PDA

Ver Versão Completa : Lavar a motoca....pergunta meio idiota mas....tenho duvidas.....



pulatampinha
27-12-06, 10:45
Galera......como vcs lavam a motoca....sou novo com motos, to com medo e talz......pode molhar tudo?Nao pode? Peguei a motoca agora, e ela ta muito suja, queria limpar.......Como faco?????

Sei que eh meio idiota a pergunta mas......queria limpa-la!Ajuda aew!

Abraco! :-/

Lagartixxa
27-12-06, 10:50
velho eu tbm tenho medo de passar esses produtos q a galera aki fala, eu faco uma "lavagem a seco" so molho um panim na agua com sabao e limpo a tanque, carenagens e do um trato no motor com o pano umido, nas rodas eu passo o sabao e deixo de molho um tempo pra soltar a sujeira da roda

Wanderson
27-12-06, 11:04
Eu jogo agua em tudo
rss
experimenta passar um diesel antes de lavar
ai lava a moto deixa ela limpinha e joga um diesel depois
fica zero

pulatampinha
27-12-06, 11:08
se molhar tudo nao tem problema......eh que tava pensando em jpgar aqueles jatos daquelas maquinas de lava jato sacou?
aqui em casa tem uma e tava pensando em fazer isso.......ainda mais que minha motoca nao tem cavalete central (o antigo dono tirou)
eh mow melda para limpar as rodas com paninho e talz......


o que vcs acham?????? o lavo jato???? alguem ja fez?????abracao!

Wanderson
27-12-06, 11:28
eu tb tinha essa duvida
mas deixa eu tirar ela de vez de vc
Se vc esta andando de moto e chove, nao vai molhar tudo???

O problema eh o seguinte qndo vc for lavar a moto nao lave com o motor quente
pois a agua fria com o motor quente pode trincar as peças

pulatampinha
27-12-06, 11:34
mais eo lava jato????Algo contra????To quase indo ali fazer!!!!


Abraco!

casali
27-12-06, 11:39
mete o lava-jato que não da nada

só não põe jato forte no farol e painel(ali também não vai ter sujeira para lava-jato), mas no mais eu dsempre usei e nunca deu nada

Carlos Roberto
27-12-06, 12:13
A minha eu só lavo quando chove...Começou a chove eu coloco ela pra fora e deixo ela lá...lavando.

Lagartixxa
27-12-06, 12:16
A minha eu só lavo quando chove...Começou a chove eu coloco ela pra fora e deixo ela lá...lavando.

hehueaheauaehuae

meu carro era assim tbm!

CG150_Ctba
27-12-06, 12:46
Não vejo a hora de ter a minha pra lavar tbm....adoro lavar carro e imagina moto...mas vou ficar com receio tbm e dúvidas claro...só acho que como carro é bom saber secar bem né....pq carro tem que secar bem!

mauricio
27-12-06, 12:56
Cara, mete a vap em tudo!! sem dó!!! pode molhar o q quiser.. se não vc teria que encostar a moto qnd começa a chover!!! :D

a dica é o seguinte.. se quiser deixar a moto ZERA!

um banho de diesel com pincel nas partes q tem graxa, óleo etc.. tipo, relação (corrente e coroa), rodas, motor, escape... só nao precisa nas carenagens... depois do diesel enxagua.. aí sai todo o óleo e sujeiras empreguinadas.. aí vc lava com agua e sabão pra tirar o diesel e ja era! ta novo...

se vc jogar o diesel e depois tirar com a vap (lavadora a jato aí) fica melhor ainda!! o bom eh q com a vap vc alcança cantinhos q com a mão e buchinha fica impossível limpar!

mauricio
27-12-06, 12:57
só não esquece de passar um óleo na corrente depois q lavar a moto heim!!

windowsnt
27-12-06, 13:04
o manual da moto diz o que? eu nao recomendo tanta pressao em cima da moto, pelo menos nao no motor ou partes frágeis o resto podes arriscar usar.

Wanderson
27-12-06, 13:08
Não vejo a hora de ter a minha pra lavar tbm....adoro lavar carro e imagina moto...mas vou ficar com receio tbm e dúvidas claro...só acho que como carro é bom saber secar bem né....pq carro tem que secar bem!

vixi moça
vc nao tem ideia de como eh diferente
primeiro que vc se machuca todo, poiis eh um pouco apertado proximo ao motor, eu acho muito mais dificil lavar uma moto do que um carro
vc vai ficar com as unhas de mecanicos,
rssssss

agm2112
27-12-06, 13:17
O manual recomenda lavar as partes íntimas da moto com querosene. Eu enxaguo com lavadora de pressão evitando jogar água nos roletes da balança (e no caso de motos trail, nos links da suspensão). É bom dar uma volta logo depois ou deixar a moto no sol um pouco antes de guardar. E pra terminar, uma boa dose de WD-40 ! (e como já falaram, óleo na corrente)

Carlos Roberto
27-12-06, 14:09
Fui subir na Intruder um dia desse e tive que passar um pano no banco pra tirar os cocôs de pombo. A minha Twister não tá mais vermelha...Tá marrom...

Furious VIPER
27-12-06, 14:48
Cara... o mais importante é lembrar q cada tipo de sujeira merece o respectivo tipo de limpeza!!
Não precisa passar diesel nas carenagens.. pq elas tem apenas poeira... qdo muito barro, mas dá pra tirar com água e sabão.. esponja pra lavar carros mesmo.
Agora ficar com água, sabão e esponja nas rodas e motor (q sempre pega mto mais sujeira)... não tem como!
Então.. sujeira pesada: rodas, motor, balança paralama traseiro, bacalhaus... passa diesel com um pincel.. vc vai ver q logo ao pasar diesel a sujeira já sai, só precisa de água em cima pra tirar o diesel com a sujeira depois!!
Depois de lavar essas partes mais sujas, pode boat águe e sabão normal em toda a moto.. sempre dando prioridade pro tanque, rabeta e paralama dianteiro! O resto vc lava com depois, pq se tiver sujeiras maiores, q arranham, vc não precisa passar pelas carenagens dnovo!

vinacowboy
27-12-06, 15:03
puts, eu lavo a minha até com escovinha de dente no motor pra tirar os encardidos, no pneu eu lavo com escova e depois passo um pretinho pra ativar a cor deles, e se eu tivesse um jato eu ia usar mesmo, faça isso cara, nem eskente a cabeça, o que importa é a moto limpa

pulatampinha
27-12-06, 17:40
Eu fiz galera.....joguei o jato nela!Deu uma melhorada mais ainda preciso fazer de novo para testar esta técnica do diesel!
Vcs compram o diesel no posto mesmo???? È o da bomba do posto ou tem algum em potinho ou algo do tipo?????
As minhas rodas, estão muito sujas......fiquei esfregando lá um tempão, e nada.......a roda da Strada é meio áspera sacou????
Tava difícil de dar um grau e deixá-las brilhando......nem consegui nada....a não ser as unhas de mecânico que alguém aí que não lembro o nome falou pra meniina!!!hehe.....Vou tentar na próxima vez.....Quanto ao óleo na relação.....vou ali no outro tópico ler aquelas dicas novamente!



Obrigadão mesmo aí galera!Se alguém souber mais dicas, me falem aí!!!!

Furious VIPER
27-12-06, 17:44
óleo é no posto mesmo!! esses dias eu peguei um recipiente... sei lá qtos litros cabe lá.. mas cabe muito.. deu menos de 10 reais!! já lavei um monte, inclusive esbanjando óleodiesel e não tÔ nem perto de gastar 1/3 do diesel q comprei!
Só cuida o jato mto forte nas pinturas.. pode arranhar com a pressão da água...

sucupira
27-12-06, 17:48
O problema eh o seguinte qndo vc for lavar a moto nao lave com o motor quente
pois a agua fria com o motor quente pode trincar as peças

Quando você pegar chuva, pare imediatamente pq senão já era o cabeçote! hahahahaha

Furious VIPER
27-12-06, 17:57
hahahaha voltamos às velhas discussões sobre lavar a moto com motor quente...

oldskullo
27-12-06, 20:02
Sobre o diesel: reserva aquela garrafa de refri 2 litros da ceia de Natal, passa uma água nela e corre pro posto!
Pede pro cara encher, não vai dar mais do que uns R$ 3,50 e você tem diesel pra um monte de lavação

AMBN
27-12-06, 21:24
Eis como eu lavo a minha:

1 - Esponja com água e sabao pra carro nela toda (menos na corrente, é claro). Acho desnecessario dar banho com balde ou mangueira com pressao.
2 - Cera nas partes pintadas (metal e plásticos)
3 - spray de silicone (sem derivados de petróleo) nas partes nao pintadas (plasticos e metais).

As vezes, antes de lavar, jogo óleo 90 com a corrente, rodo uns 10km's, volto pra casa e faço os tres passos acima.

Ab,

Jango
28-12-06, 08:17
AMBN, não é recomendavel passar cera nas partes plasticas é preferivel passar lustra moveis, não sei te explicar cientificamente o porque, mas acho que a cera agride mais o plastico, sobre como lavar a moto, tem uma materia bem interessante no www.motonline.com.br é só dar uma procurada lá, já um rolou um topico aqui sobre isso, mas faz muito tempo.

AMBN
28-12-06, 08:42
AMBN, não é recomendavel passar cera nas partes plasticas é preferivel passar lustra moveis, não sei te explicar cientificamente o porque, mas acho que a cera agride mais o plastico, sobre como lavar a moto, tem uma materia bem interessante no www.motonline.com.br é só dar uma procurada lá, já um rolou um topico aqui sobre isso, mas faz muito tempo.

Cara, eu tenho quase certeza que foi no manual da YES que eu li que vc podia passar cera nas partes de plástico pintadas. É como passar cera no parachoque pintado do seu carro, saca? Sempre passei cera no parachoque do meu carro e nunca tive problema... Mas valeu pelo toque, fiquei intrigado agora, vou dar uma pesquisada sobre o assunto. De repente é por isso que a tampa do meu bauleto (que é pintada e é de plástico) está descascando.

jecastro
28-12-06, 08:49
experimenta passar um diesel antes de lavar



Isto, depois que estiver bém molhada é só colocar fogo.

casali
28-12-06, 08:52
lustra-moveis o pessoal passa em plasticos sem pintura,
o lustra-móveis é para não desbotar a cor do plastico, ou retardar o desbotamento
onde tem pintura pode passar cera sem problemas

Wanderson
28-12-06, 09:08
Quando você pegar chuva, pare imediatamente pq senão já era o cabeçote! hahahahaha


Bom enfim
mas eu vou falar como eu faço:

Se a moto estiver com o motor quente qndo eu for lavar, eu deixo ela ligada e fico jogando agua uns 2 minutos
ai desligo a moto e lavo de boa

Wanderson
28-12-06, 09:09
Isto, depois que estiver bém molhada é só colocar fogo.


ai fica a criterio do dono

Lagartixxa
28-12-06, 09:14
Quando você pegar chuva, pare imediatamente pq senão já era o cabeçote! hahahahaha


nao si compara a vazao de agua de uma manguera com as gotas da chuva! deixa um balde 10 mim debaixo da chuva e um balde 10 mim debaixo da mangueira jorrando agua!

o negocio q a poca agua da chuva nao é suficiente pra dar o choque termico! ja a agua q sai da manguera...

Wanderson
28-12-06, 09:18
nao si compara a vazao de agua de uma manguera com as gotas da chuva! deixa um balde 10 mim debaixo da chuva e um balde 10 mim debaixo da mangueira jorrando agua!

o negocio q a poca agua da chuva nao é suficiente pra dar o choque termico! ja a agua q sai da manguera...

Exatamente, e com ela ligada com certeza vai esfriar o motor mas o choque eh menor
e com ela desligada e motor estalando de quente ai arrebenta.

d.alves
28-12-06, 09:30
Opa... bom tópico pra mim que estou adquirindo minha primeira moto... boas dicas!

oldskullo
28-12-06, 10:33
ih lá vem essa discussão de novo...

Pow então o pessoal que faz trilha anda com uma capa no motor!
Porque quando passar por um riacho e a água bater... vixi a moto desmonta!
lógico porque com uma vazão dessas... nem se compara a um jato d´água :lol:

Celso Pin
28-12-06, 19:39
Galera......como vcs lavam a motoca....sou novo com motos, to com medo e talz......pode molhar tudo?Nao pode? Peguei a motoca agora, e ela ta muito suja, queria limpar.......Como faco?????

Sei que eh meio idiota a pergunta mas......queria limpa-la!Ajuda aew!

Abraco! :-/


eu não lavo! mais simples e menos prejudicial para a moto.
recomendo um paninho úmido.

Celso Pin
28-12-06, 19:44
mais eo lava jato????Algo contra????


só a sua moto tem algo contra... mas ela nem escreve aqui mesmo...
os vendedores e fabricantes de autopeças agradecerão. Tudo o que vc molhar e estragar lavando sua moto (especialmente com a máquina), será lucro para eles.