Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 14 de 14
  1. #1
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Sistema elétrico fraco nem sempre é bateria!

    Oi pessoal, andei meio sumido... deu pane na net por aqui, aliás agora tem mas tá uma verdadeira tartaruga de muletas.

    Esses dias minha CG me deixou na mão :0_0: Sim!!! Honda dá problemas! :lol:
    Tava indo pra casa de minha guria de noite. No fim de uma descida a moto morreu por uns 2 segundos depois voltou. Andou mais uns metros depois sim pifou de vez. Por sorte faltavam poucos metros pra chegar, mesmo assim tive de empurrar a moto subida acima...

    Minha primeira suspeita foi a bateria, pois as luzes do painel e neutro estavam fracas e se apertasse o freio morria tudo.
    Como não tinha muito o que fazer lá, fui pra casa no outro dia a pé. Voltei depois com outra bateria, um cdi, uma bobina, algumas chaves, e um multímetro.

    Nem pensei, já saí tirando uma bateria e colocando outra que deixei carregando antes inclusive.
    Ao ligar continuou tudo igual. Não tava entendendo... o sintoma era a princípio bateria.

    Já que por sorte levei o multímetro, medi então a carga na bateria: acima de 12v! Então... beleza. Então medi a carga com consumo pra ver. Liguei a chave e apertei o freio, tudo fraco e tudo morrendo, mas a bateria tava com toda a carga...

    Mau contato no circuito então! Mas onde?
    Comecei com o fusível... tava bom, com os terminais limpos sem nada de zinabre. Testei o 2º fusível... tambem tudo certo.

    Foi aí que me lembrei... esse 2º fusível é depois da chave de ignição!
    Medi em cima dele e... pouco mais de 4v

    Agora todas as suspeitas foram para os contatos da chave de ignição. Tirei o farol, desconectei o terminal de 2 fios que vai pra chave e liguei um pedaço de fio no lugar... Bingo!!! Tudo acendeu forte, e a moto ligou :OK:
    Deixei a ligação direta que fiz e montei tudo. No outro dia fui pra casa e fim de semana desmontei o painel.

    Resumindo essa parte: os contatos tavam perfeitos tambem. Era o fio que sai da chave o culpado! Quebrou porque aquela capa plástica tava seca. Limpei bem os contatos, troquei os fios e usei um pedaço de camera de caloi 10 pra fazer a capa flexível dela e tambem do chicote que vai para o painel, que já tava na mesma situação. Ficou 100x melhor do que comprar uma chave de ignição nova paralela. :OK:


    Portanto fica essa dica! Pra confirmar se a bateria da sua Fan ou Titan tá fraca é simples!
    Pegue um fio de uns 30cm, abra o terminal do fusível secundário (é aquele que fica do lado esquerdo da bateria junto dos outros conectores) então faça uma direta desse fusível até o (+) da bateria e teste a elétrica. Se ao ligar pisca, ou freio ou buzina a luz de neutro só acende bem com essa direta a sua bateria tá boa, o problema provavemente é a chave fahando o contato. Mas se com essa direta tudo continuar fraco confirmou então que a bateria é que está ruim ou não tá carregando.

    Essa dica vale pra CGs ''CARBURADAS''. E nas de 2004 em diante essas panes afetam o funcionamento do motor tambem. Foi o meu caso.
    Se tivesse feito esse teste logo de cara não precisaria ter caminhado 5km embora a pé pra depois voltar |




  2. #2
    Motociclista Avatar de Rogerio Diniz
    Data de Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Ijui/RS
    Idade
    35
    Posts
    615

    Re:Sistema elétrico fraco nem sempre é bateria!

    bah cara,boa dica! comigo nao aconteceu mas se acontecer ja sei onde esta o problema! valew :OK:
    acesse www.equipenograuijui.zip.net
    [img width=480 height=99]http://img864.imageshack.us/img864/7973/semttulobadw.jpg[/img]

    informações sobre peças MSN:[email protected]

  3. #3
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239

    Re:Sistema elétrico fraco nem sempre é bateria!

    A minha Strada já deu problema elétrico, apagou tudo: farol, painel, não dava setas nem buzina. Tava com mal contato no cabo da bateria :P
    Mas consegui descobrir na hora...

  4. #4
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308

    Re:Sistema elétrico fraco nem sempre é bateria!

    Interessante, hj de manhã fui testar uma titan 2004, e ela tbm apagou e voltou, e tbm era a chave de ignição.
    Coincidência será? ou mais um contratempo do frio?......

  5. #5
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Sistema elétrico fraco nem sempre é bateria!

    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Interessante, hj de manhã fui testar uma titan 2004, e ela tbm apagou e voltou, e tbm era a chave de ignição.
    Coincidência será? ou mais um contratempo do frio?......
    Acho que é desgaste mesmo Stone. A um mes atrás meu amigo comprou uma Titan 2004 maquiada. Bonitinha mas detonada. E a moto as vezes custava pra ligar. Descobrimos que era a chave de ignição falhando. Ele trocou e a moto não falhou mais.

    Eu duvidei até o último instante que fosse isso na minha, porque de vez em quando faço uma geral até na parte elétrica, e já abri por 2 vezes os contatos da ignição e lixei e limpei. O que me sacaneou foi um fio quebrado mesmo, porque os contatos mesmo tavam perfeitos.

    Agora uma moto com uns 7 anos que nunca foi revisado nada com certeza vai falhar uma chave aqui, um contato ali... e essa chave em especial pode te deixar a pé.

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Taiobeiras
    Idade
    31
    Posts
    300

    Re:Sistema elétrico fraco nem sempre é bateria!

    a minha ta com um problema parecido , quando aperta o freio o farol fica mais fraco e a luz do neutro fica fraca tb , ja troquei a bateria e nada adiantou , mas igual o magrao tk disse pode ser a ignição que na minha moto esta em pessimas condiçoes , ja passou da hora de trocar .
    se souberem como resolver isso , falem ai .
    abrassssssssss...

  7. #7
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308

    Re:Sistema elétrico fraco nem sempre é bateria!

    você usa lâmpada 60w?

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Taiobeiras
    Idade
    31
    Posts
    300

    Re:Sistema elétrico fraco nem sempre é bateria!

    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    você usa lâmpada 60w?
    minha moto eu só uso peças originais , ontem mesmo eu troquei a ignição e mandei conferir a parte eletrica e bingo , tinha um fusivel estragado , troquei e limpei tudo , ficou show de bola , zero bala de novo e a ignição coloquei original 40 dinheiros .
    falow abrassssssssss...

  9. #9
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Re:Sistema elétrico fraco nem sempre é bateria!

    Vale muito a pena de vez em quando desplugar os conectores e soquete de fusíveis um por um e passar um spray tipo wd-40 neles. E nos bornes da bateria dar uma lixadinha e botar graxa misturada com grafite em pó.

  10. #10
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Barueri SP
    Idade
    36
    Posts
    158

    Re:Sistema elétrico fraco nem sempre é bateria!

    Gostei desse tópico apesar de nunca ter sofrido com tais problemas, me tirou muitas dúvidas.....
    Não importa cilindrada da sua moto mas sim o espírito de companheirismo.

  11. #11
    Motociclista Avatar de barrugo
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Lauro de Freitas - BA
    Idade
    35
    Posts
    592

    Re:Sistema elétrico fraco nem sempre é bateria!

    meu pai teve um Palio (com 8 anos de uso) que vivia apagando.
    até que descobriu que a fiação tava gerando uma perda de carga muito grande, e o alternador não tava dando conta... |
    era pra ser uma 650cc, mas veio uma Ninja 250R no lugar, e eu estou me divertindo muito!


  12. #12
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308

    Re:Sistema elétrico fraco nem sempre é bateria!

    O fusca do meu pai tbm, quando adava de noite com o farol ligado no outro dia ele não ligava.... Solução dele.... colocou 2 baterias..... | | |

  13. #13
    Novato
    Data de Ingresso
    May 2016
    Idade
    33
    Posts
    1
    Boa noite eu tenho uma titan 150 2007 e ela ta com um problema q levei pra algumas oficinas e não deu jeito e q ela ta com um problema mas seta e a buzina ta fraca primeira vez q fui na Oficina o mecânico condenou logo a bateria disse q o problema era bateria ae Fui e coloquei outra nova ae pegou normal seta e buzina blz quando foi com dois dias voltou mesmo coisa buzina não pegava e seta bem fraquinha fui na Oficina e coloquei outra bateria pq tava na garantia passou dois dias boa depois o mesmo problema fui em outra Oficina o cara disse e bubina q ta queimada e retentor e o rele fiz oq coloquei tudo novo passou dois dias voltou a ficar do mesmo jeito ae voltei na Oficina o cara disse q era a bateria q não pretava fiz oq fui lá e troquei de bateria de outra marca pegou tudo normal durante dois dias e voltou o mesmo problema buzina bem fraquinha e seta fraca queria saber q problema e esse q não consigo resolver q ta me uma dor e cabeça danada pq so to gastando e nada de ajeitar queria q me ajudase pra eu resolver esse problema ??

  14. #14
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    É apenas seta e buzina dando esse problema? As vezes seu sistema elétrico (chicote, por exemplo) tá dando fuga em algum ponto da moto.
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •