Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 11 de 11
  1. #1
    Super Moderador Avatar de renanperim
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Americana/SP
    Idade
    36
    Posts
    3.630

    Crise X Investir em Moto

    Boa noite
    Bom, pessoal deve saber que não sou novo aqui mas este assunto vem cada vez mais forte na minha cabeça e queria discutir com todos.
    Minha vida mudou, foi-se a tenere, foi-se a fazer, ficaram responsabilidades e daqui a 2 meses vem a paternidade.
    As motos ficaram de lado devido ao dia a dia e necessidades da família, mas nunca do coração.

    Agora com a herdeira chegando a patroa precisa tirar carta, o que me deixa a pé, rs. E o detalhe mais importante, a crise no Brasil com combustível a 3,50 e 2,50 me faz pensar em acelerar o retorno as 2 rodas.
    Então queria colocar isso em discussão, até que ponto vale o investimento em uma 125-150? Sabemos que uma 0km vai custar 7-8k e uma usada perto dos 5k(2011 pra frente).
    Meus 1,90m não ajuda e o preço de uma bros/crosser é proibitivo, mas como já tive cg e ybr definitivamente não me importo.

    Motos que cogito 0km: Factor 150(não gostei da factor 125) e a Suzuki 150(feia e sem pós venda)
    Motos que cogito usadas: Cg /Fan Mix, XTZ, Yes 125

    Importante: Gostaria de voltar para as 250 em 1 ano, então é uma possibilidade partir para uma usada que posso dar uma entrada e parcelar no cartão em 12x

    Então os pontos são:
    1) Benefícios do investimento em meio a crise e valor dos combustíveis
    2) Quais investimentos são efetivamente viáveis

    Um abraço

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Olha, andar de carro com a gasolina nesse preço está mesmo de assustar, mas é claro que se a ideia fosse comprar uma moto unicamente para economizar, não valeria a pena, pois a economia de combustível só iria pagar a moto em alguns anos. Mas sendo a tua ideia adquirir mesmo um segundo veículo, me parece bem natural que seja uma moto pequena, melhor ainda se a patroa também tiver carteira "ab".
    Quanto a escolha da moto, se tu pensa em trocar em breve, eu descartaria uma 0Km, pois a desvalorização no primeiro ano é muito desproporcional, é muito mais negocio pegar uma moto com uns 2 anos de uso, que irá se desvalorizar bem menos. Uma 0Km só me parece razoável em 2 cenários, primeiro, caso seja necessário fazer um financiamento longo, aí o juro mais baixo do financiamento de uma moto nova vai compensar a desvalorização, o segundo, é caso o sujeito rode muito com a moto e vá ficar com ela por vários anos, nesse caso, pegar uma moto ja com seus 40-50.000Km, poderia gerar um gasto bem imediato com manutenções.
    No teu caso, acho que a escolha ideal recai sobre uma moto de geometria um pouco mais ampla, como a XTZ ou a Bros, a Bros vai ser mais rápido de vender depois então isso seria uma vantagem.
    No mais, não sei se tu usou a palavra "investimento" de forma descuidada, ou realmente pensa em gerar economia com a compra da moto. Considerando um custo inicial de 5.000 reais e um gasto com manutenção, imposto e combustível que seja 1/3 do de um carro pequeno, tens que ver em quanto tempo essa economia vai pagar os R$5K. Como investimento acho difícil valer a pena, mas como, uma segunda alternativa de transporte, é muito bom.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  3. #3
    Motociclista Avatar de betocampana
    Data de Ingresso
    May 2015
    Localização
    Assis - SP
    Posts
    571
    Eu sempre considero primeiro pegar uma moto usada. É ridículo o preço que estão cobrando uma uma 150 nova, com exceção da Suzuki, então eu considero comprar sempre motos com 3 anos de uso, que tem uma taxa de desvalorização boa (para mim) e conservação ótima.

    Se vc vai pegar uma 125 ~ 150 e daqui a um ano passar pra 250, eu já recomendaria você pegar direto a 250, pela economia com documentação e emplacamento (transferência, no caso da usada) e você também já pega direto a 250, faz apenas uma vez a manutenção, se necessário, e deixa ela do seu jeito.


    Citando meu caso, pra servir como experiência e porque gosto de contar história, peguei uma CG 150 pra ver se, para mim, ainda dava certo ter uma moto e pra "testar detalhes" - desde transito imbecil até falta de vaga na garagem.
    Comprei uma titan 2007 por 4k (em 2013). Salvo engano, mais 400 ou 500 reais de transferência e vistoria. Mais umas moedas em troca de óleo e vela (sempre troco isso quando compro uma moto) e, depois de alguns meses, pneu, que estava meia vida quando comprei a moto.
    Tudo isso pra, em menos de um ano, já considerar a troca por uma de maior cilindrada - cogito, já há algum tempo, trocar por uma fazer ou teneré 250 2012~2013, mas tenho uma certa dó de ter investido na CG e já passar ela pra frente.

    Meus conselhos são:
    Pegue uma moto usada, como vc já disse que pode fazer;
    Se não precisar tanto economizar, pegue direto a 250, pra evitar duas compras em pouco tempo;
    Se precisar economizar, as 125 injetadas da Yamaha são fantásticas nesse aspecto.


    *** Edit: li agora o post do Iraí e, de fato, como vc tem um filho, é preciso ver quanto você vai andar nessa moto, e quanto vai precisar deixar a moto e ir de carro, em razão de agora andar em três pessoas.
    Em relação ao meu Palio 1.0, minha CG economiza cerca de 400 reais anuais apenas em combustível, em relação a quilometragem que faço por ano, mais um pouco economizado em manutenção. Seria algo entre 3 a 4 anos pra moto "se pagar". É bastante tempo.
    Última edição por betocampana; 04-11-15 às 23:32.

  4. #4
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    titan 150 flex e depois fazer 250 flex ?
    seria o meu palpite.

    Como o tempo e o vento...

  5. #5
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    considerando o KM/l e preço, se eu andasse de carro (15km/l sendo otimista) gastaria no minimo o dobro da moto (35km/l na pior hipotese) contando manutenção, etc e etc moto vs carro fica uma proporção perto de 4x considerando apenas lado financeiro.

    moto boa pra revenda é honda usada, da pra negociar e depois vender pelo mesmo preço.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  6. #6
    Iniciante Avatar de DBLS150
    Data de Ingresso
    Oct 2015
    Localização
    Brasilia - Df
    Posts
    97
    acabei de comprar uma fan 150, a q vai aparecer no meu avatar... estou apaixonado pela moto, nada pra reclamar, e me supreendi positivamente com o consumo, eu iria de honda, pois a revenda e mais facil e a desvalorização e menor, assim fica mais facil de pegar uma 250 dps... mas a factor 150 esta mt linda.
    "Eu vivo minha vida 1 segundo de cada vez, naquele momento, nada mais importa!"

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de Darci
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Localização
    Porto Alegre
    Idade
    30
    Posts
    232
    Esse assunto também anda tirando o meu sono, o meu caso é um pouco diferente, tenho uma 150 e to planejando trocar por uma 250 ( inclusive se alguem do sul quiser uma Bros 2011 tenho uma pra vender ), mas as vezes o medo bate te trocar e o meu emprego ou o da minha noiva desandar e acabar é sem moto nenhuma.

  8. #8
    Motociclista Avatar de jefferson.santiago
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Localização
    Rio Claro - SP
    Idade
    32
    Posts
    564
    Amigo a crise é bom para alguns e ruim para outros, quem vai comprar tem poder de barganha e acima das 250cc consegue ótimos negócios , uma moto confiável e barato é a fazer 250 ou a lander ( mais adequada a sua altura). Assim acho que no longo prazo , fazendo apenas uma compra dentro desse um ano , com um limite de 7 mil uma Yamaha 250 seja a opção ideial.
    Uma 150 zero vai te dar um preju enorme pensando em uma troca a curto prazo ..
    Boa sorte na escolha

  9. #9
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Eu investiria numa seminova, especialmente porque eu não teria que pagar IPVA alto, nem emplacamento e nem tomava a desvalorização do primeiro ano.
    E já que você quer economizar, esses são ótimos argumentos.
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  10. #10
    Motociclista Avatar de Marvila
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Salvador-BA
    Idade
    57
    Posts
    763
    Estava olhando o site da Honda e vi que agora a CG Fan completa é 160cc. Inclusive, com rodas de liga leve. O preço sugerido é o mesmo da Factor 150 ED. Se não estou enganado, a faixa de preço da Fazer 150 EDS é o mesmo da Titan 160. Não tenho certeza. Ou os preços das Yamaha nivelaram com os da Honda, por cima, ou os da Honda nivelaram com os da Yamaha "por baixo" (não vamos questionar preço de motos no país e blá-blá-blá).

    A bem da verdade, a Yamaha nos últimos tempos decidiu incomodar a Honda. O sucesso da Fazer 150 e, principalmente, Fazer 250 fizeram-na se mexer. Até "renascer" a Bros 125 para não deixar a XTZ 125 ganhar mercado foi estratégico...não sei se deu certo. Aliás, creio que as duas deverão sair de linha em 2016, não é ?

    Outra, a Honda viu a Factor 125 ganhar mercado nas cidades interioranas, onde imperava absoluta, e a saída foi a CG150 Start. Agora, com esse PROMOT 4, também não sei qual será o futuro da Factor 125 e da CG125 Fan. Uma coisa é certa, as motos de "entrada" tendem a ser de 150cc, i.e., e com preços mais elevados...a menos que a "crise" ajude a fazer esse ajuste...

  11. #11
    Super Moderador Avatar de renanperim
    Data de Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Americana/SP
    Idade
    36
    Posts
    3.630
    Então, estive pesquisando bastante, se fosse hoje compraria uma Fan 125(sim, com carburador e sem freio a disco), pelos motivos: Preço de aquisição Preço de manutenção Oferta de boas motos aqui na cidade A Factor só achei 2015 e com quase preço de zero. As condições de uma zero estão terríveis(uma moto custa mais que o dobro parcelada) e uma usada da para fazer no cartão com juros pequenos. Suzuki não existe aqui. A Bros 125 vai sair de linha pq vai ter uma versão da 160 mais barata me parece. Eu acho que a XTZ continua, mas não vi nada ainda(e jamais compraria uma zero).

 

 

Tópicos Similares

  1. Crise de abstinência
    Por Strada Prata no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 15
    Último Post: 16-05-15, 18:31
  2. Ainda Vale Investir Numa Twister ??
    Por Felipe_ no fórum Área de debate
    Respostas: 17
    Último Post: 25-05-11, 14:16
  3. Respostas: 10
    Último Post: 30-12-10, 08:33
  4. Investir na strada ou pegar uma TW?
    Por fred_black no fórum Área de debate
    Respostas: 40
    Último Post: 09-04-09, 08:00
  5. Economia Mundial: onde investir? Eis a resposta! Em cervejas!
    Por rockerva no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 6
    Último Post: 12-08-08, 19:48

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •