Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 29
  1. #1
    Iniciante
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Novo Hamburgo
    Posts
    90

    A arte de frenagem de uma Biz! (Perda de controle em frenagens bruscas)

    Buenas galera!
    Abaixo comendo um “probleminha” de projeto que depois de quase 3 anos andando com a moto consegui identificar! Acho que esse problema ocorre de certa forma em todas as motos que tem câmbio semi automático, TVC (acho que é isso), etc.

    Apesar desse efeito ser meio óbvio para os motoqueiros "velhos de guerra" e para esse tipo de equipamento para mim pelo menos nunca tinha me passado pela cabeça que se não me cuidar em algumas situações pode te derrubar.

    Resumo do problema:
    Andando na terceira ou quarta marchas com o motor em altas rotações o condutor tem dificuldade em controlar a moto em uma frenagem de emergência!
    Com o motor em altas rotações e velocidade na hora em que é acionado o freio bruscamente primeiramente o motor é desacelerado e só depois quando a embreagem centrifuga abre você consegue efetivamente uma desaceleração eficiente.

    Detalhamento/anatomia dos efeitos desse problema:
    Como no inicio da frenagem brusca além de parar a moto você acaba tendo que freiar a mais para baixar a rotação do motor o mais rápido possível você freia com tudo o freio traseiro (a tambor) que por instantes superaquece. Com a roda traseira ainda girando e freio a tambor acionado quase que o máximo possível a moto inicia sua perda de velocidade até o ponto em que o motor atinge a rotação de abertura da embreagem centrifuga, nesse ponto o freio traseiro é aliviado da força de ter que baixar a rotação do motor e só tem efetivamente o peso da moto mais condutor para parar, neste momento você ainda esta aplicando muita força no freio traseiro e além disso ele agora esta quente pela grande pressão que fez inicialmente resultando em um bloqueio da roda traseira, o tempo desse bloqueio poderá variar dependendo das condições gerais do sistema do freio no momento. Mesmo você tirando o pé do pedal do freio traseiro a roda permanecerá travada, em algum momento se a moto ainda estiver em movimento se o freio destravar você vai escutar um “tec” muito forte vindo da roda traseira com o freio voltando ao normal na sequencia. Tudo isso ocorrendo em menos de 3 segundos! Indo mais a fundo no momento da primeira freiada mais brusca em que você esta inicialmente também reduzindo a rotação do motor a suspensão traseira acaba recuando um pouco (levantando) pelo fato do motor estar ainda “tentando rodar a roda”, como em uma frenagem brusca você freiaria muito mais o a roda dianteira nesse contexto acabaria por criar uma situação ideal para o travamento, derrapagem para algum dos lados da roda traseira. No pior dos casos dependendo das circunstâncias a traseira da moto pode ficar pulando, alternando em travamentos de roda, recuo da suspensão e destravamento da roda, causando um total descontrole momentâneo da moto!

    Formas de se evitar esse efeito:
    Treine frenagens bruscas acionando além dos dois freios também o pedal de troca de marchas, não sei se essa prática acarretaria em algum problema mecânico para a moto mas dessa forma você consegue uma frenagem limpa sem o peso do motor baixando rotação e atrasando a resposta da frenagem!

    Mancada da Honda:
    Acho que isso deveria ter sido abordado no manual da moto, orientando os usuários sobre esse efeito que se resume em um retardo da frenagem com possibilidade de travamento de roda em altas rotações e velocidades!

    Demorei 3 anos, 33.000 Km para “descobrir” de onde vinha esse “descontrole todo” na hora de frenagens bruscas! Fiquem ligados galera!! Quase sofri 3 acidentes graves por causa desse problema que eu não sabia! Até agora!

  2. #2
    Motociclista Avatar de Tarcisio Discipulo
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Vitoria da Conquista
    Idade
    33
    Posts
    1.150

    Re:A arte de frenagem de uma Biz! (Perda de controle em frenagens bruscas)


    de fato tbm tenho uma biz 125
    nunca tive esse proplema , pois reduzo a marcha de acordo com a redução da velocidade ...
    reduzindo a marcha vc para bem mas rapido do q só no freio , alem de evitar isso q vc descrevel

  3. #3
    Iniciante
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Novo Hamburgo
    Posts
    90

    Re:A arte de frenagem de uma Biz! (Perda de controle em frenagens bruscas)

    Numa frenagem de emergência você faz isso?

  4. #4
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Idade
    39
    Posts
    651

    Re:A arte de frenagem de uma Biz! (Perda de controle em frenagens bruscas)

    [img width=173 height=130]http://img196.imageshack.us/img196/5282/bandeiraparaibacpia.jpg[/img]

    Não troco o meu "oxente" pelo "ok" de ninguém!

  5. #5
    Motociclista Avatar de Tarcisio Discipulo
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Vitoria da Conquista
    Idade
    33
    Posts
    1.150

    Re:A arte de frenagem de uma Biz! (Perda de controle em frenagens bruscas)

    depende da emergencia se der tempo é melhor reduzir marchar e usar freio ...

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Santa Maria-RS
    Idade
    32
    Posts
    345

    Re:A arte de frenagem de uma Biz! (Perda de controle em frenagens bruscas)

    A biz não tem o esquema de tocar no pedal e desengatar? desengatar ela não resolveria o problema de não ter a embreagem? digo desengatada não teria essa força do motor empurrando !

    quando tenho de frear mais forte uso o freio motor também, ajuda muito !

    PS: se eu falei bobagem me corrijam !
    [img width=166 height=130]http://img683.imageshack.us/img683/1877/bandeiradorscopy.jpg[/img]

    Eu sou do sul, é só olhar pra ver que eu sou do sul...
    [size=12pt]Ando Devagar Pra Não Ver Chorando, Quem me espera Sorrindo[/size]

  7. #7
    Motociclista Avatar de Tarcisio Discipulo
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Vitoria da Conquista
    Idade
    33
    Posts
    1.150

    Re:A arte de frenagem de uma Biz! (Perda de controle em frenagens bruscas)

    a biz quando se reduz marcha ela chega ate freiar a moto dependendo da velocidade da moto ... fazendo isso e usando o freio vc para com menos tempo e naum xega travar a roda

    mas vai ter muitas situações q naum vai da tenpo de fazer os dois , só de usar o freio

  8. #8
    Super Moderador Avatar de XxUNOxX
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    Martinópolis/SP
    Idade
    34
    Posts
    5.592

    Re:A arte de frenagem de uma Biz! (Perda de controle em frenagens bruscas)

    Citação Postado originalmente por viniSM Ver Post
    A biz não tem o esquema de tocar no pedal e desengatar? desengatar ela não resolveria o problema de não ter a embreagem? digo desengatada não teria essa força do motor empurrando !

    quando tenho de frear mais forte uso o freio motor também, ajuda muito !

    PS: se eu falei bobagem me corrijam !
    Vc falou praticamente tudo que eu iria falar, mais de palavras diferentes...

    Esas que o amigo falou la encima de pisar no pedal da marcha, vai "desengatar, desembrear" (deixar em neutro) a moto, e acho que não é a melhor opção para uma frenagem de emergência...

    O freio motor ajuda e muito, principalmente se "der" termpo de vc reduzir uma, e segurar gradativamente ou em toques os dois freios (dianteiro e traseiro) eu mesmo uso 70% dianteiro e 30% traseiro quando é freiada mais simples, e 60% dianteiro e 40% traseiro quando é uma frenagem mais forte.

    bom, se falei algo de errado me desculpem, mais é o meu estilo de pilotagem.

    Moto pra mim não é só uma opção de economia, e sim uma paixão!

    1ª Moto: DT 180 para TRILHA 1994/1994 (vendida)
    2ª Moto: XTZ 125X 2008/2008 (vendida)
    3ª Moto: NX4 Falcon 2005/2005 (atual)

    VAMOS RESPEITAR OS OUTROS COMO GOSTARÍAMOS DE SERMOS RESPEITADOS.
    Utilize a pesquisa antes de postar, qualquer Dúvida, mande MP

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  9. #9
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371

    Re:A arte de frenagem de uma Biz! (Perda de controle em frenagens bruscas)

    Nunca curti biz pq eu apanho muuiiittttooo pra akele cambio..., quase sokei o guidão na barriga quando eu achei q ja sabia andar numa 100 :stop:
    Resumindo, detesto a bixinha


    mas uma vez eu precisei freiar com o calcanhar e num percebi isso ñ..,
    travo, a centrifuga desengata na hora, e eu só azava em baixar rotações esse treco, num acho confiavel andar com isso em alto rpm ..

    Como o tempo e o vento...

  10. #10
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2008
    Localização
    Feira De Santana BA
    Idade
    35
    Posts
    536

    Re:A arte de frenagem de uma Biz! (Perda de controle em frenagens bruscas)

    Qndo tinha a biz quase me eskecia do freio so qndo ia andar empinando freiava na maioria das vezes freiava so na redução mesmo!
    "Wheeling não é bagunça , é esporte!" [img width=182 height=130]http://www.achetudoeregiao.com.br/atr/bandeiras_do_brasil.gif/Bandeira_da_Bahia.jpg[/img] Agajê Sua concessionária YAMAHA (75)8121-6468 Consórcios e Financiamentos

  11. #11
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:A arte de frenagem de uma Biz! (Perda de controle em frenagens bruscas)

    A Honda bem que podia ter feito a Biz em 2 versões: com embreagem normal e sem. Eu geralmente apanho tambem pra cambiar marcha de Biz, quase sempre ela sai dando coice entre as trocas de marcha, até que pego a manha do pedal. Tenho certeza que muita gente ia preferir uma com embreagem tambem, eu prefiro ter o comando de debrear a moto na mão mesmo. Se fizeram a Pop com embreagem no motor da Biz 100 não acredito que seja algo tão complicado de mudar.

  12. #12
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re:A arte de frenagem de uma Biz! (Perda de controle em frenagens bruscas)

    Na minha Web não tem isso não!!!

    Parei de acelerar imediatamente ela desacelera!

    Se contar que Biz/Web tem embreagem no é. Pressione o pedal de leve e vc controla a embreagem. Aperte até o fim e troca a marcha e fica neutra, até que vc solte.


    Certa vez parei a Web numa guia porca. A motoca não saia de jeito nenhum, pq o giro não subia.
    Um amigo comentou: - Se fosse moto era só ir na embreagem.

    Mostrei meu pé, pisei, acelerei e soltei a embragem aos poucos.


    Sua moto está com a macha lenta muito alta.
    Esse problema de projeto relatado não existe!!

    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  13. #13
    Motociclista Avatar de Tarcisio Discipulo
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Vitoria da Conquista
    Idade
    33
    Posts
    1.150

    Re:A arte de frenagem de uma Biz! (Perda de controle em frenagens bruscas)

    Citação Postado originalmente por jotappe Ver Post
    Qndo tinha a biz quase me eskecia do freio so qndo ia andar empinando freiava na maioria das vezes freiava so na redução mesmo!
    é isso q eu falei , com a redução de marcha vc para bem mas rapido ...
    ( e naum como uno falou , coloca- la em neutro)

  14. #14
    Senior Member Avatar de Fernando Mendes
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Caldas Novas/GO
    Idade
    41
    Posts
    140

    Re:A arte de frenagem de uma Biz! (Perda de controle em frenagens bruscas)

    Bis é moto ou motoneta ?

  15. #15
    Senior Member
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    caxias do sul
    Posts
    128

    Re:A arte de frenagem de uma Biz! (Perda de controle em frenagens bruscas)

    so reduzia nas marchas tbm

    e se souber usar a embreagem que seria no pé reduz bastante os trancos na hora de reduzir as marchas tbm
    Realidade é apenas uma ilusão que ocorre devido à falta de álcool

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •