PDA

Ver Versão Completa : Pistão furado em motor 2T. Causas ??



FabricioFabuloso
17-05-07, 15:26
Fala rapaziada... baum ???

Seguinte, a minha kerida RDzinha parou :d :d :d :d, no fim de semana ela apagou e naum pegava de jeito algum... ontem consegui levar a moto ateh o mecanico e pra minha surpresa o pistão furou !!! Bom seguinte o motor eh original 135 na medida 0.5, esta com escape sarachú e foi feito parte de cima a menos de 2K !! A regulagem estava boa, inclusive tendendo pro excesso e não falta. Normalmente o pistão fura por falta de combustivel em alta rotação mas ela tava bem regulada pra naum dar falta e realmente naum dava falta nem em altíssimas rotações... No dia, a moto de manha não pegava, tirei a vela e limpei, lixei os contatos, colokei de volta e pegou na hora... dai meu irmão saiu pra andar... abasteceu 4 litros em um posto desconhecido, que se misturou a +- mais 4 litros de combustivel de posto confiavel ( ficou 1/2 a 1/2), saiu desse posto... pegou uma reta de 2km a uns 7/8mil rpm e no fim da reta a moto deu uma falhada, ele aliviou numa subida e na proxima descida de 1km ela apagou...

A pergunta eh o q causou o furo no pistão ?? Falta de gasolina ??? combustivel ruim ?? alguma outra coisa ?? tudo bem pode ter dado uma pequena falta por sujeira ou outro motivo desconhecido, sei la, mas por menos de 1km isso seria o bastante pra furar ??? se a gasolina tava adultera, um tank com meia "da boa" e meia ruim causaria isso tão rapido ??

Bom o mecanico ainda vai investigar pois ele achou mt estranho, mas peço ajuda de vcs, sabios motociclistas, pra saber o q deu errado...

Abraços e Obrigado

PS: Motor feito, como dito, a menos de 2k com peças originais Yamaha.

agm2112
17-05-07, 15:45
Eu pensaria na hipótese do escapamento ... motores 2T são extremamente sensíveis a mudanças no escapamento, e uma simples mudança na velocidade dos gases do escape pode causar mudanças de temperatura na camara de combustão. Outra hipótese seria algum depósito que se formou por excesso de óleo ou gasolina ruim, que causou pre-ignição.

TICO
17-05-07, 15:55
Essa teoria de que o pistão fura por falta de gasolina não é 100%, quando isso aconteceu na minha DT, eu fui pesquisar mais sobre o assunto, em uma das matérias encontradas na internet, descobri que o furo do pistão é causado também porque o motor esquenta num nível muito elevado e isso causa a deteriozação da cabeça do pistão, esse desgaste deixa o pistão mais fino, ele desgasta mais onde é mais quente, ou seja, bem embaixo da vela(combustão). Por isso que ele fura bem no meio.
Da um checada na temperatura da motoca e vê se ta normal. Abraço

NEUDSON
17-05-07, 17:07
jajá o alan aparece....

casali
17-05-07, 17:29
pode até ser o regime de aceleração que andava,
o pistão fura por superaquecimento, geralmete causado pela mistura pobre, mas a forma de andar também provoca esse aquecimento, ainda mais com sarachu, o pessoal aqui não gostava muito desse cano em moto para andar no dia-dia, requeria muitos cuidados,

motor 2t guenta o pau, mas na tocada certa,

deixa o alan te explicar mais didaticamente

jecastro
17-05-07, 17:30
Tico,

Essa teoria de que o pistão fura por falta de gasolina não é 100%, quando isso aconteceu na minha DT, eu fui pesquisar mais sobre o assunto, em uma das matérias encontradas na internet, descobri que o furo do pistão é causado também porque o motor esquenta num nível muito elevado e isso causa a deteriozação da cabeça do pistão, esse desgaste deixa o pistão mais fino, ele desgasta mais onde é mais quente, ou seja, bem embaixo da vela(combustão). Por isso que ele fura bem no meio.
Da um checada na temperatura da motoca e vê se ta normal. Abraço

Acontece que o motor aquece exatamente por causa da falta de gasolina, neste caso específico do fabrício talvez o pistão já estivesse desgastado de outras misturas pobre e com isto tenha facilitado o furo em uma nova abastecida, mistura pobre pode ser causada pelo excesso de álcool da gasolina, pois quando se coloca álcool é necessário injetar 35% mais combustível e se a gasolina estava com excesso de álcool (muito comum hoje em dia) o pistão pode furar.

FabricioFabuloso
17-05-07, 18:11
agm, Tico, Neudson, casali e jecastro... obrigado pela atenção e ajuda... bom então a principal causa do furo no pistão eh o super aquecimento dentro da camara... que pode ser causado por mts falhas dentre as quais excesso de alcool a gasolina, mistura pobre e ateh mesmo pelo excesso de contra pressão dado pelo escape dimensionado... humm bom estando tudo isso certo jah posso começar a estudar as causas, e pensar em soluções para isso não ocorrer de novo.

Uma coisa o agm disse q "restos" de gasolina e oleo podem ter dado pré ignição... como relatado pela manha a moto naum pegava (acho q era vela, mas jah podia ser sinais de problemas), depois de mt tentar pegar o cilindro ficou cheio de gasolina... quando limpei a vela e dei a partida, o escape jogou mt oleo pra fora naum keimado pois o cilindro tava "cheio", mas acho q depois de uns 15/20 kms que foi quando a moto parou todo esse oleo "extra" jah tinha keimado, ou ele pode ter ficado no cilindro e ter provocado a pre ignição ???

Abraços e obrigado pela ajuda

C Jay
17-05-07, 21:20
excesso de óleo 2T empobrece a mistura...

Filtros entupidos, gasolina ruim, pre ignição... existem muitas causas...

O jeito é fazer este motor com um mecânico que te dê garantia do serviço.

E voce sabe que Nos Motores 2T o amaciamento deve ser feito rigorosamente certo, sem passar de algumas faixas de rotação enquanto o motor está com pouca quilometragem né...
Só que isto nao deve ser o motivo pois pode causar um travamento, não um pistão furado...

no mais, boa sorte com sua próxima retífica! :clap:

Alan
17-05-07, 22:49
C Jay por aqui ! E aí cara, blz ?

Fabrício, pistão furou por superaquecimento e o que o jecastro disse está certo. Vamos as perguntas:

Que vela vc estava usando ? Grau o quê, 8 ou 9 ?

Quais as medidas dos giclês ?
Sua moto poderia estar gorda em média e baixa mas pobre em alta ! Só pra vc ter idéia na RX 180 com Sarachu eu usava giclê de alta 225 e na RD 350 o original é 250 !

Pistão Metal Leve ? O ponto estava certo ? O pedal de partida as vezes dava contra golpe ?

Agora, na boa, 2 mil km e já furou ? Leva pro cara e manda ele arrumar na garantia ! Pelo o que eu me lembro ele é o famoso aí da cidade e não é nada barateiro.

E depois disso compra um Prandini e trás a moto aqui pra eu regular :D

FabricioFabuloso
18-05-07, 10:59
Fala C Jay, valeu ai pelas dicas mas o amaciamento foi feito de boa, com escape original entaum com certeza essa não foi a causa... valeu ai e espero ver mais vc aki no forum...

Fala Alan.. baum kra ??? Entaum a vela eu preciso confirmar mas acho q era 8... Os gigles pra te falar a verdade naum sei qual a medida... preciso perguntar pro mecanico... o pistão comprei na Yamaha mesmo... deve ser metal leve, naum sei ao certo, mas eh o original usado pela yamaha, ou pelo menos deveria ser... o pedal de partida naum dava contra golpes naum e quanto ao ponto naum sei te dizer mas era pra estar certo heheehhehe... estaum o mecanico eh mt bom... mexe com mts 2T aki, ele corre de formulinha e tals... naum sei em kem melhor posso mandar... alem do kra ser gente fina, atencioso, e realmente parece q manja... vou estudar a moto com ele pra ver se a gente resolve essa questão e descobrir as causas...

Realmente to precisando comprar o Prandini... o ruim eh trazer ela pra ka pra vc afinar... eh meio longe hehehehehe

Abraços e obrigado pela ajuda !!!

PS: so mais uma duvida, vcs acham q como de manha naum pegava e ela encheu de gas e oleo no cilindro, que inclusive quando fiz pegar cuspiu mt oleo e gasolina pelo escape pode ter danificado o pistão ??? e depois em alta rotação e temp ele acabou por furar ???

diabo2
18-05-07, 11:50
Tira a vela e olha a cor dela.

Tasteful
13-08-08, 23:25
Eu sei que o problema já foi solucionado,eu sei que o tópico ateh ja morreu,mas venho ressucita-lo!!!
Em motos mexidas é comum os mecânicos adiantarem o ponto,isso pode causar a quebra do pistão...
Já aconteceu comigo mas foi por causa do mecânico(mechânico) que colocou um pedaço de arame no giclê da baixa para regular o bura(só pra não comprar outro giclê de 1 pila) |:(
depois dessa Eu que "mecho"!E a bichinha ta andando :P
Valeuu!!!

abduzido
14-08-08, 19:19
Acho que de 2T eu entendo um pouquinho, vou te dizer o que foi:

O que furou o pistão foi a "aliviada" que seu irmão deu, isso é tiro e queda pra furar pistão em 2T, principalmente com dimensionado. Ao aliviar o gás aumenta a temperatura na câmara. Isso serve pra 4T também, mas o risco é insignificante, só se tiver muito taxada.

Não sei o grau térmico da vela, mas ao colocar o escape dimensionado deveria ter aumentado um ponto, talvez B9HS. Aliás, se não for usar a moto pra competição tira o dimensionado e pôe o original que é melhor, principalmente nas RD/RDZ. Acha um original de RDZ, mesmo usado, que vc vai ser feliz, principalmente em torque e consumo.

Na próxima quando for reduzir moto 2T usa os freios da moto com o gás levemente aberto (moto 2T não tem freio motor mesmo). Me admira muito seu mecânico não saber disso.

Guilherme Mcnasty
15-08-08, 10:26
Agora fiquei invocado!

FURO no MEIO do pistão: FALTA de combustível, VELA QUENTE DEMAIS, TAXA EXCESSIVA, não tem outra causa;
QUEBRA ou fundição dos cantos da admissão do pistão: ponto adiantado;
QUEBRA ou fundição do pistão nas beiras do escapamento e janelas: pré detonação;
RISCOS, engripamento nas laterais do pistão: falta de lubrificação ou folga cilindro/pistão insuficiente ou ainda excesso de rotação com motor frio;
QUEBRA da saia do pistão, geralmente a saia da admissão: excesso de folga cilindro/pistão;
QUEBRA do pistão na região do pino: excesso de rotação, redução de marcha inapropriada;
TORÇÃO OU EMPENAMENTODE BIELA: calço hidráulico. Geralmente ocorre nas 2t refrigeradas à água, por junta de cabeçote estourada.

Mas já adianto: o segredo dos 2t está na alimentação. Muita gente acha que está com o carburador 100% regulado ou até dando excesso, quando na verdade ele dá excesso mas depois de algum tempo ele passa a dar falta por má vazão de combustível.
Os segredos estão na altura correta e alinhamento perfeito da bóia, torneira de combustível desobstruída e ORIGINAL, agulha do pistonete nova, original e na posição correta, giclê Mikuni pra carburadores VM, difusor original, agulha e sede novos.
Já peguei muita rd, dt que dava um excesso absurdo e depois de esticar a 4ª,5ª ela dar falta a ponto de começar a grilar tudo, total falta de acerto. O pessoal quebra muito motor por contas disso, 95 % das vezes é isso.
No resto é Taxa excessiva, combustível ruim ou ponto adiantado demais(mas nas ignições ORIGINAIS não tem como adiantar demais, a ponto de estourar o motor).

Guilherme Mcnasty
15-08-08, 10:33
ABDUZIDO:
não tem nada a ver essa de reduzir com o acelerador aberto. Partindo do princípio de que o motor está 100% acertado, vc pode reduzir o qto quiser, desde que não ultrapasse a faixa de rotação do motor, te garanto. Até pq abrindo o acelerador a tendência é SUBIR a temperatura da câmara, com o acelerador fechado não entra ar suficiente pra combustão em rotações maiores do que a da marcha lenta, lembrando que estamos falando de um motor ACERTADO. Agora se estivermos falando de um motor sobretaxado, usando gasosa ruim, com a agulha e giclagem totalmente fora de acerto, vai entrar uma quantidade mínima de combustível na camara, combinado a uma quantidade mínima de ar, somando-se a sobretaxa e ainda um ponto adiantado, aí sim teremos pré ignição ou pior, pré detonação.

abduzido
16-08-08, 00:48
ABDUZIDO:
não tem nada a ver essa de reduzir com o acelerador aberto. Partindo do princípio de que o motor está 100% acertado, vc pode reduzir o qto quiser, desde que não ultrapasse a faixa de rotação do motor, te garanto. Até pq abrindo o acelerador a tendência é SUBIR a temperatura da câmara, com o acelerador fechado não entra ar suficiente pra combustão em rotações maiores do que a da marcha lenta, lembrando que estamos falando de um motor ACERTADO. Agora se estivermos falando de um motor sobretaxado, usando gasosa ruim, com a agulha e giclagem totalmente fora de acerto, vai entrar uma quantidade mínima de combustível na camara, combinado a uma quantidade mínima de ar, somando-se a sobretaxa e ainda um ponto adiantado, aí sim teremos pré ignição ou pior, pré detonação.



Não gosto muito de polêmica, mas o que estou te dizendo é público e notório. Além do que sei por experiência própria, já aconteceu algumas vezes comigo: Se vc está com 2T escape dimensionado com o gás aberto em alta e alivia, dá falta de combustível e o pistão vai embora. Principalmente RD/RDZ 125/135. Basta vc ver o relato: furou o pistão em descida e ao aliviar o gás. Ao abrir o acelerador a mistura refrigera a camara, porque não é só a explosão qua faz temperatura subir, mas tem também o atrito e a vela continua faiscando e queimando alguma mistura que ainda vai.
Concordo que se estiver bem afinadinho é mais difícil acontecer, mas é praticamente impossível manter qualquer motor, ainda mais um 2T de rua e ainda com dimensionado afinado 100% do tempo. Entram diversos fatores como qualidade da gasolina, condições climáticas e de altitude (quem mora no litoral sabe que basta descer a serra que a mistura empobrece) e também o carvão que empobrece muito a mistura com o tempo, além de causar pré-ignição. Daí basta aliviar e fura o pistão, isso é certo.
A maioria dos dimensionados liberam muito rápido os gases, deixando muito pouco no cilindro para refrigerar e lubrificar.

Pré ignição e detonação são basicamente a mesma coisa. Não existe pré detonação.

Japaparadoxx
16-08-08, 10:11
Só para aproveitar o tópico, eu peguei uma pequena 2t pra dar umas brincada na praia, dei uma mechida no bura pois a moto tava horrível, já é moto pra trilha e praia, agora imaginem essa moto 6 meses parado.
Depois que mechi, pecebi que tava vazando gasosa por aquele caninho que fica embaicho. Fui la e dei uma mechida na boia.. melhorou bem, parou de vazar, mas ainda ta ruim.
O que acontece?

A moto so firma da terceira marcha para cima |:(
E nas primeiras marchas, só firma depois de acelerar muito.
Parado, e só acelerando a moto faz " bééééémmmmmm...... bééééémmmmmmm....béééémmmmmmmmm!!", em intervalos.

Uma coisa que percebi, quando vou guardar a moto na wagon, eu fexo a torneirinha para nao correr o risco de vazar dentro do carro (cheiro de gasosa no carro é punk), nisso, a moto uns 20 segundos antes de morrer por falta de gasolina, vira o bixo, vc acelera ela responde na hora, e com brutalidade, e a rotação sobe sem nenhum embrulhamento e sem "béééééémm,,, bééééém"

Agora penso, será mesmo a bóia?

Ja li uns par de manual, tópico, etc. E ainda nao aprendi o suficiente sobre 2t. :P

abduzido
16-08-08, 11:45
Agulha e bóia

Japaparadoxx
16-08-08, 13:05
Mas, regulagem, substituição, ou..?

Poderia explicar melhor ai? :D

abduzido
16-08-08, 21:41
O bom é substituir, é um ítem bem barato. Aqui no fórum tem um tutorial de regulagem das Suzuki 125 que ensina regular bóia, serve pra quase todas.

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=10000.0

Japaparadoxx
16-08-08, 21:56
Ah sim, mas isso também serve para 2 tempos?

abduzido
17-08-08, 17:58
Boia é bóia, 2 ou 4 tempos, carro ou moto. Alí tem um tutorial interessante sobre regulagem de bóia, é só vc adaptar isso pra sua bóia. Mas se vc não tem intimidade com mecânica leve num mecânico e peça a ele pra fazer.

ze chico
17-08-08, 20:05
2T ate quando tá muito afinado pode furar pistão se você mantiver uma aceleração constante, logico dependendo da vela (B8HS) na cidade aconselho B9HS . Minha RX nunca furou e queimou vela sigo regras e em viagem longas aumento consumo de oleo 2t 15litros gasolina 1/2 oleo 2t,(uso oleo comum) sem problemas parece ate que estou deslizando na estrada e depois de alguns KM praticamente some a fumaça. com relação a regulagem use a do fabricante .

Willch
26-06-17, 07:31
O amigo aí tem razão quanto a altura da bóia causar falta de combustível, para se ter uma idéia, um giclê de alta subdimensionado pode causar furo no pistão em médio prazo, mas uma bóia mal regulada pode causar furo no pistão numa simples esticada.