Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 10 de 10
  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Idade
    30
    Posts
    288

    Cuidados ao andar sobre a estrada de terra

    Pra ir na casa da minha namorada eu pego uns 8KM de estrada de terra (ela mora num sitio), e como a estrada e ate que meio movimentada, fica aquele monte de particula de terra suspensa no ar, so de ir e voltar a moto ja fica coberta de terra...

    eu gostariade saber quais os cuidados a mais eu vou ter que ter por conta disso (no quesito manutenção), sei que vou ter que limpar e lubrificar a corrente num periodo de tempo muito menor, acredito que o filtro de ar va ser prejudicado tbm, algo a mais pra me preocupar?



    a moto é uma cb300 2013

  2. #2
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Sim, limpeza e lubrificação da corrente (não basta lubrificar, tem de limpar primeiro) e do filtro de ar. Eu não sei nem como é o filtro da CB, mas por exemplo, nas minhas uma coisa que eu fazia era besuntar de graxa dentro das paredes da caixa do filtro... toda a entrada de ar se tiver graxa a terra e as partículas grudam nessa graxa, fica menos coisa até chegar no elemento filtrante Pode passar até na parte após o elemento sem exagerar, só formar aquela película de graxa. Outra coisa seria a suspensão dianteira, acumula uma sujeirinha em cima dos tampões do retentor. Sempre que lavar esfregue um pincel com detergente pra remover aquilo, pois vai ficar roçando nas bengalas e acaba com o tempo riscando. De resto é manutenção como qualquer outra e o capricho com a limpeza, pois vai sujar horrores. Morei por muitos anos no interior, pegando essa distancia de estrada de terra tambem, é tenso manter limpa. Se tem costume de passar pretinho nos pneus, esquece! Vai virar marronzinho na mesma hora! kkkkk
    Última edição por magrao tk; 10-02-14 às 20:32.

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Idade
    30
    Posts
    288
    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Sim, limpeza e lubrificação da corrente (não basta lubrificar, tem de limpar primeiro) e do filtro de ar. Eu não sei nem como é o filtro da CB, mas por exemplo, nas minhas uma coisa que eu fazia era besuntar de graxa dentro das paredes da caixa do filtro... toda a entrada de ar se tiver graxa a terra e as partículas grudam nessa graxa, fica menos coisa até chegar no elemento filtrante Pode passar até na parte após o elemento sem exagerar, só formar aquela película de graxa. Outra coisa seria a suspensão dianteira, acumula uma sujeirinha em cima dos tampões do retentor. Sempre que lavar esfregue um pincel com detergente pra remover aquilo, pois vai ficar roçando nas bengalas e acaba com o tempo riscando. De resto é manutenção como qualquer outra e o capricho com a limpeza, pois vai sujar horrores. Morei por muitos anos no interior, pegando essa distancia de estrada de terra tambem, é tenso manter limpa. Se tem costume de passar pretinho nos pneus, esquece! Vai virar marronzinho na mesma hora! kkkkk


    então a CB vem com um tal de filtro de ar viscoso, ele é meio umido, como a moto ta com 9500KM ele ainda nao foi trocado, pois a honda recomenda trocar a cada 16000KM, essa semana vou abrir ele pra ver como que esta, sobre a suspenção dianteira eu passo uma esponja macia sempre que eu lavo, dai sai tudo, minha preocupação é com a suspenção traseira, diferente da XRE não tem nenhuma proteção que impede que a roda traseira jogue detritos nela, ela fica totalmente exposta D: e o lugar e bem ruim de limpar, quando eu lavo so dou uma enguinchada de agua bem forte pra tirar o mais pesado, tbm to preocupado com o motor, porque tem area ali que não tem como impar nem fudendo, só desmontando, e ta juntando terra nessas areas Ç.Ç

    outra duvida... como faço pra limpar aquela parte onde fica os cabos e a central? (em baixo do banco e no interior das laterais da moto), porque ta juntando terra pra caramba ali KKKKK
    só com um pano umedecido mesmo?

  4. #4
    Motociclista Avatar de Edim silva
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    jacareí - SP
    Idade
    32
    Posts
    654
    mano se vc tivesse de Xre vc ia ver o sonho q é andar na terra de Trail, rsrs

    Eu por ter comprado minha XRinha propriamente pra terra, coloquei uma toquinha daquelas descartáveis em volta do filtro pra segurar melhor o pó!

    se vc vai andar muito com a Cb na terra, se puder faz umas adaptações para proteger a mola traseira do pó, a corrente limpa com querosene e terá de ser mais frequente (limpeza) q o normal! e cuidado nas curvas, pneu liso e terra tem q ser na manha,rsrs

    boa sorte!
    EX: Xr 200 R 98 - Amarela
    Ex: Cbx 200 Strada 01/02 - Stradinha
    EX: Lander 250 11
    Ex: Comet GT 250 12/13

    Xtz 125 X 09
    Comet Gt 250 09

  5. #5
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Idade
    30
    Posts
    288
    eu optei pela CB porque na época eu não estava namorando, e acho a CB muuuito mais bonita que a XRE

    sobre a corrente eu to lubrificando todo fim de semana


    a estrada tem bastante buraco então eu vou bem devagar, não tem como errar nas curvas
    sera que tem como colocar o protetor da mola que vem na XRE na CB???

  6. #6
    Motociclista Avatar de pedromartins
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Bahia
    Idade
    46
    Posts
    851
    Todo fim de samana eu pego estrada de terra e sei como é: cuidado com a corrente.

  7. #7
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Idade
    30
    Posts
    288
    fui olhar o filtro de ar hj, e ele ja esta bem sujo D: vou comprar outro,

    minha duvida é se é melhor eu comprar o original que é do tipo viscoso, ou um parelelo, no caso paralelo seria melhor de espuma ou de papel '-'?????
    Última edição por luis_sbo; 18-02-14 às 14:50.

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Procure comprar sempre o original, brother.
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  9. #9
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    30
    Posts
    1.406
    Depende do filtro, tem filtro que é de espuma ai é so limpar e passar um pouco de oleo nele e ta pronto!

  10. #10
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    estrada de terra...to fora...!
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

 

 

Tópicos Similares

  1. Cuidados com a moto após andar na areia da praia : quais ?
    Por matheusoc no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 28-03-11, 20:01
  2. NX4 Falcon - Fiz o teste cidade, rodovia e estrada de terra
    Por MarciON no fórum Área de debate
    Respostas: 41
    Último Post: 09-07-09, 18:53
  3. Pegar 35Km em estrada de terra com YBR !!
    Por ibs75 no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 30-08-08, 20:49
  4. Respostas: 13
    Último Post: 20-06-08, 16:51
  5. Como andar na estrada.
    Por edmilia no fórum Área de debate
    Respostas: 26
    Último Post: 15-01-06, 15:27

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •