Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 72
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de dalton
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Guarulhos -SP
    Idade
    45
    Posts
    385

    [TUTORIAL] - Trocando a iluminação do painel da Twister

    A palavra de ordem para quem for fazer este trabalho é paciência, a coisa pé bem trabalhosa e requer atenção, então vamos la.
    Desmontagem

    Primeiro de tudo, solte o farol, tirando os parafusos laterais do mesmo.

    Com o farol solto, teremos acesso aos 4 parafusos que prendem a carcaça do painel, é só remove-los, com uma chave Philips curta, e retirar com cuidado a carcaça.


    Já sem a carcaça, podemos soltaras 3 porcas que seguram o painel do suporte da moto.

    Agora, com cuidado, solte o plug, do chicote do painel

    Depois de remover o painel da moto, solte, com uma chave Tork 5, todos os parafusos que contornam o mesmo, feito isso vc poderá, retirar a carcaça superior do painel.

    Para remover o suporte inferior do painel, solte as travas plásticas, com muito cuidado.

    Agora vc já terá acesso a placa lógica do painel, e para remover a lente, é só puxá-la para cima

    Nesta fase, vamos ter de tirar os ponteiros do painel, para isso, usei uma faquinha de cozinha, apoiei a faca por baixo do ponteiro, na sua parte central, e cuidadosamente, fui levantando a ponta da mesma ate que o ponteiro se soltasse.
    Para finalizar a parte de desmontagem, teremos que tirar o suporte dos mostradores, para isso, solte os 4 parafusos tork que se encontram no centro da placa, assim como as travinhas da chapa do painel digital, ao soltar a placa do suporte, cuidado para não perder as guias dos botões e nem os contatos do cristal liquido, também tome atenção para não deixar cair o cristal liquido do painel digital.
    Identificando os Leds
    São 13 leds a serem trocados, na hora da compro peça leds na cor escolhida, mas de 3mm, são eles
    3 do Velocímetro
    3 do RPM
    2 para cada ponteiro
    3 para o painel digital

    Para identificar os leds originais que iremos trocar, é só olhar a placa na posição da foto acima e repara que os quadradinhos brancos maiores são os leds, trocaremos apenas os que estão acima da linha do pino do ponteiro.
    Os leds que estão mais próximos aos pinos dos ponteiros iluminam o ponteiro, os que formam um triângulo em volta dos pinos do ponteiro são os dos mostradores, e por ultimo os que estão no centro acima, são os do painel digital.
    Polaridade dos leds
    Para começar temos que saber que os leds têm polaridade, e só funcionam se estiver soldado com a polaridade correta.
    Para identificar a polaridade do led é fácil, quando vc o compra a perninha maior é a positiva, a menor é a negativa, tem também outra forma de identificar a polaridade do led, olhando dentro dele, a capinha de metal menor e a positiva e a maior e a negativa.
    O grande problema é identificar a polaridade da placa do painel da moto, para fazer isso será necessário um multímetro com escala de teste de diodo.


    Para vc entender melhor, Leds são diodos e eles só conduzem tensão para um lado, sabendo disso, com o multímetro na escala de teste de diodo, vc coloca a ponta vermelha do multímetro em um pólo do led e a preta no outro pólo, se vc colocou as pontas do multímetro na polaridade correta do led, o mesmo devera acender, mesmo que fraquinho, ou o mostrador do multímetro deve mostrar um numero como na foto acima, se nada acontecer, inverta a posição que vc ligou as pontas do multímetro nos pólos do led, verifique agora se o led acende ou se o mostrador do multímetro mostra alguma variação, certifique se que as pontas do multímetro estão realmente em contato com os pólos do Led na placa da moto, pois a área de contato é pequena.
    A posição em que vc colocar as pontas do multímetro, nos pólos do led, e o mesmo acender ou o multímetro apresentar um numero próximo do aparente na foto acima, será a posição da polaridade correta, sendo assim o pólo do led que estiver na ponta vermelha do multímetro, será o positivo do led na placa e a preta o negativo.
    Porque esta explicação toda acima, simples pq existem 2 tipos de placa para o painel da Twister, sedo assim eu vou passar a polaridade da placa do meu painel, mas se alguém tiver o outro tipo de placa, poderá identificar a polaridade da mesma.
    Na placa da minha moto a polaridade correta é a seguinte, olhando a placa na posição correta, ou seja, com os botões voltados para baixo, a polaridade é;
    Leds do ponteiro, positivo voltado para baixo negativo para cima
    Leds dos mostradores, positivo voltado para cima e negativo
    Leds dos painel digital, positivo voltado para a direita e negativo para a esquerda

    Imagem mostra, a polaridade correta da minha placa

    Reparem na imagem acima que esta placa que também é do painel da Twister, é diferente da minha, pois os contatos dos leds dos ponteiros e dos painel digital são iguais, mas os contados dos leds dos mostradores são diferentes, neste caso será necessário fazer o teste de polaridade que mencionei acima.
    Solda dos leds
    Primeiro de tudo temos que remover os leds SMD, originais da placa, para isso, com um ferro de solda de ponta fina, e bem quente, vc encosta a ponta no terminar do led da placa e empurra para frente, automaticamente, o terminal do led vai soltar da placa, repita a operação no outro terminal e pronto, vc já terá removido o led original.

    Para facilitar a solda dobre as perninhas do led num ângulo de 90 graus com uma distancia de 5mm do corpo do led, depois com uma chave de fenda pequena distancie um pouco as pernas do mesmo.

    Respeitando a polaridade do led e da placa cole o led em cima dos contatos a serem soldados com uma fita crepe

    Faça a solda com cuidado para no deixar os pólos em curto-circuito

    Depois de soldar, remova a fita e corte a sobra das pernas do led

    Repita a operação para todos os leds

    Os leds dos ponteiros são os mais chatos para soldar, mas com cuidado é possível fazer

    Para soldar os leds do painel digital deixe um espaço maior na perna, pois vc terá de dobrá-los, para baixo

    Leds do painel digital, dobrados para melhorar a iluminação


    Teste dos leds na moto
    Montagem


    Como coloquei leds brancos para os ponteiros e azuis para os mostradores, tive que isolar a iluminação de ambos


    Depois de montar os mostradores, veja o detalhe dos leds do painel digital e pq eles tem que estar voltados para baixo, também colei um pequeno pedaço de fita cromada para melhorar ainda mais a iluminação
    A única parte chata na montagem e a regulagem dos ponteiros, para fazer isso vc monta o painel ate chegar a hora de colocar os ponteiros, depois vc pluga o painel semi-montado na moto e coloca os ponteiros ate a metade do encaixe deles, ai vc liga a chave e espera eles correrem o painel e voltar, se ficaram em posição errada vc terá de removê-los e reposicionar, repetindo a operação de liga a chave ate que os ponteiros fiquem na posição correta, feito isso é só apertar, com cuidado, o ponteiro ate encaixar ele todo no pino, depois ligar a chave novamente para conferir a posição e terminar de montar o painel.


    Ai depois de todo este trabalho, esta ai o resultado final.
    Qualquer duvida é só perguntar.
    [ 2000 = Daelim Altino Vermelha ] [ 2001 = Kasinski GF 125 Azul ] [ 2002 = Daelin Altino Azul ] [ 2004 = Yamaha YBR 125 Prata ] [ 2006 = Suzuki Yes 125 Preta ] [ 2009 = Honda Twister 250 Preta ] [ 2011 = Yamaha Neo AT 115 Prata ] [ 2012 = Suzuki Intruder 125 Prata ] [ 2013 = Kasinski Mirage 150 Azul ] [ 2014 = Kasinski Comet GT 250 Amarela ] [ 2014 = Honda XLR 125 preta ] [ 2017 = Honda NX 350 Sahara Roxa ] [ 2017 = Kasinski Comet 650GT Preta ]

  2. #2
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re:[TUTORIAL] - Trocando a iluminação do painel da Twister

    Excelente tutorial ein!!!

    Me deu idéias do que fazer na minha Yes pra melhorar a iluminação, pq LED fica tipo "manchado".

    Abraços!
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de dalton
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Guarulhos -SP
    Idade
    45
    Posts
    385

    Re:[TUTORIAL] - Trocando a iluminação do painel da Twister

    Citação Postado originalmente por blaugusto Ver Post
    Excelente tutorial ein!!!

    Me deu idéias do que fazer na minha Yes pra melhorar a iluminação, pq LED fica tipo "manchado".

    Abraços!
    É a ultima foto que esta com a qualidade ruim
    [ 2000 = Daelim Altino Vermelha ] [ 2001 = Kasinski GF 125 Azul ] [ 2002 = Daelin Altino Azul ] [ 2004 = Yamaha YBR 125 Prata ] [ 2006 = Suzuki Yes 125 Preta ] [ 2009 = Honda Twister 250 Preta ] [ 2011 = Yamaha Neo AT 115 Prata ] [ 2012 = Suzuki Intruder 125 Prata ] [ 2013 = Kasinski Mirage 150 Azul ] [ 2014 = Kasinski Comet GT 250 Amarela ] [ 2014 = Honda XLR 125 preta ] [ 2017 = Honda NX 350 Sahara Roxa ] [ 2017 = Kasinski Comet 650GT Preta ]

  4. #4
    Member
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Itaperuna - RJ
    Idade
    35
    Posts
    77

    Re:[TUTORIAL] - Trocando a iluminação do painel da Twister

    rapaiz, meus parabéns! ficou muito lindo o resultado, e sem contar que o tutorial está muito bem elaborado.

    uma dúvida, todos as luzes dos painéis de moto menores 150, ou a minha que é a 150 sport, são assim? leds soldados na placa ? porque ficou tão bonito o seu que estou querendo fazer na minha tbm [MOD inveja ON]
    [size=8pt]Marcelo Tarouquela Torres[/size]

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de dalton
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Guarulhos -SP
    Idade
    45
    Posts
    385

    Re:[TUTORIAL] - Trocando a iluminação do painel da Twister

    Citação Postado originalmente por Mttorres Ver Post
    rapaiz, meus parabéns! ficou muito lindo o resultado, e sem contar que o tutorial está muito bem elaborado.

    uma dúvida, todos as luzes dos painéis de moto menores 150, ou a minha que é a 150 sport, são assim? leds soldados na placa ? porque ficou tão bonito o seu que estou querendo fazer na minha tbm [MOD inveja ON]

    Provavelmente o painel da sua moto é lampada pingo, mas tb da para fazer da mesma forma
    [ 2000 = Daelim Altino Vermelha ] [ 2001 = Kasinski GF 125 Azul ] [ 2002 = Daelin Altino Azul ] [ 2004 = Yamaha YBR 125 Prata ] [ 2006 = Suzuki Yes 125 Preta ] [ 2009 = Honda Twister 250 Preta ] [ 2011 = Yamaha Neo AT 115 Prata ] [ 2012 = Suzuki Intruder 125 Prata ] [ 2013 = Kasinski Mirage 150 Azul ] [ 2014 = Kasinski Comet GT 250 Amarela ] [ 2014 = Honda XLR 125 preta ] [ 2017 = Honda NX 350 Sahara Roxa ] [ 2017 = Kasinski Comet 650GT Preta ]

  6. #6
    Senior Member Avatar de JEFFS_09
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ponta Porã - MS
    Idade
    34
    Posts
    1.787

    Re:[TUTORIAL] - Trocando a iluminação do painel da Twister

    Putz, gostei da desse tutorial, mas achei muito trabalhoso!!!!
    Aonde eu posso achar esses leds pra vender!!!!

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de dalton
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Guarulhos -SP
    Idade
    45
    Posts
    385

    Re:[TUTORIAL] - Trocando a iluminação do painel da Twister

    Citação Postado originalmente por JEFFS_09 Ver Post
    Putz, gostei da desse tutorial, mas achei muito trabalhoso!!!!
    Aonde eu posso achar esses leds pra vender!!!!
    Trabalhoso realmente é, mas nada de poutro mundo
    Quando aos leds, tem em qualquer casa de material eletronico ou no mercado livre
    [ 2000 = Daelim Altino Vermelha ] [ 2001 = Kasinski GF 125 Azul ] [ 2002 = Daelin Altino Azul ] [ 2004 = Yamaha YBR 125 Prata ] [ 2006 = Suzuki Yes 125 Preta ] [ 2009 = Honda Twister 250 Preta ] [ 2011 = Yamaha Neo AT 115 Prata ] [ 2012 = Suzuki Intruder 125 Prata ] [ 2013 = Kasinski Mirage 150 Azul ] [ 2014 = Kasinski Comet GT 250 Amarela ] [ 2014 = Honda XLR 125 preta ] [ 2017 = Honda NX 350 Sahara Roxa ] [ 2017 = Kasinski Comet 650GT Preta ]

  8. #8
    Member
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Itaperuna - RJ
    Idade
    35
    Posts
    77

    Re:[TUTORIAL] - Trocando a iluminação do painel da Twister

    Citação Postado originalmente por dalton Ver Post

    Provavelmente o painel da sua moto é lampada pingo, mas tb da para fazer da mesma forma
    sim, a tarde não aguentei a curiosidade e fui e abri o meu painel. ai eu achei os "soquetes" dos píngos, comprei só dois, pois os outros são da seta, farol alto e ponto morto. não adianta trocar por causa da cor do plastico e sem contar que eles nao ficam ligado constantemente.

    porém o que é da parte direita o soquete é mais no centro. e ficou com um tom mais azulado, ja o do esquedo por ser mais em cima ficou mais roxo.
    em fim, o resultado:

    * desculpem a má qualidade, foto de CEL

    eu vou ver se sabado dou um jeito de alinhar os dois, mais em fim, ficou melhor do que antes...

    vlw, abraço T+
    [size=8pt]Marcelo Tarouquela Torres[/size]

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de dalton
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Guarulhos -SP
    Idade
    45
    Posts
    385

    Re:[TUTORIAL] - Trocando a iluminação do painel da Twister

    Citação Postado originalmente por Mttorres Ver Post
    sim, a tarde não aguentei a curiosidade e fui e abri o meu painel. ai eu achei os "soquetes" dos píngos, comprei só dois, pois os outros são da seta, farol alto e ponto morto. não adianta trocar por causa da cor do plastico e sem contar que eles nao ficam ligado constantemente.
    porém o que é da parte direita o soquete é mais no centro. e ficou com um tom mais azulado, ja o do esquedo por ser mais em cima ficou mais roxo.
    em fim, o resultado:

    eu vou ver se sabado dou um jeito de alinhar os dois, mais em fim, ficou melhor do que antes...
    vlw, abraço T+
    Existem leds com soquete pingo de alta intencidade, vão melhorar a iluminação de seu painel, procure no mercado livre
    [ 2000 = Daelim Altino Vermelha ] [ 2001 = Kasinski GF 125 Azul ] [ 2002 = Daelin Altino Azul ] [ 2004 = Yamaha YBR 125 Prata ] [ 2006 = Suzuki Yes 125 Preta ] [ 2009 = Honda Twister 250 Preta ] [ 2011 = Yamaha Neo AT 115 Prata ] [ 2012 = Suzuki Intruder 125 Prata ] [ 2013 = Kasinski Mirage 150 Azul ] [ 2014 = Kasinski Comet GT 250 Amarela ] [ 2014 = Honda XLR 125 preta ] [ 2017 = Honda NX 350 Sahara Roxa ] [ 2017 = Kasinski Comet 650GT Preta ]

  10. #10
    Moderador Avatar de blaugusto
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Campinas
    Idade
    40
    Posts
    10.972

    Re:[TUTORIAL] - Trocando a iluminação do painel da Twister

    Citação Postado originalmente por dalton Ver Post
    É a ultima foto que esta com a qualidade ruim
    Não, não... fica tipo manchado mesmo!! uhehuehueuhuuheuhe...
    Mas estou falando do painel de Titan, YBR e Yes com led... se não for tipo difuso fica estranho...
    Não posso comprar felicidade. Mas posso comprar cerveja, que é mais ou menos a mesma coisa! ツ

    Todo mundo pode contar vantagem. Só eu que não.

  11. #11
    Usuário de motoneta Avatar de dalton
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Guarulhos -SP
    Idade
    45
    Posts
    385

    Re:[TUTORIAL] - Trocando a iluminação do painel da Twister

    Citação Postado originalmente por blaugusto Ver Post
    Não, não... fica tipo manchado mesmo!! uhehuehueuhuuheuhe...
    Mas estou falando do painel de Titan, YBR e Yes com led... se não for tipo difuso fica estranho...
    Ai ja não sei amigo, na minha Tw não ficou
    [ 2000 = Daelim Altino Vermelha ] [ 2001 = Kasinski GF 125 Azul ] [ 2002 = Daelin Altino Azul ] [ 2004 = Yamaha YBR 125 Prata ] [ 2006 = Suzuki Yes 125 Preta ] [ 2009 = Honda Twister 250 Preta ] [ 2011 = Yamaha Neo AT 115 Prata ] [ 2012 = Suzuki Intruder 125 Prata ] [ 2013 = Kasinski Mirage 150 Azul ] [ 2014 = Kasinski Comet GT 250 Amarela ] [ 2014 = Honda XLR 125 preta ] [ 2017 = Honda NX 350 Sahara Roxa ] [ 2017 = Kasinski Comet 650GT Preta ]

  12. #12
    Member
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Itaperuna - RJ
    Idade
    35
    Posts
    77

    Re:[TUTORIAL] - Trocando a iluminação do painel da Twister

    Citação Postado originalmente por dalton Ver Post
    Existem leds com soquete pingo de alta intencidade, vão melhorar a iluminação de seu painel, procure no mercado livre
    é dalton, eu vi lá. só que ta muito caro, algo que eu ficaria muito triste se queimasse, rsrs
    abraço t+
    [size=8pt]Marcelo Tarouquela Torres[/size]

  13. #13
    Usuário de motoneta Avatar de dalton
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Guarulhos -SP
    Idade
    45
    Posts
    385

    Re:[TUTORIAL] - Trocando a iluminação do painel da Twister

    Citação Postado originalmente por Mttorres Ver Post
    é dalton, eu vi lá. só que ta muito caro, algo que eu ficaria muito triste se queimasse, rsrs
    abraço t+
    Nossa mas caro quando, pois led e sempre baratinho
    [ 2000 = Daelim Altino Vermelha ] [ 2001 = Kasinski GF 125 Azul ] [ 2002 = Daelin Altino Azul ] [ 2004 = Yamaha YBR 125 Prata ] [ 2006 = Suzuki Yes 125 Preta ] [ 2009 = Honda Twister 250 Preta ] [ 2011 = Yamaha Neo AT 115 Prata ] [ 2012 = Suzuki Intruder 125 Prata ] [ 2013 = Kasinski Mirage 150 Azul ] [ 2014 = Kasinski Comet GT 250 Amarela ] [ 2014 = Honda XLR 125 preta ] [ 2017 = Honda NX 350 Sahara Roxa ] [ 2017 = Kasinski Comet 650GT Preta ]

  14. #14
    Member
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Itaperuna - RJ
    Idade
    35
    Posts
    77

    Re:[TUTORIAL] - Trocando a iluminação do painel da Twister

    Citação Postado originalmente por dalton Ver Post
    Nossa mas caro quando, pois led e sempre baratinho
    olha aqui, achei esse--35,00, e o que esta na minha moto foram 10,00 o par...
    [size=8pt]Marcelo Tarouquela Torres[/size]

  15. #15
    Member
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Itaperuna - RJ
    Idade
    35
    Posts
    77

    Re:[TUTORIAL] - Trocando a iluminação do painel da Twister

    Dalton, mais uma pergunta, esses leds que você botou eu seu painel. se eu pegar a alimentação (+ e -) de qualquer um dos dois que eu troquei do meu painel, serve para alimentar eles? tipo uns 4 em carreira.


    porque ai eu tentaria abrir meu painel mais a fundo e fazer uma cruz dentro. tipo assim:


    usando esta alimentação. pergunto pois ela é gerada do motor--quando ligo a moto, e não da bateria.
    [size=8pt]Marcelo Tarouquela Torres[/size]

 

 

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •