Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 17
  1. #1
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Idade
    39
    Posts
    1.248

    Me ensinem a andar de moto...

    HhahaHaH é isso ae!!


    Pelo jeito, mesmo transportando garupa por 100km, a minha YES vai fazer por volta de 38-39Km/l. O tanque tá um pouco acima da metade, e ja rodei +- 240KM com a motoca.

    Duvidas:
    Quando saem do sinal, até quantos RPM vcs chegam?

    Qual é o giro perfeito para troca de marcha?

    Freiando, como fazer? Já me falaram pra apertar o traseiro depois o dianteiro, e tentar dosar 70% da parada com o dianteiro, e 30% traseiro.

    Como andar na chuva? Me falaram que deitar demais (como no seco)a moto é queda na certa. não dá pra andar acima de 60...etc.

    vao vir outras...

    AB!!
    [size=12pt]Veja os meus videos de MOTO no YOUTUBE[/size]
    http://www.youtube.com/profile?user=sot010174
    ultimo video: 21/07/07 Passeio de Falcon Prox video? MP!!!

    O video da falcon foi removido... mal...

  2. #2
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    sao paulo
    Idade
    39
    Posts
    474

    Re: Me ensinem a andar de moto...

    vai ser dificil vc fazer o calculo de freiar 70% e 30% de freio na hora q o busão entrar na sua frente! hehehe... isso nao existe cara... não freia o da frente em curvas e ja era... e cuidado na chuva.. pois moto na chuva nao para de jeito nenhum.. trava a trazeira e sai deslizando.. por isso tem q dosar beeem o freio na chuva... no seco nao tem erro..

  3. #3
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    18
    Posts
    1.236

    Re: Me ensinem a andar de moto...

    não se preocupe com isso, se não, no mínimo vc vai ficar louco e babão!

    para parar a moto em uma menor distancia, deve-se usar os dois freios simultaneamente!
    pode-se usar somente um ou outro, mas vai da necessidade q vc vai ver, conforme vai adquirindo experiencia.

    claro q vc nao vai freiar forte com o da frente em curvas, mas tb nao com o de tras.. e assim vai...

    com alguns "mils" kilometros vc vai estar super bem. nem esquente com essas coisas.

    uma coisa q eu fiz para eu conhecer a moto, foi de ir num lugar vazio e acelerar até esticar a primeira, daí eu parava com tudo!
    assim eu conheci o qto a moto freia

    abraços!
    Bruno

  4. #4
    Piloto de moto Avatar de hedertone
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Ilhéus - Bahia
    Idade
    38
    Posts
    4.556

    Re: Me ensinem a andar de moto...

    ouxe... aê SOT... c ta economizazndo pra caramba... agente da fazendo as motos beberem e vc quer que agente te ensine aheuahuhah pow.... posso te ensinar a fazer a moto andar 28km/l hehe
    o cara certo pra isso eh o jduarte 43km/l
    «®» "Ando devagar pra não ver chorando quem me espera sorrindo." «®»

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Idade
    39
    Posts
    1.248

    Re: Me ensinem a andar de moto...

    Citação Postado originalmente por hedertone Ver Post
    ouxe... aê SOT... c ta economizazndo pra caramba... agente da fazendo as motos beberem e vc quer que agente te ensine aheuahuhah pow.... posso te ensinar a fazer a moto andar 28km/l hehe
    o cara certo pra isso eh o jduarte 43km/l
    Ahuauhauhuuha não, n é bem assim... é que eu estou vindo do mundo dos automoveis, onde 6K rpm era sinonimo de crime... no mundo das motocas eu vejo que não é bem assim... porém ainda não sei o que seriam mais ou menos uns 3K rpm (hora de trocar marcha) de carro na moto... O lance da chuva eu nunca andei mesmo. E o lance da economia é que eu acho que estou andando lento demais (embora eu não o ache...).
    [size=12pt]Veja os meus videos de MOTO no YOUTUBE[/size]
    http://www.youtube.com/profile?user=sot010174
    ultimo video: 21/07/07 Passeio de Falcon Prox video? MP!!!

    O video da falcon foi removido... mal...

  6. #6
    Super Moderador
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Canoas-RS
    Idade
    40
    Posts
    15.620

    Re: Me ensinem a andar de moto...

    Caara... no começo o mais importante é vc andar sem pressa alguma.. pra ir conhecendo o q sua moto faz em baixa velocidade.. sem mtos riscos desnecessários! depois disso, vc vai se soltando, querendo cada vez mais, e experimentando, acelera um pouco mais... dá uma freada mais forte.. tudo pra experimentar mesmo! só a prática... não existe regra pra aprender! mas sempre com cautela.. pra evitar surpresas desagradáveis!!
    Leia as REGRAS do fórum antes de postar!!!
    Use a PESQUISA! Evite tópicos repetidos!

  7. #7
    windowsnt
    Guest

    Re: Me ensinem a andar de moto...

    é velho pra economizar vá devagarinho mesmo. nao tente forçar novas manobras que vc desconhece o comportamento da moto. va aos poucos e nao force demais o motor. vc ta dizendo q vai a 6 mil giros, mas tb deve aquecer legal isso. sei lá. abraços

  8. #8
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2006
    Posts
    526

    Re: Me ensinem a andar de moto...

    um amigo me disse uma vez: "acelera e olha pra frente"

    é verdade..evite ficar muito tempo atraz de carros e onibus, eles freiam do nada. Tente calcular a velocidade pra nao ter que freiar de uma vez, se tiver, pise no freio de traz pra estabilizar a moto e vai parando a moto com o freio da frente e se possivel, usando o freio motor.

    na chuva, ande devagar, evite freiadas bruscas e deitar em curvas é arriscado..



    Bom, isso ai foi o que eu aprendi esse tempinho que ando de moto, espero que te ajude.
    Leo (Leonam Junior)

  9. #9
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Me ensinem a andar de moto...

    Citação Postado originalmente por sot010174 Ver Post
    Ahuauhauhuuha não, n é bem assim... é que eu estou vindo do mundo dos automoveis, onde 6K rpm era sinonimo de crime... no mundo das motocas eu vejo que não é bem assim... porém ainda não sei o que seriam mais ou menos uns 3K rpm (hora de trocar marcha) de carro na moto... O lance da chuva eu nunca andei mesmo. E o lance da economia é que eu acho que estou andando lento demais (embora eu não o ache...).
    Passei pelo mesmo dilema também ... ficava nervoso vendo o contagiros da moto a 4~5k RPM na estrada, quando estou acostumado a andar a 2,5k com carro. Mas é isso aí mesmo ... o motor berra, parece que vai explodir ... mas não explode !

    Pelo medo das altas rotações consegui fazer 32km/l com uma XLX ...

    O único conselho que posso te dar é andar bem devagar no início pra ir se acostumando com a moto. Não existe essa de 70% na frente e 30% atras ... cada moto é diferente. No manual da XLX por exemplo recomendam 50%.

    Quanto a RPM nas trocas de marcha, depende da situação e da moto. Quando ando devagar, troco de marchas a 2,5K, mas numa ultrapassagem troco a 6K ... depende da cilindrada da moto também ! Só com a prática vc vai saber.
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  10. #10
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília
    Idade
    56
    Posts
    2.431

    Re: Me ensinem a andar de moto...

    Também passei pelo dilema do RPM e do freio. É normal pra quem veio do carro. Agora costumo usar mais o freio dianteiro e consigo para a moto nas situações mais difíceis, mas ainda acho a moto mais difícil de para do que um carro, porisso costumo não arriscar distâncias muito curtas dos veículos da frente. Quando a andar na chuva, aconselho diminuir a velocidade.
    Meu nome é Carlos e curto moto e fotografia.

  11. #11
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    38
    Posts
    1.177

    Re: Me ensinem a andar de moto...

    Quanto ao Freio:

    o peso da moto quando vc freia com o diant. ou tras. levará todo o peso da moto pra frente, significa que a roda de trás fica mais "solta", mais suscetível a travar. Por isso de frenar um pouco mais o da frente.

    para uma frenagem mais eficiente use o freio motor: use os freios normalmente, e ao trocar de marcha mande o giro um pouco pra cima pra engatar a marcha anterior.

    Nas curvas:
    se estiver rápido, NUNCA FREIE!!!! ou faça de modo sutil.. exxxxtremamente suave. caso contrário, o peso da moto irá ser transferido e irá perder ou a dianteira ou a traseira.
    se viu que tá rapido demais, tente frenar enquanto está com a moto em pé.. e depois deite bastante usando o contra-esterço (sim, isso existe para as motos, e há um tópico por aki que fala disso)
    aH! também tente nao acelerar muito no começo da curva, se for enrolar o cabo, faça do meio pra frente, no minimo. se nao cai as vezes! hehehe

    Na Chuva:
    a moto tem pneus finos, e por isso a aderencia diminui mais ainda na chuva.
    ande mais devagar que o normal, arranque mais devagar... faça curvas mais devagar!

    quanto a trocar de marcha, no manual tem algumas recomendações.. =]


  12. #12
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Campinas
    Idade
    41
    Posts
    279

    Re: Me ensinem a andar de moto...

    Esse papo de rotação certa ou não subir muito o giro pra economizar é coisa nerd. Não tem essa não cara, vai depender da situação onde vc está pilotando, se precisar subir, vai forçar mais, se estiver descendo, vai forçar menos, se for ultrapassar vai mais e assim por diante.
    O segredo está no ronco do motor, acelera e vai trocando de marcha, quando vc ver que a moto está rendendo bem ao trocar de marcha, ja pegou as manhas. Freio é a mesma coisa, ficar calculando a percentagem da frenagem é um tanto que embaçado e meio escroto, faz o que falaram la em cima, vai num lugar vazio, ascelera e freia meio forte, assim vc acostuma tbém a freiar.
    Agora economia, se sua moto for uma 125cc larga a mão e desencana disso, acelera o quanto vc precisar porque já é aconnômica essas motos, agora andar que nem moça pra economizar 3km/l ou 5 km/l pra mim é palhaçada, ainda mais vc que saiu de carro, a moto já vai te dar uma economia aburda, mesmo vc entortando o cabo a dia inteiro.
    Se tamanho fosse documento o elefante era dono do circo!
    Seja original! Yes Bike Moded!!!

    Minha moto!!!
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...p?topic=9262.0

  13. #13
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2006
    Localização
    Curitiba - PR
    Idade
    40
    Posts
    773

    Re: Me ensinem a andar de moto...

    Legal, é andando que se aprende mesmo...espero naum caber aqui o ditado é caindo que se aprende..hehe

    Bom acho que isso é dúvida de todo iniciante mesmo....e eu que nunca montei numa titan e já comprei.aiai...mas são valiosas essas dicas..
    Juliana agora de Future Ford Ka

  14. #14
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Localização
    Rio de Janairo
    Idade
    69
    Posts
    62

    Re: Me ensinem a andar de moto...

    Eu tambem estou iniciando nas duas rodas, e essas dicas foram muito oportunas. NEste forum mostra que a culura do motociclista irresponsável está mudando, tem muita gente boa aderindo as duas rodas. Não sei se vc dirige carro , mas meu professor de auto-escola me disse que deve-se lembrar de que quando vc está dentro do carro sua visão ao redor é mais limitada, isso fora as outras coisas que estão na mente e visão do motorista, e moto tem que ter o triplo da atenção! sucesso.

  15. #15
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    São Paulo Z/Sul-Pq.Santo Antonio
    Idade
    39
    Posts
    808

    Re: Me ensinem a andar de moto...

    Citação Postado originalmente por sot010174 Ver Post
    HhahaHaH é isso ae!!


    Pelo jeito, mesmo transportando garupa por 100km, a minha YES vai fazer por volta de 38-39Km/l. O tanque tá um pouco acima da metade, e ja rodei +- 240KM com a motoca.

    Duvidas:
    Quando saem do sinal, até quantos RPM vcs chegam?

    Qual é o giro perfeito para troca de marcha?

    Freiando, como fazer? Já me falaram pra apertar o traseiro depois o dianteiro, e tentar dosar 70% da parada com o dianteiro, e 30% traseiro.

    Como andar na chuva? Me falaram que deitar demais (como no seco)a moto é queda na certa. não dá pra andar acima de 60...etc.

    vao vir outras...

    AB!!
    Ela tá fazendo 38km/l ? caramba que economica! a minha faz 34 no máximo, mas a sua é 125cc né.. bom boa sorte aí....
    SUNDOWN MOTARD!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

 

Tópicos Similares

  1. Aprendendo a andar de moto
    Por PauloGrave no fórum Manobras
    Respostas: 10
    Último Post: 12-08-11, 17:04
  2. proibido andar de moto?
    Por marcos2205 no fórum Área de debate
    Respostas: 12
    Último Post: 11-08-11, 21:37
  3. Respostas: 6
    Último Post: 16-02-10, 23:42
  4. Andar de moto sem camisa...
    Por Bronislaw no fórum Área de debate
    Respostas: 66
    Último Post: 29-12-06, 01:37
  5. Br-116: Tá segura pra andar de moto?
    Por César no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 17-06-05, 19:50

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •