PDA

Ver Versão Completa : Como lubrificar os rolamentos da roda?



César
28-12-06, 13:20
Galera depois de ter limpado o bura e o mesmo ter ficado uma beleza, a moto tá andando até melhor, porque eu também serrei o restritor de ar na metade), queria fazer as outras coisas. Tipo, com 20 mil km o que deve ser feito? Vela troquei com 16000. Troquei óleo e filtro, limpei filtro de ar, etc.., mas tem os reapertos e lubrificações, o que seria? Troquei óleo de bengala e retentor no mecanico. Mas o resto queria eu mesmo fazer. Essa lubrificação de caixa de direção, tem que fazer? E o engraxamento do cubo da roda, também? Ou é frescura? Valeu

Furious VIPER
28-12-06, 13:57
Cara.. faz tudo.. sua moto ficou parada... não confia em serviços feitos 1 ano atras.. independente da kilometragem!!

César
28-12-06, 15:01
Então mas vc sabe como q lubrifica o cubo da roda?

Jduarte
28-12-06, 18:24
Essa é uma situação interessante... os rolamentos têm aquela blindagem protegendo as gaiolas.
Há também retentores...

Eu não acredito que devamos usar óleo comum, que praticamente seria o que consegue penetrar até as esferas, porque acho que ele é fino demais.
Na única lubrificada que dei nos rolamentos da minha, usei aquela graxa branca para corrente de transmissão, vendida em bisnaga. Coloquei uma quantidade razoável junto da blindagem (o retentor fica bem por cima deixando um pequeno espaço), e limpei bem o retentor para que a graxa não saísse para fora com facilidade, e fechei tudo.
hehehehe... até agora nada de errado aconteceu, e as rodas estão bem livres e sem nenhuma vibração...

e não é que precisasse lubrificar, mas também fiquei cismado porque a moto é praticamente um submarino, de tanta água que ela já tomou até hoje... :)

César
28-12-06, 20:24
Jduarte, então quer dizer que não precisa lubrificar, então blza, nem vou lubrificar, achei que esse era um dos itens necessários, e a caixa de direção?

Furious VIPER
28-12-06, 20:32
Lubrifica sim cara.. mas usa akela graxa preta sabe... meio marron tb... enfim.. de cor escura.. é a original.. pode conferir!! mas limpa tudo direito.. limpa afú.. pode botar água tb.. seca beeeeem legal.. e atola de graxa... o excesso vai sair com o tempo e pronto.. vc dxa bem lubrificados os rolamentos! não use óleo.. ambiente fechado, sem contato com o exterior graxa é a melhor solução!!

Ivan RJ
28-12-06, 21:17
César, desmontar a caixa de direção e lubrificar é fácil, mas montar e regular a folga na medida certa tem que ter ferramentas e experiência, pois qualquer coisa que vc errar poderá provocar algumas coisas desagradáveis. Leve no mecânico de sua confiança. Quanto aos rolamentos das rodas, compre graxa para rolamentos e encha a campana onde se citua o cabo do velocimetro e do outro lado também e o eixo. Com a moto rodando, o calor gerado pelo atrito dos rolamentos afina a graxa e aos poucos ela vai penetrando nos interior dos mesmos através da blindagem. Um grande abraço a todos os irmãos.

Jduarte
29-12-06, 00:42
é o esquema que o Ivan mandou... o Furious também, menos a água... na prática qualquer graxa que seja aplicável a rolamentos pode ser usada, e fará efeito com o uso, já que se aquecerá e chegará às esferas. Mas tome cuidado apenas com a possibilidade de algum escorrimento para o tambor de freio, na roda trazeira, no caso de vc resolver lubrificar. Porisso eu mencionei o cuidado com os retentores.

Quanto à caixa de direção, tem realmente o problema de dar o aperto certo quando remontar. Sei que mesmo em algumas concessionárias eles usam o "braçímetro" mesmo, mas o correto é um torquímetro acoplado à ferramenta de ajuste, e há um procedimento que deve ser seguido.

Em todo caso, vc deve soltar os 2 parafusos da mesa superior que prendem as bengalas, soltar aquela porca central da coluna e levantar todo o conjunto mesa/guidão (não sei se os cabos permitirão isso). Depois é retirar a porca de ajuste e a capa do rolamento.

Se fizer isso com a roda dianteira no ar, terá que soltar a pinça do freio, e o cabo do velocímetro, para que todo o conjunto da suspensão possa descer. Cuidado que podem cair esferas...
Neste caso, vc terá condição de fazer a lubrificação do rolamento inferior.

Se fizer com a roda no chão mesmo, aí é só cuidar para não deixar cair esferas do rolamento superior, e é só ele que seria lubrificado, assim.

Eu preciso fazer isso na minha, só para poder girar a pista do rolamento, no lugar mesmo, para sair do calo que ela já tem há tempos...

Furious VIPER
29-12-06, 00:51
Foi mal pela água aí.. não era [agua não!! Era alguma solução desengordurante.. pra limpar total.. caso a graxa já esteja "vencida", sabe, mto tempo ali!!

jrvalmir
29-12-06, 13:40
A graxa especifica para rolamentos não é branca.

Deve se usar graxa azul...

uedaa
30-12-06, 02:26
só para lembrar são 3 rolamentos um fica no meio do cubo...só as mais antigas que tem só 2 rolamentos.verifique a folga dos rolamentos se tiver muita folga é melhor trocar.

Ivan RJ
30-12-06, 17:33
Ueeda a moto do César é muito nova. É que ela ficou parada por 1 ano quando ele foi trabalhar no Japão. A lubrificação é mais por desencargo de consciência, visto que ele está revisando toda a moto para voltar as estradas. Um grande abraço e um Feliz Ano Novo a todos os irmãos.

Mostarda_69
30-12-06, 19:35
Cara, eu lido com rolamentos na granja, claro, sao rolamentos de força e nao velocidade, mas o que nos fizemos sempre entre as safras eh abrir os lado qd for de abrir e dar banho no diesel e com ajuda dum pincel tira toda graxa, dai espera secar e coloque graxa que enxa todos buracos e gira um pouco para sair o excesso depois se for rolamento com tampas nas laterais coloque e pronto.. se estou errado me corrijam, mas nos fizemos isso e fica muito bom, à quanto a graxa, usamos uma normal ou quando eh um rolamento que sofre mais uma bardhal meio amarelada escura. tem pote de kilo com tampinha vermelha.

Eu abri rolamentos traseiros da minha strada pq eu ia tirar a correia pra limpar e verifiquei que estava em perfeito estado a graxa, isso faz 8 meses e 4 mil km nunca pego chuva. mas n sei qd devo trocar a graxa se é que seja necessário..

uedaa
02-01-07, 01:20
Ivan rj eu não sabia que a moto do cesar estava parada mas blz tamos ai para dar uma luz para o pessoal abração!

Ivan RJ
02-01-07, 22:33
Abração Ueda. Qualquer coisa tamos aí.

César
03-01-07, 06:57
Valeu pessoal quando fot estica a corrente vo tenta lubrifica eles.