PDA

Ver Versão Completa : YPVS em motos 4t!



tornadeiro rj
22-04-07, 13:17
aew rapaziada é possivel colocar algo tipo um ypvs em motos 4t(tipo a tornado)?

PimEdu
22-04-07, 13:20
hmmm, e qual seria o objetivo? moto 4t tem o mesmo problema das 2t? Acho q até da para colocar, mas não ajudaria em nada...

muayzen
22-04-07, 13:42
tradução ?

SAP ?

Furious VIPER
22-04-07, 14:07
tradução ?

SAP ?


Yamaha Power Valve System!!
Agora o q exatamente faz eu não lembro!!hehehe

miguelzap
22-04-07, 14:33
boiei :(

BrunoDias
22-04-07, 15:38
ypvs acho q é so pra 2t mesmo

casali
22-04-07, 17:45
as 4t não precisa, pois elas já tem valvulas, mas até poderia ser usado
olhem este tópico:
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=241.msg3971#quickreply

olha a explicação do Alan:


YPVS

Yamaha Power Valve System

É um sistema regula a abertura da janela de escape. Quanto menor a abertura, maior o torque em baixa, quanto maior a abertura, maior a potência em alta...

Em motores 2 tempos o sistema de escapamento é muitíssimo importante, como vcs podem ver pelo formato dos escapamentos. Depende deles a faixa de torque e potência do motor...

Motores 4 tempos tb poderiam se beneficiar desse artifício, porém os efeitos seriam em menor escala...

http://www.stannakajak.com/skalmanmc/rd350/mech/skiss.JPG

Alan
22-04-07, 21:59
A Yamaha tem e chama-se EXUP, não é exatamente como o YPVS, pois esse trabalha nas janelas de escape, enquanto o EXUP é uma válvula depois do coletor, mas o princípio é o mesmo. Se eu não me engano, começou nas FZR, vcs já devem ter visto um colante escrito EXUP nas R1:

http://en.wikipedia.org/wiki/EXUP

http://www.yamaha-motor-europe.com/designcafe/en/Images/FZR1000exup_tcm71-91182.gif

jecastro
23-04-07, 10:22
Existem escapamentos esportivos com um sistema interno que regula a saída de gases fazendo quase a mesma coisa doque um YPVS, mas num 4T a diferença é mínima deve dar menos de 5% a mais de potência, num 2T a diferença é de mais de 20%.

diabo2
23-04-07, 11:33
YPVS num aumenta a potência. Equivale à válvula de escape das 4 tempos ao passo que as paletas equivalem à válvula de admissão. Escapamento regulando os gases num se ganha potência de forma alguma pois é um sistema restritivo. Pode melhorar o torque em baixa mas nunca a potência.
É uma questão de funcionamento. 2 Tempos a restringe na ponteira e abre na curva. 4 Tempos restringe na curva e a ponteira tem que ser o mais livre possível. São sistemas totalmente ao inverso. Ponteira em 4 tempos tem que ser o menos restritiva o possível. O que se tem de avanço hoje em dia é na curva. A última inovação foi feita pela white brothers que tem uma curva que se chama low boy que tem em cada segmento um diâmetro diferente que seria para aumentar a força e potência em baixa, média e alta.

diabo2
23-04-07, 11:36
A função do ypvs nas 2 tempos, sendo que o sistema é conhecido no Brasil pela RD350 e a DT200 é melhorar o torque em baixa e em média rotações, reduzindo os buracos na aceleração das 2 tempos. A cagiva tem o mesmo sistema que se chama CTS que vem na supercity, mito só que é regulada por um sistema elétrico de servo-motores para a abertura da válvula de acordo com a rotação do motor.

jecastro
23-04-07, 11:54
YPVS num aumenta a potência. Equivale à válvula de escape das 4 tempos ao passo que as paletas equivalem à válvula de admissão. Escapamento regulando os gases num se ganha potência de forma alguma pois é um sistema restritivo. Pode melhorar o torque em baixa mas nunca a potência.
É uma questão de funcionamento. 2 Tempos a restringe na ponteira e abre na curva. 4 Tempos restringe na curva e a ponteira tem que ser o mais livre possível. São sistemas totalmente ao inverso. Ponteira em 4 tempos tem que ser o menos restritiva o possível. O que se tem de avanço hoje em dia é na curva. A última inovação foi feita pela white brothers que tem uma curva que se chama low boy que tem em cada segmento um diâmetro diferente que seria para aumentar a força e potência em baixa, média e alta.

Pode aumentar sim, isto porque os escapamentos das 4T vem restritivo de fábrica para ter mais torque em baixa e economia de combustível, isto faz com que em alta fique com a potência reduzida, por isto que os escapamentos esportivos aumentam a potência em alta e enfraquecem em baixa.

diabo2
23-04-07, 12:21
Escapamento de fábrica preza pelo silêncio. Por isso que é restritivo.
Como eu disse anteriormente. Um sistema valvular em 4 tempos jamais aumentaria a potência da moto. E uma coisa que num se faz. Para se ter esse efeito é só usar uma válvula maior na admissão que resolve. Ou senaum aumentar a cilindrada ou taxar o motor.
É uma coisa que num tem cabimento isso. Se vc já tem uma válvula de escape no cabeçote para que vc teria 2 sistemas valvulares ?

jecastro
23-04-07, 12:29
Porque as válvulas do motor tem abertura fixa (tem a mesma abertura a 1000rpm e a 10k rpm) e a do YPVS é variável.

diabo2
23-04-07, 12:37
Sim. Mas é uma coisa desnecessária pq vai contra tudo o que se sabe sobre aspiração de motores.
4 tempos a evolução é outra. O que vale é o dimensionamento da curva. O que mudaria radicalmente o comporatamento do motor seria sim o uso de um comando variável o que faria que o motor ficasse mais elástico.
A evolução dos motores 2 tempos foi por causa das competições de motovelocidade e de motocross. Então grande parte do que se tem hoje em dia dos motores se deriva disso.
Se vc pegar uma 4 tempos importada de cross vai ver que ela num tem YPVS. Ela tem uma curva bem dimensionada e o conjunto bem leve do virabrequim, biela, pistão e válvulas grandes, alta taxa de compressão uma caixa de ar grande e um carburador mecânico grande às vezes até com uma bomba.
Esse é o princípio da aspiração de motores.

Stone
23-04-07, 13:02
YPVS num aumenta a potência. Equivale à válvula de escape das 4 tempos ao passo que as paletas equivalem à válvula de admissão.

aí eu discordo...
o que equivale a válvula de admissão nas 2 tempos são as janelas de tranferência,
e a válvula de escape, ns 2T a janela de escape
o YPVS seria como um comando variável, que dá menos vazão em baixas para favorecer o torque e dá mais vazão em alta para favorecer a potência

então na minha opinião, numa 4T sairia bem mais caro um comando variável do que uma válvula dessas

mas como falaram, existem escapes que já fazem esse serviço, tornando inviável esses sistemas

diabo2
23-04-07, 13:19
Eu discordo. As janelas auxiliares de trasnferência seriam os dutos do cabeçote. Válvula é um sistema valvular. Exije restrição por isso que é uma válvula então as palhetas equivalem a admissão e o YPVS o escape. Quanto ao escape para tornado pode comprar uma curva da BRC que tem um sistema que copia o sistema bomber desenvolvido pela FMF.

Alan
23-04-07, 13:28
Eu discordo. As janelas auxiliares de trasnferência seriam os dutos do cabeçote. Válvula é um sistema valvular. Exije restrição por isso que é uma válvula então as palhetas equivalem a admissão e o YPVS o escape. Quanto ao escape para tornado pode comprar uma curva da BRC que tem um sistema que copia o sistema bomber desenvolvido pela FMF.


Então, de acordo com toda sua explicação, motor 2 tempos sem YPVS (ou CTS da Cagiva, que seja) não tem válvula de escape ? Funciona por magia ?

As palhetas servem pra evitar refluxo. As janelas de transferência, admissão e escape constituem um sistema valvular sim, pq não ?

diabo2
23-04-07, 13:40
As janelas são para enxer o motor quando o pistão tá no ponto inferior como se fosse um sifão. Afinal como se alimenta um motor 2 tempos afinal ? O combustível vem da admissão é isso ? Claro que não né. Que eu saiba. Válvula é um sistema para impedir o refluxo correto ? Só se mudaram a definição e eu naum estou sabendo. Então o que é a paleta ? E eu afirmo que sistemas 2 tempos que naum tem valvula tipo CTS ou YPVS não tem válvula de escape. Pergunta para qualquer dono de KX, RM, CR, YZ etc. Todas as motos de cross etc... dessas motos não se tem denominação sobre o sistema valvular. Sabe como se fala sobre esses motores ? Válvula de escape da KX, da RM, da CR, da YZ. A diferença é que o funcionamento é mecânico assim como existe a opção na DT200 de usar o módulo mecânico do YPVS.

diabo2
23-04-07, 13:42
na DT para suprir a falta da válvula no cilindro na saída do escape existe uma semilua para restringir a saída dos gases.

Alan
23-04-07, 13:44
Blz, vou estudar mais um pouco.

Valeu !

Stone
23-04-07, 19:39
eu afirmo que sistemas 2 tempos que naum tem valvula tipo CTS ou YPVS não tem válvula de escape
então, se num tem uma válvula de escape, como que os gazes são liberados de dentro do motor?????
pela janela de escape, logo a janela de escape é um tipo de válvula que libera a saída dos gases queimados na câmara de combustão
vc diz que motores 2T sem YPVS ou semelhantes num tem válvula de escape, tenta tirar a válvula de escape de um motor 4T pra ver se ele funciona, não, então a janela de escape seria a válvula de escape das 2T, sem ela não funcionaria.


As janelas são para enxer o motor quando o pistão tá no ponto inferior como se fosse um sifão. Afinal como se alimenta um motor 2 tempos afinal ? O combustível vem da admissão é isso ? Claro que não né. Que eu saiba. Válvula é um sistema para impedir o refluxo correto ? Só se mudaram a definição e eu naum estou sabendo. Então o que é a paleta ?

como vc mesmo disse, as janelas são para encher o motor,
mas elas só abrem em um determinado ponto, e fecham em um determinado ponto, taí, como se fosse uma válvula de admissão
se o combustível não vem da admissão vem daonde?

quando o pistão 2T está descendo forma uma pressão no cárter, essa pressão com que faz a mistura entre na câmara de combustão quando as janelas de transferência se abrem, se não fosse a válvula de palheta para evitar o refluxo da mistura (ar/combustível) a mesma sairia de volta pelo carburador em vez de ir para a câmara, e com isso o motor não funcionaria..

barbeirorp
23-04-07, 21:33
as valvulas em motores 4 tempos são usadas para controlar ruido , evitar um pouco emissões e tb para deixar o motor mais linear.

diabo2
23-04-07, 21:40
então, se num tem uma válvula de escape, como que os gazes são liberados de dentro do motor?????
pela janela de escape, logo a janela de escape é um tipo de válvula que libera a saída dos gases queimados na câmara de combustão
vc diz que motores 2T sem YPVS ou semelhantes num tem válvula de escape, tenta tirar a válvula de escape de um motor 4T pra ver se ele funciona, não, então a janela de escape seria a válvula de escape das 2T, sem ela não funcionaria.

como vc mesmo disse, as janelas são para encher o motor,
mas elas só abrem em um determinado ponto, e fecham em um determinado ponto, taí, como se fosse uma válvula de admissão
se o combustível não vem da admissão vem daonde?

quando o pistão 2T está descendo forma uma pressão no cárter, essa pressão com que faz a mistura entre na câmara de combustão quando as janelas de transferência se abrem, se não fosse a válvula de palheta para evitar o refluxo da mistura (ar/combustível) a mesma sairia de volta pelo carburador em vez de ir para a câmara, e com isso o motor não funcionaria..


Sinceramente ??
Frequente um pouco mais o fórum do clube das motocas.
Lá tem um manual maneiro sobre preparação de 2 tempos.
E muitos tópicos sobre válvula de escape em 2 tempos ok ?
Vou só citar alguns tópicos.
Estude eles e depois nós discutimos sobre o assunto.
http://www.clubedasmotocas.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=97&highlight=v%E1lvula&sid=5ac9b0e08ab8511c5d7a039574650bb6
http://www.clubedasmotocas.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=2230&highlight=v%E1lvula&sid=5ac9b0e08ab8511c5d7a039574650bb6
http://www.clubedasmotocas.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=2230&highlight=v%E1lvula&sid=5ac9b0e08ab8511c5d7a039574650bb6
http://www.clubedasmotocas.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1803&highlight=v%E1lvula&sid=5ac9b0e08ab8511c5d7a039574650bb6

FabricioFabuloso
23-04-07, 22:41
Ei nada de jabá dos outros fóruns aki naum !!! pelo menos naum de graça Hauhauahauhauahaua Bom por aki da pra ter toda a info necessaria, incluindo 2T... claro la o pessoal tem mt mais 2T entaum vale a pena a visita... vou esperar o Alan estudar um pouco mais Huahauhauhauahuahauahuahauha

Ahhh so um detalhe e chamada de atenção, naum sei foi o caso mas não menospreze a capacidade dos outros usuarios ok !!

Abraços

diabo2
23-04-07, 23:38
http://www.motorsvivos.com.br/dicas/diferenca_2t_4t.html
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/ypvs.htm

Stone
24-04-07, 04:46
soh lembrando que eu to tentando dizer que as janelas são uma espécie de válvulas

BrunoDias
24-04-07, 06:43
continuem do debate ta muito bom :clap: