PDA

Ver Versão Completa : Paralama traseiro? obrigatorio ou desculpa...



Cyber
18-04-07, 09:56
E ae pessoal, aqui agora inventaram uma nova moda, seguindo o modelo de Santa Catarina :OK: , a moda é encher o saco de quem não tem paralama traseiro.

Aos mais entendidos de lei ae. Gostaria de saber, o paralama traseiro não é discriminado como item de segurança no código brasileiro de transito tão logo não estaria fora da lei tirando, minha placa está com um grau de inclinação consideravel, o grau dela é tipo parede huahuahua |:( mais reta impossivel.

Ontem não estava junto e teve uma batida dos PM no pessoal ae, e mandaram 2 colegas instalarem novamente os paralamas e apresentarem elas da forma solicitada pelo "Seu Guarda"

Sou meio charope, se fosse comigo minha moto jah tava lah guardada porque ia bate boca um monte. E ae com razão ou n???

A desculpa do qual me refiro no titulo eh na verdade o motivo do guarda levar a moto presa, com desculpa que ta sem paralama ele ganha o R$ dele :NOOK:

Fran
18-04-07, 11:05
Eu acho que eles podem encher o saco por alteração do veículo

Meu irmão tb não tinha na ex-tw desse e numa blitz mandaram ele colok e ir apresentah na Brigada senão ia levah multa... ele disse q ia e nem foi, ele jah tinham instalado o paralama na roda akele! E a tal multa nunca veio e isso faz uns 2 anos já.

Furious VIPER
18-04-07, 11:06
oficialmente não fala nada de paralamas! lembra akela parte do CBT q cita os itens de segurança?? não tem nada de paralama traseiro ali! só q como tooooooooda lei no brasil tem brechas.. e nesse caso eles tem voto de confiança (a palavra deles vale mais q a sua)... eles colocam em "alteração das características originals do veículo"... pronto.. so aí ele já pode te ferrar em tudo q vc fizer" trocar as manoplas já dá pátio se os *** kiserem... afinal não é 100% original!
Recebi isso no msn do meu sobrinho Muayzen... fikei curiosoqto a essa informação!!

Tiger
18-04-07, 11:23
só q como tooooooooda lei no brasil tem brechas.. e nesse caso eles tem voto de confiança (a palavra deles vale mais q a sua)... eles colocam em "alteração das características originals do veículo"... pronto.. so aí ele já pode te ferrar em tudo q vc fizer" trocar as manoplas já dá pátio se os *** kiserem... afinal não é 100% original!

Por isso q o Brasil ta onde ta

RGBguima
18-04-07, 11:45
só q como tooooooooda lei no brasil tem brechas.. e nesse caso eles tem voto de confiança (a palavra deles vale mais q a sua)... eles colocam em "alteração das características originals do veículo"... pronto.. so aí ele já pode te ferrar em tudo q vc fizer" trocar as manoplas já dá pátio se os *** kiserem... afinal não é 100% original!

Por isso q o Brasil ta onde ta


é verdade....
Poder tirar o paralama pode...
mais ai os "senhores da lei" alega descaracterização..
ai fode tudo...

O JEITO É ANDAR COM AS RESOLUÇÕES NA CARTEIRA... HEHEHEHE
quando vierem encher o saco taca na cara deles..

Lembre-se resolução 14/98..

RGBguima
18-04-07, 11:51
Olha e resolução ai para download...

Não esqueçam de imprimir... (Só a parte de motocicletas)... :D

Cyber
18-04-07, 12:21
Furious hehe, era o que eu queria, agora vou deitar e rolar aki com esse papel, os policias daqui são meio "desinformados" se mostra isso pra eles eles jah param de encher o saco" huahuahuahua

Valeu cara obrigado.

Luigi
18-04-07, 12:28
Haha eu tava procurando essa imagem pra te passar cyber, até na motopeças que eu vo tem uma lei impressa que permite isso!

casali
18-04-07, 12:56
Art. 1º Para circular em vias públicas, os veículos deverão estar dotados dos equipamentos obrigatórios relacionados abaixo, a serem constatados pela fiscalização e em condições de funcionamento:


III) para os ciclomotores:

1) espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2) farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3) lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
4) velocímetro;
5) buzina;
6) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
7) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor.

IV) para as motonetas, motocicletas e triciclos:

1) espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2) farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3) lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
4) lanterna de freio, de cor vermelha
5) iluminação da placa traseira;
6) indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiro e traseiro;
7) velocímetro;
8) buzina;
9) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
10) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor.

fuleragi
18-04-07, 14:50
É estranho, mas se não houvesse o para lamas todo mundo ia reclamar pq não tinha ai tem agora vcs querem tirar, eu não enntendo...

Outro dia eu andando pela rua quando vejo uma twister sem o paralamas, eu pensei: Que coisa bizarra!!!
e ainda mais pela lanterna trazeira estar praticamente toda obstruida pela lama que nela tinha grudado....

bem, minha opnião!!

Abraços!

RGBguima
18-04-07, 14:52
Sem o paralama a moto fica Bandida etende??

E a questão não é vir ou não com paralama.. ele é bom pra cacete..
a questão é: "Os Puliça dar multa porque vc esta sem ele", porém nó código diz que não é obrigatorio..

ahlmiranda
18-04-07, 15:01
Vale lembrar que mesmo assim o guarda pode alegar alteraçao das caracteristicas do veiculo, o fato de nao ser obrigatorio o uso do paralama traseiro, nao diz que voce pode tira-lo da moto, isso se encaixaria melhor no caso de voce adaptar uma moto de trilha pro uso na cidade, colocar retrovisores, pisca... e tentar regulariza-la, o que é diferente de voce tirar o paralama que vem na moto, o que caracteriza sim alteraçao das caracteristicas, e mesmo que cole essa desculpa, vale lembrar pra galera que a lanterna tem que ser vermelha, nada de fume ou cristal, ate pq ele nao cita a luz, cita a lanterna.

Cyber
18-04-07, 17:09
e mesmo que cole essa desculpa, vale lembrar pra galera que a lanterna tem que ser vermelha, nada de fume ou cristal, ate pq ele nao cita a luz, cita a lanterna.


uso a lanterna cristal na minha moto, está acendendo vermelha? não pode se no codigo diz bem claro que ela tem que ter luz vermelha? E sendo assim R1 2007, Gsx-r1000/750 dentre outras também não rodariam pois tem lanterna cristal :D

Tiger
18-04-07, 17:17
uso a lanterna cristal na minha moto, está acendendo vermelha? não pode se no codigo diz bem claro que ela tem que ter luz vermelha? E sendo assim R1 2007, Gsx-r1000/750 dentre outras também não rodariam pois tem lanterna cristal :D


No CTB cita que tem que acender Vermelha

ahlmiranda
18-04-07, 17:21
No CTB cita que tem que acender Vermelha

Sendo assim, nao esta mais aqui quem falou sobre a lanterna, mas eles ainda podem alegar alteraçao das caracteristicas.

Tiger
18-04-07, 17:23
Sendo assim, nao esta mais aqui quem falou sobre a lanterna, mas eles ainda podem alegar alteraçao das caracteristicas.


Vc sabe como as leis do Brasilzão de meu Deus tem brechas, né .Então fica fácil pra corrupto....

ahlmiranda
18-04-07, 17:27
Com certeza, e como grande parte da nossa policia (pra nao dizer a maior parte) é corrupta, o melhor é fazer como o Luigi fez e colocar no documento da motos as alteraçoes que foram feitas.

Cyber
18-04-07, 18:19
Com certeza, e como grande parte da nossa policia (pra nao dizer a maior parte) é corrupta, o melhor é fazer como o Luigi fez e colocar no documento da motos as alteraçoes que foram feitas.


O Luigi levou boiada, por um erro do delegado conseguiu documentar. Falhas de nosso Brasilzão!

rocksul
18-04-07, 19:38
Não sei qto a vcs mas eu acho que andar sem paralama não deixa a moto mais bonita.
Andar sem ele não prejudica o próprio motorista, com certeza, mas quem tá atras.... se tu só pensa em ti, fica sem paralama mesmo.

Cyber
18-04-07, 19:45
Não sei qto a vcs mas eu acho que andar sem paralama não deixa a moto mais bonita.
Andar sem ele não prejudica o próprio motorista, com certeza, mas quem tá atras.... se tu só pensa em ti, fica sem paralama mesmo.
Na tornadona nem joga lama nas costas n... por isso deixo sem

rocksul
18-04-07, 19:49
Na tornadona nem joga lama nas costas n... por isso deixo sem

Desculpa se me expressi mau, eu tentei dizer que, andar sem paralama toca mta lama (ou água, ou terra, ou poeira, etc) pra trás da moto, não necessáriamente no garupa, eu me refiro a qualquer um que esteja andando atrás de uma moto sem paralama.
Se a tornado não toca desculpa ai, eu sinceramente não sabia! Vivendo e aprendendo.

danielpaiva
18-04-07, 19:55
Não sei voces..mas gosto dela originalzinha..
não tiro e nem coloco nada..!!

Cyber
18-04-07, 20:06
Desculpa se me expressi mau, eu tentei dizer que, andar sem paralama toca mta lama (ou água, ou terra, ou poeira, etc) pra trás da moto, não necessáriamente no garupa, eu me refiro a qualquer um que esteja andando atrás de uma moto sem paralama.
Se a tornado não toca desculpa ai, eu sinceramente não sabia! Vivendo e aprendendo.


N precisa se desculpar n mano, uhahua n por isso mais quem anda atrás deve ser foda. mesmo, notei isso quando viajei atrás de uma falcon, huahua aguarada do ......

ahlmiranda
18-04-07, 21:28
Não sei qto a vcs mas eu acho que andar sem paralama não deixa a moto mais bonita.
Andar sem ele não prejudica o próprio motorista, com certeza, mas quem tá atras.... se tu só pensa em ti, fica sem paralama mesmo.


Eu tambem nao acho que a moto fique mais bonita sem o paralama, mas isso é uma questao estetica, ai vai do gosto de cada um.

sucupira
18-04-07, 22:23
Vou perguntar pro meu vô pra saber se é bom tirar isso! :P

Cyber
18-04-07, 23:32
Vou perguntar pro meu vô pra saber se é bom tirar isso! :P


Ele vai dizer "Pra que tirar o negócio que ta quieto ali" huahua

ratopf
19-04-07, 10:09
seguinte galera
na minha 150 eu cortei fora o paralama ae colokei akele interno
tipo cbr e m pararam em varias blits, viajei com ela, tomei ateh uma multa
mas por causa da sinaleira q tava meio rosa, mas pelo paralama cortado
nunk falaram nda athe pq tinha o interno

na minha tw cortei ontem o paralama agora vo colok o interno tb
axo q hj fik pronto ae jah eras, espero n m incomodar com essa tb

e qnto a estetica fika mto mais bala a mto sem paralama
parece ateh q o pneu fika mai largo a mto fika mais esportiva

abrasss galeraaa

ThiagoRJ
19-04-07, 10:41
Eu tbm cortei o paralama traseiro e a motoka realmente da um ar de esportividade, pelo menos pra mim, mas o ponto negativo é a lamaceira e a agua q levanta e suja o carona, mas esse paralama interno é legal, mas ele é 100% eficaz contra esse levantamento de lama???

Furious VIPER
19-04-07, 10:49
Eu tbm cortei o paralama traseiro e a motoka realmente da um ar de esportividade, pelo menos pra mim, mas o ponto negativo é a lamaceira e a agua q levanta e suja o carona, mas esse paralama interno é legal, mas ele é 100% eficaz contra esse levantamento de lama???

Não não! a função desse "paralama interno" é apenas acabamento! as vezes se pinta essa parte interna (embaixo da rabeta) da cor da moto, pra ficar igual algumas supersport q tem esse detalhe! Mas o q evita a lamaceira vindo na sua própria direção, é justamente a parte do paralama traseiro q fica abaixo da placa.. é feio? sim! é útil? demais!!!
Tô na dúvida pra tirar o meu faz tempo! tenho mta vontade de tirar, a YBR tem uma rabeta perfeita... sem as alças da redinha e sem paralama deve ficar um tesão!

ThiagoRJ
19-04-07, 11:08
Tira logo Viper, para de doce...hahahaha, fica muito show, esportividade 100%....

cold-milk
19-04-07, 11:30
bom galera como todos querem e poucos fazem .. por medo tbm de pegar multa.. acho q vou correr o risco!

tava falando com o diogo da Moto Sport, e perguntei sobre oq falam dos eliminadores q ele vende, oq falam sobre isso


MOTO SPORT VENDAS diz:
nunca tivemos nenhum problema em relação aos nossos eliminadores de paralama e aos nossos suportes de placa
MOTO SPORT VENDAS diz:
em relação com segurança ou policiamento.


.. vou arriscar e instalar esse!

ps: eles vendem em media + de 10 por mês!

rocksul
19-04-07, 12:14
Esse paralama interno não para lama nenhuma. Só serve pra esconder as rodas, se fosse bom e desse um ar de esportividade motos de alta cc, as ditas esportivasm, viriam com um desses. Não sei pq, não vem.

Carlos Roberto
19-04-07, 15:42
Nem vou discutir a utilidade do paralama traseiro nas motos, mas quanto as leis, o que posso dizer é que, para você ser obrigado a fazer algo ou não, tem que haver uma lei dizendo isso. Pra haver descaracterização quando há retirda de algum acessório isso tem que estar escrito e é obrigação do agente mostrar a lei e provar o erro. Imaginem se, qualquer peça, retirada, substituida ou adicionada na moto, que não influenciasse na segurança do veículo e nem no sua cor, no seu modelo e no modo de pilotagem, fosse descrito como descaracterização de véiculo, não poderiamos colocar rodas de ligas leve no carros e nem mata-cachorro nas motos. Eu, na minha Drag, não poderia trocar os bancos ruins e nem instalar uma bolha.

Nenhum policial pode, ao seu julgamento próprio, dizer o que tá certo ou errado. Cabe a ele, apenas, fazer as leis serem seguidas. Qualquer julgamento cabe apenas a um Juiz e qualquer nova lei cabe aos legisladores. Porisso nosso país consta de três poderes: Executivo, legislativo e Judiciário, apesar de alguns agentes da lei esquecerem isto nas suas blitz.

Então, diante do que escrevi acima, é fácil dizer que, a retirada do paralama traseiro compromete a segurança da moto apenas se isso estiver escrito numa lei. Que a retirada do paralama traseiro descaracteriza a moto, só pode ser entendido assim, caso haja uma lei escrita assim. Leis não vivem de suposições do executivo, mas de julgamentos do judiciário e do que escreveram os legisladores.

Seu_madruga
19-04-07, 17:24
Bom, minha moto não tem paralama traseiro, uso lanternas cristais com pisca embutido e uso Coyote RS1.
Fui parado esses dias aqui em Campinas, o gaurda olhou, olhou, olhou e começou a apontar defeitos:

"Errrr, bem... espamento barulhento! Podia te dar multa por isso. Hum, sem paralama...errr...bem...Lanterna Cristal. Olha podia te dar multa por tudo isso."

E eu fiqui quieto so esperando se ele ia mesmo dar ou não, pegou meus docs e foi verificar minha "ficha criminal" hehehe.
Enfim, me segurou durante uns 30 min e não me deu absolutamente nada. Afinal não podia mesmo, ele nem sabia como dar as multas pra falar a verdade. Se me desse multa por causa do escape, iria apelar para um medidor de decibéis, se me desse multa por causa da lantera, ia ligar a moto, acender as duas setas e freiar na cara dele, tanto é que fiz por causa das setas ele quis ver, até gostou eu acho heheheh. e o paralama, pediria para ver o CTB. Enfim, eles só querem meter medo, se alguém tomou multa por causa disso é porque o guarda certamente pensou que vc não sabia das leis. O negócio é manter a calma, conversar de boa com os caras e explicar o porque das modificações. Nessa horas sou o melhor amigo deles. Até chamo de Senhor!

ahlmiranda
19-04-07, 18:29
As leis vivem dos julgamentos do judiciario, que é composto por juizes, que sao homens que tem opinioes diferentes, e cada qual pode interpretar a lei a seu modo, um pode entender a retirada do paralama como alteraçao, outro pode entender de forma diferente, se a lei nao pudesse ser interpretada de formas diferentes nao existiram advogados, promotores so existiria policia pra prender e juiz pra dar as sentenças, pois nem sempre o advogado tenta dizer que o cliente nao fez aquilo, tenta procurar brechas na lei e fazer com que o juiz olhe pra lei com outros olhos, tornando licito o ato do seu cliente. Sendo assim, vai de cada policial multar ou nao, devemos recorrer? sim. e rezar pra que a pessoa que julgue o recurso nao ache que seja alteraçao da caracteristica.

Luigi
19-04-07, 23:09
Uam coisa, paralama não serve pra portejer ***** nenhuma de quem vez atrás não!

Eu já viajei ma chuva com uma falcon original na minha frente, com biz, com twister, e todas jogam igual agua em quem vem atrás, a minha só joga mais agora por causa do pneu mais largo, mas é tudo igual! Com ou sem paralama!

Cyber
19-04-07, 23:19
Nem vou discutir a utilidade do paralama traseiro nas motos, mas quanto as leis, o que posso dizer é que, para você ser obrigado a fazer algo ou não, tem que haver uma lei dizendo isso. Pra haver descaracterização quando há retirda de algum acessório isso tem que estar escrito e é obrigação do agente mostrar a lei e provar o erro. Imaginem se, qualquer peça, retirada, substituida ou adicionada na moto, que não influenciasse na segurança do veículo e nem no sua cor, no seu modelo e no modo de pilotagem, fosse descrito como descaracterização de véiculo, não poderiamos colocar rodas de ligas leve no carros e nem mata-cachorro nas motos. Eu, na minha Drag, não poderia trocar os bancos ruins e nem instalar uma bolha.

Nenhum policial pode, ao seu julgamento próprio, dizer o que tá certo ou errado. Cabe a ele, apenas, fazer as leis serem seguidas. Qualquer julgamento cabe apenas a um Juiz e qualquer nova lei cabe aos legisladores. Porisso nosso país consta de três poderes: Executivo, legislativo e Judiciário, apesar de alguns agentes da lei esquecerem isto nas suas blitz.

Então, diante do que escrevi acima, é fácil dizer que, a retirada do paralama traseiro compromete a segurança da moto apenas se isso estiver escrito numa lei. Que a retirada do paralama traseiro descaracteriza a moto, só pode ser entendido assim, caso haja uma lei escrita assim. Leis não vivem de suposições do executivo, mas de julgamentos do judiciário e do que escreveram os legisladores.


Temos opiniões iguais, mas pena que no nosso país não funcione assim, os PM aqui querem ser O Presidente, O Delegado, O Juiz, O Comandante quer ser tudo, o Bão, ae distribui multa a rolé e dita o que pode ou não pode, e muitos pelo que li batem palma pra isto... lamentável...