Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 16 a 26 de 26
  1. #16

    Re: E se pagar DPVAT no licenciamento?

    Citação Postado originalmente por Cassio Ver Post
    Opa, não vai pagar nada a mais. Mas tb não pode andar..  Se te pararem numa blitz, deveriam apreender sua moto.
    não tem isso, pode pagar só no licenciamento sim, porém sobre o IPVA vai incidir um jurinho. Vc só precisa estar com tudo pago até as datas do licenciamento e novo doc (2009), fora isso dá pra enrolar um pouco sim.

    antigamente nas blitz tavam com mania de cobrarem o comprovante de pagamento do IPVA, se já tivesse vencido e sem pagar rebocavam o veículo. Mas tem uma resolução (ou decreto sei l&#225do Contran de 2006 que deixa explícito que os únicos documentos que devem ser apresentados são habilitação e o CRLV, se não chegou a data do novo, o 2008 ainda tá valendo, os puliça não podem fazer nada

    só que quando chegar a data do novo doc, aí sim vc tem que fazer a correria e pagar tudo, senão vence o doc 2008 e aí vc vai ficar irregular, atrasado. A questão é se compensa, pelo prazo entre o vencimento do IPVA e o novo livenciemento, sacou?

    Aqui em Minas, por exemplo, o detran é demorado, acontece de vencer o IPVA agora em janeiro mas o novo doc só vai ser confeccionado lá pra junho, aí dá pra enrolar

  2. #17
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2007
    Localização
    SJCampos
    Idade
    47
    Posts
    366

    Re: E se pagar DPVAT no licenciamento?

    Citação Postado originalmente por Bigulino Ver Post
    não tem isso, pode pagar só no licenciamento sim, porém sobre o IPVA vai incidir um jurinho. Vc só precisa estar com tudo pago até as datas do licenciamento e novo doc (2009), fora isso dá pra enrolar um pouco sim.

    antigamente nas blitz tavam com mania de cobrarem o comprovante de pagamento do IPVA, se já tivesse vencido e sem pagar rebocavam o veículo. Mas tem uma resolução (ou decreto sei lá)do Contran de 2006 que deixa explícito que os únicos documentos que devem ser apresentados são habilitação e o CRLV, se não chegou a data do novo, o 2008 ainda tá valendo, os puliça não podem fazer nada

    só que quando chegar a data do novo doc, aí sim vc tem que fazer a correria e pagar tudo, senão vence o doc 2008 e aí vc vai ficar irregular, atrasado. A questão é se compensa, pelo prazo entre o vencimento do IPVA e o novo livenciemento, sacou?

    Aqui em Minas, por exemplo, o detran é demorado, acontece de vencer o IPVA agora em janeiro mas o novo doc só vai ser confeccionado lá pra junho, aí dá pra enrolar
    É.. após ver as mensagens dos colegas, fui pesquisar pra ver se achava alguma coisa. Realmente tem uns jurinhos pra quem pagar atrasado.

    Já quanto a poder a fiscalização não poder apreender o veículo até vencer o licenciamento, não achei nenhum lugar que diga isso.

    O que eu tinha achado é a mesma informação do link do thiago.. Lá diz:
    "O veículo inadimplente (eu entendo que não tenha pago o DPVAT na data de vencimento deste esteja inadimplente) poderá ter problemas com a fiscalização, pois não será considerado devidamente licenciado. Além disso, em caso de acidente, o proprietário não terá direito à cobertura, não estando, contudo, isento de ressarcir as indenizações pagas às vítimas.

    Já quanto a alguma resolução que diga que os únicos docs de porte obrigatório são o CRLV e a CNH, tb desconheço a resolução mas sempre acreditei que não precisava mesmo ficar andando com comprovante de pag (mas por via das dúvidas ando com ele mesmo assim).

    O fato é que se for parado numa blits da pm ou num posto da federal em rodovias, eles pedirão os docs, se tiver comprovante pronto vc vai embora, se vc disser que tá pago mas que não tem comprovante eles passam um rádio e checam a situação do veículo em minutos, e se durante essa verificação eles observarem que se trata de um veículo inadimplente, bom.. aí vai de cada um correr o risco e ver o que acontece.

    Eu já corri risco, já andei com IPVA/DPVAT de carro atrasado, já andei com licenciamento atrasado e tudo mais.. mas foi um risco que assumi correr, devido a impossibilidade de pagar e necessidade de andar.
    Eu sempre procuro me basear em algo para poder argumentar com fiscalização se for o caso. Nesse caso, até hoje não encontrei nada que dissesse (a não ser alguns colegas do forum, mas se eu for argumentar dizendo isso não cola) que eu poderia andar com IPVA/DPVAT vencido até o licenciamento.

    Se alguém encontrar algum lugar na lei que diga isso, me avisem pra eu imprimir e poder argumentar quando estiver inadimplente e for parado em fiscalizações.

  3. #18
    Motociclista experiente
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    São Paulo a capital do rock!
    Posts
    2.339

    Re: E se pagar DPVAT no licenciamento?

    Cassio, tem q levar em conta q o documento novo só sai no licenciamento.

    Então seu documento pode ser valido ainda mas a fiscalização nao tem como saber se vc ja pagou o ipva/DPVAT deste ano, eles teriam q consultar, nunca vi eles fazerem isso, só qdo ta com documento atrasado ai nao tem jeito.

    Qdo ta em dia eles nao consultam.

    Vou pagar somente IPVA agora pq cobram juros, DPVAT só no licenciamento mesmo.

    [size=20pt]Fica na miuda ai q é nóis na fita[/size]

  4. #19

    Re: E se pagar DPVAT no licenciamento?

    bom, de qualquer forma o que tinha falado é a resolução nº205, de 20/10/2006, aí lá tá assim:
    "Art. 1º. Os documentos de porte obrigatório do condutor do veículo são:
    I – Autorização para Conduzir Ciclomotor - ACC, Permissão para Dirigir ou
    Carteira Nacional de Habilitação - CNH, no original;
    II – Certificado de Registro e Licenciamento Anual - CRLV, no original;"

    pra mim, o doc em dia é o atestado de que vc tá com as obrigações em dia, agora se o detran demora pra mandar o doc novo (vejam só, JÁ ESTAMOS em 2009 e só agora estamos discutinho quaaaando vai ser o licenciamento novo) é por incompetência deles, nós não temos nada com isso... o que a fiscalização vai ter direito (pela lei) de te cobrar é habilitação+CRLV, se tá lá pronto.
    Conferir no rádio se tá ou não pago não existe, onde fala isso, não é mesmo?

    mas concordo que a questão é polêmica - nem tanto pelo que pode ou não pode, mas pelo que eles querem ou não querem lá na hora, afinal estamos no Brasil né...

  5. #20
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Oct 2006
    Localização
    São Vicente - SP
    Idade
    40
    Posts
    1.708

    Re: E se pagar DPVAT no licenciamento?

    Pode pagar no ato do licenciamento sim, inclusive no site da ABRAM você encontra alguma coisa a respeito

    http://www.abram.com.br/

    *******************

  6. #21
    Usuário de motoneta Avatar de ricardofroes
    Data de Ingresso
    May 2011
    Localização
    São José dos Campos
    Idade
    59
    Posts
    178

    Re:E se pagar DPVAT no licenciamento?

    Já sei que devo ganhar o pá de ouro sobre desenterra o topico. Mas em caráter informativo desenterro!!!
    Mas como estou procurando uma moto para compra estou notando a desinformação do pessoal sobre o dpvat, as coisas mudaram de uma epóca para cá. Hoje quando se compra um veiculo zero é pago o dpvat proporcional, é só olhar no site do dpvat. Assim não existindo mais duvida conforme o texto abaixo do proprio site do DPVAT.
    ""O Seguro Dpvat deve ser pago todos os anos com a cota única ou a primeira parcela do IPVA, conforme determinação da Lei 6194 de 1974, art. 12 parágrafo 2º e através da Resolução nº 06/86 de 25/03/86 do Conselho Nacional de Seguros Privados (Ministério de Fazenda).""
    A falta do seguro dá 7 pontos na carteira e apreensão do veiculo.
    Resumindo? Meu 13° vai quase todo para pagar as taxas de Janeiro...
    Vou ser um eterno bicicleteiiiro
    .--. -.-- ..--- .... .

  7. #22
    Novato
    Data de Ingresso
    May 2011
    Localização
    Franca - SP
    Posts
    14

    Re:E se pagar DPVAT no licenciamento?

    O q acontece é o seguinte:

    O que gera multa e apreensão do veiculo é andar com a licença vencida (licenciamento).

    Se vc n pagar o IPVA na data de vencimento = juros

    Se vc n paga o DPVAT (seguro obrigatório) = vc não está coberto em caso de acidentes, ou seja, tem q pagar em janeiro, mas seu veiculo vence o licenciamento em novembro... se vc resolver pagar junto com o licenciamento vc estará descoberto pelo seguro (DPVAT) de janeiro a novembro, ou seja, quase o ano todo.

    E para licenciar o veiculo vc precisa estar em dia com o IPVA e o DPVAT senão vc não consegue licenciar o veiculo.

    Minha opinião:

    O único que realmente precisa ser pago em janeiro é o DPVAT, porque no ato do licenciamento vc vai ter que pagar por uma coisa que vc nao poderia ter usado se precisasse, ou seja, deu dinheiro a toa pro governo
    Campanha Ando Devagar Pra Não Ver Chorando, Quem me espera Sorrindo.

  8. #23
    Motociclista experiente Avatar de Dumbex
    Data de Ingresso
    Jan 2009
    Localização
    Piracicaba - SP
    Idade
    34
    Posts
    2.567

    Re:E se pagar DPVAT no licenciamento?

    Citação Postado originalmente por ricardofroes Ver Post
    Já sei que devo ganhar o pá de ouro sobre desenterra o topico. Mas em caráter informativo desenterro!!!
    Mas como estou procurando uma moto para compra estou notando a desinformação do pessoal sobre o dpvat, as coisas mudaram de uma epóca para cá. Hoje quando se compra um veiculo zero é pago o dpvat proporcional, é só olhar no site do dpvat. Assim não existindo mais duvida conforme o texto abaixo do proprio site do DPVAT.
    ""O Seguro Dpvat deve ser pago todos os anos com a cota única ou a primeira parcela do IPVA, conforme determinação da Lei 6194 de 1974, art. 12 parágrafo 2º e através da Resolução nº 06/86 de 25/03/86 do Conselho Nacional de Seguros Privados (Ministério de Fazenda).""
    A falta do seguro dá 7 pontos na carteira e apreensão do veiculo.
    Resumindo? Meu 13° vai quase todo para pagar as taxas de Janeiro...
    Já fui parado em inúmeros comandos, sem pagar o tal DPVAT, com o licenciamento antes de vencer porém com o IPVA todo certinho. Nunca falaram nada, já fazem dois anos que pago junto com o licenciamento e nunca tive problemas.

    Abraço.
    "Motocicleta é tão segura que nem precisa de cinto de segurança!"
    Dumbex - Piracicaba /SP


  9. #24
    Usuário de motoneta Avatar de ricardofroes
    Data de Ingresso
    May 2011
    Localização
    São José dos Campos
    Idade
    59
    Posts
    178

    Re:E se pagar DPVAT no licenciamento?

    Aqui no estado de são Paulo nunca me pedirão também, mas no Rio de Janeiro na rodovia Presidente Dutra os PRF já me pedirão o recibo dele.
    O pior não está em andar e não pegar , levar ou não levar a multa, está sim em atropelar alguém ou mesmo nós se machucarmos. Nesse caso estaremos andando na sorte em vez do seguro.E pagar vamos ter que pagar de qualquer forma seja no licenciamento como o amigo acima citou.
    Vamos gastar muito mais com advogados multa que os 280 no começo do ano.
    Vou ser um eterno bicicleteiiiro
    .--. -.-- ..--- .... .

  10. #25
    Iniciante Avatar de Israel D.
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Maracanaú - CE
    Idade
    38
    Posts
    89

    Re:E se pagar DPVAT no licenciamento?

    Esse ano paguei o DPVAT atrasado, pois nem tinha grana, mas tbm não estava usando a moto, e não deu nada nem juros nem nada.

  11. #26
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371

    Re:E se pagar DPVAT no licenciamento?

    ´Caso você não pagar o DPVAT no inicio do ano, caso o condutor da sua moto sofre um acidente(seja vc ou seja la quem for) terá q pagar a conta do hospital, pois vc estara fora do seguro pq não pagou o mesmo

    compreende ?
    só isso..

    Como o tempo e o vento...

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •