Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 77
  1. #1
    Motociclista Avatar de msguinha
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    RS
    Idade
    34
    Posts
    1.272

    A saga do oléo do motor

    Buenas pessoal. Apesar do título do tópico esse não é um artigo sobre a evolução do nosso sangue de motoca. É mais uma indignação e um alerta pro nosso bolso e principalmente pro meio ambiente.

    Antes de começar:
    1º: Alerta pro bolso: você gosta gastar dinheiro em vão, não leia esse tópico; Não gosta de dinheiro? Eu te mando minha conta vc deposita, to precisando.
    2º Não liga que os recursos naturais que fazem a sua motoca funcionar se extinguam, além claro de todos as consequências disso que possivelmente fará você viver como o RayLander (sem a moto maneira) em alguns anos? Não leia esse tópico.

    Zueira a parte vamos começar.
    Já sou andador de moto a 8 anos, um um intervalo no último ano, recentemente comprei minha 5ª motoca, uma XTZ125 XDB(xou de bola).

    O que me levou a escrever essa bagaça?
    Como eu disse tenho moto a 8 anos, fiquei 2 anos parado e comprei minha Xtz a 1 mês. Mês passado fui trocar o óleo dela, e como andei de carro nesses 2 anos, e manutenção de carro é caro pacas, decidi que ia manter a motinho com uma manutenção bacana, afinal comparado com o carro é ridiculo de tão barato.
    Passei na Yama aqui da cidade pra trocar o óleo, estou usando o Yamalube. Eu já tinha pesquisado e formado minha opinião sobre a troca então puxei assunto como "Super Mecânico da Yama Autorizada LTDA". Brincs aparte, o cara só faz o trabalho dele e deve estar desinformado tmbm.
    Falei sobre a troca de 3mil, como diz no manual mencionei.
    Ele me respondeu: "Cara eu tenho uma Factor, eu troco de 1mil em 1mil pra segurança". Me caiu o butia dos bolso. Afinal eu estava em uma autorizada, não em um mexanico pé de chinelo, e os caras me largam uma dessas.
    Semana passada eu passei lá pra comprar mais um litro pra ter em casa e ir completando, outro mecanico me atendeu e me perguntou:
    "Cara, você não quer trocar já?"
    Eu disse: "Não, não tá na hora, recém passou dos mil kms"
    Ele: "Bah, então já ta na hora de trocar"
    Eu: "Não, eu troco seguindo o manual"
    (silêncio)
    Ele: "Pois é, mas sabe vale a pena trocar, pq você vai gastar completando, ai vale mais a pena".

    Moral da história: Eu quase pedi perdão por seguir o manual da moto, e no final completei o óleo, não fez nem cosquinha no litro, usei menos de 200ml acredito, ou seja, vale muito mais a pena completar.
    Mais uma vez, acredito que o pessoal da Yama daqui não é maldoso, só falta a informação e não vou deixar de fazer serviços lá, por que o atendimento é TOP, o 2º mecânico nem tinha obrigação de me ajudar a completar o óleo e mesmo assim foi lá.

    Desde quando comprei minha primeira Titan, sempre ouvi e fiz muitos dos mitos sem noção que falam por ai: (botar vela e cabos "ultra milagrosos", andar sem filtro achando que ia ter uma kawasaki 750, ter medo do Militec, etc, etc, etc).

    Mas a pior coisa que fiz foi seguir esse mito: Trocar o óleo religiosamente de 1000 em 1000 km.
    Cara esse é o pior mito de todos! Como eu já disse, pior pra carteira mas muito pior pro meio ambiente.

    Vamos aos fatos:
    A origem do mito:
    1: Falta de Informação: Em uma pesquisa rápida e principalmente em conversas com mecânicos sérios, fiquei sabendo que antigamente, anos 70 ou 80 acho, realmente era assim, os óleos e motores não tinham tanta tecnologia como hoje, e os fabricantes realmente orientava a troca de 1k a 1k.
    2: Preguiça do BR ler o manual: Os anos passaram e a tecnologia evoluiu os óleos, hoje a troca é feita de 3mil (Xtz por exemplo) ou até em 4mil (Titans/Fans pelo que ouvi), porém quando a moto sai com motor zero, o manual do fabricante orienta primeira troca com 1mil, mas somente a primeira.
    3: Picaretagem: Agora imagine você ter um produto que vende como água e de repente ele melhora a ponto da necessidade dele cair 3x ou 4x menos. Isso significa 3x ou 4x menos grana no bolso de quem vende. Você acha que vão te contar que você não precisa dar 4x mais dinheiro pra eles?
    4: Preguiça do BR de completar/conferir o óleo: O óleo vai baixar, é natural, os mexanicos usam isso como desculpa: "já que vai baixar é melhor trocar logo".

    Conseqüências: Obvias.
    Depois que eu decidi seguir o manual, minha troca ficou assim: Troco em 3mil, e sempre tenho um litro extra em casa, já que é natural que o óleo baixe, então a conta fica assim: 1,3 litros a cada 3mil mk em média.

    Em uma escala maior: A cada 9 mil km eu gasto 4 litros de oléo em média com 3 trocas. De 1k em 1k, você pode gastar até 10 litros, se resolver completar alguma vez nas suas 10 trocas. São 6 litros a menos, se seu óleo custa 20 reais, são 120 reais a menos.
    Fora que se sua moto tiver filtro, são 5 trocas de filtro ao invés de 1 ou 2. Mais uns 30 ou 50 reais ai.
    Fora que são 6 litros a menos na natureza, multiplicando pelo número de motoqueiros no Brasil que quase beira o infinito, já fui o estrago.

    Desculpas:
    Ai você me diz: "É que óleo é barato, a diferença é pouquissima, caro é gasolina, vale mais a pena pra segurança do motor". Senta lá, Claudia.

    Barato: Sim óleo é barato, por isso eu não me micho em comprar uma marca boa, tenho usado o Yamalube, mas sei que existem outros sem a "YamaGrife" que são um pouco mais baratos, mas não parei pra pesquisar.
    Segurança: Está no manual, pare com essa paranoia e teoria da conspiração de que as montadoras são monstros "captalistas" querendo arrancar seu dinheiro. Elas podem até ser, mas mesmo assim existem leis do meio ambiente e as montadoras não podem extrapolar e dizer que você precisa de um navio petrolífero para manter sua moto em dia. Além disso essa km que é informada no manual já tem sua margem de segurança embutida, o motor aguenta um pouquinho mais do que aquilo, mas não tem sentido nenhum passar dessa margem também.
    Xtz é vida

  2. #2
    Piloto de moto Avatar de cabra de brasilia
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília-DF
    Idade
    43
    Posts
    4.487
    Já fiz N introspecções científicas e no final das contas descobri que quem está certo é o manual......

    - Usar o combustível que manual recomenda e trocar com o óleo e período especificado

  3. #3
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    44
    Posts
    3.485
    Tb sou de seguir o manual. Mas tem que interpretar ele corretamente. Tem muita pegadinha no manual na hora de explicar como medir o nivel. Ai o usuario mede errado, o oleo vai embora e motor pro saco. Esses dias olhando direito e trocando o oleo da minha gsr150 i, vi que os 1,1 litros recomendados ficam longe do nivel maximo e perto do minimo na troca de oleo. Seguindo o procedimento do manual completei mais 200 ml e foram 1,3 litros para ficar no nivel maximo. Mas ai o cara segue o manuel que fala que 1,1 litros e acha que não pode por mais que isso... roda com oleo no minimo e vai desgastando o motor e sabemos o resto da historia. É para colocar o oleo, dar partida, deixar ligado por dois a tres minutos, desligar, esperar mais dois ou tre minutos e conferir o nivel, se não tiver no nivel completar, no meu caso fiz isso e ficou no minimo, ai completei até ficar no maximo e boa. Confiro todo dia desde a troca dando a partida por dois minutos, deligar, esperar dois minutos e agora sim ta no maximo sempre, certinho. Em fim eu to até sendo mais radical agora com a kilometragem de troca. Comprei o lubricheck e a ultima troca com o elf 20w50 api sl mineral que usei rodei 4000 km. Testei e o oleo ainda estava dentro da escala de uso do aparelho. Vou rodar 5000 km nessa perna e ver no que da. Claro conferindo o nivel e completando sempre neste periodo.
    Só pra constar procurem no google informações sobre as kansas e speeds da dafra e veram que as motos vieram com um erro na qtde de oleo especificada o que andou matando muito motor. E não é só elas não que tem problemas. Dona honda e suzuki (eu comprovei na minha gsr) tb tem um manual que explica nebulosamente, se o cara não interpretar direito fode com a vida do motor.

    Agora sabendo disso, eu sei pq tanta neura dos mecanicos, oficinas e afins em trocar de mil em mil... eles sabem que ta errado a qtde de oleo que colocam, mas com mil km o nivel não abaixa tanto e demora pro motor dar pau. E eles ganham em oleo e mais pra frente em manutenção corretiva drastica.
    Última edição por mdorigon; 20-01-16 às 10:23.
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

  4. #4
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Aqui na minha cidade se vc falar que troca o oleo com mais de 1 mil km, ou que não é oleo de motor ou graxa branca que passa na corrente, e pior a relação durar mais de 10~12 mil km, o povo te mata!
    É uma tal das verdades dos super-mecânicos com 20~30 anos de oficina aberta que é complicado.

    Como o tempo e o vento...

  5. #5
    Motociclista Avatar de msguinha
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    RS
    Idade
    34
    Posts
    1.272
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    Aqui na minha cidade se vc falar que troca o oleo com mais de 1 mil km, ou que não é oleo de motor ou graxa branca que passa na corrente, e pior a relação durar mais de 10~12 mil km, o povo te mata!
    É uma tal das verdades dos super-mecânicos com 20~30 anos de oficina aberta que é complicado.
    Comecei a usar óleo de motor na minha corrente, com um pincel de tinta. Não sei porque não tinha feito isso antes. Comecei depois que li no manual da XTZ que eles recomendam oleo 20w50 pra corrente, entre outras partes também, inclusive pra deixar o filtro de ar úmido (se não me engano).
    O óleo mais barato aqui (no caso o Ipiranga, 13 reais), vai durar muito. Muito melhor que comprar aqueles sprays que acabam rápido e são mais caros que um litro de óleo.
    Xtz é vida

  6. #6
    Iniciante Avatar de DBLS150
    Data de Ingresso
    Oct 2015
    Localização
    Brasilia - Df
    Posts
    97
    minha fan 2015 efetuo a troca nos 4.000kms, com 1.000 km olhei a cor do óleo dela que e esverdeado, e estava um pouquinho mais escuro (ou seja, não estava queimado), antes da revisão medi o nivel e verifiquei a cor, ele estava verde escuro, nem perto do preto, concordo com vc MSGUINHA.
    "Eu vivo minha vida 1 segundo de cada vez, naquele momento, nada mais importa!"

  7. #7
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Água Nova - RN
    Idade
    37
    Posts
    391
    Na minha loja/oficina, sempre aconselho a seguir o manual, 4.000 entre trocas da honda, mas sempre verificar periodicamente o nível do oleo do motor. Vender tem que ser com responsabilidade porque oleo é um produto muito agressivo ao meio ambiente. Sempre tem aqueles que trocam com 1000 mas ainda tento convencer pela parte do bolso e da natureza. Tem uns que aceitam mas, tem outros que se você disser uma coisa dessa arruma uma briga.

  8. #8
    Motociclista Avatar de Bruno Rafael
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Itapira - São Paulo
    Posts
    1.828
    Sempre segui o manual tbm, essas de mil em mil infelizmente é uma verdade irrefutável na cabeça de muitos, e quase sempre a gente acaba como louco, no caso da minha turuna eu só completo, acaba indo uns 500 ml por mês, ou seja, dificilmente eu troco totalmente o óleo, não sei pra onde vai tanto óleo, não sai uma fumacinha mas o óleo some misteriosamente.

  9. #9
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Pois é Bruno, no final da vida minha GSR também baixava muito óleo (ratiada dum mexânico que fez eu rodar uns 5Km com o motor seco sem saber, depois de um tempo começou a baixar óleo, cada vez mais, até que vendi a moto), mas nunca fumaceou nem vazou, sei la pra onde ia o óleo, eheh...
    Eu já fiz essa de trocar a cada óleo a cada mil Km, coisa de motociclista cabaço, que ainda acredita em tudo que o mecânico fala, mas ja faz tempo que sigo o manual, e nunca tive maiores problemas.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  10. #10
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Citação Postado originalmente por msguinha Ver Post
    Comecei a usar óleo de motor na minha corrente, com um pincel de tinta. Não sei porque não tinha feito isso antes. Comecei depois que li no manual da XTZ que eles recomendam oleo 20w50 pra corrente, entre outras partes também, inclusive pra deixar o filtro de ar úmido (se não me engano).
    O óleo mais barato aqui (no caso o Ipiranga, 13 reais), vai durar muito. Muito melhor que comprar aqueles sprays que acabam rápido e são mais caros que um litro de óleo.
    Teve uns tempos que a honda recomendava oleo sae 90. Eu fiz uma mistura de oleo 140 com molikote, até hoje não troquei relação de moto minha não. off- só esses dias que eu peguei uma corrente enferrujada, dei um trato nela e botei pra rodar, depois ela torceu e não teve jeito =S

    Como o tempo e o vento...

  11. #11
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Citação Postado originalmente por msguinha Ver Post
    Buenas pessoal. Apesar do título do tópico esse não é um artigo sobre a evolução do nosso sangue de motoca. É mais uma indignação e um alerta pro nosso bolso e principalmente pro meio ambiente.

    Antes de começar:
    1º: Alerta pro bolso: você gosta gastar dinheiro em vão, não leia esse tópico; Não gosta de dinheiro? Eu te mando minha conta vc deposita, to precisando.
    2º Não liga que os recursos naturais que fazem a sua motoca funcionar se extinguam, além claro de todos as consequências disso que possivelmente fará você viver como o RayLander (sem a moto maneira) em alguns anos? Não leia esse tópico.

    Zueira a parte vamos começar.
    Já sou andador de moto a 8 anos, um um intervalo no último ano, recentemente comprei minha 5ª motoca, uma XTZ125 XDB(xou de bola).

    O que me levou a escrever essa bagaça?
    Como eu disse tenho moto a 8 anos, fiquei 2 anos parado e comprei minha Xtz a 1 mês. Mês passado fui trocar o óleo dela, e como andei de carro nesses 2 anos, e manutenção de carro é caro pacas, decidi que ia manter a motinho com uma manutenção bacana, afinal comparado com o carro é ridiculo de tão barato.
    Passei na Yama aqui da cidade pra trocar o óleo, estou usando o Yamalube. Eu já tinha pesquisado e formado minha opinião sobre a troca então puxei assunto como "Super Mecânico da Yama Autorizada LTDA". Brincs aparte, o cara só faz o trabalho dele e deve estar desinformado tmbm.
    Falei sobre a troca de 3mil, como diz no manual mencionei.
    Ele me respondeu: "Cara eu tenho uma Factor, eu troco de 1mil em 1mil pra segurança". Me caiu o butia dos bolso. Afinal eu estava em uma autorizada, não em um mexanico pé de chinelo, e os caras me largam uma dessas.
    Semana passada eu passei lá pra comprar mais um litro pra ter em casa e ir completando, outro mecanico me atendeu e me perguntou:
    "Cara, você não quer trocar já?"
    Eu disse: "Não, não tá na hora, recém passou dos mil kms"
    Ele: "Bah, então já ta na hora de trocar"
    Eu: "Não, eu troco seguindo o manual"
    (silêncio)
    Ele: "Pois é, mas sabe vale a pena trocar, pq você vai gastar completando, ai vale mais a pena".

    Moral da história: Eu quase pedi perdão por seguir o manual da moto, e no final completei o óleo, não fez nem cosquinha no litro, usei menos de 200ml acredito, ou seja, vale muito mais a pena completar.
    Mais uma vez, acredito que o pessoal da Yama daqui não é maldoso, só falta a informação e não vou deixar de fazer serviços lá, por que o atendimento é TOP, o 2º mecânico nem tinha obrigação de me ajudar a completar o óleo e mesmo assim foi lá.

    Desde quando comprei minha primeira Titan, sempre ouvi e fiz muitos dos mitos sem noção que falam por ai: (botar vela e cabos "ultra milagrosos", andar sem filtro achando que ia ter uma kawasaki 750, ter medo do Militec, etc, etc, etc).

    Mas a pior coisa que fiz foi seguir esse mito: Trocar o óleo religiosamente de 1000 em 1000 km.
    Cara esse é o pior mito de todos! Como eu já disse, pior pra carteira mas muito pior pro meio ambiente.

    Vamos aos fatos:
    A origem do mito:
    1: Falta de Informação: Em uma pesquisa rápida e principalmente em conversas com mecânicos sérios, fiquei sabendo que antigamente, anos 70 ou 80 acho, realmente era assim, os óleos e motores não tinham tanta tecnologia como hoje, e os fabricantes realmente orientava a troca de 1k a 1k.
    2: Preguiça do BR ler o manual: Os anos passaram e a tecnologia evoluiu os óleos, hoje a troca é feita de 3mil (Xtz por exemplo) ou até em 4mil (Titans/Fans pelo que ouvi), porém quando a moto sai com motor zero, o manual do fabricante orienta primeira troca com 1mil, mas somente a primeira.
    3: Picaretagem: Agora imagine você ter um produto que vende como água e de repente ele melhora a ponto da necessidade dele cair 3x ou 4x menos. Isso significa 3x ou 4x menos grana no bolso de quem vende. Você acha que vão te contar que você não precisa dar 4x mais dinheiro pra eles?
    4: Preguiça do BR de completar/conferir o óleo: O óleo vai baixar, é natural, os mexanicos usam isso como desculpa: "já que vai baixar é melhor trocar logo".

    Conseqüências: Obvias.
    Depois que eu decidi seguir o manual, minha troca ficou assim: Troco em 3mil, e sempre tenho um litro extra em casa, já que é natural que o óleo baixe, então a conta fica assim: 1,3 litros a cada 3mil mk em média.

    Em uma escala maior: A cada 9 mil km eu gasto 4 litros de oléo em média com 3 trocas. De 1k em 1k, você pode gastar até 10 litros, se resolver completar alguma vez nas suas 10 trocas. São 6 litros a menos, se seu óleo custa 20 reais, são 120 reais a menos.
    Fora que se sua moto tiver filtro, são 5 trocas de filtro ao invés de 1 ou 2. Mais uns 30 ou 50 reais ai.
    Fora que são 6 litros a menos na natureza, multiplicando pelo número de motoqueiros no Brasil que quase beira o infinito, já fui o estrago.

    Desculpas:
    Ai você me diz: "É que óleo é barato, a diferença é pouquissima, caro é gasolina, vale mais a pena pra segurança do motor". Senta lá, Claudia.

    Barato: Sim óleo é barato, por isso eu não me micho em comprar uma marca boa, tenho usado o Yamalube, mas sei que existem outros sem a "YamaGrife" que são um pouco mais baratos, mas não parei pra pesquisar.
    Segurança: Está no manual, pare com essa paranoia e teoria da conspiração de que as montadoras são monstros "captalistas" querendo arrancar seu dinheiro. Elas podem até ser, mas mesmo assim existem leis do meio ambiente e as montadoras não podem extrapolar e dizer que você precisa de um navio petrolífero para manter sua moto em dia. Além disso essa km que é informada no manual já tem sua margem de segurança embutida, o motor aguenta um pouquinho mais do que aquilo, mas não tem sentido nenhum passar dessa margem também.
    O sr. está de parabéns pelo seu tópico.
    Assino embaixo em cada linha.

    Espero que bastante gente o veja aqui no PN.

    Há tempos faço como você. O povo aterroriza quando falo que troco a cada 3000 na Factor.
    E mais ainda quando digo que a troca de óleo da Ninja é de 6 em 6 mil....

    Continue fazendo bons tópicos como esse.
    Off: minha receita de longevidade da relação: óleo 90 misturado com grafite em pó.
    A relação da Factor já passou dos 42 mil km.
    Poucos acreditam. Meu bolso e minha moto agradecem.

    Abs
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  12. #12
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por Diey Ver Post
    O sr. está de parabéns pelo seu tópico.
    Assino embaixo em cada linha.

    Espero que bastante gente o veja aqui no PN.

    Há tempos faço como você. O povo aterroriza quando falo que troco a cada 3000 na Factor.
    E mais ainda quando digo que a troca de óleo da Ninja é de 6 em 6 mil....

    Continue fazendo bons tópicos como esse.
    Off: minha receita de longevidade da relação: óleo 90 misturado com grafite em pó.
    A relação da Factor já passou dos 42 mil km.
    Poucos acreditam. Meu bolso e minha moto agradecem.

    Abs
    concordo!
    na biz troco conforme o manual usando o melhor óleo que encontro!

    na relação quando troquei passei a usar óleo 140 de caixa de marcha, aplico com uma seringa sem derramar! auheuaheuaheuaheuahe
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  13. #13
    Motociclista Avatar de msguinha
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    RS
    Idade
    34
    Posts
    1.272
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    Teve uns tempos que a honda recomendava oleo sae 90. Eu fiz uma mistura de oleo 140 com molikote, até hoje não troquei relação de moto minha não. off- só esses dias que eu peguei uma corrente enferrujada, dei um trato nela e botei pra rodar, depois ela torceu e não teve jeito =S
    Citação Postado originalmente por Diey Ver Post
    O sr. está de parabéns pelo seu tópico.
    Assino embaixo em cada linha.

    Espero que bastante gente o veja aqui no PN.

    Há tempos faço como você. O povo aterroriza quando falo que troco a cada 3000 na Factor.
    E mais ainda quando digo que a troca de óleo da Ninja é de 6 em 6 mil....

    Continue fazendo bons tópicos como esse.
    Off: minha receita de longevidade da relação: óleo 90 misturado com grafite em pó.
    A relação da Factor já passou dos 42 mil km.
    Poucos acreditam. Meu bolso e minha moto agradecem.

    Abs
    Valeu, Diey .
    Boas dicas pra relação, vou esperimentar. Não tinha pensando e grafite em pó, eu sempre usei pra desempenar cadeados velhos, é tiro e queda.

    Citação Postado originalmente por [email protected] Ver Post
    Na minha loja/oficina, sempre aconselho a seguir o manual, 4.000 entre trocas da honda, mas sempre verificar periodicamente o nível do oleo do motor. Vender tem que ser com responsabilidade porque oleo é um produto muito agressivo ao meio ambiente. Sempre tem aqueles que trocam com 1000 mas ainda tento convencer pela parte do bolso e da natureza. Tem uns que aceitam mas, tem outros que se você disser uma coisa dessa arruma uma briga.
    Cara, o BR precisa de mecânicos como vc.

    topiC
    Fico feliz por ver muitos irmãos já com essa consciência. Não sei se a 7 anos atraz quando iniciei aqui no forum já se tinha essa opinião formada quanto a km do óleo (eu não tinha )
    Seria bacana mesmo se todos os motociclistas se conscientizassem.
    Xtz é vida

  14. #14
    Motociclista Avatar de pedromartins
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Bahia
    Idade
    46
    Posts
    851
    HÁ CONTROVÉRSIAS.

    1- As diferentes marcas de oleo não são iguais ao Yamalube, umas apesar de terem as mesmas especificações, são melhores e piores. Lubrax API-SL 20w50 nao é igual ao Yamalube API-SL 20w50.

    2 - Existe a diferença entre oleo mineral, semissintético e sintético, se voce poe oleo mineral na moto, Tipo o Lubrax nao espere que ele tenha a mesma durabilidade do Motul Sintetico, é evidente que o Motul dura mais, independente da quilometragem.

    3- O fator rotação do motor influi e muito. Se voce usa uma Fazer 250, pra chegar aos 100km/h numa rodovia, ela não precisa esguelar o motor, a depender do piloto com 5.000 ou 6.000 rpm ele chega a manter essa velocidade facil, voce consegue manter 100km/h numa Factor 125 por exemplo com essa rotacao do motor? Nunca, ou seja o oleo vai ser mais exigido, consequentemente vai sofrer mais e vai perder as caracteristicas mais cedo, vai esquentar mais, a Fazer tem radiador de oleo pra ajudar, a Factor nao, se na Fazer a troca é com 3.000 voce vai trocar o oleo da Factor que sofreu o mesmo trajeto por um mes com 3.000? Ja viram os berros que uma Factor dá pra subir uma ladeira engarupado? digamos que a ladeira tenha 1km, quem sofrerá mais? a Fazer ou a Factor? é impossivel o oleo das duas estar na mesma condição.

    4- E as rotacoes que a moto usa pra aquecer antes de sair pra a luta? não conta? Se eu passar 5 minutos aquecendo a moto diariamente quanto pau o oleo nao deu antes do odometro comecar a marcar?

    Motos pequenas trocam com baixa quilometragem porque o motor roda mais pra chegar a velocidade de cruzeiro e o oleo é mais judiado por aquecer mais e nao ter refrigeração pra ele, fora que é raro um dono d emoto de baixa cilindrada por um oleo sintetico que dura 3x mais numa moto de baixo custo.

    Se eu por oleo sintetico na minha moto eu troco com 3.000km, mas enquanto eu por Lubrax mineral eu troco com 1000 porque eu subo ladeiras, exijo do motor e seu que ele não aguenta mais que isso. A diferença no preço dos dois deixa bem claro que um pode rodar 1000 e outro 3.000 ou mais.

  15. #15
    Usuário de motoneta Avatar de brunogtecno
    Data de Ingresso
    Dec 2015
    Posts
    291
    o manual da minha titan 150 2008 já mandava trocar cada 4 mil, e não específica de vc vai subir ladeira ou pilotar na neve , só manda trocar a cada 4 mil, também sou da turma dos mil e mil mas vou me desligar deles.. Kkkkkk

    Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

 

 

Tópicos Similares

  1. oleo do motor
    Por guilhermeaugusto no fórum Área de debate
    Respostas: 31
    Último Post: 04-01-13, 12:17
  2. Pouco óleo no motor
    Por ASR no fórum Área de debate
    Respostas: 20
    Último Post: 29-06-10, 10:50
  3. Oleo de Motor Experiencia
    Por LuiZão no fórum Área de debate
    Respostas: 34
    Último Post: 02-09-09, 09:25
  4. Oleo do motor (cg 150).
    Por Bronislaw no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 26-07-06, 08:42

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •