito estiver realmente parado e valido. Ou qualquer outro caso, é melhor usar espaço que fica os carros. Já na estrada o motorista pode não ficar tão atento às motocicletas no corredor, andar no corredor a 60 Km/h seria arriscado, caso algum carro mude de faixa, se não der para desviar, o que fazer nestas horas carros e caminhões ônibus tocando firme seria, mas um risco no corredor, ou então se é para andar a 60 Km/h, é mais seguro andar atrás mesmo dos carros, sem se arriscar tanto como pode isso...

  2. #2
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    rapaz, por lei não seria permitido e maneira alguma mas pela praticidade e conveniência geral usa corredor de qualquer forma.

    com os carros totalmente parados é obvio que seria o menos perigoso, apesar do risco de perder equilíbrio ou de algum mané abrir a porta do nada na sua frente.

    com os carros em movimento entra no jogo a dinâmica dos eventos... é muito importante ver e ser visto, entender pra onde cada um vai e decifrar a falta de sinalização ou sinalização errada.

    eu não indico corredor porém se for necessário, com os carros parados é o momento mais seguro. qualquer atividade de transito busque assumir a posição de um carro conforme a legislação.

    sempre tenha em vista so olhos do motorista a sua frente para ter certezade poder ser visto.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  3. #3
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    A praticidade e rapidez da moto vem praticamente do uso do corredor.
    Usar corredor vai do bom senso.
    Andar no corredor quando os carros estão a 90 km/h é insanidade. Ao mesmo tempo em que com os carros a 10 km/h ninguém vai ter paciência de andar atrás deles...
    Faça como o colega disse. SEJA VISTO e bom corredor.
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  4. #4
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2014
    Posts
    140
    Na autoescola nos manuais de transito não pode andar no corredor, eu só ando quando esta parado, mesmo assim bem devagar no sinal de transito e só...

  5. #5
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    42
    Posts
    58
    eu só uso em congestionamentos nas rodovias, como no trecho de Cotia da Raposo. Aqui em Sorocaba os congestionamentos não são muito longos, portanto não uso o corredor em trecho urbano.
    Amazonas Ame 250
    Daewoo Nubira CDX 2.0
    Professor CEETEPS

  6. #6
    Motociclista Avatar de Ricardo Cazati
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Localização
    Birigui
    Idade
    33
    Posts
    820
    eu uso muito corredor, mesmo quando não tem eu ainda acho um espaço para passar,
    isso quando o trânsito está parado e é claro que eu vejo o retrovisor de todos os carros para ver se me viram,
    e também fico ligado se dá ou não dá pros carros fazerem conversão, se der eu espero um pouco para ver o que vai fazer
    e/ou dou uma buzinada pra me verem e então passo numa boa...

    uma coisa que me dá muita raiva é estar andando no corredor dai tem um motociclista na minha frente que não passa
    e também não sai da frente, o espaço que tem passa duas motos atravessadas mas o cara fica no meio esperando o transito andar,
    dá vontade de fazer igual no Road Rash ! HUATDHADUHDAUHDAUH

    A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal !


    2002 Honda CBX 250 Twister Vermelha - Finalmente 250cc.
    1997 Honda CG 125 Titan Azul - Minha guerreira eterna.
    2014 Traxx Sky 125 Prata - Emprestada da minha mãe por uns meses.

  7. #7
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Petrópolis RJ
    Idade
    34
    Posts
    608
    Kkkkkkk, sempre rindo com vc CAZATI, essa foi fo........

    Enviado do meu LG-E467f

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de tuliofone
    Data de Ingresso
    Sep 2015
    Idade
    44
    Posts
    147
    Citação Postado originalmente por Vulcan Ver Post
    rapaz, por lei não seria permitido e maneira alguma mas pela praticidade e conveniência geral usa corredor de qualquer forma.
    Cara, pela lei é permitido andar no corredor, embora nem todos os guardas de trânsito saibam e multem assim mesmo. Estava previsto no CTB a proibição, mas o Fernando Henrique vetou, alegando que diminuiria a agilidade da moto, então em caso de multa dá pra recorrer facinho.

    Agora, eu, particularmente, sou daqueles que anda no corredor somente com transito lento ou parado e, na primeira oportunidade que o trânsito começa a andar já entro pra uma das faixas. No final das contas, não está dando nem diferença de tempo quanto à cortar pelo corredor, e é bem mais tranquilo...
    Aprendendo a ser mecânico... Cansei de mexânico!
    CBX 250 Twister - 2001 (desde 0km)

  9. #9
    Super Moderador Avatar de casali
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Caxias do Sul - RS
    Idade
    48
    Posts
    4.202
    Não é proibido andar no corredor, mas é proibido andar em distância inferior a 1,5m entre veículos, logo o corredor é proibido,
    Foi vetada a proibição, mas a distância não permite
    Nada é mais forte que o coração e companheirismo de um motociclista.
    Porque ele é forjado no calor do asfalto, no frio do vento, na água da chuva e na saudade dos irmãos que perdemos.

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de tuliofone
    Data de Ingresso
    Sep 2015
    Idade
    44
    Posts
    147
    Citação Postado originalmente por casali Ver Post
    Não é proibido andar no corredor, mas é proibido andar em distância inferior a 1,5m entre veículos, logo o corredor é proibido,
    Foi vetada a proibição, mas a distância não permite
    A proibição de 1,5 não é entre veículos, é apenas entre veículo e bicicleta. Não há previsão legal da distância de 1,5m entre carros ou carros e motos (o que, se existisse, tornaria inviável muitas ruas e avenidas).

    No caso das motos aplica-se o artigo 29, inciso II: "o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas." A multa tá prevista no 192. Contudo, o CTB não define qual a distância de segurança lateral, por isso algumas PMs do país utilizam o 1,5m (que não tem previsão legal).

    Por isso que eu entendo que se aplica o Art. 56, em razão de seu veto que, se não é lei, é a interpretação autoral do dispositivo e da lei, o que deve ser considerado no seu entendimento (se não há lei que proíba, é permitido. E nesse caso o legislador foi expresso em impedir a existência da lei proibitiva e afirmar a legalidade do corredor):

    Segue abaixo o art. 56 vetado e a mensagem das razões de veto:

    Art. 56. É proibida ao condutor de motocicletas, motonetas e ciclomotores a passagem entre veículos de filas adjacentes ou entre a calçada e veículos de fila adjacente a ela.
    Art. 56 - Razões do veto: "Ao proibir o condutor de motocicletas e motonetas a passagem entre veículos de filas adjacentes, o dispositivo restringe sobremaneira a utilização desse tipo de veículo que, em todo o mundo, é largamente utilizado como forma de garantir maior agilidade de deslocamento. Ademais, a segurança dos motoristas está, em maior escala, relacionada aos quesitos da velocidade, de prudência e de utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios, os quais encontram no Código limitações e padrões rígidos para todos os tipos de veículos motorizados. Importante também ressaltar que, pelo disposto no art. 57 do Código, a restrição fica mantida para os ciclomotores, uma vez que, em função de suas limitações de velocidade e de estrutura, poderiam estar expostos a maior risco de acidente nessas situações." (Fernando Henrique Cardoso, presidente)

    Continuo no entendimento que andar no corredor é legal e a argumentação acima dá pra fazer um bom recurso contra eventuais multas.

    - - - Updated - - -

    Complementando a informação: a jurisprudência de SP e SC entende que é proibido pelo art. 29 (com o agravante que em SC tem decisão que cita o 57, que é esta vedação à ciclomotores, e aplica nas motos )... a do DF entende que é permitido andar no corredor pelo veto ao 56 (posição que eu entendo)! Então só quando o STJ definir que teremos uma posição unitária da questão.
    Última edição por tuliofone; 28-12-15 às 13:43.
    Aprendendo a ser mecânico... Cansei de mexânico!
    CBX 250 Twister - 2001 (desde 0km)

  11. #11
    Motociclista Avatar de Bruno Rafael
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Itapira - São Paulo
    Posts
    1.828
    Pior doq andar no corredor é o pessoal que anda atrás de carro, como me deixa puto isso, o cara compra uma moto pra andar como um carro, sempre que possivel eu ando quase em cima da faixa que divide a rua, assim os motoristas me veem e caso dê alguma bostinha eu posso sair fora facil

  12. #12
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Porto Alegre
    Posts
    877
    Andar como se fosse um carro depende do trânsito da região onde a pessoa mora. Por exemplo, a maneira que os motoboys andam nos corredores em São Paulo aqui no Sul seria estabaco em pouco tempo. Aqui o pessoal não está acostumado com motos em alta velocidade no corredor, é muito comum aqui o pessoal começar a trocar de faixa e depois sinalizar. E ninguém tem medo de buzina de motoboy aqui, se os caras quiserem trocar de faixa com seus carros, eles vão trocar e pronto.
    E aqui em Porto Alegre se eu andar o tempo todo quase na faixa que divide a rua, imagino que no máximo em dois meses estarei "passeando" de SAMU. O trânsito aqui é arriscado para isso e a pavimentação nessa condição em geral é ruim e com sujeira acumulada.
    Então, cada trânsito tem suas características, em uma região pode ser ingenuidade andar de moto como se estivesse em um carro, em outra região pode ser questão de sobrevivência.

  13. #13
    Iniciante Avatar de DBLS150
    Data de Ingresso
    Oct 2015
    Localização
    Brasilia - Df
    Posts
    97
    Aqui em Brasilia no meu trajeto a maior parte do tempo da pra andar como um carro, mesmo correndo, agora a visão que tenho do corredor é, se esta tudo parado e eu estou a 40km/h no corredor eu estou no lucro, e se vier alguém com mais pressa, eu dou passagem. Odeio pessoas que amarram o transito e não quero ser uma dessas.
    "Eu vivo minha vida 1 segundo de cada vez, naquele momento, nada mais importa!"

  14. #14
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Eu sempre procuro sair com tempo, pra não precisar ter pressa, então o corredor eu faço na manha, sem forçar passagem e sem correria. Mas tem o outro lado da moeda, se por acaso eu sair com pressa, o meu limite é o quanto a moto anda, não consigo andar a 60, sabendo que da pra andar a 120 quando estou atrasado, eheh...
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  15. #15
    Motociclista experiente Avatar de Schao.gs
    Data de Ingresso
    Nov 2010
    Localização
    RS
    Idade
    33
    Posts
    2.146
    Moto por si só já é algo perigoso, não gostamos que falem isso, mas é fato!

    Usando ela, e ainda por cima em um corredor, o risco aumenta consideravelmente. Mas ao mesmo tempo, usar uma moto "ocupando o lugar de um carro" é inviável. Então o que nos resta é redobrar os cuidados quando estamos nos corredores, pois infelizmente a maioria dos motoristas de carros não sabem o que é seta ou retrovisor!

    Agora uma observação em relação ao título do tópico, usar o corredor com o trânsito parado também é arriscado, ou até mais arriscado, dependendo da situação. A primeira vez que fui a Torres, peguei trânsito parado/lento desde a ponte do Guaíba até Osório, e o que me chamou muita atenção é a quantidade de motoristas que descem dos carros, logo, abrem as portas e não estão nem aí pra quem vem no corredor!

    falooowww

 

 

Tópicos Similares

  1. Respostas: 7
    Último Post: 11-01-12, 21:56
  2. Hj mais uma vez não fui parado em Blitz
    Por dfazer no fórum Área de debate
    Respostas: 39
    Último Post: 02-07-09, 01:25
  3. Respostas: 81
    Último Post: 21-01-08, 14:57
  4. Fui Parado na Blitz :(
    Por f3rn4nd0 no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 26
    Último Post: 18-03-07, 09:10
  5. Fui parado por um plástico!
    Por AMBN no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 11-01-07, 10:24

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •