PDA

Ver Versão Completa : MOTOR Z ... lançamento eletrizante !



João Tadeu Boccoli
05-03-07, 18:06
http://www.motonline.com.br/images/ultnoticias/motorzS500.jpg

Nesta segunda, 05/03/2007, tivemos a honra de sermos convidados para a coletiva de lançamento das scooters elétricas da empresa Motor Z®, que pretende atender com estes modelos o público em geral para que possam, passear, se divertir, usar como alternativa ágil e eficiente para os deslocamentos menores do cotidiano.
Temos ai a primeira incursão comercial em veículos de duas rodas elétricos no Brasil, por uma tecnologia que já presenciamos em varias outras modalidades de transporte; vide carros de golfe, veiculo de cadeirantes, entre outros exemplos.
Vale a referencia ainda dos saudosos veículos elétricos do Sr. Amaral Gurgel no final dos anos 70 que, na ocasião, não deram frutos por conta do peso e dos custos das baterias.
Nos foi disponibilizado um dos três modelos lançados, no caso o S500 com seu design moderno e atual, dianteira com traço em “V”, protetores de rodas dianteira e traseira, faróis amplos, duplo retrovisor e carenagem que privilegia o conforto do condutor, e motor de 500 watts ligado diretamente na roda, que dispensa transmissão e confere agilidade para o scooter.
A primeira impressão é a que teremos de aprender paulatinamente a usar essa tecnologia, pois a condução difere contundentemente pela total ausência de ruídos, alem de uma estranha diferença que temos no uso de seus freios, também fomentada pelo silencio.
Infelizmente, o modelo que mais me chamou a atenção, o V500, não estava disponível para o test-drive, porem para os saudosistas de plantão como eu, este seria o modelo, que graças as suas linhas rêtro, nos levaria a um passeio elétrico aos anos 50/60.
Tanto o modelo S500, bem como o V500 possuem propulsor de 500 watts, propiciando assim uma velocidade de até de 40Km/h, e uma autonomia calculada em 40Km.
O S800, também com design moderno, maior que os demais, também difere de seus outros irmãos pela motorização, um motor de 800 watts.
O fabricante informa ainda que estes scooters tem uma manutenção irrisória pois dispensa o uso de óleos lubrificantes e dispensa a tradicional manutenção comum aos motores a combustão. Para abastecer, basta ligar na tomada, 110 ou 220 V durante o tempo máximo de seis horas, e contribuir pela qualidade do ar, e pela diminuição do ritmo do tão maléfico ‘efeito estufa’.
Para aqueles que sonham em participar desse processo salutar, foi informado que os preços sugeridos ficam em R$ 3,6 mil para o modelo S500, R$ 3,9 mil para o V500, e R$ 4,5 mil para o S800.
Da mesma forma que os projetos flex, fico feliz em poder ver novas opções viáveis para a substituição dos combustíveis fosseis !

maiores detalhes : http://www.motor-z.com.br/


http://www.motonline.com.br/images/ultnoticias/motorzV500.jpg

FabricioFabuloso
11-03-07, 15:47
Nossa bem legal... a autonomia eh mt boa, a vel maxima q ainda eh um pouco baixa... algo em torno de 70Km/h a cadastraria a enfrentar o dia a dia das cidades, pra ir ao trabalho, escola e etc... mas mesmo assim eh um lançamento mt bom..

Abraços

barbeirorp
13-05-07, 23:18
acho que demora pra pegar... precisaria ser mais potente

sapo
14-05-07, 00:21
Foda vai ser a conta de energia depois... acho que gasolina sai mais em conta :NOOK:

Seba
14-05-07, 18:28
Ela faz até 40km/h e autonomia de 40km.

Sem querer ser negativo e em seguida explicando o seguinte comentario... a fabrica vai fechar rapidinho.

Bah... autonomia ruim demais... 40 km não é nada, da pra ir no centro e voltar!

Muito cara para o que ela oferece!! preço terrivel, como eles disseram... nem é um motor a combustão... desmontaram uma motoserra e ligaram direto na roda e querem vender por 4 mil!!! nem com um financiamento de fabrica em 100 meses...

E o tempo de recarga? 8 horas!! pra 40 km!!! sair pra rua e voltar empurrando ela? deviam programar de especializar uma rede de postos pra fazer uma recarga rápida na rua, que poderiam fazer em beeeeem menos tempo ai seria mais fácil de engolir e assim ao menos o pessoal poderia saber exatamente quanto gastou na recarga.

Vida útil das 4 baterias de 300 cargas, tem que trocar 4 baterias a cada 12 mil km (creio que no máximo uns 8 mil, já que ninguém vai esperar terminar a bateria para recarregar). Vai sair quanto? R$ 400,00 ? são uns 50 kl de baterias, barato não deve ser. Com uns 4 mil km as baterias já não estariam viciadas e com menos autonomia?

Acho que só serve pra interior, em cidades asfaltadas e planas.

Deviam ter trabalhado mais e lançado um produto melhor. Ou vender pelo máximo de uns R$ 2.500,00 com financiamento de fábrica com juros baixos. Demonstrando então o interesse em crescer e conquistar consumidores.

O que eles vão fazer é o povão pensar "veiculo elétrico não presta" e desistir da idéia.

Garantia de 6 meses... se o produto é tão bom e não da manutenção porque uma garantia tão pequena? deviam dar pelo menos 2 anos no lançamento já que ninguém conhece o produto...

Um grande problema no preço é que eles pagam imposto de 35% diante dos 15% de motocicletas, acho que deviam fazer alguma solicitação a um orgão responsavel para pedir apoio do governo e baixar isso.

Finalizando, EU acho que deveriam colocar um motor mais forte de pelo menos 800w, pedir apoio do governo federal para diminuir os impostos pelo menos chegando aos 15% igual de motocicletas, com valor final de no máximo R$ 2,500.00 e colocar um sistema de transmissão de pelo menos 4 marchas pois com o motor direto na roda ela não tem força pra subir nada. Claro que isso ia diminuir a velocidade final... acho que na realidade não tem jeito de colocar um sistema elétrico eficiente com a tecnologia atual em uma moto... pra quem quer colocaborar com o meio ambiente o melhor é comprar uma C 100 Dream... essa fabrica deveria fazer algo parecido como uma 50 cc ou 100 cc super economica.

Fonte de parte das informações: Best Cars

Roberto de Souza
18-05-07, 13:51
Aì, galera, acho que mesmo aqueles que só gostam de moto 250cc para cima deveriam apoiar esse lançamento, pois apesar dos problemas que hoje uma moto elétrica tem, se desde hoje ela começar a vender bem e fazer sucesso, no futuro isto irá servir para financiar o desenvolvimento de veículos mais modernos, com maior potência e maior autonomia, sem os custos serem exagerados. Quam sabe daqui uns dez anos tenha-se um modelo com potência igual a de uma moto 125 cc e com autonomia de pelo menos 150 km, num preço de R$ 6 mil, aí sim poderemos compará-las com as motos de baixa cilindrada que já conhecemos, e então ter argumentos para criticar ou não uma moto ecológica. Na minha visão, só pelo fato de ela não poluir quase nada, já é um excelente produto, agora, quanto ao uso dela, pesquisei e achei dados controvérsios, teve gente que falou que ela não sobe rampas acima de 15° (que é uma inclinação moderada e não leve), enquanto um repórter guiou uma S500 e disse que no plano ela chega a 50 km/h e até 70 km/k em descida, o que comprova que não é tão fraca assim. Quanto à autonomia, tem que ver se o lugar que vc vai tem tomada para reabastecer ou então programe para que ida e volta não ultrapasse 40 km, entendo que para cidades pequenas dá para o sujeito ir trabalhar e na volta deixar ela carregando para no dia seguinte ir trabalhar novamente. Deu para perceber também que uma pessoa que use ela deste jeito vai ficar uns três anos com a bateria, pois ela recarrega 1000 vezes de maneira satisfatória, e custam cerca de R$ 80 cada uma, acredito que o custo das 4 é menor do que custaria a troca de óleo de uma moto normal (eu gasto R$ 15 em cada troca que ocorre a cada 45 dias). Os pneus, servem os Levorini que custam R$ 35 e duram 5 e 12 mil kms (tras. / frente), e o custo da energia é de R$ 0,01 por km, igual a 250 km/l se fosse gasolina. Já a potência é de cerca de 0,7 cv, só para comparar, uma Yamaha Jog Teen que na ficha técnica tem 1,4 cv, na verdade tem 1,0 cv na roda, ou seja, a scooter elétrica S500 é um pouco mais fraca que uma Yamaha Jog e a S800 tem potência semelhante. Outra coisa curiosa é o motor, que deve ser um 4 pólos, que dá maior controle de velocidade e é mais suave, mas sem torque elevado na partida, se em breve lançarem uma com segundo motor mas com 8 pólos, vai dar maior torque na saída e o outro motor dará o controle de velocidade, vejam como funcionava o extinto Gurgel Itaipu. Acho que em breve elas podem ficar tão boas quanto uma 125cc, mas para isso estas primeiras têm que fazer sucesso, e na minha opinião vão. Se me sobrar uma grana no final do ano compro uma, ficou com a S500 que é mais bonita e mais em conta do que as outras.
Enfim, galera, esta moto não é ruim, pelo contrário, é excelente, mas diferente, e cabe a nós consumidores a tarefa de tornar o produto própício a se evoluir futuramente, e acreditem, no futuro precisaremos de opções ecológicas.
É isso aí.

Diego.fcs
22-05-07, 10:20
Acho legal isso, é algo que está começando ainda e é bom de ser apoiado porq só assim esse tipo de projeto pode ser aprimorado. Lembrando os primeiros automóveis e motocicletas com motores a combustão que nem chegavam a essa velocidade e com o passar dos anos esses veículos foram se aprimorando e temos essas máquinas que temos hoje.

O problema desse projeto num é nem o consumo de energia, num é a autonomia e muito menos a velocidade... O problema é que esse veículo tá sendo lançado no brasil, aqui o público em geral tem muito preconceito com esse tipo de veículo além do que as ruas são uma porcaria e também se começar a dar certo vai existir uma resistência muito grande das empresas petrolíferas... E como o brasil é um país de interesses né ($$$$$$) vamos ver no que q dá...

Mas apoio esse tipo de iniciativa...Muito legal e espero que de certo!

João Tadeu Boccoli
22-05-07, 10:35
é isso ai meus caros ... mesmo com os prós e os contras, temos que aceitar o velho adágio : " Uma longa caminhada sempre começa por um pequeno passo. "

um abraço

Diego.fcs
24-05-07, 09:45
Eu achei bunitinha essa pretinha aí... hehehehehe!!!