PDA

Ver Versão Completa : Segurando vela!



Jduarte
15-12-06, 10:59
hahahahaha... não, o tópico não está no lugar errado... :D eu realmente estou segurando 3 velas... hehehehe

Bom, a primeira foto é das 3 velas da minha Yes... :

a do meio, é a primeira delas. É uma NHSP, e foi a que suportou todos os ajustes que fiz na carburação, logo no começo, entre os 1000 e os 7000 km da moto. Trocada aos 15 mil.

a da esquerda é a segunda vela. Também é uma NHSP, e foi ela que pegou a transição para o tubo condutor afastado, mas sem nenhuma outra alteração nas regulagens, a não ser a do parafuso da mistura da marcha-lenta. Também trocada com 15 mil km.

e a da direita, é a vela atual, uma NGK. Também está passando por uma fase de experiência.

A foto do meio, é da vela daquela Yes que comentei, que foi trazida a mim com 400 kms apenas, e que me assustei com o nível do combustível na cuba do carburador. Essa estava perigosa!

E a última foto, é de outra Yes 2007. A foto está meio escura... mas a vela não está meia, está inteira escura!...

Tenho curiosidade de ver as velas de outras 125. Eu não tinha câmera quando tive a minha YBR. Aliás, a primeira vela da minha, na foto, está um pouquinho escurecida devido ao tempo em que está guardada. Só da segunda vela em diante é que conseguí registrar...

hedertone
15-12-06, 11:26
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?action=dlattach;topic=10993.0;attach=477 1;image

vai cortar essa unha rapa!! heuaheah

veio. minha vela chegou a ficar preta naquela vez que o cara apertou demais minhas valvulas...

Wanderson
15-12-06, 14:17
hauahuhauhau
cortar a unha eh fods

Eu nao manjo nada de vela
eu até ouvi dizer q se lixar essa parte da vela ai em cima o desempenho da moto melhora um pouco pq o atrito fica melhor!
e queima mais rapido
alguem sabe disso

FabricioFabuloso
15-12-06, 14:21
vai cortar essa unha rapa!! heuaheah


Os kras naum perdoam nada mesmo viu heheheheheheheh

Nossa essa ultima ai pqp viu... q q os kras fizeram pra vela ficar assim ?!?!

Abraços

agm2112
15-12-06, 14:37
Eu nao manjo nada de vela
eu até ouvi dizer q se lixar essa parte da vela ai em cima o desempenho da moto melhora um pouco pq o atrito fica melhor!
e queima mais rapido
alguem sabe disso


Não inventa ....

sucupira
15-12-06, 16:42
hauahuhauhau
cortar a unha eh fods

Eu nao manjo nada de vela
eu até ouvi dizer q se lixar essa parte da vela ai em cima o desempenho da moto melhora um pouco pq o atrito fica melhor!
e queima mais rapido
alguem sabe disso

Faz isso na sua vela e depois mostra os resultados...Essa de ouvi dizer é pior do que fazer.

Jduarte
15-12-06, 22:56
Os kras naum perdoam nada mesmo viu heheheheheheheh

Nossa essa ultima ai pqp viu... q q os kras fizeram pra vela ficar assim ?!?!

Abraços


nada demais não... regulagem de fábrica.



eu até ouvi dizer q se lixar essa parte da vela ai em cima o desempenho da moto melhora um pouco pq o atrito fica melhor!


isso faz parte da limpeza da vela. Quando uma vela está trabalhando com excesso de combustível, ela vai ficando carbonizada, e isso cria resistência ao centelhamento. Raspando o eletrodo central e o "massa", ajuda um pouquinho.
A limpeza da vela deve remover o máximo possível de carbonizações, e também é para evitar pontos de acúmulo de caloria.

Joni
18-12-06, 08:03
Fala, Joao.... a minha vela esta igual a vela do meio na sua primeira foto, esta boa? ou devo regular melhor?

Machado
18-12-06, 10:20
esta história de limpar o eletrodo pra melhorar o desempenho é fria,.. nao tem nada a ver,..nao vao atras do ouvi falar...

Joni
18-12-06, 10:46
Limpar o eletrodo, não melhora o desempenho, porem melhora a queima do combustível..... conseguentemente o motor trabalha mais cheio, pois queima melhor a mistura.... o desempenho continua o mesmo, só que o motor não sofre com a má queima da mistura....

Wanderson
18-12-06, 10:55
nada demais não... regulagem de fábrica.

isso faz parte da limpeza da vela. Quando uma vela está trabalhando com excesso de combustível, ela vai ficando carbonizada, e isso cria resistência ao centelhamento. Raspando o eletrodo central e o "massa", ajuda um pouquinho.
A limpeza da vela deve remover o máximo possível de carbonizações, e também é para evitar pontos de acúmulo de caloria.


valeu por tirar a duvida jduarte

Jduarte
18-12-06, 12:22
Fala, Joao.... a minha vela esta igual a vela do meio na sua primeira foto, esta boa? ou devo regular melhor?


está boa sim... entretando, como é a sua "tocada" com a moto?

Se for uma pilotagem "mais agressivamente", a vela está ótima, pq indica uma mistura adequada para um regime de utilização assim...

Se for uma pilotagem mais tranquila, está muito boa, pq indica que não há excesso "na baixa"...

Pessoal, que folga do eletrodo vcs costumam usar?

agm2112
18-12-06, 14:15
Folga dos eletrodos em qual moto ? Só Suzuki ? Na minha XLX eu uso 0,85mm como pede o manual.

Jduarte
18-12-06, 15:36
Folga dos eletrodos em qual moto ? Só Suzuki ? Na minha XLX eu uso 0,85mm como pede o manual.


geral mesmo...

caramba!, é a primeira vez que vejo um manual indicar uma folga diferente de 0,6 ou 0,7 mm!... eu não sabia disso.

Joni
18-12-06, 16:07
João, anda um pouco tranquilo, um pouco mais rápido..... Digamos que fico nos 50% do tempo andando forte e 50% do tempo andando mais tranquilo..... intendeu?????? (Até eu me perdi na minha explicação)........ hehehe

agm2112
19-12-06, 08:10
geral mesmo...

caramba!, é a primeira vez que vejo um manual indicar uma folga diferente de 0,6 ou 0,7 mm!... eu não sabia disso.


Ja vi manual da Renault (R19 e Megane) pedir 0,85mm também !

Jduarte
02-01-07, 10:17
de volta... :)

novamente a minha vela atual, a NGK. Ela está com 6.700 km nessa foto, e a 2.300 sob os tratos do carburador BS26, o odiado mas magnífico carburador a vácuo que vinha na Intruder 125.

Ainda não falei muito dele... esse final de ano foi quase impossível fazer os testes que eu queria, "fui forçado a apenas utilizá-lo intensamente tendo que ir sei lá quantas vezes naquele quiosque"... hahahahaha... um sufoco! :P ... ainda bem que a moto estava com ele, pq numa das vezes, em que resolví ir a 80 km/h lá na Rod. Pedro Taques, a média de ida e volta ficou em 39 km/l... nas outras, mantendo meus 90 a 95 km/h, ela ficou nos 35 km/l... desempenho bem melhorado no plano, e equivalente nas subidas, em relação ao carburador VM22.

Agora um detalhe até importante para mim: o motor vibra menos!... na segunda vez que descemos, perguntei à minha esposa sobre a vibração nos pedais do garupa. Com esse carburador, a vibração é consideravelmente menor!, quase não deu a dormência nos pés dela, que dava com o anterior..

hedertone
02-01-07, 10:29
gostei desse detalhe da diminuição da vibração...

fdfelix
03-01-07, 18:32
Agora um detalhe até importante para mim: o motor vibra menos!... na segunda vez que descemos, perguntei à minha esposa sobre a vibração nos pedais do garupa. Com esse carburador, a vibração é consideravelmente menor!, quase não deu a dormência nos pés dela, que dava com o anterior..


Fala Duarte, será que vc é meu tio.? João Duarte, Fausto Duarte.????? Hehehehe tinha perguntado algumas coisas para você da YES lá no orkut e tal e agora vou perguntar outras coisas mais ou menos parecidas...hehe Tenho acompanhado todos os seus teste e creio que você já tenha uma formula que para ajudar a melhorar um pouco o desempenho da YES. Provavelmente até o dia 25 desse Mês eu ja esteje motorizado com minha YEZ zerinha, vou esperar o periodo de amaciamento de 1000km pra começar a fuçar nela e falar com que a mesma melhore no desempenho, gostaria de saber quais são os passo que devo tomar.? Ja peguei o esquema do tubo e tudo mais, mais to disposto até a gastar uma graninha se for preciso trocar carburador essas coisas, como vc tem feito ai, vc seria um consultor pra mim...heheheh da até pra rolar uma brejas depois ai na praia.....
Conto com sua ajuda...valewwww

Jduarte
07-01-07, 09:47
Felix,
na medida do possível eu vou avançando na avaliação de mundanças como essa. Tenho usado direto a moto.

Pessoal, ninguém mais tem fotos de velas de outras motos, para irmos comparando?
Postem ae... ponham um comentário... moto tal, o tipo de "tocada" que vc dá a ela... consumo... que folga do eletrodo utiliza... etc ... seria legal, também, fotos das máquinas 2 tempos...

Morenno-Tdaí
07-01-07, 16:00
OFF -TOPIC... |:(

Jduarte...

Como faço para medir o nível da bóia, pois a minha Altino em alta tá falhando,

e como já foi feita a limpeza do bura, tô achando que o nível tá baixo...

Pode responder por MP ou por aqui mesmo se puder...

Valews... :OK:

Frey
07-01-07, 20:56
Jduarte

Como eu faço pra baixar o nível de gasolina na cuba do carbura?!?!

Quero tentar isso na minha

Abraço

Jduarte
08-01-07, 09:34
Manno,

tinha este tópico como essa mesma dica... dê uma olhada se serve para o seu caso...

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=11091.0

Frey, pegue o tutorial aqui:

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=10000.0

uma informação que pode ser acrescentada às desse tutorial, é sobre o nível da gasolina na cuba, dos modelos mais novos (2007): esse nível pode ficar em 5 mm também. Pelos testes feitos por outras pessoas, nos modelos mais novos que têm o tubo condutor ligeiramente diferente dos anteriores (2005), esse nível deu bons resultados em termos de desempenho.
O Hedertone experimentou esse nível. Depois ele pode dizer algo aqui, sobre isso.

Frey
08-01-07, 09:43
Valeu Juarte!!

Abraço

oldskullo
11-01-07, 10:46
JDuarte, vc queria ver outras velas de 125... serve de 150? :lol:

Taí a minha vela, troquei a anterior com 9000km...
essa aí tá com 1000km rodados!
O engraçado é que essa coloração está apenas em um llado do isolador, o outro está normal... o que pode ser?

Acho que foi a gasosa que coloquei antes do natal, a moto andou falhando e talz, mas aí voltei a colocar gasolina Supra (BR).

Tocada: coxinha ao extremo, não passo de 80km/h
Consumo: 34 a 36 km/l
Manutenção: troquei a sede/agulha do carburador em 26/12 + limpeza, ela voltou com o parafuso da mistura quase fechado, regulei um pouco e agora tá ok.

Jduarte
11-01-07, 13:46
JDuarte, vc queria ver outras velas de 125... serve de 150? :lol:

Taí a minha vela, troquei a anterior com 9000km...
essa aí tá com 1000km rodados!
O engraçado é que essa coloração está apenas em um llado do isolador, o outro está normal... o que pode ser?

Acho que foi a gasosa que coloquei antes do natal, a moto andou falhando e talz, mas aí voltei a colocar gasolina Supra (BR).

Tocada: coxinha ao extremo, não passo de 80km/h
Consumo: 34 a 36 km/l
Manutenção: troquei a sede/agulha do carburador em 26/12 + limpeza, ela voltou com o parafuso da mistura quase fechado, regulei um pouco e agora tá ok.





pô, legal!!!... no Orkut tem um pessoalzinho falando de colocar a vela da CG 150 na Yes, e que ficava "animalesca!"...

Eu comentei, lá, que eu não sabia como era essa vela. Agora que a vejo, vou reforçar ao pessoal de lá que o uso dela pode ser perigoso na Yes... ela tem o ponto de início da ignição mais para dentro da câmara do cabeçote, e consequentemente mais próxima da cabeça do pistão...
A folga normal dela, na CG é 0,9 , né???

Sobre a diferença da cor, parte do fluxo na entrada para o cilindro pode passar junto da vela, e isso pode causar essa diferença.

Legal, Oldskullo!!!... ;)

danilo-japa
11-01-07, 13:58
como tira essa #$% de vela? hueauhuhauha

:clap: :clap: :clap:

oldskullo
11-01-07, 21:24
Isso mesmo, JDuarte... o máximo de folga é 0,9 mesmo. O mínimo é 0,8...
inclusive na caixinha da vela tem uma guia com a distância. Nem usei aquilo, sou mais o arco de serra huaeuhaehuauha


Danilo-japa, assim ó:

no lado direito vai ter o supressor de ruídos (figura 1), e COM A MOTO FRIA, retire-o (figura 2) com a mão mesmo.
Agora, pegue uma chave de boca (ou a chave de vela que tem no kit de ferramentas da CG) e retire-a.
Posta sua foto aqui pra gente ver!

E pra colocar depois, rosqueie a vela COM A MÃO até pegar aperto...
depois usa a chave de boca/vela, dando apenas 1/8 de aperto na vela.
já tá mais que suficiente :D