PDA

Ver Versão Completa : limpando bura



César
23-12-06, 08:39
E ae, sempre gostei de tópicos de procedimentos com fotos, então vou dar minha contribuição, heheh.
Eu tava tentando ligar a moto e num pegava d jeito nenhum, aí abri aquele parafuso pra escorrer a gasolina da cuba e nada de sair gasolina, aí pensei, putz, mesmo tendo deixado ela sem gasolina no tanque e esvaziado o carbura deve ter travado tudo, abri o carbura e tinha como que uma laca travando tudo, a boia da cuba nem se mexia, por isso que não liberava gasolina, to limpando tudo e queria aproveitar pra perguntar, faço as modificações na admissão de ar ou compro um filtro esportivo? Essa é a minha caixa de ar:
http://i12.photobucket.com/albums/a211/cesarlijo/DSC00725.jpg
Eu queria afastar o tubo de admissão de ar do bura mas não tem espaço nenhum pra fazer isso, a caixa de ar já encosta no quadro, to pensando em fazer um corte na diagonal na direção da chave de fenda azul na foto, que é onde fica a saída do tubo que vai pro bura:
http://i12.photobucket.com/albums/a211/cesarlijo/DSC00726.jpg
http://i12.photobucket.com/albums/a211/cesarlijo/DSC00727.jpg
Será que vai dar certo?

Jduarte
23-12-06, 10:20
o filtro esportivo vai muito bem... mas o ideal ainda é que ele seja colocado na ponta de um tubo que saia o mais reto possível do carbura, de uns 5 a 6 cm no mínimo... isso é para que o fluxo de ar adquira uma consistência mais homogênea e bem direcionado, ao entrar no carburador. Nesse caso, vc não precisa mexer no restritor.
No carburador vc pode manter a agulha na posição padrão, ou até mesmo levantá-la um pouco. O nível da gasolina deve ficar entre os 5 e os 6 mm, medindo-se como o sugerido no tutorial.

Se cortar o restritor, faça o corte de forma que a boca resultante disso fique voltada para o tubo condutor.

César
23-12-06, 19:46
O Jduarte, eu dei uma geral no carbura, coloquei a agulha na última posição, como diz o tutorial, aí tá beleza, só que andando, quando paro no semáforo, a rotação tá lá em 3500/4000 giros, as vezes normaliza e cai pra 1500 mas as vezes parece que ficou travado em 4000 giros, o que pode ser? Será que tem a ver com eu ter mexido na agulha? Aliás, que benefícios traz colocar a agulha na última posição? Valeu!

Ivan RJ
23-12-06, 20:53
Fala César, a agulha na última posição enviará menos gasolina para ser queimada, se vc seguir o tutorial do Jduarte na totalidade o resultado esperado é economia + desempenho. Voce lubrificou o cabo do acelerador? Limpar com spray e depois mete óleo 90, pode estar agarrando no conduite. O mesmo procedimento no cabo da embreagem, velocimetro e contagiros. Vc deveria te-la guardado com tanque cheio até a boca, agora deixa pra lá. Já limpou e calibrou a vela? Ou se a trocou, tem que calibrar. Quanto ao filtro de ar esportivo, o JD me perdoe, todos os mecanicos de hoje que eram pilotos quando eu comecei motociclismo desaconselham, ele só irá funcionar dentro de um conjunto de modificações e um outro contexto de preparação de motor, não é para nossas motos. Gostamos muito delas! Qualquer coisa estamos por aqui. Um grande abraço a todos os irmãos.

César
23-12-06, 21:04
Ou seja não tem como ela ficar mais acelerada por conta dessa diferença da agulha né? O pistonete eu limpei, e o cabo do acelerador taque im pouco no conduíte quando tirei o pistonete mas não subiu até a manete porque ela tá mais alta e o cabo tá preso um pouco mais pra cima com outros cabos mas não parece ta pegando em nada. A vela eu tirei e parece limpa. Vou andando mais pra ver se para.

Ivan RJ
23-12-06, 21:11
Tem uma mensagem direta para vc. Abraços.

Jduarte
23-12-06, 21:12
O Jduarte, eu dei uma geral no carbura, coloquei a agulha na última posição, como diz o tutorial, aí tá beleza, só que andando, quando paro no semáforo, a rotação tá lá em 3500/4000 giros, as vezes normaliza e cai pra 1500 mas as vezes parece que ficou travado em 4000 giros, o que pode ser? Será que tem a ver com eu ter mexido na agulha? Aliás, que benefícios traz colocar a agulha na última posição? Valeu!


parece até afogador acionado!...
A agulha na posição mais baixa (travinha para cima) afina a mistura em "alta carburação", quando vc abre bem o acelerador, seja lá em que rotação isso for.

Tem o calço de plástico entre a travinha da agulha e o assento dela no pistonete? Se não tiver esse calço, volte a agulha para a posição do meio.

E vc fez mais alguma coisa?

Nessa limpeza, vc teve como passar ar comprimido nos circuitos (as pequenas tubulações) do carbura?
(volto amanhã)

César
24-12-06, 06:38
Não tem o calço de plástico não, só a arruela metálica, mas montando, ela ficou firme

César
24-12-06, 09:09
Aeeeeeeeeeeeeeeeeee, voltei a agulha na posição original e, adivinhem? Meus problemas si acabaram-si, rs!Tá um tiro! Putz to satisfeito agora, heheheh

Jduarte
24-12-06, 11:33
Aeeeeeeeeeeeeeeeeee, voltei a agulha na posição original e, adivinhem? Meus problemas si acabaram-si, rs!Tá um tiro! Putz to satisfeito agora, heheheh


oooupa... hehehe... também fico contente...
Parece que os dois primeiros anos da Yes vieram sem esse calço. Procure conseguir um, ele tem a espessura de 0,8 mm. Será necessário, se vc for precisar de uma mistura mais rica, no caso de usar o filtro esportivo.

Essa travinha na posição do meio (que é a original) na sua moto está equivalente à travinha na posição de cima nas Yes posteriores, com o painel novo.
Não sei se isso foi intencional por parte da Suzuki/J.Toledo numa tentativa de diminuir consumo, ou se foi falha mesmo na montagem...
Até a chegada do modelo 2007, o carburador não tinha diferenças. No novo, o pistonete e a agulha são diferentes. Talvez haja calibrações diferentes também (não se trada dos giclês de gasolina, e sim daquilo que seriam os giclês de ar).

Legal!...

Ivan RJ
24-12-06, 14:32
J, a minha é 2005/ 2006 comprada em 04/01/2006, painel novo. Nunaca abri o carburador, vou fazê-lo dia 07/01 quando acabar a garantia. O meu carburador tem essa arruela de plastico branco? Abraços. mandei uma msnsag. direta para vc.

Jduarte
24-12-06, 19:00
J, a minha é 2005/ 2006 comprada em 04/01/2006, painel novo. Nunaca abri o carburador, vou fazê-lo dia 07/01 quando acabar a garantia. O meu carburador tem essa arruela de plastico branco? Abraços. mandei uma msnsag. direta para vc.



Tudo legal, Ivan?... eu respondí a msg...

sobre o calço, a sua deve ter sim. A minha Yes comprei apenas 4 meses antes de vc.
Situações assim deixam aquela impressão de que o montador não tinha o menor conhecimento do que é que vinha, ou, como é que vinham os carburadores.