Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 30
  1. #1
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Bonito MS
    Idade
    39
    Posts
    3.213

    Carbonização - Motor 4 tempos

    Olá pessoas!! Seguinte:

    Ontem fui a oficina de meu amigo Edimilson para trocar uma vela, ele me deu uma vela da titan 99 e disse que serve beleza, poderiam me confirmar este detalhe?

    Ah, voltando ao tema, dai troquei a vela e dei umas aceleradas, meu amigo disse, sua moto tá fumando? :0_0: pois sentia cheiro de óleo, dai aceleramos mais forte e saiu uma fumaça... :-/

    A km atual é 40.550 km e motor está com o óleo no nível normal e com menos de 500 km rodados. O que poderá ser?

    1. Meu filtro de ar (espuma) está com óleo de motor novo, será que é possível que este possa ir a queima e gerar a fumaça em alta rotação? Excesso de óleo na espuma talvez...

    2. Carbonização? Pois ando muito pouco com ela e dificilmente mantenho uma velocidade acima de 50km/h só quando viajo ou saio para mais longe;

    3. Motor indo pro breu :d :d :d :d :d

    O que acham??

    [img width=312 height=130]https://lh4.googleusercontent.com/-fc4v3Wf6r4Q/TeuYRdSPZjI/AAAAAAAAAVE/ZBSjegwE93I/ass.jpg[/img]

    Já viu minha Banana hoje??rsrs
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...opic=26117.200

  2. #2
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    Porto Alegre/RS
    Idade
    39
    Posts
    1.033

    Re: Carbonização - Motor 4 tempos

    1 - Qual cor da fumaça ?

  3. #3
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Bonito MS
    Idade
    39
    Posts
    3.213

    Re: Carbonização - Motor 4 tempos

    Citação Postado originalmente por Santo Cristo - Poa Ver Post
    1 - Qual cor da fumaça ?
    Azulada e somente em altas rotações...
    [img width=312 height=130]https://lh4.googleusercontent.com/-fc4v3Wf6r4Q/TeuYRdSPZjI/AAAAAAAAAVE/ZBSjegwE93I/ass.jpg[/img]

    Já viu minha Banana hoje??rsrs
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...opic=26117.200

  4. #4
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São José do Rio Preto
    Idade
    36
    Posts
    434

    Re: Carbonização - Motor 4 tempos

    A kara então tenho quase certeza que não é nada do motor não.
    Geralmente quando ta fumando faiz uma fumaça esquisita mais não é azul.
    Sei la... ta estranho.... mais alem de soltar fumaça... ta engasgando algo assim ? Qual sua moto ?

  5. #5
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893

    Re: Carbonização - Motor 4 tempos

    Chrespim...

    Primeira coisa... No elemento do filtro de ar (espuma), não vai oleo de motor, mas sim OLEO DE CAMBIO, que eh SAE 90... Troca isso q tah errado...

    Sobre a fumaça cara, seguinte...

    A minha CB quando tava precisando fazer o motor era assim... No começo ela dava umas fumadinhas brancas de manhã quando ligava ela e quando eu acelerava demais, tipo giro lah em cima mesmo... Todas as pessoas que conheço disseram que era retentor de valvula, mas nunca descobri pq fiz o motor direto e como troquei os retentres, parou o problema, mas depois q eu fiz, o cara naum tinha acertado a carburação e ela dava umas fumada pretas, ai era carburação...

    Aparentemente, ou os retentores de sua moto foram pro espaço, ou o motor mesmo esta indo pro espaço... Vc pode tentar trocar os retentores e ver se dá certo, se naum der, se prepara pra fazer o motor daqui um tempo....

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  6. #6
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Nov 2007
    Localização
    Américo Brasiliense - SP
    Idade
    40
    Posts
    3.152

    Re: Carbonização - Motor 4 tempos

    Esse motor ta meio novo pra precisar ser feito hein.

    Sugiro levar num mecânico de confiança.
    [font=Times]
    [b][size=14pt]Pratique a boa educação, a cordialidade e a gentileza![/size]
    [size=11pt][color=red][b]Não ofenda os companheiros e procure sempre acrescentar ao postar.[/size]
    [hr]

    [size=10pt][color=white][b]Clique aqui e conheça a Pequena Fênix, a X-Bike.

  7. #7
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Carbonização - Motor 4 tempos

    O Richard lembrou algo interessante, os retentores de válvulas... A Cb aki sempre dá umas fumadas brancas quando fica parada, é umidade, a bolinha também, aí quando roda para... Tenta dar umas voltas nela e veja novamente, mas num precisa colar a mão para ver...

    Parem o mundo que eu quero descer...

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Pelotas
    Idade
    36
    Posts
    345

    Re: Carbonização - Motor 4 tempos

    Posso tá falando uma baita besteira, mas será que não tem a ver com a mistura, sei lá, pode tá mto rica.

    Me corrijam se falei besteira.

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893

    Re: Carbonização - Motor 4 tempos

    Naum falou naum, porem carburação, a fumaça eh preta e naum branca... Fumaça branca eh oleo queimando junto com a gasolina

    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  10. #10
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308

    Re: Carbonização - Motor 4 tempos

    fumaça branca meio azulada é que está queimando óleo
    se fazer fumaça só quando fria provavelmente é retentores das válvulas

  11. #11
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Bonito MS
    Idade
    39
    Posts
    3.213

    Re: Carbonização - Motor 4 tempos

    Oi amigos, primeiramente agradeço a todos que se dispuseram a responder minhas perguntas!

    Seguinte, levei no meu mecânico de confiança hoje pela manhã, vemos o lance do óleo no filtro, trocamos e ele deu uma volta para avaliar, ela não falhava nada, apenas em altas ela esfumaçava a fumacinha azul, típica de óleo queimando na mistura.

    Após uma volta concluiu que seria avarias na parte superior do motor, uma vez que biela e componentes de baixo estavam silenciosos sem bater nem nada, ele disse: _ Vamos abrir!

    Ao abrir o motor, a causa! O carvão alojado na cabeça do pistão acabou por riscar a camisa do cilindro, não muito, mas o bastante para que o óleo escapasse.

    Após alguma tempo de conversa e observações, decidimos por fazer a parte superior, trocando cilindro, fazendo a primeira retífica 0,25mm, trocando o cabeçote, retentores de válvulas (as válvulas não, estavam boas) aproveitamos e trocamos as varetas de comando também, entre outros detalhes que não conheço ao certo. Detalhe, peças todas originais, prefiro assim, motor é coisa séria.

    Ao fim foi um investimento de R$ 250,00 mas não me arrependo, preferi fazer os reparos logo ao identificar a falha para que isto não se agravasse e pudesse causar um dano maior no motor. Agora e rodar um pouco na cautela para as peças novas se assentarem ao conjunto e no sábado levar lá novamente para reajustar as válvulas.

    Enfim, foi isto! Obrigado a todos!
    [img width=312 height=130]https://lh4.googleusercontent.com/-fc4v3Wf6r4Q/TeuYRdSPZjI/AAAAAAAAAVE/ZBSjegwE93I/ass.jpg[/img]

    Já viu minha Banana hoje??rsrs
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...opic=26117.200

  12. #12
    Piloto de moto Avatar de Richard
    Data de Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    IN HELL
    Idade
    39
    Posts
    3.893

    Re: Carbonização - Motor 4 tempos

    Agora ve se fica de olho na mistura da sua moto, pois carbiniza~çao eh sinal de mistura errada e vela VELHA...

    Ai eu até pergunto, vc troca a vela de acordo com a recomendação do seu manual??? Tem que trocar hein???

    Mas eh isso ai, pelo menos o seu motorzinho eh facil e barato de se fazer... Se fosse na CB e eu mandasse fazer a parte de cima soh por causa de uma fumadinha, ia pelo menos uns 800 conto...

    Lembrando que eh sempre bom abrir o motor para limpar os residuos de carbinização na cabeça do pistão, pois alem de tudo, isso altera a taxa de compressão do motor e acarreta outros problemas.

    Boa sorte agora e mais cuidado agora para naum acontecer de novo


    2007 - 2009 - CB400 82
    2008 - ... - Kasinski GT250 Comet Preta

  13. #13
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Carbonização - Motor 4 tempos

    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    fumaça branca meio azulada é que está queimando óleo
    se fazer fumaça só quando fria provavelmente é retentores das válvulas
    Exato ... ou excesso de óleo (ou os 2 !).
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  14. #14
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Itapeví - SP
    Idade
    50
    Posts
    1.663

    Re: Carbonização - Motor 4 tempos

    Minha TDR tá soltando uma fumacinha "branca" em excesso quando ando com ela (independente da rotação)... :G

    Será que tenho de mandar dar uma olhada no motor??? :G :G ]

    Abraços!!!
    Segue o Baile!!!

  15. #15
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2008
    Localização
    Bonito MS
    Idade
    39
    Posts
    3.213

    Re: Carbonização - Motor 4 tempos

    Citação Postado originalmente por Richard Ver Post
    Agora ve se fica de olho na mistura da sua moto, pois carbiniza~çao eh sinal de mistura errada e vela VELHA...

    Ai eu até pergunto, vc troca a vela de acordo com a recomendação do seu manual??? Tem que trocar hein???

    Mas eh isso ai, pelo menos o seu motorzinho eh facil e barato de se fazer... Se fosse na CB e eu mandasse fazer a parte de cima soh por causa de uma fumadinha, ia pelo menos uns 800 conto...

    Lembrando que eh sempre bom abrir o motor para limpar os residuos de carbinização na cabeça do pistão, pois alem de tudo, isso altera a taxa de compressão do motor e acarreta outros problemas.

    Boa sorte agora e mais cuidado agora para naum acontecer de novo

    Ai Richard, então foi ero na mistura, pois troco de vela muitas vezes, quase que a cada revisão de 4 mil km.

    Mas lembrem-se que quando entrei aqui no fórum, usava um filtro esportivo, acho que isto pode ter ajudado no erro da mistura, enriquencedo sei lá... pois de um ano para cá vinha percebendo as velas bastante pretas e as vezes molhadas... Mas aprendi com isto, filtro agora só de espuma e umedecido!

    E o lance de andar muito devagar, isto alecera o processo de carbonização no pistão? É legal que ao menos nos finais de semanas de umas voltas pela rodovia a uns 80 a 100 km/h por uns 20 a 30 minutos para descarbonizar?

    Gasolina, isto também é responsável né?

    É isto ai, vamos aprendendo cada vez mais, obrigado pessoal!!
    [img width=312 height=130]https://lh4.googleusercontent.com/-fc4v3Wf6r4Q/TeuYRdSPZjI/AAAAAAAAAVE/ZBSjegwE93I/ass.jpg[/img]

    Já viu minha Banana hoje??rsrs
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...opic=26117.200

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •