PDA

Ver Versão Completa : Passar marcha no tempo em motos, dá?



TiagoMac
19-05-05, 10:06
Olá pessoal,
gostaria de saber se é possivel passar as marchas no tempo em uma moto?
acontece que passo as marchas do carro assim e fiquei na dúvida se o mesmo pode ser feito com uma moto de passar as marchas sem o uso da embreagem e se esse jeito de dirigir estraga ou consome mais gasolina coisa do tipo?

Abração a todos!

BrunoDias
19-05-05, 10:10
bom, no carro tntei uma vez e acheio q tinha quebrado tudo, é mais dificil eu acho
na moto é moleza, so saber o tempo certo e passar
mas deve fude as engrenagem, sei la

daqui a pouco vem o pessoal com as esplicaçoes tecnicas
ehhee

Cyber
19-05-05, 10:19
Dá pra fazer sim, mas isso varia de moto pra moto, quando você conhece bem ela sabe certinho o giro que você pode mudar a marcha...

Mas não é muito aconselhável ficar trocando sem embrear, pode foder com as engrenagens da marcha, assim como aconteceu quando minha motoquinha era nova... e isso da um preju! [-(

Carlos
19-05-05, 10:26
Se não estaragasse nada não existia embreagem, o que custa dar um cutoco na embreagem.

alexandrecatani
19-05-05, 10:30
da sim... nunca ouvi falar de moto q deu b.o. por causa disso nao

AleDiener
19-05-05, 11:37
Dá pra trocar sim...é só acertar o tempo das marchas.

Entra ae e dá uma lida
http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/tempo-1.htm

Motoka
19-05-05, 11:37
Dá sim, só que eu não sei.heheh
Conheço uns caras que nem tem embreagem na moto.
Só que eu consigo passar, e não consigo reduzir a marcha, tipo: terceira para segunda. Não desce, fica duro..

Alan
19-05-05, 11:45
Dá pra trocar sim...é só acertar o tempo das marchas.

Entra ae e dá uma lida
http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/tempo-1.htm
Em moto nem precisa ser no tempo, pois não existem anéis sincronizadores como num câmbio de carro...

Motoka
19-05-05, 11:47
Caramba ótimo texto. Eu não sabia que tinha que acelerar para reduzir.

Alan
19-05-05, 11:50
Caramba ótimo texto. Eu não sabia que tinha que acelerar para reduzir.
Isso vale pra câmbio de carro que tem anel sincronizador...

Em moto não é necesário não...

Motoka
19-05-05, 11:53
mas porque quando eu vou reduzir a marcha não entra ? Eu bato mais o pedal do câmbio não desce.

Alan
19-05-05, 11:56
mas porque quando eu vou reduzir a marcha não entra ? Eu bato mais o pedal do câmbio não desce.
Se vc tiver acelerando ou freiando como motor, a força de contato das emgrenagens dificulta a mudança...

Pensa em dois pedaços de ferro, vc encosta os dois de leve e tenta movimentra um, agora vc aperta bem um contra o outro e tenta movimentar... é o mesmo princípio...

Motoka
19-05-05, 11:57
Então tem que forçar ?

Alan
19-05-05, 11:59
Quando vc tiver acelerando, dá uma aliviada de leve no acelerador que a mudança fica tranquila...

E quando tiver reduzindo, dá uma acelerada de leve...

AleDiener
19-05-05, 13:13
Caramba ótimo texto. Eu não sabia que tinha que acelerar para reduzir.
Isso vale pra câmbio de carro que tem anel sincronizador...

Em moto não é necesário não...

Eu não concordo....eu sempre quando vou reduzir (usando a embreagem claro) eu dou uma acelerada pra melhor compatibilizar a rotação do motor com a caixa.

Imagine, vc em 6 a 60km/h e resolver descer 2 marcha e bota uma 4...a moto vai continuar a 50 só q se vc soltar a embreagem vai dar um soco na caixa, pq o motor vai ter q subir rapidamente a aceleração pra compatibilizar com a velocidade....então é soh dar uma bombada no acelerador pra quando vc soltar a embreagem o motor esteja em uma rotação mais compatível com a caixa.

Abraços

Eric_biz
19-05-05, 13:19
eu tenhu mt esse vicio de so reduzir dandu uma acelerada na biz !
mais tb a biz se n acelerar pra reduzir ela da umas travadas chatas a n ser q vc tenha mt sensibilidade no pe e consiga ir soltandu de vagarzinhu o pedal de marcha , rsrs
e como ja viciei em fazer issu, quandu pego moto de embreagem so consigo reduzir assim tb !

AleDiener
19-05-05, 13:19
Quando vc tiver acelerando, dá uma aliviada de leve no acelerador que a mudança fica tranquila...

E quando tiver reduzindo, dá uma acelerada de leve...

Putz...não tinha lido até o fim....
É isso mesmo!

Foi mal ae Alan

Abraços

Carlos
19-05-05, 13:20
Caramba ótimo texto. Eu não sabia que tinha que acelerar para reduzir.
Isso vale pra câmbio de carro que tem anel sincronizador...

Em moto não é necesário não...

Eu não concordo....eu sempre quando vou reduzir (usando a embreagem claro) eu dou uma acelerada pra melhor compatibilizar a rotação do motor com a caixa.

Imagine, vc em 6 a 60km/h e resolver descer 2 marcha e bota uma 4...a moto vai continuar a 50 só q se vc soltar a embreagem vai dar um soco na caixa, pq o motor vai ter q subir rapidamente a aceleração pra compatibilizar com a velocidade....então é soh dar uma bombada no acelerador pra quando vc soltar a embreagem o motor esteja em uma rotação mais compatível com a caixa.

Abraços

Eu tambem dou uma acelerada antes de reduzir evitar os trancos, quando eu tinha a BIZ eu tambem dava uma acelarada antes de reduzir a biz se vc reduzir sem a acelerada da uma travada que chega a cantar pneu.

Alan
19-05-05, 13:23
Putz...não tinha lido até o fim....
É isso mesmo!

Foi mal ae Alan

Abraços
Tranquilo :p

Motoka
19-05-05, 14:04
vou treinar marcha no tempo e dps posto aki.

TiagoMac
19-05-05, 14:41
eae pessoal :)!
hj eu tava na rua conversando com um amigo que tem moto sobre esse assunto e ele falou que a troca de marcha sem embreagem em motos é bem mais fácil que no carro, eu no carro não sinto dificuldade nenhuma, talvez pq eu já aprende a dirigir dessa forma... mas uma vez um amigo meu foi fazer e pareceu que iam sair uns 100 gatos da engrenagem, nossa :-O!!!
mas eu não piloto motos e me pergunto se usar embreagem na moto é o mesmo encomodo q no carro... pq eu particularmente detesto usar embreagem no carro pra passar marcha, até pq o carro fica solto no momento em q vc pisa na embreagem e odeio isso :(! mas na moto já fica ali na mão né? jogo rapido, tocou passou e acelerou...
tem alguém aqui com o costume de passar no tempo em moto? é mais cômodo por assim dizer?

GuMa
19-05-05, 16:58
na minha moto faço isso tranquilo...
é bom ter a manha de passar marcha no tempo quando vc ta com uma mina na garupa...uma mão na perna dela e outra no acelerador...nem precisa preocupar com embreagem

Motoka
19-05-05, 17:15
na minha moto faço isso tranquilo...
é bom ter a manha de passar marcha no tempo quando vc ta com uma mina na garupa...uma mão na perna dela e outra no acelerador...nem precisa preocupar com embreagem
heheh podi crê eheh essa é boa ....eu também ando assim com as minas =P~

BrunoDias
19-05-05, 19:08
para reduzir eu nem tento, pois ja tentei e o pedal estava meio duro, mas pra passar é tranquilo

pppocos
19-05-05, 21:14
eu fui tenta passa a 4 pra 5 a 4 mil rpm e eu so ouvi ferro batendo com ferro la dentro ehehehhe...meda !!!

TiagoMac
19-05-05, 23:45
eu fui tenta passa a 4 pra 5 a 4 mil rpm e eu so ouvi ferro batendo com ferro la dentro ehehehhe...meda !!!

qual o rpm em que entra na linha vermelha na sua moto?
se for a 8mil rpm vc devia passar a marcha nesse caso já que é da 4° pra 5° a uns 6.500... vc só passaria a 4mil rpm se fosse digamos da 1° pra 2° sabe...

se o esquema for o mesmo de carro é claro!

pppocos
20-05-05, 00:21
eu fui tenta passa a 4 pra 5 a 4 mil rpm e eu so ouvi ferro batendo com ferro la dentro ehehehhe...meda !!!

qual o rpm em que entra na linha vermelha na sua moto?
se for a 8mil rpm vc devia passar a marcha nesse caso já que é da 4° pra 5° a uns 6.500... vc só passaria a 4mil rpm se fosse digamos da 1° pra 2° sabe...

se o esquema for o mesmo de carro é claro!

ela entra em 9500 rpm no red line....ela corta em mais de 11 mil rpm eu acho ( pq ja cheguei e n corto )

eu vo tenta denovo hehehehe

Smolder
20-05-05, 00:26
pra reduzir eu nem uso embreagem .. eh bem mais loko..hehehe

Abs,
Smolder

Wanderson
20-05-05, 00:56
Dá sim, só que eu não sei.heheh
Conheço uns caras que nem tem embreagem na moto.
Só que eu consigo passar, e não consigo reduzir a marcha, tipo: terceira para segunda. Não desce, fica duro..

As Vezes qndo vai reduzir o cambio fica duro mesmo, mas se vc tentar no tempo certo vai na boa.
Costumo fazer isso qndo estou fumando, sempre qndo to chegando em casa, pq coloco o capacete no retrovisor esquerdo, mais o cigarro fica um pouco ruim de apertar a embreagem.

BrunoDias
20-05-05, 07:21
eu fui tenta passa a 4 pra 5 a 4 mil rpm e eu so ouvi ferro batendo com ferro la dentro ehehehhe...meda !!!
bom, ja q a minha nao tem rpm, passo no ouvido mesmo, mas nunca tentei passar dando muito giro

Motoka
20-05-05, 07:36
Mó boi, ontem indo pra casa trokei várias no tempo. Reduzia, aumentava. Di boa.... É só fingir ki é biz....hehe

Pitbull
29-05-05, 23:30
Ai galera, pra reduzir c/ embreagem sem dar soco é só soltar a embreagem ki nem carro, quanto mais reduzida a marcha, mais devagar vc tem q soltar, dai ela reduz suave.
Pra subir a marcha s/ embragem e so achar o tempo, pra reduzir eu nao aprendi direito, el fika bem dura, a não ser quando ta bem devagar ai ela desce.
E pra reduzir na biz sem dar tranco e sem acelerar, vc tem q achar o tempo, a velocidade tem q ser bem menor a pra subir.
Tipo, pra reduzir da 3º pra 2º tem q ser a uns 25, 30Km/h.

guitar_tp
30-05-05, 01:04
eu ainda não tinha tentado trocar no tempo, mas achei bem fácil... pra reduzir eu nunca tentei...

mas eu só faço isso de vez em qdo... já no carro, até a primeira eu já to engatando no tempo... hehehehe (pra reduzir é claro...)

Motoka
30-05-05, 08:55
Semana passada estourou meu cabo de embreagem. Fui obrigado a trocar no tempo.

GuMa
30-05-05, 22:00
andei numa dt uma vez e ela quebrou a manete da embreagem...reduzi e aumentei marcha tudo no tempo...nao tem muito segredo

kbsex
30-05-05, 22:53
claro q da... e eh mo boi ....

na moto da auto-escola(CG150ES novinha, 3000km rodados) era soh no tempo soh aheuaehauehaeuh.....

coitadinha, tanto pra aumenta ou pra reduzir eh soh ficar segurando com o pe q uma hora ela entra....

falo :D

jotappe
15-12-08, 16:25
ATE DA MAS N EH ACONSELHADO NAO!
SENAO NAO EXISTIA EMBREAGEM!

higoff
15-12-08, 16:30
Caraca ! Q desenterrada !!! Rs...

Mas enfim... acho que não deve ser muito legal passar no tempo, sem usar a embreagem. Principalmente reduzir a marcha... Acho que o impacto nas engrenagens do câmbio deve ser muito maior.

Abs !

Diego.fcs
15-12-08, 16:52
Esse é dos véio... Mas então, na bolinha, apesar do câmbio 5 marchas, a embreagem é opcional... Eu uso ela, mas se quizer vc troca de marchas qualquer hora em qualquer rotação... Para subir basta tirar a mão do acelerador que ela entra fácil, como se fosse trocar normal, para descer, é só dar uma acelerada e reduzir...

Não aconselho, afinal é pra isso que tem embreagem, mas é bom saber, vai que um dia dá um pau na embreagem aí e precisa né...

brunohcs
15-12-08, 17:01
é essas informaçõe svalem pra caso fike sem embreagem memro

um dia eu tava indo pa casa.. dai vi um loko ein toda esquina dando tranko na motoka.. kakaka.. dai olhei o cabo da embreagem tinha arrebentado kaka.. mas tava engraçado a cena.. todo sinaleiro o bixo saia se kebrando akkak

jah aumentei sem usa embreagem reduzi.. uma veiz eu tentei passa da segunda pa neutro .. e deu um **** soko! :0_0: sem conta q foi pa primeira direto keke

Elfo®
15-12-08, 17:05
eu ja tive que passar por um sufoco desses, meu penultimo acidente, um cara de moto me fech oe tal´s, mas ninguem se machucou, qdo eu vi, o meu manet da embreagem tinah quebrado bem na razi, nao soubrou nenhum pedaço, eu tive que rodar do trampo ate eprto de casa, cerca de 20 km ( calculo eu ) trocando as marchas no tempo, ai qdo parava no farol, eu empurrava a moto e coloca a segunda marcha, ela dava um tranquinho, apesar que nessas paradas de farol, 1 delas eu empinei a moto sem querer e na outra cantei pneu kkk

Volverine MF
15-12-08, 20:03
Bem, já li que pilotos de moto GP usam essa técnica para poupar esforço fisico e EU só uso embreagem pra sair, do resto é tdo no tempo, seja reduzir, aumentar e até colocar no ponto morto.

Tenho tanto pratica q tem hr q as trocas saem tão perfeitas como num cambio automatico, porém, tbm rola aqles trancozinhos.


Não estou defendendo a pratica e nem condenando-a, apenas expondo o meu modo de pilotar qto a troca de marchas.

Acho q tanto trocar no tempo como usar a embreagem tem cada qual seu custo. Qual é o maior eu não sei, mas acho que trocar no tempo, sobretudo se o piloto não tiver precisão, deve ser beeeeem mais caro, afinal, embreagem foi feita pra ser trocada, já o cambio não.

Porém, é um vicio meu, assim como é um vicio andar de moto, e não me sinto bem qdo não ando de moto e nem qdo troco de marcha usando embreagem.
Sendo assim sigo andando de moto e trocando de marcha no tempo :D




Ps.: Tava aprendendo trocar de marcha no tempo no carro tbm, mas me roubaram o carro. :s
É beeeem mais dificil pelo cambio não ser sequencial, mas é muito massa, hehehe.

Diego.fcs
16-12-08, 08:19
Volverine, eu comecei a ver como era, as vezes troco sem embreagem mesmo, parece que vira um vício.

Esse lance dos pilotos é verdade, nas corridas que vi tinha uma câmera que filmava a mão do piloto trocando marchas, acho que usa embreagem somente para reduzir...

Ewertomal
17-12-08, 14:27
no comeco quando peguei a minha 150 eu nao conseguia... mais ai vc acostuma com o giro ja era...

eu aumento e reduzo marchas sem tocar na embreagem e sem problema nenhum...

tasmotos
17-12-08, 14:43
Amigos,

Sim é possivel, como muitos já citaram acima.
Muitas vezes em mais de uma moto, já tive que recorrer a esse recurso, por extrema necessidade em decorrencia de quebra da manete ou rompimento do cabo da embreagem.
Não é aconselhavel ficar fazendo isso sem necessidade, o "preju" pode ser bravo pois a caixa de mudanças sempre é um dos itens mais caros na mecanica de qualquer veiculo automotor.

Abraços

tasmotos