Deixa eu contar uma coisa que me aconteceu por volta dos 800km..
Tava conduzindo quando sinto a moto fazer: tuf...tfff....(aqui os
experientes mataram a charada), mas eu ,verde, pensei:"que droga!
moto nova já dando problema!".Num sinal ela morreu e quando pegava
morria, se acelerasse um pouco morria.Pegou no afogador depois de
muitos starts.Haja coração.Agora eu só queria chegar logo em
casa.Faltando muito ainda ela parou de vez...Não tive coragem de
deixá-la e decidi levá-la na perna mesmo.
Mais ou menos na metade do caminho eu parei pra beber uma água de
côco, e um porteiro bem "coroa" perguntou o porquê de eu estar
levando a moto, respondi explicando o que aconteceu.Então ele pediu
pra dar uma olhada e fêz a moto pegar!Eu perguntei logo o que era e
ele me disse que o afogador não tava puxando um pino ligado a ele
(mais tarde vi que era trote do velho).Satisfeito pela solução,
voltei pra casa ainda ressabiado, mas com a moto funcionando
perfeitamente e com o afogador a toda (o giro lá em cima).Tudo bem,
tava de férias, fiz minha "siesta" e decidi ir ver minha companheira
(que mora a uns 25km).Na volta,no meio do caminho de novo aquele
tuf...tufff...( não é possível!!).E quando estava na pista do Aterro
do Flamengo a moto parou.Arrasado depois de mais uma sessão de starts
ineficazes, decidi novamente levá-la "nas costas". Minha cabeça tava
girando , o esforço que tava fazendo e a amargura da situação
chegaram a ponto de me relembrar como me sentia nos tempos de
bootcamp anfibio.Derrepente tive um clic! A torneirinha de
combustível! E quando olhei, ela tava na reserva..pane seca!O
porteiro velhaco pôs a torneira na reserva sem eu ver e me falou que
era outra coisa!Poderia levar uma multa, perder pontos etc...
Conclusão: no map24 eu somei os km "de tração animal" e deu uns 12.
Depois dessa vivência veio a revisão de 1000km e estou nos verdes
1050km.
Nessa que me aconteceu, o fator segurança foi comprometido,
pelo "prestativo senhor" que me auxiliou pela metade me omitindo de
propósito a causa do problema.E pela minha negligência de achar que
moto é tão econômica que só se abastece de muito em muito tempo, por
não saber que "tufff... (na lingua da moto)" pode ser "quero
combustível.." pelo pecado de não fiscalizar a torneira na hora
devida e etc..
Desculpem o tamanho do post.