PDA

Ver Versão Completa : Lâmpada MOTOVISION 55W na Yes!



Kratos
01-12-06, 17:12
E ai Pessoal, blz?

Vi esta semana uma nova lâmpada da Philips chamada Motovision e gostei muito pela forma de funcionamento da lâmpada, porém a mesma é de 55W e não tem previsão de lançamento de 35w. Será que a Yes aguenta uma dessas???

Hoje passei na Yamaha pra ver a XTZ Lander e acabei conversando com o mecânico de lá que me informou que é bem arriscado queimar uma parada lá que não lembro o nome, além de zuar a bateria mas já vi algumas pessoas falarem que o sistema elétrico da Yes é mais forte e que aguenta uma dessas sem maiores problemas.

Alguém pode me confirmar isso?
Abraços

jecastro
01-12-06, 17:16
O sistema elétrico da Yes não vai aguentar, chicote, alternador e globo óptico, mesmo que resista a luz vai ficar oscilando por falta de força.

Luigi
01-12-06, 17:34
Essa motovision esquenta pra *******, até derreteu um globo optico de uma tui!

carnachion
01-12-06, 18:00
O sistema elétrico da Yes não vai aguentar, chicote, alternador e globo óptico, mesmo que resista a luz vai ficar oscilando por falta de força.


Não sei hein! Se for o mesmo alternador da intruder 125 aguenta sim! Tem muita gente com Farol auxiliar que são 2 lâmpadas de 55W nas intruder e aguenta muito bem!
Derrepente o alternador da Yes segure bem. A bateria é 7Ah se não me engano, o problema é o chicote e o bloco optico. A Yes do Ramiro derreteu o bloco usando lâmpada de 35W mesmo!

agm2112
01-12-06, 18:59
Eu não usaria... mesmo que o alternador aguente, pode derreter o chicote do farol e o próprio farol (não sei se a lente é plástica)... O mais correto seria um chicote exclusivo para o farol, com um rele separado ... mas acho gambi demais pro meu gosto !

carnachion
01-12-06, 20:06
Eu não usaria... mesmo que o alternador aguente, pode derreter o chicote do farol e o próprio farol (não sei se a lente é plástica)... O mais correto seria um chicote exclusivo para o farol, com um rele separado ... mas acho gambi demais pro meu gosto !


Concordo a melhor alternativa na minha opinião são faróis auxiliares!

Kratos
01-12-06, 23:43
É galera.. valeu as dicas.. to vendo que vou ficar com a de 35w mesmo risos.....
Quandl lançar uma lâmapda de 35w decente eu pego pq nem curto essas lâmpadas originais...
Abraços

Sabedoria
02-12-06, 10:38
Eu tenho lampada de 55/60W na minha Yes desde que a minha tinha 1000 km Faz quase dois anos e não deu nada. Queima de chicote não acomtece não, ja expliquei muitas vezes que a capacidade do cabo é muito superior a corrente consumida por estas lampadas. O unico problema é o embaçamento do globo optico. A minha com 17 meses de uso desta lampada tá começando embaçar agora, e mesmo assim só quem percebe sou eu que sei do problema. Outra pessoa não notaria nada.

Ivan RJ
02-12-06, 14:28
Eu uso óculos e ôces é que tão cegos? A lâmpada original ilumina perfeitamente bem sem incomodar a nenhum motorista em sentido contrário. Só viajo a noite e nunca tive problemas de pouca iluminação do farol com a lâmpada original. Abraços a todos os irmãos.

Jduarte
02-12-06, 15:53
Eu tenho lampada de 55/60W na minha Yes desde que a minha tinha 1000 km Faz quase dois anos e não deu nada. Queima de chicote não acomtece não, ja expliquei muitas vezes que a capacidade do cabo é muito superior a corrente consumida por estas lampadas. O unico problema é o embaçamento do globo optico. A minha com 17 meses de uso desta lampada tá começando embaçar agora, e mesmo assim só quem percebe sou eu que sei do problema. Outra pessoa não notaria nada.


que tal pensarmos assim: a diferença de preço de uma lâmpada de 35w para uma de 55w não passa de uns R$ 20,00... isso, para as lâmpadas boas.

Se não dá nenhum problema, porque é que nenhum dos fabricantes coloca essas lâmpadas de 55w nessas motos, já que a diferença de custo seria menor ainda para eles?

Alan
02-12-06, 16:32
que tal pensarmos assim: a diferença de preço de uma lâmpada de 35w para uma de 55w não passa de uns R$ 20,00... isso, para as lâmpadas boas.

Se não dá nenhum problema, porque é que nenhum dos fabricantes coloca essas lâmpadas de 55w nessas motos, já que a diferença de custo seria menor ainda para eles?


Porque teria que mudar globo óptico e reestruturar o sistema elétrico. Apesar de ele comportar a de 55w, foi projetado para a de 35w...

Sobre a diferença de preço, pensando em um volume de 100 mil motos, por exemplo, dá pra entender o motivo da Honda não colocar cavalete central na Fan...

Sobre a lâmpada novamente, a RD utiliza lâmpada de 55w originalmente, a bateria é de 5,5 A, porém ela não tem partida elétrica. O sistema elétrico desse porte é para manter o sistema do YPVS (central eletrônica e servo motor) e a lâmpada também...

Jduarte
02-12-06, 19:06
Porque teria que mudar globo óptico e reestruturar o sistema elétrico. Apesar de ele comportar a de 55w, foi projetado para a de 35w...

Sobre a diferença de preço, pensando em um volume de 100 mil motos, por exemplo, dá pra entender o motivo da Honda não colocar cavalete central na Fan...

Sobre a lâmpada novamente, a RD utiliza lâmpada de 55w originalmente, a bateria é de 5,5 A, porém ela não tem partida elétrica. O sistema elétrico desse porte é para manter o sistema do YPVS (central eletrônica e servo motor) e a lâmpada também...


sobre o globo, seria fácil para o fabricante modificar isso. Mas sobre o sistema elétrico, aí sim o bicho pegaria. E ele não comporta uma lâmpada de 55w, o gerador não dá conta. Se ela for utilizada sempre acesa (mesmo desligando para dar a partida), dentro de pouco tempo a bateria se esgotará. Quem usa lâmpada de 55w tem que compensar a perda de alguma outra forma, tipo andar só com a lanterna acesa (e dizer que tá com o farol ligado). Aí o gerador recarrega um pouco (enquanto a bateria não perder a capacidade de carga).

Em duas motos eu experimentei as lâmpadas de 55w: uma Turuna 1980 e uma Yamaha TDR 180. A Turuna demorou bastante tempo para que se notasse alguma perda na bateria. Mas a TDR, em poucos dias percebí a bateria enfraquecendo. Como já era usada, voltei a de 35w, mas mesmo assim uns 3 meses depois troquei a bateria.

Jduarte
02-12-06, 22:05
Estava lembrando da Yamaha TDM 225 (e XT 225 também)...

É uma das poucas motos com lâmpada de 55w já de fábrica. Mas se dá problema naquele estator, acaba com a alegria... aquilo não tem porquê, mas é caro pacas!

Ivan RJ
02-12-06, 22:39
Eu só viajo a noite porque detesto calor e adoro frio, até no inverno só viajo a noite.
Para se julgar a capacidade de iluminação do farol de qualquer motocicleta ou carro tem que viajar a noite e em estradas sem iluminação.
Ok, vou deixar uma pergunta:
Quem viaja a noite, pelo menos de vez enquando em estradas sem iluminação?
Aguardo respostas. Abraços a todos os irmãos.

Alan
02-12-06, 23:00
Eu só viajo a noite porque detesto calor e adoro frio, até no inverno só viajo a noite.
Para se julgar a capacidade de iluminação do farol de qualquer motocicleta ou carro tem que viajar a noite e em estradas sem iluminação.
Ok, vou deixar uma pergunta:
Quem viaja a noite, pelo menos de vez enquando em estradas sem iluminação?
Aguardo respostas. Abraços a todos os irmãos.


Pelo menos por aqui na região do interior todas as estradas são sem iluminação hehe

Eu adoro viajar a noite também...

Lúzio
02-12-06, 23:53
Tô achando o farol da Yes potente e com o facho de luz bem estruturado. Não me parece que terei problema para viajar durante a noite, muito ao contrário.
Não vejo motivos para alteração, salvo surja alguma lâmpada de comprovada maior eficiência em conjunto com o globo ótico original e que não tenha problema com sobrecarga.

Ivan RJ
03-12-06, 01:10
Alan, à alguns anoosssssssss atrás, quando era mais tranquilo e as estradas não estavam tão esburacadas eu costuva apagar as luzes e subir a serra para Teresópolis com a luz do luar iluminando a estrada, é claro que quando não tinha nevoeiro. Agente era feliz e não sabia. Pensem bem antes de mudar o que os caras projetaram. Ficar na estrada a noite com pane elétrica é a pior coisa que pode acontecer, e se me disserem que só andam de dia então pra que luz mais forte? Abraços a todos os irmãos. :G

carnachion
03-12-06, 18:01
Eu só viajo a noite porque detesto calor e adoro frio, até no inverno só viajo a noite.
Para se julgar a capacidade de iluminação do farol de qualquer motocicleta ou carro tem que viajar a noite e em estradas sem iluminação.
Ok, vou deixar uma pergunta:
Quem viaja a noite, pelo menos de vez enquando em estradas sem iluminação?
Aguardo respostas. Abraços a todos os irmãos.


Eu viajo a noite seguido, com luar é muito tranqüilo viajar, dá pra olhar no retrovisor e ver a estrada. Mas tem noites mais escuras, essas são complicadas, as vezes tem uns buracos que só dá pra ver meio perto. Quando tem carro no sentido contrário que complica a situação tem que baixar a luz e ficar com pouca visibilidade pelo ofuscamento, mesmo o outro carro estando em luz baixa.
O maior problema são obstáculos inesperados, como pedaços de pneu de caminhão ou animais, as vezes é complicado ver.

Jimmy1979
04-12-06, 11:35
Estava lembrando da Yamaha TDM 225 (e XT 225 também)...

É uma das poucas motos com lâmpada de 55w já de fábrica. Mas se dá problema naquele estator, acaba com a alegria... aquilo não tem porquê, mas é caro pacas !


Até hoje nunca tive problemas de estator ( ainda bem ) mas adaptei o bloco ótico de biz 125 nela com a lampada original de 55/60w, e está suportando bem.

Jduarte
04-12-06, 11:59
Até hoje nunca tive problemas de estator ( ainda bem ) mas adaptei o bloco ótico de biz 125 nela com a lampada original de 55/60w, e está suportando bem.


heheheh... sorte sua!... aliás, quero dizer, continue mantendo o óleo acima do recomendado... isso diminui bastante a possibilidade dessa ocorrência :)

Quando isso me aconteceu, foram-se 690 reais só na peça... :( só depois é que fiquei sabendo sobre o óleo.

Jimmy1979
04-12-06, 16:23
O óleo ?!?! pô valew a dica !!! Jduarte !!!

Lagartixxa
04-12-06, 16:29
eu ainda num peguei estrada, nem de carro, vcs acham as estradas de sao paulo e rio ruim pq num tem de viajar pelas estradas aki de Minas! essas sim tao pior q campo minado! hehehe

mas logo logo pretendo comecar a viajar com minha pequena