PDA

Ver Versão Completa : Hoje foi duro!



Jduarte
28-11-06, 11:53
:stop: já saí de casa aborrecido... precisava ir comprar algumas coisas, inclusive para o carbura novo.

dei na partida, e nada... outra vez, e nada... ops! lá vou eu!!!
Tive que voltar, trocar de roupa, juntar as ferramentas, e ir enfrentar a pane.
Olha, me deu até gêlo novamente, pq parecia como se tivesse queimado o estator (me aconteceu isso numa TDM 225).
Mas tinha faísca!... então, vamos pro carbura.
Não tinha nada engripado, tinha gasolina em fluxo normal.
Mas quando tirei o pistonete, havia um pouco de água na parte superior dele. Retirei o carburador, desmontei-o para uma limpeza. Tudo legal, e montei novamente.
E nada de funcionar.
Resolví desmontar de novo, e tirar o filtro de ar... havia uma poça de água misturada ao óleo e mais um pouco de gasolina, provavelmente da propria condensação dela. Então ví aquele dreno, que simplesmente não drenava nada... ele é selado! E esse foi o problema de hoje, o susto de não ver o motor ligar.
Fiz um corte na ponta do dreno, no sentido da seta, na segunda foto, e toda a meleca escoou.
Mas ainda assim foi difícil fazer o motor funcionar... acho que havia muita água na espuma do filtro. Água na gasolina eu descartei, não houve esse problema, pelo menos.
Claro que aproveitei para tirar algumas fotos, a serem mostradas em breve.

Por hora, pessoal, loalizem esse dreno nas Yes e Intruder, e verifiquem se ele está selado também. Será necessário fazer um pequeno corte.

Isso me aconteceu porque eu deixei a moto estacionada num ponto em que venta bastante, pela presença do prédio afunilando a passagem dos ventos. E choveu muito ontem. E quando fui mudar a moto de lugar, eu não a liguei... fui empurrando, então nem tinha notado nada. A água provavelmente entrou pela parte superior do carburador, que estava mais exposta do que a caixa do filtro de ar. Mas pode ter entrado um pouco por alí também.

A primeira foto é da caixa do filtro de ar da Intruder, que comprei para desenvolver uma solução mais eficiênte. O dreno apareçe à direita, embaixo.
E a segunda foto é o dreno, sem saída para qualquer líquido que acabe parando alí...

windowsnt
28-11-06, 11:56
bom que vc sabe mexer, se levasse em um picareta o cara podia dizer que era problema no motor...

FabricioFabuloso
28-11-06, 12:31
Eh isso eh verdade.... bom ainda bem q deu tudo certo... e fica ai a dica do dreno... assim naum vai escoar quase nada... tem q abrir e ver pra onde ele desce tb....

Abraços

Lagartixxa
28-11-06, 12:43
isso parece defeito de fabricacao dessa maguerinha do dreno, na minha eu ja olhei e a manguera escorre normal

hedertone
28-11-06, 13:06
o meu eh selado tb...

jecastro
28-11-06, 13:12
O dreno deve ser selado, se você abrir vai entrar ar por ele e dái o líquido em vez de descer para ele vai ser sugado para dentro do motor, ele tem a finalidade de reter líquidos que sejam sugados e deve ser esvaziado sempre que esta cheio.

Ramiro
28-11-06, 13:23
O dreno deve ser selado, se você abrir vai entrar ar por ele e dái o líquido em vez de descer para ele vai ser sugado para dentro do motor, ele tem a finalidade de reter líquidos que sejam sugados e deve ser esvaziado sempre que esta cheio.


Exatamente o que eu ia dizer.. :)

hedertone
28-11-06, 13:26
huN!!!

entendido!

agm2112
28-11-06, 13:50
Mas q coisa complicada essa Suzuki .... uma válvula anti-retorno que se compra até na padaria resolveria o problema.

Sabedoria
28-11-06, 13:55
A função desta peça não é de dreno, e sim de sifão. Esta ali como um deposito de liquidos para evitar que estes liquidos entrem para o carbura e sejam engolidos pelo motor, inclusive com o risco de calço hidraulico. Se necessário, pode ser alongado, mas aberto, nunca. Verifique se o problema não é no respiro do carburador. Este sim se entupido causa os defeitos descritos por vc. Verifique como entrou esta água toda no filtro. Por sorte vc estava parado e ela não pegou. Se entrar agua desta forma (com vc andando numa chuva forte por ex. vc sabe no que da)

FabricioFabuloso
28-11-06, 14:38
Ele devia ser um pouco maior jah q pode ocorre a entrada de tanta agua.... tinha me eskecido do fato de q com o motor funcioando ele aspiraria tudo....

Abraços

Sabedoria
28-11-06, 15:53
Ele devia ser um pouco maior jah q pode ocorre a entrada de tanta agua.... tinha me eskecido do fato de q com o motor funcioando ele aspiraria tudo....

Abraços


Mas não é pra entrar tanta agua assim não. A moto foi feita para andar na chuva. Por mais vento que ela sofra parada, jamais será igual a ela andando a 80-100 km/h. Já peguei toró de não enchergar nada na frente, e a minha moto sem o restritor anti ruido não entrou nenhuma gota dágua.

Guigo
28-11-06, 15:58
A função desta peça não é de dreno, e sim de sifão. Esta ali como um deposito de liquidos para evitar que estes liquidos entrem para o carbura e sejam engolidos pelo motor, inclusive com o risco de calço hidraulico. Se necessário, pode ser alongado, mas aberto, nunca. Verifique se o problema não é no respiro do carburador. Este sim se entupido causa os defeitos descritos por vc. Verifique como entrou esta água toda no filtro. Por sorte vc estava parado e ela não pegou. Se entrar agua desta forma (com vc andando numa chuva forte por ex. vc sabe no que da)


Muito bem lembrado....valeu...

Jduarte
28-11-06, 17:19
O dreno deve ser selado, se você abrir vai entrar ar por ele e dái o líquido em vez de descer para ele vai ser sugado para dentro do motor, ele tem a finalidade de reter líquidos que sejam sugados e deve ser esvaziado sempre que esta cheio.


observe na sua Yes, como ele está posicionado...

Jduarte
28-11-06, 17:23
Verifique como entrou esta água toda no filtro. Por sorte vc estava parado e ela não pegou. Se entrar agua desta forma (com vc andando numa chuva forte por ex. vc sabe no que da)


pois é, rapaiz... eu verifiquei!... e já contei aqui como é que essa água entrou!...

Jduarte
28-11-06, 17:28
Já tive outras motos que não tinham "sifão"... tinham dreno.

É obvio que se algum líquido entrar na caixa do filtro, será sugado para o motor... ponto pacífico, não?... então, para que esse líquido que entrou com a moto desligada e estacionada não seja sugado para o motor, o que é necessário que aconteça?
É necessário que ele possa sair... certo?

Sabedoria
28-11-06, 17:34
:stop:
A água provavelmente entrou pela parte superior do carburador, que estava mais exposta do que a caixa do filtro de ar. Mas pode ter entrado um pouco por alí também.




Eu quero saber como entra agua pela parte superior do carburador. Se entrou por lá deveria ir para a cuba. Para ter chegado agua no filtro deve ter sido muita água. Se existe a possibilidade de entrada de água pelo carburador, gostaria de saber, pois o próximo verão promete muita chuva que eu com certeza vou pegar na Via Castelo Branco. A agua passou pela borrachinha de vedação da entada do cabo de aço?

Jduarte
28-11-06, 18:25
Eu quero saber como entra agua pela parte superior do carburador. Se entrou por lá deveria ir para a cuba. Para ter chegado agua no filtro deve ter sido muita água. Se existe a possibilidade de entrada de água pelo carburador, gostaria de saber, pois o próximo verão promete muita chuva que eu com certeza vou pegar na Via Castelo Branco. A agua passou pela borrachinha de vedação da entada do cabo de aço?


sim, os únicos meios de entrar por alí são a borrachinha, e pelo próprio cabo do acelerador... nada a ver com o respiro do carbura. Esse estava absolutamente seco. E entrou na cuba sim...
Não havia nenhuma entrada em falso nem no coletor nem no tubo condutor.
A quantidade de água não era nenhum fenômeno... mas o dreno estava cheio só até a dobra dele, e na caixa havia uma poça de uns 6 ou 7 cm por uns 4, e bem em cima do dreno uns 4 a 5 mm de água com óleo...

Ramiro
28-11-06, 21:04
mas o melhor é tirar essa água do filtro de ar... e ver o que que ta acontecendo... não acho uma boa idéia fazer dreno no esgoto ali... se fosse pra drenar ele viria cortado..

Pitbull
28-11-06, 21:22
Se fosse cmigo eu tava f*dido...

Ivan RJ
28-11-06, 21:32
Aí galera
espero que tenham começado a semana otimamente bem, menos Jduarte, sentimos muito J. Mas são coisas que acontecem e ainda bem que aconteceu com vc, já imaginou se acontece comigo? Tava a pé. Penso ser muito bom estendermos este tópico, eu já tinha visto este tubo selado, para conseguirmos solucionar de uma vez por todas este problema e que nenhum irmão venha a passar a mesma dificuldade que vc passou. Sifão para mim, como conheço os de pia de cozinha, é para ser aberto, limpo e fechado novamente. Pergunto de que serve um sifão selado? Para limpá-lo deve-se soltar no lado do filtro. Não é nada prático! Vamos quebrar a cabeça |:(e criar uma solução. Abraços a todos os irmãos.

Morenno-Tdaí
28-11-06, 21:33
Já tive outras motos que não tinham "sifão"... tinham dreno.

É obvio que se algum líquido entrar na caixa do filtro, será sugado para o motor... ponto pacífico, não?... então, para que esse líquido que entrou com a moto desligada e estacionada não seja sugado para o motor, o que é necessário que aconteça?
É necessário que ele possa sair... certo?


Amigo, o importante foi que tu descobriu o defeito.

Agora é tu achar uma solução para que não aconteça novamente, né...

Ainda bem que tu tem a manha, e não levou numa mexânico, pq se não ele inventaria 1001 defeitos... |:(

Na minha Daelim o caninho é aberto, mas esmagado na ponta...

Assim, na hora que o carbura ta puxando o ar, o caninho fecha.

Já abri alguma vezes o tampa do filtro e tava tudo ok !!!

Valews... :OK:

Jduarte
28-11-06, 21:40
Amigo, o importante foi que tu descobriu o defeito.

Agora é tu achar uma solução para que não aconteça novamente, né...

Ainda bem que tu tem a manha, e não levou numa mexânico, pq se não ele inventaria 1001 defeitos... |:(

Na minha Daelim o caninho é aberto, mas esmagado na ponta...

Assim, na hora que o carbura ta puxando o ar, o caninho fecha.

Já abri alguma vezes o tampa do filtro e tava tudo ok !!!

Valews... :OK:






pô, olha só que mecanismo quase perfeito!... com a própria aspiração o dreno fecha.... heheheheheheh...

Ah, Jecastro, eu fiz aquela pergunta só por "agito", pq sei que vc não tem Yes. Aquele dreno em questão, é montado de forma a ficar com uma dobra quase no meio da extensão dele. Ela já fecha o suficiente qualquer retorno...

Sabedoria
29-11-06, 09:39
mas o melhor é tirar essa água do filtro de ar... e ver o que que ta acontecendo... não acho uma boa idéia fazer dreno no esgoto ali... se fosse pra drenar ele viria cortado..


O Ramiro ta coberto de razão. O ideal não é mexer no sifão, o ideal é impedir que a água entre. Na minha saudosa CB 200, este dreno tinha uma válvula que permanecia aberta com o motor desligado e fechava ao ligar-se o mesmo. Éra um "caninho" transparente com uma bolinha dentro. Contrariando o que todos dizem (com razão) eu lavo minha moto com lavadora de alta pressão, inclusive o carbura e nunca entrou água nenhuma. Eu nem imaginei que por ali pudesse passar água a este ponto. Só que a cada lavagem eu puxo as borrachinhas do cabo de aço e a do afogador para cima e coloco graxa branca por baixo. Passei a fazer isto após verificar que a autorizada fazia isto nas revisões. Imaginei que fosse apenas para manter a lubrificação, mas pode ser também para evitar a entrada de água.

Jduarte
29-11-06, 09:46
O Ramiro ta coberto de razão. O ideal não é mexer no sifão, o ideal é impedir que a água entre. Na minha saudosa CB 200, este dreno tinha uma válvula que permanecia aberta com o motor desligado e fechava ao ligar-se o mesmo. Éra um "caninho" transparente com uma bolinha dentro. Contrariando o que todos dizem (com razão) eu lavo minha moto com lavadora de alta pressão, inclusive o carbura e nunca entrou água nenhuma. Eu nem imaginei que por ali pudesse passar água a este ponto. Só que a cada lavagem eu puxo as borrachinhas do cabo de aço e a do afogador para cima e coloco graxa branca por baixo. Passei a fazer isto após verificar que a autorizada fazia isto nas revisões. Imaginei que fosse apenas para manter a lubrificação, mas pode ser também para evitar a entrada de água.


opa, bem sacado a graxa ali... vou providenciar também...

quanto ao dreno, se ele estivesse com o escoamento normal, eu acho que não tinha tido toda a dificuldade que tive para fazer a moto ligar. E numa hora dessas é que se vê o resultado de cuidar bem do funcionamento da bateria, não deixando nem que carregue demais, nem que haja descarga!, porque ontem ela foi de uma braveza legal!

Jduarte
29-11-06, 11:15
Fui fazer a minha manutenção básica na moto e aproveitei para registrar...

Aparentemente, o único lugar por onde a água pode ter entrado é entre a capa do cabo do acelerador e o parafuso de ajuste (tem uma brecha assinalada na foto). Com o vento e a chuva intensa, acho que a água escorreu por ali...
No fim, foi sorte minha não estar com a moto apontada para baixo, no estacionamento, pq senão a água tinha ido para o cilindro... aí era mais trabalho ainda.
A segunda foto é o dreno, como ele é montado na Yes...

hedertone
29-11-06, 13:18
o meu naum ta assim naum...

agm2112
29-11-06, 14:09
Com minha XLX de 1991, posso mergulhar na piscina, atravessar um rio ou afundar na lama ... não entra água na caixa do filtro ... e se entrar, na parte mais baixa da caixa existe um dreno com uma válvula rudimentar. E não é só em moto trail ... meu carro tb tem 2 drenos de água no fundo da caixa do filtro de ar. A Suzuki deveria investir pesado nesta fantástica tecnologia (do século XX ainda !), afinal é sabido que nossas cidades são boas pra enchentes e temporais.

Sabedoria
29-11-06, 14:18
Com minha XLX de 1991, posso mergulhar na piscina, atravessar um rio ou afundar na lama ... não entra água na caixa do filtro ... e se entrar, na parte mais baixa da caixa existe um dreno com uma válvula rudimentar. E não é só em moto trail ... meu carro tb tem 2 drenos de água no fundo da caixa do filtro de ar. A Suzuki deveria investir pesado nesta fantástica tecnologia (do século XX ainda !), afinal é sabido que nossas cidades são boas pra enchentes e temporais.


Vou pesquisar se esta valvula vende em casa de motopeças e posto amanha. Esta valvula rudimentar deve ser a mesma que eu falei que tinha na minha modernissima CB 200 em 1976.

agm2112
29-11-06, 14:40
Esta válvula é simplesmente um cano aberto, achatado na ponta, e quando o motor "puxa" o ar, ela se fecha. A utilidade principal dela é gotejar excesso de óleo do filtro de ar (que no meu caso é de espuma). Já no meu carro, o dreno é simplesmente um pequeno furo, como um ralo. Mesmo que entre ar por ele, pouco importa, pois fica antes do filtro.

Ramiro
29-11-06, 15:02
Fui fazer a minha manutenção básica na moto e aproveitei para registrar...

Aparentemente, o único lugar por onde a água pode ter entrado é entre a capa do cabo do acelerador e o parafuso de ajuste (tem uma brecha assinalada na foto). Com o vento e a chuva intensa, acho que a água escorreu por ali...
No fim, foi sorte minha não estar com a moto apontada para baixo, no estacionamento, pq senão a água tinha ido para o cilindro... aí era mais trabalho ainda.
A segunda foto é o dreno, como ele é montado na Yes...


Ele não fica achatado assim não... pelo que me lembro quando tirei pra colocar o filtro esportivo...