Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 13 de 13
  1. #1
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073

    Andar com pneu mais baixo.

    Turma, tem problema em deixar o pneu dianteiro 2psi mais baixo pra moto ficar mais confortável? Tipo, diariamente, no percurso para o trabalho, pego uns trechos muito ruins em que a moto sacode muito a frente e por isso estava pensando em diminuir 2 psi pra ver se reduziria os sacolejos. O que me dizem? Afetaria muito a estabilidade e o consumo?

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de brunogtecno
    Data de Ingresso
    Dec 2015
    Posts
    291
    Acho que desgasta mais rápido seu pneu

  3. #3
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    eu testei varios tipos de pressão e passei a usar igual na traseira e dianteira.

    também segui algumas dicas desses vídeos:


    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Se tu baixar a pressão pouca coisa, com tu quer, não deve haver problema, mas também não acho que sentirás alguma diferença no conforto.
    Baixar mais que uns 5psi vai causar desgaste irregular e trazer problemas de estabilidade,, além do maior risco de danificar a roda em algum buraco.
    No tu caso, o melhor seria tentar resolver o problema mexendo nas suspensões. Um fluido menos viscoso nas bengalas e uma pré carga mais leve na traseira, ou em último caso, um amortecedor mais macio, devem ser a melhor solução.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  5. #5
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    O maior perigo de todos principalmente no caso da dianteira com menos pressão é o pneu e a camera (se for roda de camera) ''correr'' no aro. Se a válvula da camera estiver presa com a porca, a camera vai se movendo internamente no aro e a borracha esticando na base da válvula até que ela se rasga e o pneu esvazia de vez. É chão na certa! Meu pai já caiu por conta disso, por isso eu sei bem.
    Uma coisa que pode fazer pra monitorar é deixar a válvula da camera com a porca sem aperto. Eu deixo ela quase na altura da tampinha, pois se o pneu e a camera correr vai perceber que a valvula vai ir inclinando, é o sinal que não convem usar o pneu nessa calibragem.

  6. #6
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Petrópolis RJ
    Idade
    35
    Posts
    608
    Opa acho q 2 é valido,acho q até ums 5 pra um uso de boa acho q rola,estou testando algumas aqui na minha TW,ela ja é dura por natureza,vamos ver no q dá

    Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

  7. #7
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073
    Obrigado turma. Os trechos que pego são com aqueles remendos altos no asfalto, nada de buracos. Desculpem, é minha primeira moto e antes perguntar do que fazer alguma cagada. Vou segurar a onda.

  8. #8
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Um pneu é considerado murcho (subinflado) se estiver com menos de 25% da pressão recomendada pelo fabricante do modelo do veículo. A pressão abaixo, nesse nível torna a condução do veículo perigosa, porque compromete a dirigibilidade, estabilidade, aumenta o espaço de frenagem necessário para parar e aumenta o consumo de combustível, todos na proporção que a pressão está abaixo do ideal.

    Admitindo que sua motocicleta seja uma moto de menor cilindrada. Usemos o exemplo da minha YBR. Que tem as pressões recomendadas para andar “sem garupa e sem peso de carga de”:
    Pneu dianteiro: 25 lb/pol2
    Pneu traseiro: 29 lb/pol2

    Se reduzisse a pressão em 2 lb/pol2 (2/25x100) isso representaria 8% abaixo da pressão ideal recomendada. O que a priori não seria um fator de risco. Contudo haveria algum aumento do consumo de combustível e maior desgaste do pneu, isso podemos afirmar.

    Pessoalmente eu fiz essa experiência. Com duas libras menos no pneu dianteiro a moto fica melhor para fazer curvas e o espaço de frenagem diminui um pouco. Contudo com a pressão 2 libras abaixo corre-se o risco de pegar um buraco maior e danificar ou entortar o aro.

    É por isso que os motoboys costumam usar na dianteira por volta de 30 libras, porque se perde um pouco em conforto, mas melhora a resistência do aro da roda a buracos (crateras) e reduz-se um pouco o consumo. A desvantagem é que a moto fica mais dura e o pneu tende a gastar mais só no centro da banda de rodagem porque todo pneu sobre inflado não copia tão bem o asfalto como seria o ideal. A lógica para o pneu traseiro é análoga ao descrito para o dianteiro.

    Agora se o cara é do tipo peso pesado, digamos que pese mais de 100 kg. Se eu fosse o cara colocaria uma libra a mais no dianteiro e umas duas na traseira.

    Outros fatores pesam, para citar um, a distribuição de peso. Se a moto tem um guidão esportivo que deixa o piloto deitado sobre o tanque. A distribuição do peso muda e portanto as pressões dos pneus dianteiro e traseiro deveria mudar um pouco.
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 20-06-16 às 22:45.
    Crtl-Alt-Del

  9. #9
    Motociclista Avatar de Zumbi666
    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Localização
    SP
    Posts
    1.073
    Citação Postado originalmente por Ctrl-Alt-Del Ver Post
    Um pneu é considerado murcho (subinflado) se estiver com menos de 25% da pressão recomendada pelo fabricante do modelo do veículo. A pressão abaixo, nesse nível torna a condução do veículo perigosa, porque compromete a dirigibilidade, estabilidade, aumenta o espaço de frenagem necessário para parar e aumenta o consumo de combustível, todos na proporção que a pressão está abaixo do ideal. Admitindo que sua motocicleta seja uma moto de menor cilindrada. Usemos o exemplo da minha YBR. Que tem as pressões recomendadas para andar “sem garupa e sem peso de carga de”: Pneu dianteiro: 25 lb/pol2 Pneu traseiro: 29 lb/pol2 Se reduzisse a pressão em 2 lb/pol2 (2/25x100) isso representaria 8% abaixo da pressão ideal recomendada. O que a priori não seria um fator de risco. Contudo haveria algum aumento do consumo de combustível e maior desgaste do pneu, isso podemos afirmar. Pessoalmente eu fiz essa experiência. Com duas libras menos no pneu dianteiro a moto fica melhor para fazer curvas e o espaço de frenagem diminui um pouco. Contudo com a pressão 2 libras abaixo corre-se o risco de pegar um buraco maior e danificar ou entortar o aro. É por isso que os motoboys costumam usar na dianteira por volta de 30 libras, porque se perde um pouco em conforto, mas melhora a resistência do aro da roda a buracos (crateras) e reduz-se um pouco o consumo. A desvantagem é que a moto fica mais dura e o pneu tende a gastar mais só no centro da banda de rodagem porque todo pneu sobre inflado não copia tão bem o asfalto como seria o ideal. A lógica para o pneu traseiro é análoga ao descrito para o dianteiro. Agora se o cara é do tipo peso pesado, digamos que pese mais de 100 kg. Se eu fosse o cara colocaria uma libra a mais no dianteiro e umas duas na traseira. Outros fatores pesam, para citar um, a distribuição de peso. Se a moto tem um guidão esportivo que deixa o piloto deitado sobre o tanque. A distribuição do peso muda e portanto as pressões dos pneus dianteiro e traseiro deveria mudar um pouco.
    Obrigado pelos esclarecimentos

  10. #10
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    SP-Interior
    Idade
    40
    Posts
    816

    Andar com pneu mais baixo.

    Parabens pela resposta, muitos fatores influenciam na calibragem. Eu sou o maior relaxado com isso, tanto no carro quanto na moto so calibro quando ta aquele barrigao, esses dias mesmo fui calibrar o carro e tinha um pneu traseiro com 9lb, mas pneu é segurança, tem que cuidar, principalmente pneu com camara existe o risco com pressao muito baixa de o pneu escorregar no aro e degolar o bico da camara.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Sh 300i - Curtindo as estradas por ai...

  11. #11
    Novato Avatar de SickBoy
    Data de Ingresso
    May 2014
    Localização
    Ilha da magia!
    Idade
    41
    Posts
    45
    Na bros o recomendado (no manual) é 22/22 sem garupa e 22/29 com garupa. Eu uso 25/25. Fica bem durinho, e bom de dirigir.
    Educação é o caminho para um mundo melhor...

  12. #12
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Vale lembrar que quem define a recomendação pra calibragem é na verdade o fabricante do pneu, e não dá moto, então aquela etiquetinha na balança só vale se o sujeito estiver usando o modelo de pneu original. Ao mudar o pneu, a calibragem pode mudar também. Minha Gs mesmo, prevê o uso de pneus mais antigos, e uma calibragem mais baixa. Hoje uso pneus radiais com uma recomendação de calibragem mais alta. Estou usando 40 no traseiro e 36 no dianteiro.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  13. #13
    Motociclista Avatar de Ctrl-Alt-Del
    Data de Ingresso
    Jun 2016
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    940
    Citação Postado originalmente por irai Ver Post
    Vale lembrar que quem define a recomendação pra calibragem é na verdade o fabricante do pneu, e não dá moto, então aquela etiquetinha na balança só vale se o sujeito estiver usando o modelo de pneu original. Ao mudar o pneu, a calibragem pode mudar também. Minha Gs mesmo, prevê o uso de pneus mais antigos, e uma calibragem mais baixa. Hoje uso pneus radiais com uma recomendação de calibragem mais alta. Estou usando 40 no traseiro e 36 no dianteiro.
    Sem dúvida quando se muda as especificações do(s) pneu(s) para outro(s) que não o(s) recomendando(s) pelo fabricante da motocicleta, inclusive por falta de disponibilidade do pneu recomendado. Caso o fabricante do veículo não se pronuncie a respeito. Em essência, saber a calibragem correta fica por conta de quem o fez.

    Contudo sempre quem recomenda as pressões dos pneus definidos para o uso em determinado modelo de veículo, é o fabricante do modelo do veículo. Essa recomendação é responsabilidade do fabricante da motocicleta. O fabricante possui um departamento de engenharia de produtos que cuida inclusive desse detalhe.

    Exemplo no sistema métrico: pneu 90/90 - 18 M/C, 57P, tubeless, Reinf, para pneu dianteiro pressão de x a Y...

    A prática dos fabricantes de pneus é informar somente a pressão máxima admissível do pneu que ele fabrica para o usuário final, além das características pertinentes ao produto. Assumir ele, o fabricante dos pneus oficialmente, quais pressões específicas a usar no lugar do próprio fabricante do veículo. Implicaria em assumir para si responsabilidades legais de outrem inclusive por perdas e danos no evento de ser acionado judicialmente.

    O fabricante do pneu com certeza informa ao desenvolvedor (fabricante do veículo) um intervalo de pressões na qual um pneu opera. Contudo caberá ao fabricante do veículo durante o desenvolvimento e testes do produto (modelo do veículo) definir as faixas de pressões conforme as situações e condições de uso. Através de testes intensivos inclusive de longa duração que custam muito dinheiro inclusive. Para depois publicar no manual do proprietário do modelo essas informações.
    Última edição por Ctrl-Alt-Del; 21-06-16 às 14:34.
    Crtl-Alt-Del

 

 

Tópicos Similares

  1. Guidão mais baixo na Titan 150
    Por wavespeed no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 05-03-16, 19:50
  2. Respostas: 1
    Último Post: 04-05-11, 11:49
  3. FAN 150 - O que fazer pra ela andar mais !!!!
    Por Davicross no fórum Preparação
    Respostas: 33
    Último Post: 01-12-10, 22:47
  4. UP =) não vou mais andar a pé !!!!!!! XD
    Por felucas no fórum Área de debate
    Respostas: 43
    Último Post: 18-12-07, 13:09
  5. Meu pisca traseira esquerdo ta mais baixo que o direito
    Por Ramiro no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 17-08-05, 16:21

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •