PDA

Ver Versão Completa : Pegar no tranco danifica o q?



Furious VIPER
06-05-07, 21:13
Senhoras e senhores... sabemos q em caso de pane na partida, ou algum probleminha básico, temos o recusro de pegar a moto no tranco! beleza!
Mas isso danifica alguma coisa?? Carburador, agulha, bóia, eletrica, alarme, motor de partida, biela, camisa, pistão??
Danifica algo a curto prazo?? O q??

sot010174
06-05-07, 21:16
Olha, meu conhecimento é limitado, mas acho que nao dá nada pegar no tranco com moto carburada.... o problema todo é quando tem bomba eletrica/ie... o sistema "nao entende" pegar no tranco.

TorteX
06-05-07, 21:47
[b]Claro que pega! Facil facil....

Agora se é bom acho q ñ eh...mais tambem queria saber oq q é danificado!

_Mauricio_
06-05-07, 22:14
[b]Claro que pega! Facil facil....

Agora se é bom acho q ñ eh...mais tambem queria saber oq q é danificado!

Eu tava pensando nisso agora... Pq quando eu tava na auto-escola a instrutora me disse o q danificava, mas no carro, na moto não!! hehe
Ai ateh como no outro tópico vc me perguntou c eu tinha tentado fazer a minha pegar no tranco, fiquei pensando..., o q serah q danifica?! hehe

FabricioFabuloso
06-05-07, 22:30
Cade os nossos mecanicos de plantão ??? acho q pode danificar sim mas naum quando se faz de vez em nunca como eh a maioria dez vezes... so se fizer todo dia, dai deve dar algum problema a longo prazo...

Abraços

miguelzap
07-05-07, 02:37
não faço idéia.
abs :(

RGBguima
07-05-07, 09:20
Boa pergunta viper eu num tenho idéia..

jecastro
07-05-07, 09:28
Pegar no tranco é a mesma coisa que dar a partida elétrica, só que em vez do motor de partida fazer girar o motor vai ser a roda traseira que vai fazer, o problema é quando a moto tem IE ou bomba elétrica, nestes casos se a bateria estiver nula, só vai conseguir fazer pegar depois de empurrar muito pois o motor vai ter que fazer girar o alternador o suficiente para gerar corrente para ambos, no caso da IE isto pode ser prejudicial.

AMBN
07-05-07, 09:38
Pegar no tranco é a mesma coisa que dar a partida elétrica, só que em vez do motor de partida fazer girar o motor vai ser a roda traseira que vai fazer, o problema é quando a moto tem IE ou bomba elétrica, nestes casos se a bateria estiver nula, só vai conseguir fazer pegar depois de empurrar muito pois o motor vai ter que fazer girar o alternador o suficiente para gerar corrente para ambos, no caso da IE isto pode ser prejudicial.


Exatamente. O manual de qualquer veículo com injeção (carro, moto...) te proibe de ligar "no tranco". Parece tmb que vc pode danificar o catalizador fazendo isso. Li em algum lugar que a peça fica encharcada de combustível, e isso corrói os seus componentes internos.

agm2112
07-05-07, 09:42
Existe uma lenda por aí que diz que a corrente de comando (ou correia nos carros) pode pular um dente e atrasar o comando, mas nunca vi ou ouvi falar deste fato acontecendo na vida real.

Como o nome diz, ligar no tranco dá um tranco no motor e cambio, o que não é bonito de se ver, e eu evito ao máximo, mas prefiro dar um tranco do que ficar parado.

Em motores injetados, a central da injeção poderá levar um curto período para se adaptar a uma "ligada forçada", errando um pouco na mistura e danificando levemente o catalisador.

TorteX
07-05-07, 09:46
[b]Duvida respondida!!

Furious VIPER
07-05-07, 10:02
Masaaaaaaahhhh gurizada sabe-tudo do PN!!!!
Tranco então só em caso de emergência... se dxar a moto fria... vamo gastá o dedo na partida (ou o pé no pedal) atéééé pegar...

rocksul
07-05-07, 11:25
Pegar no tranco é igual a gente duro de canha pra se levantar depois que cai.
Não tem problema algum (para seres humanos como eu, carburados).

Se fosse aqueles ditados de homem x bixona....
Moto com partida elétrica - bixona
Moto com partida no pedal - homenzinho
Moto que com partida elétrica e pedal mas o dono só faz pegar no tranco - macho.

Stone
07-05-07, 12:41
em motores carburados num deve prejudicá nada, e esse negócio de corrente de comando pulá um dente num tem nem como acontece

Furious VIPER
07-05-07, 13:07
Pegar no tranco é igual a gente duro de canha pra se levantar depois que cai.
Não tem problema algum (para seres humanos como eu, carburados).

Se fosse aqueles ditados de homem x bixona....
Moto com partida elétrica - bixona
Moto com partida no pedal - homenzinho
Moto que com partida elétrica e pedal mas o dono só faz pegar no tranco - macho.

O cara é um filósofo!!! SENSACIONAL!!
Mas peraí Rocksul.. tu tem uma Comet.. ela só tem partida elétrica... se encaixaria no item "bixona"???

rocksul
07-05-07, 13:14
O cara é um filósofo!!! SENSACIONAL!!
Mas peraí Rocksul.. tu tem uma Comet.. ela só tem partida elétrica... se encaixaria no item "bixona"???

Eu quebrei o botão de partida elétrica.
Ela só pega no tranco e subindo, nada dessa de colocar a moto na descida pra pegar no tranco - isso tb é coisa de bixona!
Brincadeirinha. Na minha moto me enquadro como uma bixona :(

sot010174
07-05-07, 14:56
Eu quebrei o botão de partida elétrica.
Ela só pega no tranco e subindo, nada dessa de colocar a moto na descida pra pegar no tranco - isso tb é coisa de bixona!
Brincadeirinha. Na minha moto me enquadro como uma bixona :(


Muito boa essa filosofia rapaiz... vou comprar uma R1 e vou ficar ligando ela no tranco, afinal, partida eletrica é coisa de Biba. uAWEHAUEAhAHewau!! pra mim biba é akela que dá ó cooler do cpu, e não o que usa partida elétrica.

destbr
07-05-07, 20:25
eu imagino que poderia forçar o cambio e peças de transmissao final, pois elas nao sao envolvidas diretamente qdo se da a partida no modo bixona :D

mas mesmo forçando essas peças, sao fortes e duvido q seja tao prejudicial assim!

cold-milk
07-05-07, 20:35
cara minha experiencia sobre isso foi tragica!!!

minha bateria fudeu ai unico recurso foi o tranquinho, mas 3 dias assim at pegar a grana ja foi o suficiente!

estourou o rolamento da engrenagem, moeu tudo dentro .. resultado: fazer motor parte de baixo e de cima .....
caroooooo

agm2112
07-05-07, 23:07
É ... como o nome doz ... tranco. De porrada em porrada acaba quebrando. Juntando com um rolamento meio baleado, já era.

hedertone
07-05-07, 23:57
eu imagino que poderia forçar o cambio e peças de transmissao final, pois elas nao sao envolvidas diretamente qdo se da a partida no modo bixona :D

mas mesmo forçando essas peças, sao fortes e duvido q seja tao prejudicial assim!
prefiro continuar no modo bixona.... :P

MaumauFT
08-05-07, 18:29
bom..acho que maior desgaste tem sim, pois, você dah um tranco no vira.

Agora em motos (e carros) com IE tem bem mais chance de dar caca. A IE funciona com uma tensão X. Se a tensão baixar daquilo pode danificar componentes e, como você dah um tranco, a tensão está quase em 0(ou digamos bem baixa, pra moto não pegar) e faz o alternador funcionar. Até ele gerar os 12V que a IE necessita pode dar caca heehehe

bodo
10-05-07, 16:20
O interessante é que tambem depende do cdi,explico:

-O cdi da ybr por exemplo retira da bateria a energia para o seu funcionamento,portanto se a bateria tiver um tiquinho de carga ,carga esta insuficiente para o motor de arranque,certamente ela pegara no tranco,mas se a bateria estiver zerada ou em curto ,nao acredito que ira pegar.

-Outro exemplo,na tenere o cdi é alimentado pelo alternador,portanto independe da bateria,se por um lado é bom,por outro,vejam só ,para a tenere pegar no tranco ,voce tem que ter um embalo suficiente para que o motor gire a uma velocidade tal que ,o alternador produza tensao suficiente para alimentar o cdi,traduzindo em termos praticos,somente numa boa ladeira ,fora disto,voce empurra e pula em cima e ela trava o pneu e nada.

agm2112
10-05-07, 16:24
A Tenere não tem um pedal de partida pra emergências ? Outro dia vi um cara tentando ligar uma no pedal ... coitado. Ligar uma XLX que tem descompressor já é difícil... imagina uma Tenere.

J.Francisco YZF R1
26-11-10, 17:00
prefiro continuar no modo bixona.... :P

Tenho uma pequena notável, a R1 2008, e gostaria de saber se alguém sabe se existe algum problema em dar tranco em uma moto de grande cilindrada!?
Disseram que danifica o catalisador e tudo mais mas alguém tem conhecimento sobre assunto!?

Grande abraço...

f3rn4nd0
26-11-10, 17:02
Tenho uma pequena notável, a R1 2008, e gostaria de saber se alguém sabe se existe algum problema em dar tranco em uma moto de grande cilindrada!?
Disseram que danifica o catalisador e tudo mais mas alguém tem conhecimento sobre assunto!?

Grande abraço...


Bem vindo, nunca ouvi falar de ninguem que tenha dado 'tranco' em motos de grande cilindrada, geralmente elas tem seguro com guincho, então se der problema guincha e leva na oficina....

Caique
26-11-10, 17:16
A Tenere não tem um pedal de partida pra emergências ? Outro dia vi um cara tentando ligar uma no pedal ... coitado. Ligar uma XLX que ta com descompressor ruim! já é difícil... imagina uma Tenere.

Geralmente ela não pega igual carros injetados.................

D.Lima
26-11-10, 17:37
Pegar no tranco é igual a gente duro de canha pra se levantar depois que cai.
Não tem problema algum (para seres humanos como eu, carburados).

Se fosse aqueles ditados de homem x bixona....
Moto com partida elétrica - bixona
Moto com partida no pedal - homenzinho
Moto que com partida elétrica e pedal mas o dono só faz pegar no tranco - macho.


Então deixa eu ir ali na minha bixona enquanto vc fica aí dando tranco no teu macho ]:)

Caique
26-11-10, 18:19
Então deixa eu ir ali na minha bixona enquanto vc fica aí dando tranco no teu macho ]:)

:lol: :drool: :0_0: :drool: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

marcos013
26-11-10, 18:39
Então deixa eu ir ali na minha bixona enquanto vc fica aí dando tranco no teu macho ]:)

O Ronaldo já se deu mau nessa, não vai no mesmo caminho dele não.

Thyago Mahon Barros
27-11-10, 03:50
Com certeza botar a moto pra pegar no tranco danifica.

magrao tk
27-11-10, 07:04
Eu faço as minhas pegarem no tranco todos os dias de manhã. A rua é uma descida de terra, engato uma 4ª ou 5ª, depois não acelero até esquentar o motor e chegar no fim da lomba e aí vambora!
Mas se fosse alguma com IE lógico que não faria.

SydmaaR
27-11-10, 07:42
Bem vindo, nunca ouvi falar de ninguem que tenha dado 'tranco' em motos de grande cilindrada, geralmente elas tem seguro com guincho, então se der problema guincha e leva na oficina....


é Eu Também Nuncaaa Ouviiii Flareeem Disso, 2

lordbrill
27-11-10, 08:46
em motores carburados num deve prejudicá nada, e esse negócio de corrente de comando pulá um dente num tem nem como acontece

Vou na filosofia do Stone.
Pelo que andei gabaritando, em motores carburados não dá problema.

Nickneo
27-11-10, 09:43
Então deixa eu ir ali na minha bixona enquanto vc fica aí dando tranco no teu macho ]:)


|:( |:( |:( |:( :k :k :stop: :blergh: :shump:

:lol: :lol: :lol:

joao fernando
27-11-10, 10:29
Com carbrador mas catalisador, dá problema sim. Vai chegar combustivel sem queimar no catalisador

iagosoares
27-11-10, 10:39
Tenho uma pequena notável, a R1 2008, e gostaria de saber se alguém sabe se existe algum problema em dar tranco em uma moto de grande cilindrada!?
Disseram que danifica o catalisador e tudo mais mas alguém tem conhecimento sobre assunto!?

Grande abraço...


tem certeza que ela é pequena ?
pq notável ela é com certeza.. HAUEUAHEUA

Castrovox
27-11-10, 15:49
Olha, meu conhecimento é limitado, mas acho que nao dá nada pegar no tranco com moto carburada.... o problema todo é quando tem bomba eletrica/ie... o sistema "nao entende" pegar no tranco.


O que quebra eu não sei , mas a moto carburada pega facil, facil no tranco...

Blaze
27-11-10, 16:10
Eu vou chutar...
acredito que sua embreagem vá pro saco... sei lá, por teoria é a parte que "recebe" a movimentação do vira pra mandar pras engrenagens...
ainda por teoria ela estaria meio que fazendo uma inversão... sei la, talvez isso fosse "confundir" o CDI
mas me perdôem se disse besteiras, afinal sou leigo tambem :#

abraços

hornet265
27-11-10, 17:05
na verdade pode dar um calço hidraulico e zuar a biela....em injeçao eletronica nao pode...mas nao conhesso ninguem ninguem que diz que deu problema,conhesso 1 caso so de uma rd que quebrou a biela,muito raro!

Caique
27-11-10, 17:14
na verdade pode dar um calço hidraulico e zuar a biela....em injeçao eletronica nao pode...mas nao conhesso ninguem ninguem que diz que deu problema,conhesso 1 caso so de uma rd que quebrou a biela,muito raro!

Calço hidráulico :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0: :0_0:

chiccoli
27-11-10, 17:53
Ja dei tramko em IE,
só que...., espera a injeção ligar.., pelo amor de deus..

nada de anormal percebido..

mas sobre o "bixona".., eu ainda fiko com a partida elétrica..,

como eu falei pra minha ex uma vez..,
quer cara forte namora com um saqueiro..

sou preguisoso com muito orgulho !

higoff
27-11-10, 20:48
Ja dei tramko em IE,
só que...., espera a injeção ligar.., pelo amor de deus..

nada de anormal percebido..

mas sobre o "bixona".., eu ainda fiko com a partida elétrica..,

como eu falei pra minha ex uma vez..,
quer cara forte namora com um saqueiro..

sou preguisoso com muito orgulho !


Ex?
Então ela foi atrás do saqueiro? Rsrsrsrsrs...

Enfim... tb já dei tranco na minha, mas ainda tinha bateria pra bomba pressurizar. E foi só uma vez.
Ah, e usem a segunda marcha, preferencialmente. O tranco na transmissão será menor.

Abs!

Irmão
27-11-10, 21:05
Cade os nossos mecanicos de plantão ???
Presente.

Ae galera do PN posso responder essa pergunta com uma experiência fresquinha.
Essa semana fui procurado por um rapaz que tem uma NX200, ele caiu com a moto
e deu tranco pra pegar, não pegou, fui ver a moto abri o carbura motei denovo e nada
de pegar verifiquei eletrica e tudo normal então resolvi olhar o ponto do motor.
Adivinha o que ocorreu! O volante do motor (magneto) rodou e saiu do ponto a chaveta
tinha sido danificada, o resultado do tranco foi R$ 60,00 de prejuizo.

CONCLUSÃO: Tranco pode estragar a moto sim.

XING LING
27-11-10, 21:11
Sempre quando precisei dar tranco eu soltei a embreagem bem devagar para não dar muito tranco, se possivel eu coloco uma 3° marcha e quando vou soltar a embreagem eu levanto e caio com meu peso em cima do banco para a roda traseira não arrastar!!!!

Isso na minha STX 200 quando a bateria foi pro beleléu, na Miza eu nunca precisei e se precisar tenho o pedal para ajudar!!!

Ronnytrials
28-11-10, 02:50
eu acho q tem o mesmo efeito do pedal de partida... ja dei varios trancos quando a bateria da minha antiga yes morreu e nunca deu nada. esse lance de um dente do comando pular é impossivel, se o dente pular com um tranco, entao quando formos subir um morro com a moto além de pular a corrente de comando, pulará tbm a corrente de transmissao... nao faz sentido.
Igual dizer q corrente fina em moto de 200 cc nao aguenta, BALELA!!!! quando subimos um morro com a moto a força é igual ou maior.
A fazer tem corrente fina... original!

magrao tk
28-11-10, 07:33
Sempre quando precisei dar tranco eu soltei a embreagem bem devagar para não dar muito tranco, se possivel eu coloco uma 3° marcha e quando vou soltar a embreagem eu levanto e caio com meu peso em cima do banco para a roda traseira não arrastar!!!!

Isso na minha STX 200 quando a bateria foi pro beleléu, na Miza eu nunca precisei e se precisar tenho o pedal para ajudar!!!

Faço mais ou menos isso tambem. Largo numa 4ª ou 5ª na descida, solto a embreagem com se tivesse passando de 1ª pra 2ª, ou seja, nem tão devagarzinho nem tão de vez. No meu caso eu nem chamo de tranco porque ela não leva tranco nenhum, eu ligo no embalo. E faço isso todos os dias sem problema nenhum.

jOSÉ
01-12-10, 23:39
O único problema do tranco, é o catalisador. Vai sair gasolina pelo cano de descarga que vai encharcar a cerâmica do catalisador, quando o motor pegar o calor da queima vai para a gasolina do catalisador que vai explodir e acabar com a cerâmica, pode até entupir o cano. O custo de um catalisador é caro.

Se não tiver catalisador pode fazer pegar no tranco, mas na marcha certa.

BADANHA
02-12-10, 09:08
Cade os nossos mecanicos de plantão ???
Presente.

Ae galera do PN posso responder essa pergunta com uma experiência fresquinha.
Essa semana fui procurado por um rapaz que tem uma NX200, ele caiu com a moto
e deu tranco pra pegar, não pegou, fui ver a moto abri o carbura motei denovo e nada
de pegar verifiquei eletrica e tudo normal então resolvi olhar o ponto do motor.
Adivinha o que ocorreu! O volante do motor (magneto) rodou e saiu do ponto a chaveta
tinha sido danificada, o resultado do tranco foi R$ 60,00 de prejuizo.

CONCLUSÃO: Tranco pode estragar a moto sim.


de certo foi o tombo e nao o tranco. o volante ta ali girando a 10 mil RPM e vc desliga o motor ele em 2 segundos ta a 0 RPM agora vai me dizer que vai sair do ponto por estar a 0 RPM e dar um tranco e pegar 500 600 RPM...

um pouquinho de fisica e mecanica nao faz mal a ninguem.

se ta com a moto parada e da uma arrancada forte e vem dizer que estragou a relação ou o embuchamento da coroa pelo tranco...

sao exemplos, mais ta ai.