PDA

Ver Versão Completa : Mudar a marca do óleo com frequência faz mal?



Furious VIPER
27-11-06, 15:09
Senhores... tava aki lendoo tópico dos óleos ali e lembrei dessa perguntinha! O pessoal sempre comenta q é melhor manter o mesmo óleo, pro motor acostumar e tal! Eu tenho dúvidas de qual seja o melhor óleo, claro, todos temos essa dúvida. Mas ficar mudando de óleo com certa frequência, causa danos ao motor? grandes danos, pekenos danos? Pronunciem-se!!

jecastro
27-11-06, 15:25
O importante é não misturar, se for trocar o óleo completamente não tem problema nenhum.

Furious VIPER
27-11-06, 15:41
Bah, capaz q tem gente q mistura óleos?? ah não.. vamo se coordená né pessoal!
Se trocar todo o óleo (como se faz normalmente) não tem problema, é só ver se a moto não tá baixando óleo, q daí se troca, roda toda km com akele óleo e pronto! agora se ela tiver baixando óleo é melhor manter a mesma marca e ter um óleo reserva em casa da mesma marca pra ir completando se for o caso!! OU será q não é uma boa idéia?

AMBN
27-11-06, 15:54
Até onde eu sei, misturar óleos de marcas diferentes dá borra no motor.

E olha que o problema não é oleo em si, e sim os aditivos que estao na sua composicao. Óleo é tudo a mesma coisa, só muda a técnica de refino. Os aditivos que os fabricantes misturam com o oleo em compensacao... Cada fabricante usa vários tipos de aditivos diferentes, com composicoes quimicas bem diferentes. Se a questao fosse mistura de óleo apenas seria tranquilo, a composicao seria sempre a mesma, só a técnica de refino é que iria mudar. O que dá problema, como eu já disse, é a mistura de aditivos que estão no óleo.

É impossivel tirar todo o oleo do motor. AS peças vao guardar sempre um residuo. Daí, quando vc joga o óleo novo, os dois se misturam, elementos quimicos que nao eram para estar ali se mesclam tmb e a borra aparece. Sacou?

Bronislaw
27-11-06, 16:48
Caramba, então tenho que ficar esporto com esse negocio, porque estava usando o mobil, depois passei a usar o castrol, umas 3 trocas seguidas, gostei bastante desse oleo, parece que a troca de marcha fica mais leve...

E como fui rodar bastante no domingo e a km já esta na faixa de trocar, no domingão só tinha posto e posto da Br ainda, ae adivinha qual foi o oleo? O da Br, e na proximo troca pretendo por o castrol de novo e dae parar, já que eu não sabia dessa parada, vou ficar sempre trocando somente pelo castrol...

carnachion
27-11-06, 17:11
Mas trocar todo óleo é difícil, porque sempre fica óleo no motor, no manual da minha moto fala que são 900ml para troca e 1100ml quando aberto o motor. Fica uns 200ml dentro do motor, não é pouco hein! Então é meio complicado trocar seguido o óleo!

Furious VIPER
27-11-06, 17:22
Hum... mais um detalhe importante então! Fica bastante óleo dentro do motor em cada troca... realmente mistura um bocado dos óeos qdo diferentes! Merda mesmo!!hahaha

Jduarte
27-11-06, 19:48
Caramba!... que confusão, caras!

O que não pode é misturar óleo mineral com óleo sintético!

Se o óleo que vc tá a fim de experimentar é mineral, e atende as especificações, manda bala, sem dó!!!!... nem que fique 100 ml do outro óleo não vai afetar absolutamente nada!

E se estiver com a neura da mistura de óleo, então compra uns litros de óleo 10 (sae 10) e faz uma funcionada com esse óleo antes de trocar para o próximo!

FabricioFabuloso
27-11-06, 21:42
O Furious pq vc encasketo com os lubrificantes !?!? Heheheheh eh uma pergunta atras da outra heheheheheehehehe Bom como jah dito, acretido q trocando todo o oleo naum tem problemas naum... so eh pior nas mudanças de mineral pra sintetico como o Duarte...

Abraços

windowsnt
27-11-06, 21:57
Nem mesmo aquela máquina suga todo o óleo?

Furious VIPER
27-11-06, 22:00
Pior q é por pura curiosidade mesmo e tb pra expor bem o assunto! Eu não vou variar toda vez q for trocar, seria só pra experimentar tb, de repente daki um tempo e tal mas nada de trocar toda hora não!
Mas decidi q agora só uso óleo bom... senti mto a diferença do ELF pro Yamalube... Yamalube é mto mais óleo!!

FabricioFabuloso
27-11-06, 23:04
Com certeza... Yamalube eh mais kro mas eh um dos melhores do mercado... e como vc disse a discussão sobre lubrificantes eh sempre bem vinda...

Abraços

lugano
27-11-06, 23:34
Bom pelo que sei oleo é oleo, o que não pode fazer é por oleo de carro, pois me falaram que oleo de carro é somente oleo de motor, ja o oleo de moto é oleo de motor e cambio juntos, deve ser verdade pois o mesmo oleo do motor tem que banhar os disco da embreagem, diferentemente do carro, falando em oleo, alguem aqui ja ouviu falar da marca Selenia, pelo que vi é uma das melhores sinteticos, agora de moto não, alguem da ouviu falar, sabe se é bom?? Pelo que li na embalagam pareçe bom, mas seria melhor se alguem ja tivesse feito a experiencia.

jecastro
28-11-06, 09:07
Nem mesmo aquela máquina suga todo o óleo?

Este é o que fica mais óleo no motor, a mangueira não pega no fundo do carter, no meu carro eu só troco óleo na rampa, sai quase 1/2 litro de óleo a mais.

Machado
28-11-06, 10:33
mas se deixar a moto parada de um dia para outro, acho que nao fica nada dentro da moto... Da minha pelo menos sempre que faço as trocas coloco 1 lt. e nunca deu diferença no nivel..

Celso Pin
29-11-06, 22:18
Nem mesmo aquela máquina suga todo o óleo?


aquela máquina é a pior merda do que o processo normal... com a máquina sobra mais óleo ainda...

Furious VIPER
04-12-06, 22:49
E lá fui em sábado trocar o óleo! Experimentei o Motul3000!!! Baita óleo... axei melhor q o Yamalube... senti a diferença na troca de marchas, no silêncio do motor...

rilliver
05-12-06, 07:00
Até onde eu sei, misturar óleos de marcas diferentes dá borra no motor.

E olha que o problema não é oleo em si, e sim os aditivos que estao na sua composicao. Óleo é tudo a mesma coisa, só muda a técnica de refino. Os aditivos que os fabricantes misturam com o oleo em compensacao... Cada fabricante usa vários tipos de aditivos diferentes, com composicoes quimicas bem diferentes. Se a questao fosse mistura de óleo apenas seria tranquilo, a composicao seria sempre a mesma, só a técnica de refino é que iria mudar. O que dá problema, como eu já disse, é a mistura de aditivos que estão no óleo.

É impossivel tirar todo o oleo do motor. AS peças vao guardar sempre um residuo. Daí, quando vc joga o óleo novo, os dois se misturam, elementos quimicos que nao eram para estar ali se mesclam tmb e a borra aparece. Sacou?



Em resolução é quase isto, mas não se esqueça que óleo não é tudo a mesma coisa, fique atento aos óleos com coloração mais clara que não são remanufaturados além do mais todo óleo para moto deve seguir as recomendações para motos e não para carros, pois além de fazer toda a lubrificação do motor o óleo para motos banha os discos de embreagem. É muito comum chegar em oficinas e ver óleos recomendados para carros na estante, pois são um pouco mais baratos em função desta recomendação. Falowww.