Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 11 de 11
  1. #1
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    69
    Posts
    738

    Ferrugem (Oxidação)

    Amigos,

    Em virtude de algumas perguntas sobre ferrugem ( oxidação) segue abaixo umas dicas importantes:

    Apesar de muitos motociclistas ainda acharem que a lavagem não é importante, volto a frisar que lavagem é conservação, um dos itens primordiais que ela previne é a ferrugem.

    A Ferrugem ou Oxidação é o processo onde o material volta para o seu estado natural, o ferro perde as qualidades geradas em sua industrialização retornando ao seu estado de ferro puro.

    Como começa esse processo:
    Com o acumulo de sedimentos e micro-sedimentos nos materiais, esses sedimentos servem como pontos de retenção da umidade, e ela é responsavel pelo inicio do processo de oxidação.

    Onde e quando ele ocorre com maior frequencia:
    Nas grandes cidades por causa da poluição, nas regiões onde a umidade do ar é muito alta, e no litoral por causa do ar umido salgado (maresia).

    Nossos amigos caninos: Os cães são os melhores amigos do homen, mas são inimigos dos aros das motos, os mesmos urinam neles, e sua urina contem acidos que tambem ajudam a promover a oxidação. Não é necessario privar-se desse parceiro leal, para evitar isso basta encher umas garrafas pets com agua (para dar peso) e coloca-las junto as rodas das motos, o cachorro ira então urinar nelas, deixando as rodas em segurança.

    Como evitar a Ferrugem (Oxidação):
    Para evitar o inicio do processo de oxidação deve-se lavar a moto a fim de retirar os sedimentos e micro-sedimentos depositados. Alguns amigos do forum citaram que a lavagem é que forma a umidade, é um erro pensar assim porque se lavamos a moto e a secamos bem (eu uso compressor para isso) por causa de retirarmos os sedimentos e micro-sedimentos não existira mais pontos onde a umidade pode ficar retida, e assim não existe o processo de inicio da oxidação.

    Bem acredito que essas informações acima podem ajudar bastante o entendimento sobre o assunto.

    Obs.: postei hoje em tutoriais, um pequeno resumo com dicas rapidas para conservação de motocicletas em geral.

    Abraços,

    Tomás - tasmotos

  2. #2
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Posts
    2.689

    Re: Ferrugem (Oxidação)

    muito bom

  3. #3
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2008
    Localização
    Teresópolis RJ
    Idade
    43
    Posts
    21

    Re: Ferrugem (Oxidação)

    amem então...hhehh

  4. #4
    Administrador Avatar de Cyber
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Ponta Grossa - Paraná
    Idade
    39
    Posts
    7.501

    Re: Ferrugem (Oxidação)

    Aguardo o tutorial anciosamente :OK:

  5. #5
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103

    Re: Ferrugem (Oxidação)

    Tasmotos, o processo de oxidação, além do que vc postou acima, só poderá existir se houver oxigênio. Não é mais fácil após a lavagem e secagem da moto, passar um pouco de óleo de peroba nos cromados. Por ser fino é fácil de ser retirado em uma lavagem. Toda a poeira que irá se acumular na peças ficará retida na sua superfície protegida sem contato com a peça em si. Eu acho que funciona, pelo menos um pouco, em 38 anos de motociclismo nunca tive uma peça de qualquer motocicleta de minha propriedade enferrujada ou ao menos levemente oxidada. Um grande abraço a todos os irmãos.

    PS: Já postei alguns macetes em vários tópicos antigos, só permaneço com a mesma idéia:
    MOTO E ÁGUA EM EXCESSO SÃO UMA PÉSSIMA COMBINAÇÃO. A PARTE ELÉTRICA DETESTA. |
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  6. #6
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Ferrugem (Oxidação)

    É por aí mesmo, eu já junto o útil ao agradável, após lavar a moto dou uns rolês com ela molhada mesmo para secar no vento, só seco o tanque e os cromados...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  7. #7
    Motociclista Avatar de ammanzoli
    Data de Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Vitoria - ES
    Idade
    38
    Posts
    1.870

    Re: Ferrugem (Oxidação)

    sobre lava o melhor mesmo e lava com agua corrente ... sem pressão .. assim ele nao vai danificar ou entra em lugar como na parte eletrica
    \ CG 125 96/96 / \ BIZ ES 100cc 01/01 / \ XR 200r 98/98 / \ <a href="http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...5997.0">BIZ + 125cc 06/06</a> / \ XTZ E 125cc 04/05 / \ XR 200r 98/99 /

  8. #8
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    São Paulo
    Idade
    38
    Posts
    153

    Re: Ferrugem (Oxidação)

    Legal!

  9. #9
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783

    Re: Ferrugem (Oxidação)

    Citação Postado originalmente por ammanzoli Ver Post
    sobre lava o melhor mesmo e lava com agua corrente ... sem pressão .. assim ele nao vai danificar ou entra em lugar como na parte eletrica
    Verdade, num curto muito a idéia de lavar com alta pressão, ou se usar aquelas máquinas tem que tirar bem a pressão, deixar o jato bem aberto, para borrifar mesmo...
    Parem o mundo que eu quero descer...

  10. #10
    Super Piloto Avatar de agm2112
    Data de Ingresso
    Dec 2005
    Localização
    Rio de Janeiro / RJ
    Idade
    49
    Posts
    5.646

    Re: Ferrugem (Oxidação)

    Citação Postado originalmente por Diego.fcs Ver Post
    Verdade, num curto muito a idéia de lavar com alta pressão, ou se usar aquelas máquinas tem que tirar bem a pressão, deixar o jato bem aberto, para borrifar mesmo...
    Mas até no manual dessas maquinas avisam pra deixar o jato aperto ao máximo ao lavar carros e motos. O jato concentrado pode até furar um radiador !
    Um bom viajante não tem planos fixos e não tem por objetivo a chegada
    (Lao Tsé; 640 a.C.)

  11. #11
    Senior Member Avatar de tasmotos
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Sorocaba-SP
    Idade
    69
    Posts
    738

    Re: Ferrugem (Oxidação)

    Citação Postado originalmente por Ivan RJ Ver Post
    Tasmotos, o processo de oxidação, além do que vc postou acima, só poderá existir se houver oxigênio. Não é mais fácil após a lavagem e secagem da moto, passar um pouco de óleo de peroba nos cromados. Por ser fino é fácil de ser retirado em uma lavagem. Toda a poeira que irá se acumular na peças ficará retida na sua superfície protegida sem contato com a peça em si. Eu acho que funciona, pelo menos um pouco, em 38 anos de motociclismo nunca tive uma peça de qualquer motocicleta de minha propriedade enferrujada ou ao menos levemente oxidada. Um grande abraço a todos os irmãos.

    PS: Já postei alguns macetes em vários tópicos antigos, só permaneço com a mesma idéia:
    MOTO E ÁGUA EM EXCESSO SÃO UMA PÉSSIMA COMBINAÇÃO. A PARTE ELÉTRICA DETESTA. |
    Ivan...

    Muito bom... concordo com voce.... acho que a palavra certa para tudo é moderação.
    Tudo em excesso não é bom...
    Quanto ao oleo de peroba é uma boa solução, mas é uma solução muito pessoal, tem muita gente que não gosta... normalmente eu cito detalhes e experiencias médias, que se encaixam na maiorias dos casos verificados em mais de quatro mil motos lavadas altesanalmente.
    Tambem concordo que não se deve lavar com maquina de alta pressão, gosto de ressaltar que esses equipamentos foram feitos para profissionais que buscam eficiencia no tocante a velocidade e quantidade, que não é o meu caso eu lavo buscando segurança e qualidade.
    De qualquer forma eu acho fantastico a experiencia do forum, pois podemos colocar em cheque todos nossos pensamentos, e o inteligente vai ser aquele que aproveitar e "crescer" com o debate.
    Mais uma vez ressalto que gostei muito de seus comentarios.

    Abraços,

    tasmotos

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •