PDA

Ver Versão Completa : Pilotar em estrada de barro



windowsnt
20-12-06, 07:23
Oi povo.
Esses dias eu andei numa estrada de barro, andava a 30 no máximo 50 por hora e sentia a moto bastante instável e perigosa.
Bom teoricamente quanto maior a velocidade mais difícil é alterar a trajetória do objeto, mesmo seguindo isso sentia que a estabilidade era zero a 50 por hora pq a moto vibrava muito e pulava nas pedrinhas.
A maneira correta de conduzir em estrada de barro é sempre em baixa entao?
Obrigado

casali
20-12-06, 07:33
pneus com garras e colar o punho!! heheheh

com moto com pneu liso é complicado, tem que andar conforme a estrada permitir
tu vai ter que sentir o quanto ela esta escorregadia e obedecer o que ela mandar

Rubinho
20-12-06, 07:48
Quando tinha a XTZ, adorava pegar uma estradinha de terra e pequenas trilhas, era uma delícia!
Com a strada, fiz isso uma vez só pra nunca mais, fui até Ibitipoca, um parque ecológico ( o lugar mais lindo que ja conheci na vida diga-se de passagem). Tava com garupa e bagagem, a moto pulava mais que boi bravo!

agm2112
20-12-06, 07:51
Andar devagar e sempre, claro ! Ou vai com uma trail que vc nem toma conhecimento do barro !
Outro dia, acostumado com a XLX, entrei no barro com uma Yes ... quase fui pro chão nos primeiros metros, de tanta diferença.

(Fui a Ibitipoca em setembro... já tinha ido de carro outras vezes ... agora só vou lá de moto ... trail)

AMBN
20-12-06, 08:19
Quando tinha a XTZ, adorava pegar uma estradinha de terra e pequenas trilhas, era uma delícia!
Com a strada, fiz isso uma vez só pra nunca mais, fui até Ibitipoca, um parque ecológico ( o lugar mais lindo que ja conheci na vida diga-se de passagem). Tava com garupa e bagagem, a moto pulava mais que boi bravo!



Andar devagar e sempre, claro ! Ou vai com uma trail que vc nem toma conhecimento do barro !
Outro dia, acostumado com a XLX, entrei no barro com uma Yes ... quase fui pro chão nos primeiros metros, de tanta diferença.

(Fui a Ibitipoca em setembro... já tinha ido de carro outras vezes ... agora só vou lá de moto ... trail)


Ibitipoca é muito maneiro mesmo. De moto então deve ser o bicho.

O pneu de uma PN street é muito fino e liso, nao combina em nada com terra. Se passar por um trecho offroad for inevitável, o jeito é passar devagar, prestando atenção. Ao menor sinal de escorregao, mete o pé no chao pra recuperar o equilibrio!

danilo-japa
20-12-06, 14:12
é isso ai... se a estrada for de terra fofa. será pior ainda!
vai acelerando devagar e com os pés prontos pra apoiar.....

em subida tenta deixar o peso do corpo mais pra frente... nas descidas... deixe mais pra tras.. e cuidado pra nao travar a roda da frente... =]

Marvila
04-09-07, 21:50
Andar devagar e sempre, claro ! Ou vai com uma trail que vc nem toma conhecimento do barro !


Uma dúvida: e no caso de estrada de terra seca ?
Não tenho costume de andar com a moto no barro (mesmo porque a região que ando é bem seca). O calvário tem sido fazer curva em estrada de terra...se pegar um areiãozinho, então :s...

Neste caso, a trail dá mais estabilidade ?
A suspensão e os pneus borrachudos da trail asseguram fazer essas curvas com mais tranquilidade ?

agm2112
05-09-07, 08:14
Uma dúvida: e no caso de estrada de terra seca ?
Não tenho costume de andar com a moto no barro (mesmo porque a região que ando é bem seca). O calvário tem sido fazer curva em estrada de terra...se pegar um areiãozinho, então :s...

Neste caso, a trail dá mais estabilidade ?
A suspensão e os pneus borrachudos da trail asseguram fazer essas curvas com mais tranquilidade ?




Tópico das antigas ... certamente a trail será mais estável, mas não espere milagres. Pra ficar bom mesmo, só com pneus cravo exclusivos pra uso no barro, e não os pneus de uso misto das trail atuais.

Stone
05-09-07, 12:10
como por aqui tem muitas estradas de barro eu uso um pneu traseiro de uso misto tipo da broz, dá bem mais estabilidade

Diego.fcs
05-09-07, 12:24
Olha cara, saudades da minha XTZ nesse ponto! Tanto barro quanto terra seca tem que ser trail, terra seca ou areião fica uma delícia andar com essas motos mas tem que tomar cuidado nas curvas e pra não perder a traseira. Pista com pedras tem que tomar cuidado, a moto pula muito, se for correr, seus braço vão ficar doido de tanto o guidão pular e vc perde a força e pode cair, o ideal é ficar meio que em pé na moto e ir de boa...

Coltz
05-09-07, 13:55
pra situações críticas de barro, pedras e estradera de chão o melhor é andar sempre de pé na moto, deixando a moto trabalhar em baixo do piloto saca? tipo se ela dá numa pedra ou alguma elevação deixar ela trabalhar em baixo de ti, subir e descer....sempre deixando a moto fazer esse movimento com as pernas

pneu fino é phoda....mas se tu tiver uma trail quanto mais rápido maior a estabilidade....mas em curvas a situação complica, na estrada de chão e trilha existem muitas situações diferentes, pra cada um existe uma técnica diferente

se liguem aonde acelerar, quanto mais rápido mais difícil parar, a moto fica muito mais solta do que no asfalto e acelerem forte somente quando tiverem certeza de que não há trânsito, dar de cara com um carro não é nada legal em altas velocidades

Mostarda_69
05-09-07, 19:11
A unica coisa que posso opina sobre qualquer moto em terra... Se for areia ou terra.. ou qq coisa bem fofa sem predras e valetas... tipo banco de areia, senta o coro o maximo q puder e se tiver medo anda numa marcha so em seus 6mil giros, se tu precisa de resposta vai te.... pq se pensa em i pros lado nas marca de caminhao ou carro, eh so acelera q ela alinha, aprendi a anda em estrada assim e nunca deu problema, a unica vez q cai numa estrada assim foi logo q aprendi a anda q de tao afobado fexei a portera e vim correndo na moto subi dum lado e cai no otro.. eahuaeh... mas da um desconto tinha 12 ano, 1 metro e pokinhos, e era uma DT 180. aehueahueahuaehu

do barro na cidade eu me cago de medo, na strada era um inferno anda. na granja com a RD q tem um pneuzao, vai que eh um dodge...

Stone
06-09-07, 13:07
nessas situações eu adoro acelerar até o talo a bolinha
mui loko :bike: