Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 16 a 30 de 44

Tópico: Moto-escola

  1. #16
    Usuário de motoneta Avatar de ubiratamuniz
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Brasília / DF
    Idade
    46
    Posts
    472

    Moto-escola

    Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
    Parece que de estadopara estado o exame é um pouco diferente. Aquí em São Paulo, o examinador marca na papeleta os seguintes ítens:

    I - FALTAS ELIMINATÓRIAS
    a - iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente fixado na cabeça
    b - deixar de completar o percurso pré-estabelecido desviando-se ou alterando o percurso
    c - interromper o funcionamento do motor ou colocar um dos pés no chão com o veículo em movimento
    d - derrubar cones de balizamento durante a prova
    e - cair do veículo durante a prova
    f - não manter equilíbrio na prancha, saindo lateralmente da mesma
    ok, aqui se cobra exatamente isso...

    Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
    g - fazer o percurso com o farol apagado
    esse já não sei se cobram aqui... até agora o instrutor não comentou nada sobre farol (e uma vez que fiz a aula de farol aceso ele foi lá e apagou), sendo que agora estou nas aulas extras (as 15 "oficiais" terminaram ontem).

    Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
    II - FALTAS GRAVES (3 pontos)
    a - não colocar um pé no chão e o outro no freio ao parar o veículo, quando em uso de motocicleta
    b - abalroar os cones de balizamento sem derrubá-los
    c - invadir qualquer faixa durante o percurso, inclusive a faixa de sinalização Pare
    pela informação que eu tenho, aqui no DF essas também são consideradas eliminatórias.

    Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
    III - FALTAS MÉDIAS (2 pontos)
    a - utilizar marchas inadequadas durante o percurso quando em uso de motociclista
    ou seja, marcha diferente da primeira... rs.

    Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
    b - utilizar incorretamente os equipamentos do veículo
    o que se chama de equipamentos do veículo? Luzes (já não cai no anterior?) ? Buzina ?

    Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
    c - não recolher o pedal de partida ou o suporte do veículo antes de iniciar o percurso
    Outra diferença. Aqui o próprio candidato guia a moto até a largada do percurso, so então ele começa a ser avaliado. Ou seja, se ele não sobe o descanso, já toma tombo antes... rs.

    Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
    IV - FALTAS LEVES (1 ponto)
    a - colocar o motor em funcionamento quando já engrenado
    dúvida: colocar o motor em funcionamento com motor engrenado significa:
    a) ligar a moto com a marcha engatada e esquecer de apertar a embreagem (tranco)
    b) ligar a moto na primeira, mesmo apertando a embreagem

    Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
    b - dirigir o veículo provocando movimento anormal do mesmo
    ok, trancos e movimentos bruscos, é o mínimo né...rs

    Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
    c - engrenar as marchas incorretamente quando em uso de motocicleta
    ou seja, ponha em primeira e deixa em primeira...

    Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
    d - deixar de regular os espelhos retrovisores
    isso não cobram aqui!

    Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
    O candidato para ser aprovado pode perder até 3 pontos.
    essa é outra diferença aqui. Pelo que sei, no DF qualquer falha é eliminatória no exame de motocicletas.

    Citação Postado originalmente por Carlos_Biker
    O meu instrutor era motociclista de um MC daquí, mais de 20 anos de estrada, por isso me deu boas dicas, bem diferente de outros instrutores que existem por aí.
    que beleza heim... o mais legal é que um cara desses, além de dar boas dicas do exame, também dá dicas decorrentes da sua vivência...

    abraços,
    Abração,
    Bira
    Bandit 1200N 2006

    XT 600E 98 (vendo)

  2. #17
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    São Bento do Sul - SC
    Idade
    46
    Posts
    241

    Moto-escola

    eu fiquei indignado ao quadrado...

    tinha a carteira C e precisava colocar a A...
    Custo -> R$ 400,00 pra fazer uma semana de aula (um saco pra quem já sabe andar) e chegar no dia da prova, o "avalidador" nem ver minha volta porque eu arranquei sem deixar morrer, então já sabia andar de moto. Uma voltinha numa circuito com umas curvsa, um zig zag e só. Levei menos de 3 minutos. Isso que a moto da auto escola tá com a lenta um pouco mais alta, que ajuda na arrancada pros menos experientes...

    aí depois disso tudo, um infeliz deixou a moto morrer e se esborrachou na primeira curva, e também passou.... ]

    foda
    CG Titan KS 2001

  3. #18
    Usuário de motoneta Avatar de ubiratamuniz
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Brasília / DF
    Idade
    46
    Posts
    472

    Moto-escola

    hoje eu confirmei algumas informações sobre o exame aqui em brasólha:

    1 - qualquer falta é eliminatória ;
    2 - o farol deve ir ligado sim, o instrutor disse que não usa na aula para evitar de arriar a bateria com as partidas (como se eu deixasse a moto morrer toda hora...) - mas que entrega a moto pro candidato na hora do exame já acesa ;
    3 - ajuste de retrovisores realmente não é cobrado em brasília ;
    4 - essa é nova: a viseira do capacete deve estar abaixada para o exame, nada de viseira aberta.

    é impressionante que mesmo a legislação de trânsito sendo nacional, nem os exames são padronizados entre os estados...

    no mais, é o de sempre: oito seguido de slalom (ziguezague), algumas curvas, um "minitrevo" para a esquerda com preferencial, mais três curvas, mais três cones, mais umas curvinhas e outros três cones, caixa de brita, algumas curvas leves, duas lombadas, costela de vaca, prancha (que aqui chamam de rampa), cones e fim!
    Abração,
    Bira
    Bandit 1200N 2006

    XT 600E 98 (vendo)

  4. #19
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2006
    Localização
    Maceió-AL
    Posts
    101

    Moto-escola

    4 - essa é nova: a viseira do capacete deve estar abaixada para o exame, nada de viseira aberta.
    viseira aberta só é permitido pra quem estiver utilizando óculos, seja ele de grau ou apenas de proteção mesmo.

    aqui quem sair com a moto com a viseira levantada ou o capacete sem estar travado na cabeça, perde o exame na hora.
    [img width=173 height=130]http://i727.photobucket.com/albums/ww274/nelsonsalles/PICT0013.jpg[/img]

  5. #20
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    São Paulo a capital do Rock!
    Posts
    2.049

    Moto-escola

    Mas essas falhas nas leis tbem tem suas vantagens.

    Com a mesma carteira vc pilota desde uma Hunter 90 a uma Hayabusa 1300 ou de uma JOG 50 a uma Goldwing 1800, KKKKKKKKKKKK
    VIRAGO TWO-FIFTY. Dias mais felizes...

  6. #21
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Campinas
    Idade
    41
    Posts
    279

    Moto-escola

    Não acho todo esse lixo não, se não aprendeu, pega mais aulas, essa é uma opção que todo condutor pode ter. E outra, as provas são meio babas e não tem muito a ver com a realidade mas não se pode passar todos os desafios do mundo real para a auto escola, senão os cursos para habilitação seriam bem mais estensos e é aquela coisa que eu sempre falo, auto-escola ensina vc a passar no exame e não a dirigir. Aprendi a andar de moto e de carro na auto-escola e toda a experiência que aprendi foi fora dela e na verdade nem uso o que aprendi. Como no famoso exemplo de parar o carro num semáforo com o freio de mão, depois acelerar e soltar o freio de mão devagar, fala sério, **** cabaçice isso hehe
    Se tamanho fosse documento o elefante era dono do circo!
    Seja original! Yes Bike Moded!!!

    Minha moto!!!
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...p?topic=9262.0

  7. #22
    Usuário de motoneta Avatar de ubiratamuniz
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Brasília / DF
    Idade
    46
    Posts
    472

    Moto-escola

    Citação Postado originalmente por Roberval2005
    Mas essas falhas nas leis tbem tem suas vantagens.

    Com a mesma carteira vc pilota desde uma Hunter 90 a uma Hayabusa 1300 ou de uma JOG 50 a uma Goldwing 1800, KKKKKKKKKKKK
    lembrando que antigamente não era assim... havia duas categorias, A1 e A2... a A1 se não me engano era até 150cc, e a A2 era acima de 150cc... por isso que na época era normal você ver motos de 200cc nas moto-escolas... com a carteira a2 você dirigia qualquer tipo de moto, quase ninguém tirava a1
    Abração,
    Bira
    Bandit 1200N 2006

    XT 600E 98 (vendo)

  8. #23
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Campinas
    Idade
    41
    Posts
    279

    Moto-escola

    Mas esse negóco de A1 e A2 tbém é uma besteira. Moto é tudo igual, só precisa ter mais braço pra segurar uma moto maior. A certo mesmo é uma carta mesmo. Imagina se fosse com carro tbém. B1 para carros até 1000cc, B2 até 2000cc, ... Se bem que tem as cartas Internacionais mas aí já é uma outra história.
    Se tamanho fosse documento o elefante era dono do circo!
    Seja original! Yes Bike Moded!!!

    Minha moto!!!
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...p?topic=9262.0

  9. #24
    Usuário de motoneta Avatar de ubiratamuniz
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Brasília / DF
    Idade
    46
    Posts
    472

    Moto-escola

    Citação Postado originalmente por Seu_madruga
    Mas esse negóco de A1 e A2 tbém é uma besteira. Moto é tudo igual, só precisa ter mais braço pra segurar uma moto maior. A certo mesmo é uma carta mesmo. Imagina se fosse com carro tbém. B1 para carros até 1000cc, B2 até 2000cc, ... Se bem que tem as cartas Internacionais mas aí já é uma outra história.
    não tô dizendo que as cartas separadas são certas, apenas tô citando o fato de que antigamente era assim...

    mas um pouquinho de melhor preparação (ainda que puramente psicológica) para a "vida nas ruas" não faria mal a ninguém... nem que fosse na forma de aula teórica vendo slide para explicar coisas básicas como a física envolvida ao fazer curva com uma moto, dicas de utilização dos freios, de pilotagem em situações adversas... etc esse tipo de conteúdo poderia ser ministrado em um único turno (uma manhã, uma tarde ou uma noite) e não geraria taaaaaaaaanto custo assim para o candidato. Não precisa ser uma aula aprofundada, bastaria uma aula de noções... que teria de ser obrigatória mesmo para quem já tem carta de carro e quer acrescentar a categoria (afinal dirigir uma moto é bem diferente de dirigir um carro).
    Abração,
    Bira
    Bandit 1200N 2006

    XT 600E 98 (vendo)

  10. #25
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Sorocaba
    Idade
    57
    Posts
    1.596

    Moto-escola

    na inglaterra, vc tira uma habilitação para 125 e só depois de 1 ano vc pode se habilitar para motos maiores.
    O Diabo não é sábio porque é Diabo... O Diabo é sábio porque é Velho! (Provérbio Espanhol)

    A preguiça é a mãe de todos os vícios, mas uma mãe é uma mãe, e é preciso respeitá-la e pronto!

    Vida é uma doença sexualmente transmissível, com um período de incubação de 9 meses e 100% de mortalidade!

  11. #26
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2006
    Posts
    218

    Moto-escola

    Eu nunca tinha dirigido moto, ai tirei a maldita carteira. Mesmo sem saber pilotar direito após 1 semana de moto notei que precisava de adrenalina na veia... peguei 60km de BR a uns 110 km/h, é show de bola, vc não sabe nada não tem noção, cada buraco acha que vai morrer é mto bom (a adrenalina)...
    Tenhu um amigo que dirige a 1 ano e agora que ele descobriu que eles ensinam errado a parada do freio... Ele não usava o dianteiro até eu explicar pro mané :-/
    A carteira p/ moto é uma piada!
    Xr 250... Um dia Cbr 660rr

  12. #27
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    São Bento do Sul - SC
    Idade
    46
    Posts
    241

    Moto-escola

    aí em Brasília o trajeto é mais difícil...

    quando eu passar pela local das provas, vou tirar umas fotos do trajeto para vocês verem...
    CG Titan KS 2001

  13. #28
    Iniciante
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    46
    Posts
    78

    Re: Moto-escola

    Aqui em Porto Alegre o circuito é assim: arrancada, curva à direita, curva à esquerda, nova curva à esquerda, curva à direita pra entrar no "oito" (essas curvas são todas de 90º); feito o "oito" duas vezes, sai dele, faz uma curva aberta à direita até chegar na próxima parada; após isso, arrancar e fazer o slalom entre os 4 cones e passar pela prancha, passando para a segunda marcha em cima dela.

    Após isso, pra mim ocorreu o seguinte: em vez de seguir em segunda pela curva à direita aberta final, até chegar na parada final, fui orientado a reduzir para primeira antes da curva e ir até o final do circuito assim, desligando a moto enfim.

    Isso ocorreu porque acabei ficando num limbo entre a prova antiga e a prova nova. Como encaminhei a papelada antes das mudanças, pra mim ficou valendo a prova antiga, apenas com a modificação de eu ter que dar essa reduzida antes da curva para ser avaliado que eu sei subir e descer as marchas. Dois outros parceiros que aguardavam pelo teste já teriam que fazer a nova prova, com 3 voltas, sendo a primeira e a terceira como eu fiz e a segunda, aumentando as marchas até a 3ª (entretanto não fazendo os cones e a prancha nesta volta).

    Abraço,
    Franco
    Franco Garibaldi

  14. #29
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas/RS
    Idade
    40
    Posts
    738

    Re: Moto-escola

    Sabemos que falta muita coisa pro cara sair guiandu por ai ! mas este e o lance em uma auto escola tantu de carro como de moto tu num tem issu , eles apenas te ensinam o basico o resto tu aprende na mara! e quem diz ao contrario nossa soh se fez auto escola em marte! pois tu aprende mesmo e no dia a dia e o mesmo vir falar que a escola e tudo , acho que a vida ea escola de tudo! no dia a dia que tu aprende passando pelos sufocos sabendo teus limites eu fui assim e to aki
    Seja sempre forte unido e conciente e mostre pra esta gente o que e viver em paz!

  15. #30
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília
    Idade
    56
    Posts
    2.431

    Re: Moto-escola

    Eu nunca subi numa moto na minha vida, e pilotei uma na minha primeira aula na auto-escola. Isso foi ano passado e hoje só venho pro trabalho de moto. Mas só aprendi mesmo a andar de moto pegando a minha, uma Twister, mesmo enquando ainda estava fazendo as aulas de pilotagem. Foi quando aprendi a passar marchas, freiar e andar no trãnsito direiro. Foi arriscado, mas sabia que a CNH não adiantaria nada se não fizesse isso, pois a aulas e a prova não ensinam muita coisa.
    Meu nome é Carlos e curto moto e fotografia.

 

 

Tópicos Similares

  1. Escola de Craques!
    Por mmoura no fórum Videos
    Respostas: 7
    Último Post: 29-04-11, 22:04
  2. Auto Escola
    Por AiltonRodrygo no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 28-01-11, 19:12
  3. Meu 1º treino na moto escola.
    Por ASR no fórum Área de debate
    Respostas: 18
    Último Post: 26-08-10, 22:16
  4. Indicação Moto Escola Zona Norte de São Paulo
    Por lepalomo no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 20-05-10, 16:27
  5. Escola de manobras
    Por heberl no fórum Manobras
    Respostas: 0
    Último Post: 18-09-06, 11:41

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •