É, parece uma pergunta besta. Bem idiota na verdade. Mas como eu nunca tive, gostaria de perguntar pois provavelmente alguém aqui já usou ou ainda usa e tem mais experiência no assunto.

Qual a vantagem de usar aquelas travas de disco em relação à simplesmente usar um cadeado?

Quero melhorar a segurança da motoca, estão roubando muita moto aqui onde moro e na maioria das vezes é quando está estacionada na rua. Enfim, a trava geralmente custa mais caro que o cadeado (trava de disco em média 40 reais, cadeado em média 20). É uma diferença significativa, já que ambos cumprem o mesmo papel: impedir que o disco de freio gire livremente.

Aliás, até vejo uma vantagem para o cadeado (estou pensando em comprar aqueles com segredo, será que são menos resistentes?), assim não tenho que levar mais uma chave no bolso.



E sim, é uma tentativa "fraca" de inibir o assalto, já que eles simplesmente levantam a moto, colocam em alguma Van, Kombi ou algo do tipo e levam embora. Mas se eu fosse ladrão e olhasse 2 motos, uma com um cadeado no disco e outra sem, eu iria na mais fácil.