Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 22
  1. #1
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Mais sobre tecnicas de frenagem

    [color=rgb(51, 51, 51)][/color][color=rgb(13, 68, 115)]http://www.visordown.com/features/5-...ing/18423.html[/color]


    Pessoal, num outro forum um colega postou esta materia que deveria ser explicada na auto escola, mas sabem como é né??
    Leiam, releiam e apliquem com cautela.


    [color=rgb(51, 51, 51)][size=13px](Vou resumir rapido do ingles, se alguem quizer traduzir melhor, bemvindo seja)[/size][/color]



    [color=rgb(51, 51, 51)]1- Posicionamento do corpo: segurar o tanque com a parte interna dos muslos. Sentar mais atras no banco = mais peso sobre a roda traseira e evita ela levantar do chao.[/color]

    [color=rgb(51, 51, 51)]2- Pes: no momento de frenagem maxima, e melhor retirar o pe do freio traseiro. Se a roda estiver no ar, nao serve para nada. Melhor se concentrar em ir reduzindo. Uma mao com luva e mais sensivel que um pe com bota, por tanto e mais facil dosar a embreagem do que o freio traseiro[/color]

    [color=rgb(51, 51, 51)]3- Maos: o importante e ter o ajuste dos controles na altura certa. Na foto acima estao muito altos. O pulso e braco devem de ser uma linha reta para disminuir o esforco dos musculos. Dois dedos na embreagem ajudam a evitar possiveis travadas de roda numa reduzida. No outro lado, dois dedos no freio enquanto se faz leves aceleradas para igualar a velocidade do motor com a da transmissao.[/color]

    [color=rgb(51, 51, 51)]4- Olhos: o velho dito "Olhe para aonde voce quizer ir" aplica aqui tambem. Enquanto mais longe olhar, em menos tempo vai freiar. Assim que nao fique olhando o painel nem sua roda dianteira.[/color]

    [color=rgb(51, 51, 51)]5- Transferencia de peso: ate antes de tocar na manete do freio, so o fato de soltar o acelerador inicia a transferencia de peso. Quando a suspensao dianteira comencar a afundar, tem que aplicar presao ligeira mais constante no freio dianteiro. Se aplicar muita forca no inicio, tem o risco de travar a roda dianteira (e chao na certa). Quanto mais peso transferir para a frente, mais grip voce vai ter no pneu dianteiro, e mais forca podera aplicar no freio.[/color]


    [color=rgb(51, 51, 51)][size=1.45em]O mais importante de tudo isto e praticar, praticar e praticar...em qualquer estacionamento ou lugar plano desolado num FDS da para fazer isso[/size][/color]


    Creditos: Optimus Leo
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  2. #2
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    5.301

    Re:Mais sobre tecnicas de frenagem

    Boa dica Blau, vou indicar para o meu colega passar para os alunos na sala de aula, eu sei que la não tem isso, só um monte de DVD's velhos...

    e claro vou treinar um pouco também

  3. #3
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re:Mais sobre tecnicas de frenagem

    Syd, recomende a ele o The Twist of the Wirist. Rolou aqui no PN uns links pro video e livro.
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  4. #4
    Super Piloto
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    5.301

    Re:Mais sobre tecnicas de frenagem

    Hum, vou dar uma pesquisada aqui
    obrigado pela dica

  5. #5
    Motociclista experiente Avatar de SARAIVA
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    jarinu-sp
    Idade
    32
    Posts
    2.455

    Re:Mais sobre tecnicas de frenagem

    bacana a explicação confesso que usava mais o freio traseiro doq dianteiro por medo de virar ai depois de um topico que ta fixado por sinal na pagina principal começei usar bem masis o freio da frente e curti muito o resultado a moto para muito melhor e mais rapido.. a explicação ai ta bem simples e intuitiva gostei.

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de Rodolfo Henrique
    Data de Ingresso
    Jul 2008
    Localização
    São José do Rio Pardo
    Idade
    35
    Posts
    2.316

    Re:Mais sobre tecnicas de frenagem

    muito bom vw blau

    mas isso nao é voltado mais para pilotagem esportiva em motos SS?
    Meu canal= http://www.youtube.com/channel/UCTOk1Kb1_jSh_QPchw7J6jg

    Ae RuMo AOS 100.000 KM BORAA

  7. #7
    Senior Member
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    130

    Re:Mais sobre tecnicas de frenagem

    Muito bom, Obrigado por compartilhar.

    Acho q a técnica aplica-se a qualquer moto Rodolfo
    YES 08/09 - PROTORK V-PRO - LEVORIN 100-90 18 - VELA NGK IRIDIUM - PASTILHA YBR - SEM RETENTOR FILTRO DE AR - OLEO 90 NA RELACAO RULEZ - OLEO LUBRAX TOP TURBO 15W40

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de Neri
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Barra do Bugres - MT
    Idade
    36
    Posts
    102

    Re:Mais sobre tecnicas de frenagem


    Muito bom blau.. vlw

    também ja havia lido um post q tava na primeira pagina do forum...com esse agora melhor ainda... sempre uso um pouco o freio trazeiro, mas acho que uso mais o motor reduzindo em conjunto com o freio dianteiro...
    uma coisa que tento fazer sempre é começar e reduzir bem antes, pq alem de evitar derrapagem, pelo menos eu acho que de certa forma estou economizando pneu, disco, pastilha, sapata... mesmo que seja o minimo... alem do mais evito sustos.
    Minha "Férrare"

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de jOSÉ
    Data de Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Idade
    61
    Posts
    405

    Re:Mais sobre tecnicas de frenagem

    Sem falar que muitas vezes a melhor opção não é frear mas sim desviar. Eu quando ando sempre tento verificar uma área de escape.
    Agora frear bem é uma habilidade que se adquire com o tempo.
    O assobio do vento nas frestas da minha viseira é música. Aumentar a fresta é como colocar mais músicos na orquestra.

  10. #10
    Motociclista Avatar de WeaponX
    Data de Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Paulo
    Posts
    1.130

    Re:Mais sobre tecnicas de frenagem

    Citação Postado originalmente por Rodolfo Henrique Ver Post
    muito bom vw blau

    mas isso nao é voltado mais para pilotagem esportiva em motos SS?
    Não esta técnica é padrão para todas as motos que transferem a carga para a dianteira na frenagem, ou seja todas as Sports,Streets,street figthers,Trails,cubs e supermotards .

    Lembrando que quase todas as pequenas entre 50 e 600cc do Brasil são Streets ou cubs ou seja CGs e afins e Biz e clones.

    As unicas exeçoes são as Custons de grande cilindrada as choppers, e alguns tipos de Scooters em que os dois freios devem ser acionados juntos e com a mesma potencia.
    ER-6N

  11. #11
    Novato
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    pernanbuco
    Posts
    10

    Re:Mais sobre tecnicas de frenagem

    legal!!!! mano confesso que gosto d+ de andar em alta performance rsrrsrsr :lol:
    "livre para voar, livre para pensar, mas preso ao asfalto"

  12. #12
    Lenda do Fórum Avatar de Yuri_RN
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Natal-RN
    Idade
    38
    Posts
    10.379

    Re:Mais sobre tecnicas de frenagem

    Perfeito!

    Agora uma Observação.

    2- Pes: no momento de frenagem maxima, e melhor retirar o pe do freio traseiro. Se a roda estiver no ar, nao serve para nada.

    o Certo mesmo é nao deixar a roda traseira subir!, caso ela venha a subir igual aquela foto acima coisa minima de dois a três dedos do chão
    o melhor é fazer como o camarada disse!

    Agora caso ela suba demais que ja aconteceu comigo em uma bendita Falcon!

    Se a roda estiver no ar é melhor trava a roda traseira sim! ate mesmo porque com ela travada você consegue dominar ela com mais facilidade
    ja com a roda girando se torna duas vezes mais dificil dominar uma moto com a roda traseira no ar!

    sem contar que se a roda subir girando e descer girando.. dependendo da rotação pode torar o eixo do Pinhão.

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

  13. #13
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    44
    Posts
    3.485

    Re:Mais sobre tecnicas de frenagem

    Citação Postado originalmente por Yuri_RN Ver Post
    Perfeito!

    Agora uma Observação.

    2- Pes: no momento de frenagem maxima, e melhor retirar o pe do freio traseiro. Se a roda estiver no ar, nao serve para nada.

    o Certo mesmo é nao deixar a roda traseira subir!, caso ela venha a subir igual aquela foto acima coisa minima de dois a três dedos do chão
    o melhor é fazer como o camarada disse!

    Agora caso ela suba demais que ja aconteceu comigo em uma bendita Falcon!

    Se a roda estiver no ar é melhor trava a roda traseira sim! ate mesmo porque com ela travada você consegue dominar ela com mais facilidade
    ja com a roda girando se torna duas vezes mais dificil dominar uma moto com a roda traseira no ar!

    sem contar que se a roda subir girando e descer girando.. dependendo da rotação pode torar o eixo do Pinhão.
    Vc diz essa parte da roda traseira no ar fica dificil de dominar pelo efeito giroscopio...aquele que impede a mudança de direção de um eixo em movimento ?
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

  14. #14
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jun 2005
    Localização
    Curitiba PR
    Idade
    40
    Posts
    538

    Re:Mais sobre tecnicas de frenagem

    Citação Postado originalmente por Marcio Dorigon Ver Post
    Vc diz essa parte da roda traseira no ar fica dificil de dominar pelo efeito giroscopio...aquele que impede a mudança de direção de um eixo em movimento ?
    Creio que o que o autor quis dizer foi que se a roda estiver no ar, para frenagem ela é inútil.
    (EX) Titan 2003 ES Azul, Positron Duoblock, Trava de Disco Luma, Manopla azul
    (EX) XT600 97 Azul/Branca, alforges, parabrisa - carinhosamente HIPOPÓTAMA!!
    (EX) Kawasaki Ninja 250R 09 - Anda mais porque é verdinha, ou é verdinha porque anda mais?
    (atual) Suzuki GSXR 1100W 93 - 155HP de pura diversão

  15. #15
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    44
    Posts
    3.485

    Re:Mais sobre tecnicas de frenagem

    Citação Postado originalmente por bravo18br Ver Post
    Creio que o que o autor quis dizer foi que se a roda estiver no ar, para frenagem ela é inútil.
    Sim...mas o que toperguntando ao Yuri disse é em relção a outra coisa. Pega a sua bicicleta, gira a roda da frente com ela empinada e note a força que vc tem que fazer pra girar o guidon e note a diferença sem a roda ta girando...é esse o efieto giroscopio. Fico imaginando se ao erguer a roda, a traseira mudar de direção pra corrigir deve ficar dificil com a roda girando, o melhor sera com a roda travada...serq que é isso que ele ta falando ?
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •