PDA

Ver Versão Completa : Revisão de 12 mil, da para fazer manualmente esses itens?



Bronislaw
19-12-06, 16:22
Pessoal minha moto já esta com 13000 km e não levei e não vou fazer a revisão, acho que só a de 20.000, até porque a motinho esta a ponto de bala, ta legalzinho, mas andei olhando no manual e vi esses itens então fiquei preocupado....

linha de combustivel (verificar)
filtro de tela de combustivel (limpar)
Filtro de Ar (trocar)
Vela de Ignição (trocar)
Folga das Valvulas (ajustar)
Tela do filtro de óleo (limpar)
Filtro centrifugo (limpar)
Oleo das bengalas (trocar)


O que tanto são esses montes de filtros, será que é muito dificil para quem naõ entende muito de mecanica se arriscar a desmontar para mecher nisso?

Se não fizer nada, será que tem problema?

A vela de ignição me falaram que é besteira, até porque ela tem ajuste é só tirar limpar aperta e por de novo, me falaram que era dura uns 30.000 km, já o oleo das bengalas tem que trocar a cada 12 mil mesmo igual esta no manual?

E quanto aos filtros, de óleo que fala para limpar e o de ar que fala para trocar, realmente tenho que fazer isso?

Será que é muito importante fazer tudo isso mesmo ou posso ignorar alguns ae?

E se tiver que fazer, levar na concessionaria?
Ou levo em qualquer mecanico ae que sabe mecher nisso?
O problema é como achar um bom, se não meche e acaba estragando só, o famoso arruma um e estraga o outro....


O que fazer agora pessoal?

Celso Pin
19-12-06, 22:50
é simples: NÃO EXISTE MECÂNICO BOM!

tudo que está no manual deve ser feito! essa estória da vela durar 30 mil não é bem assim... a vela precisa ser pelo menos inspecionada, porque é um grande indicador do que ocorre lá dentro do motor.
para aprender a inspecionar a vela, entre no sítio de algum fabricante (ngk; bosch) que lá ensina e tem fotos.

é fundamental aprender mecânica quando se dirige.(aqui mesmo no forum , na seçao de manuais, tem um manual de mecânica básica!)
não é possível operar bem uma máquina se não conhecemos profundamente o seu funcionamento!

agm2112
20-12-06, 08:19
Uma coisa que aprendi ao longo de minha vida de motorista e motociclista é: Se quer fazer direito, faça você mesmo. Tenho meu carro a 14 anos e a moto a cerca de 1. Meu carro nunca foi tocado por outro mecânico além de mim, e o resultado, após 385.000km é o de nunca ter tido qualquer problema mecânico na rua ou estrada. Meu carro é tão confiável quanto um zero km, apesar de toda a quilometragem, e o principal causador disto foi ter lido e relido o manual de instruções, e seguido a risca todos os detalhes de utilização e manutenção. Estou fazendo o mesmo com a moto (apesar de ter deixado um mecânico desmontar o cabeçote pra tirar uma vela quebrada, o que espero que nunca mais aconteca), e mesmo sem ter grandes conhecimentos de moto, e uma moto de 15 anos, ainda não tive nenhum problema.

Então recomedo ... faça o que seu manual pede... este é o segredo pra não ter problemas... e de preferência, faça você mesmo, ou na pior das hipóteses, deixe alguém fazer e fique ao lado do cara o tempo todo.

Lagartixxa
20-12-06, 08:27
nao sei de tudo q ta ae, mas filtro de oleo(nem sei onde fica isso nas CGs), filtro de ar e combustivel tem q trocar mesmo

Furious VIPER
20-12-06, 10:52
nao sei de tudo q ta ae, mas filtro de oleo(nem sei onde fica isso nas CGs), filtro de ar e combustivel tem q trocar mesmo

CG não tem filtro de óleo!! filtro de ar é fácil de axar, só não me arrisco a desmontar pra limpeza!! E o filtro de combustível esse é barbadinha mesmo!!

agm2112
20-12-06, 11:04
linha de combustivel (verificar) --- > Moleza
filtro de tela de combustivel (limpar) ---> facil ... basta desmontar a torneira de combustível
Filtro de Ar (trocar) --- > moleza ..
Vela de Ignição (trocar) ---> fácil ..
Folga das Valvulas (ajustar) ---> basta uma lida no manual
Tela do filtro de óleo (limpar) ---> esse é o mais complicado... tem q tirar a tampa lateral direita do motor quando tirar o óleo.. fica embaixo da bomba de óleo. mas nada demais tb
Filtro centrifugo (limpar) ---> idem
Oleo das bengalas (trocar) ---> basta um bom apoio para a moto e uma lida no manual. É só derramar o óleo velho e completar com a quantidade correta de óleo

agm2112
20-12-06, 11:05
CG não tem filtro de óleo!! filtro de ar é fácil de axar, só não me arrisco a desmontar pra limpeza!! E o filtro de combustível esse é barbadinha mesmo!!


Tem sim ... filtro de tela e centrífugo... é um sistema lavável, como nos caminhões.

Furious VIPER
20-12-06, 11:07
Tem sim ... filtro de tela e centrífugo... é um sistema lavável, como nos caminhões.

Ihhhhh cada um diz uma coisa nessa vida!! Nunca falaram em trocar o óleo da CG!!! Já comentamos aki no fórum tb.. q as únicas motos pekenas q tinham filtro eram a Yes e a Intruder...
agora sim eu me perdi!!

agm2112
20-12-06, 11:08
É um filtro que fica esquecido lá dentro do motor ... muita gente deixa ele lá dentro esquecido a vida toda, pois não existe um elemento filtrante que fique saturado como nos filtros tradicionais. O filtro centrífugo "arremessa" o óleo contra uma parede, e a borra fica lá grudada ... de CG eu nunca desmontei .. mas já limpei o de um Scania uma vez ... era uma crosta nojenta. Fiquei meia hora raspando com uma faca.

Furious VIPER
20-12-06, 11:14
Mas como q algumas motos com esse filtro centrífugo passam uma vida inteira sem limpeza dele... e continuam rodando.. andando forte.. sem comprometer nada??

agm2112
20-12-06, 11:16
Mas como q algumas motos com esse filtro centrífugo passam uma vida inteira sem limpeza dele... e continuam rodando.. andando forte.. sem comprometer nada??


Acho q esse filtro não dá nada mesmo não ... ainda mais sabendo que quase todo mundo troca o óleo com 1500km. Me parece que ele não retém impurezas, e sim retém borra. Geralmente só se limpa eles quando se abre o motor pra alguma outra manutenção. Mas eu limparia assim mesmo, afinal o manual manda ! Eu tinha umas imagens dele no manual de serviços da XTZ125 ... to procurando aqui se encontro ele ... deve ser bem parecido na CG.

Já o filtro de tela é simplesmente uma peneira. Meu carro de quase 400.000km também tem um filtro desses (acho q todo carro tem), mas eu nunca limpei (o manual não manda limpar). Ele serve mais para sujeiras grosseiras, como limalha de metal. Nas motos ainda deve existir um filtro magnético, com um imã em algum ponto pra grudar limalha de metal, como nas caixas de câmbio de muitos carros.

Bronislaw
21-12-06, 11:10
linha de combustivel (verificar) --- > Moleza
filtro de tela de combustivel (limpar) ---> facil ... basta desmontar a torneira de combustível
Filtro de Ar (trocar) --- > moleza ..
Vela de Ignição (trocar) ---> fácil ..
Folga das Valvulas (ajustar) ---> basta uma lida no manual
Tela do filtro de óleo (limpar) ---> esse é o mais complicado... tem q tirar a tampa lateral direita do motor quando tirar o óleo.. fica embaixo da bomba de óleo. mas nada demais tb
Filtro centrifugo (limpar) ---> idem
Oleo das bengalas (trocar) ---> basta um bom apoio para a moto e uma lida no manual. É só derramar o óleo velho e completar com a quantidade correta de óleo




Bom é ae que temos um grande probleminha, no manual da titan 2005 e da 2006 também, que eu já vi de um amigo (são iguais).

Não explica como trocar o oleo da bengala, fala que tem que trocar e qualquer duvida recorrer a uma concessionaria autorizada, a mesma coisa diz a respeito do Filtro centrifugo (limpar), Tela do filtro de óleo (limpar), Folga das Valvulas (ajustar), filtro de tela de combustivel (limpar), inha de combustivel (verificar).

Só explica la como tirar e limpar realmente o filtro de ar e a vela, que até mostra como fazer ajustes nela para não precisar trocar pelo que eu entendi (apesar de na pagina seguinte mandar trocar a cada 8.000 km).

Será que no manual das outras titan, vem explicando cada item desses?

Lagartixxa
21-12-06, 13:12
o da minha 150 2007 nao vem!

tbm raparei q la pede pra trocar as velas com 8.000km achei meio poco

agm2112
21-12-06, 13:17
Caraca ... o manual da XLX ensina a regular válvulas e tudo ! Mas certamente consta a quantidade de óleo das bengalas ! Basta tirar as bengalas (essa é a parte mais complicada, que depois de feita pela primeira vez fica simples), abrir o "topo" delas, derramar o óleo velho e botar o novo .. só isso. O óleo usado para o dia a dia é o óleo ATF, ou óleo pra transmissão automática (ou direção hidráulica) de carros, e vende em qualquer posto de gasolina. O filtro centrífugo é melhor ser limpo por um mecânico mesmo, caso vc não tenha nenhuma experiência ...