Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
moto: biz 125 remendada
kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973
Para travar as engrenagens é melhor usar um pedaço de alumínio,não use metal duro porque pode riscar ou quebrar os dentes das engrenagens $$$$.
Desmontei tudo novamente e realmente o primeiro e ultimo disco são diferentes.
Montei tudo de volta e sai para testar a moto.
Ficou outra, parece que sai de uma 50cc para uma 250cc.
Incrivel como a moto fica mais forte. Sei que a embreagem não aumenta potencia, nem mexe nada no motor. Mas a diferença é absurda.
Agora se eu abrir todo o acelerador em 5º marcha se ouve o barulho do motor e o giro e velocidade vão aumentando junto, e não igual antes que o giro subia rapido e sozinho.
Cheguei até a deixar a moto apagar na arrancada umas duas vezes de tão diferente que ficou. Outra moto.
Vejam nas fotos o disco que é diferente a esquerda. Fora o disco que é menor e vai montado primeiro.
E reparem na telinha que eu falei para vocês, todo mundo que desmonta essa tampa diz que sempre encontra sujeira ali.
Fazer 250 Blueflex
Dei mais um rolê na motoca agora a noite, ficou um trator.
Muito boa mesmo, e como o farol dela ilumina bem.
Inspecionei para ver se deu algum vazamento mas está tudo certo, sem ruidos estranhos ou algo do tipo.
Motinho está zerada agora também. Desde que comprei ela já troquei:
Vela, filtro combustível, filtro óleo, filtro ar, orings filtro óleo, bujão do cárter, bateria, escovas do motor de arranque que havia soltado um imã, consegui outro imã e colei de volta.
Cabo embreagem, fixador guidão da fazer 2017, ajustei guidão, manetes, pedal do freio e do câmbio, bem como ajustei, limpei e lubrifiquei a relação, tirei vazamentinho na bengala, agora troquei a embreagem, instalei slider.
Tirando a embreagem que usei discos Scud e separadores wgk, e a bateria que comprei Moura selada, o resto coloquei tudo peças originais.
- - - Updated - - -
Ah, também comprei a ferramenta e ajustei a pré carga dá mola traseira, deixei no mais duro...
Última edição por andersonpg; 18-01-17 às 06:28.
Fazer 250 Blueflex
essa telinha é um filtro de oleo do carter, a sua ta bem limpa msmo.
trocou muita coisa nela ein, mas agora ela é uma moto muito mais confiavel do que quando vc comprou. por isso q prefiro passar vários anos c as motos velhas que eu refiz o motor todo e conheço bem do que ficar trocando de moto sempre q lançam uma nova!
Anderson
Já vi que tu és um motociclista de futuro. Se fizeres você mesmo as revisões preventivas não precisará levar em mecânico algum. Nenhuma cc pi-ca-nas-estrelas faria revisões melhor que nós. Simplesmente porque eles não podem dedicar o mesmo tempo e atenção a tantos detalhes. Ademais, as ferramentas costumam se pagar na primeira ou segunda revisão.
Eu criei um plano de manutenção personalizado para a minha + um data record. Noutro forum disponibilizei em forma de planilha. Alguns itens, detalhes e especificações mudam de um modelo para outro mas o princípio é o mesmo, basta fazer as adequações.
Ando trabalhando em um guia mais genérico para todas as motos que abrange 43 itens ou ações a revisar.
Crtl-Alt-Del
Obrigado pelo elogio.
Sou detalhista mesmo, sempre procurei me informar e fazer as coisas corretamente. Desde quando criança eu éra assim com a minha bicicleta, achei até que poderia ser alguma doença, mas segundo o psiquiatra isso é apenas parte da personalidade de cada pessoa.
Enquanto mexia na moto ontem pensei a mesma coisa. Não querendo desmerecer os profissionais, mas acho que nenhum mecânico ia perder todo o tempo que eu perdi e ficar olhando minuciosamente cada detalhe...
Até porque cada motocicleta tem suas particularidades. Os discos de embreagem por exemplo, algumas é tudo igual, outras só o primeiro disco é diferente, e assim vai.
E o fato de funcionar nem sempre significa que foi feito da melhor maneira possível, mas é claro que em algumas coisas a experiencia fala mais alto.
Algumas coisas prefiro eu fazer, no carro também sempre foi assim. alias no meu carro a unica coisa que levei em oficina é a parte de suspensão e embreagem, pois tem coisas que só levantando o carro em um elevador para fazer.
No motor todas as manutenções foi eu quem fiz, troca de rolamentos tensores, correia, sistemas de arrefecimento, junta da tampa de válvulas, instalação de faroletes com lampadas de xenon, etc... e até hoje as manutenções que fiz duraram mais que o original, tenho as kms todas anotadas.
E quanto as ferramentas, tenho bastante, sempre gostei de comprar ferramentas.
Eu tenho no computador anotadas todas as manutenções também, telefones e locais que vendem peças, notas sobre algo técnico, marcas de peças, manuais técnicos, catálogos de peças, etc...
Última edição por andersonpg; 18-01-17 às 12:27.
Fazer 250 Blueflex
Agora eu entendi o porque da pergunta. No manual de serviços menciona essa ferramenta na desmontagem da embreagem. Só que nesse caso é a desmontagem completa do sistema de embreagem.
Para só efetuar a troca dos discos, plato, molas do plato, e regular a embreagem não precisa de nada disso.
Basicamente é:
1º desparafusar a tampa com uma chave biela 8mm (Anotar a posição dos parafusos pois uns são mais compridos, outros mais curtos, outros medios, outros tem arruela de cobre. Eu desenhei em um papel.
2º soltar a tubulação que fica na tampa, radiador do óleo e etc...
Após retirar a tampa:
Com uma chave biela ou catraca 10mm desparafusar de forma cruzada os parafusos do platô, aonde ficam as molas.
Retirar o plato, retirar os discos e os separadores velhos...
As arruelas que ficam no fundo não precisa mexer.
Molhar os discos no óleo e montar os discos e separadores da forma correta. O primeiro disco é o menor, os 4 discos intermediários, e o ultimo disco que é levemente diferente, sempre na ordem: disco - separador - disco - separador - disco - separador - disco -separador
Colocar o plato de volta, as molas e os 4 parafusos, apertando na sequencia cruzada novamente.
Ajustar a regulagem da embreagem, a marca (pingola) do acionador deve ficar alinhada com a marca na carcaça. Este é o inicio do acionamento da embreagem.
Limpar a junta, montar e éra isso.
Depois regular o manete da embreagem no cabo e ou no manicoto.
A esfera que mencionaram aqui fica dentro do eixo do cubo, normalmente ela não vem junto, não cai quando se retira o plato, ela fica lá dentro cheia de oleo.
- - - Updated - - -
É muito fácil mesmo, aposto que é mais fácil que trocar uma relação, ou trocar os retentores das bengalas, retirar o motor de arranque....
Só tem que atentar para alguns detalhezinhos que variam de moto pra moto.
Ah, o lado arredondado dos separadores deve ser montado virado para dentro
Última edição por andersonpg; 20-01-17 às 10:56.
Fazer 250 Blueflex
Nossa véio, já fez um tutorial. Tu podias dar com ctrl+C e ctrl+V entrar no outro fórum e já chegar chegando cheio de moral mandando um tutorial logo de primeira. Que eu já coloco de post fixo, você inclusive tem umas fotos das peças pros caras terem mais noção. Tem quase nada de tutoriais para a Fazer 250 lá.
A maioria pensa que embreagem é um bicho de 7 cabeças que só mecânicos fodões podem mexer e tal.
Última edição por Ctrl-Alt-Del; 21-01-17 às 19:20.
Crtl-Alt-Del
Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
moto: biz 125 remendada
kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973