PDA

Ver Versão Completa : Torneira de gasolina...



Derek
22-05-07, 09:51
Tava lendo o manual da minha moto e ali diz que sempre que for parar a moto se deve colocar a torneira da gasolina na posição OFF, sob o risco de até pegar fogo na moto se não fizer isso...

o ruim é que sou esquecido e quando vou sai as vezes esqueço de ligar de novo e daí acabo parando algumas esquinas depois... :lol: :lol:

queria saber se tem problema em não desligar a gasolina, assim de um dia pro outro...

rafiusky
22-05-07, 09:58
cara, num sei como é na Yes, mas na |Titan nem eu e nem o primeiro dono desligava, essa stória d pega fogo acho q só com um lança-chamas encima da moto hahah flows
®

casali
22-05-07, 10:01
:G eu só lembro que existe a torneira na hora que pega reserva :drool:

ma é bom fechar para não estragar a agulha da bóia, a gasolina desce por gravidade e automaticamente se tu não fechar a torneira que tem que guentar o tranco é a boia

Saurus
22-05-07, 10:13
Se você for estacionar a moto por até uns 15 minutos, sem problemas. Pode deixar aberto. Mas se for mais que isso, recomendo fechar a torneira uns 3 quarteirões antes do seu destino. Ao chegar a gasolina que estava na cuba do carburador já terá sido toda queimada, esvasiando a cuba.

Se a gasolina ficar ali por muito tempo, ela "envelhece" (oxida) e forma uma crosta, primeiro gelatinosa, depois uma casca. Isso vai entupir a linha de combustível.

Se a torneirinha ficar aberta, como já disseram ai em cima, o combustível vai para o carburador por gravidade. Assim, a pressão exercida pela gasolina do tanque, ficará forçando o estilete e a bóia do carburador, reduzindo sua vida útil. Se as juntas de carburador forem forçadas e se romperem, haverá vazamento do combustível sobre o motor (que pode estar quente) ou sobre a curva do escapamento (que também pode estar quente), o que, eventualmente, pode causar um incêndio.

PenPen
22-05-07, 10:21
na verdade o correto até seria descer da moto e manter uma certa distancia :o :o

deem uma olhada nessa materia do fantastico que vocês vão intender ;)

http://www.youtube.com/watch?v=hJlMIfDIsok

Derek
22-05-07, 10:31
pô, se é tão importante assim fechar a torneira, devia ter uma indicação no painel de torneira em posição OFF, pra quem é esquecido como eu é foda...

wendell
22-05-07, 11:15
Se no manual ta mandando, faça....do contrário vai estragar alguma coisa mais rápido, isso é lei.

rocksul
22-05-07, 11:20
:G eu só lembro que existe a torneira na hora que pega reserva :drool:

ma é bom fechar para não estragar a agulha da bóia, a gasolina desce por gravidade e automaticamente se tu não fechar a torneira que tem que guentar o tranco é a boia

Idem.

edbahiano
22-05-07, 12:04
Tornerinha de gasosa? onde fica? ah ta...embaixo do tanque..heheheh :G

Dilim
22-05-07, 12:12
Vamos fazer uma enquete:

Sua moto já pegou fogo por nã deixar no OFF a torneira da gasolina?
( ) sim
( ) não

Brincadeiras a parte,
seguir o manuel é sempre bom...
...mas desligar a gasolina toda vez que desligar a moto
não tem jeito.

Eu só desligo a minha quando vou viajar ou fico mais de uma semana
sem andar com ela. Se não, fica no ON mesmo.

mantabodyboarder
22-05-07, 12:25
Eu desligo de noite, quando vou dormir :P

Stone
22-05-07, 12:28
tbm um problema é se ficar uma sujeirinha na agulha da bóia, a mesma num vai fechar direito e a gasolina vai vazar pela mangueirinha
mas na minha nunca fecho a torneirinha,
só na bolinha eu fecho, pois só ando final de semana, e nem é em todo findi que ando

lagreca
22-05-07, 12:36
interessante isso, eu fecho quando ela realmente vai fica parada, de noite por exemplo

nando_150
22-05-07, 13:56
eunão sabia disso não, nunca fechei a minha quando fui viajar fiquei uma semana longe de casa e ela ficou todos esses dias parada ,e não aconteceu nada...

Guilherme Rabelo
22-05-07, 14:07
nas duas motos que eu tive nunca fechei a gasolina só uso pra abrir a reserva

cold-milk
22-05-07, 14:09
nas Cg´s antigas eu tinha q fechar a torneirinha pq vazava mt tempo parada... hoje em dia não fecho não! e não pq esqueço.. sei la ralaxo talvez?

DEIVIS
22-05-07, 14:27
SO USO A TORNEIRINHA QUANDO PASSA PARA RESERVA TAMBEM.....ACHU QUE NÃO TEM PROBLEMA... SEI LA ....SO C A MOTO FICA MUITO TEMPO PARADA ... AI TEM QUE FICAR NO OFF..

Saurus
22-05-07, 16:20
Gente, ninguém disse que é obrigatório fechar a torneirinha. Eu, por exemplo, disse que é RECOMENDÁVEL. Ninguém disse que dá problema logo de cara. Eu aprendi que REDUZ A VIDA ÚTIL de bóia, estilete e guarnições de carburador.

Eu costumo fechar sempre que a moto for ficar parada por mais de 15 minutos. Já houve casos de eu esquecer de fechar e aconteceu de eu encontrar uma poça de gasolina em baixo da moto quando voltei no dia seguinte. Já houve casos de eu esquecer de abrir a torneirinha antes de sairi com a moto e a moto morrer algumas centenas de metros depois, sendo que só tive o trabalho de abrir a torneirinha e dar a partida novamente.

TorteX
22-05-07, 16:41
[b]Axei que fosse so eu q lembrava da torneirinha so na hora de entrar na reserva!!! eheheheh :lol: :lol:

Ivan RJ
22-05-07, 17:35
É recomendável fechar a torneira, e para os esquecidos basta se tornar um hábito que nunca mais irão esquecer. Reserva, eu nem sei o que é isso, nunca usei apenas de vez enquando coloco a torneira na posição reserva para limpar o pescador em um nível mais baixo. Mas se a bóia travar o carburador vai jogar gasolina fora e com motor quente acende mais fácil que bucha de balão. Se a torneira existe é pra ser usada :OK:. Segurança meus irmãozinhos. Um grande abraço a todos.

Saurus
22-05-07, 17:36
[b]Axei que fosse so eu q lembrava da torneirinha so na hora de entrar na reserva!!! eheheheh :lol: :lol:


Doido tem aos montes por aí, véio! :lol:

andersonmac
22-05-07, 19:20
E um desses doidos sou eu..hehehe...tbm soh lembro de usar a tal torneira na hora de colocar na reserva...e soh...

TorteX
22-05-07, 19:30
Doido tem aos montes por aí, véio! :lol:

[b]Doido....mais na moto nunca prejudicou em nada....

Luigi
22-05-07, 19:42
Tenho um porem a postar

Gasolina NÃO ENTRA em cosbustão por calor, só por chama ou faisca, por isso não tem como pegar fogo se deramar no motor ou no escape.

Seguinto, a falcon não tem res, e é muito dura a torneira, nunca mechi, desde 2001 aparentemente nunca foi fechada (de tão pesada que é) e o carburador ainda está 100% original

TorteX
22-05-07, 19:50
[b]
Pois é Luigi...
tão fazendo tempestade em copo d´agua....

AMBN
22-05-07, 19:58
Ae Derek, assim que puder, troque sua YES numa Fazer ou numa Lander, pois as duas n tem essa torneira que tá te incomodando... Hi-tech é outra coisa. ]:)

Já vi YES vazando pq o dono esqueceu a torneira aberta por mais de um dia. O ideal seria vc se habituar a fechar a torneira ao desligar a moto e abri´-la novamente ao ligar. Na minha YES eu fazia isso, sem problemas. De vez em quando esquecia a torneira fechada e a moto morria, mas isso é normal. Tão normal quanto esquecer o descanço abaixado, sair com a moto, e fechá-lo raspando no chao, ao fazer uma curva para a esquerda...

Derek
22-05-07, 21:01
Ae Derek, assim que puder, troque sua YES numa Fazer ou numa Lander, pois as duas n tem essa torneira que tá te incomodando... Hi-tech é outra coisa. ]:)

Já vi YES vazando pq o dono esqueceu a torneira aberta por mais de um dia. O ideal seria vc se habituar a fechar a torneira ao desligar a moto e abri´-la novamente ao ligar. Na minha YES eu fazia isso, sem problemas. De vez em quando esquecia a torneira fechada e a moto morria, mas isso é normal. Tão normal quanto esquecer o descanço abaixado, sair com a moto, e fechá-lo raspando no chao, ao fazer uma curva para a esquerda...




A tua idéia não é ruim uhauahuah mas falando sério, eu ia pegar uma fazer, mas por motivos financeiros de momento e pelo valor alto do seguro (acima de 2000 pro meu perfil), peguei a Yes, mas quando trocar provavelmente vou pra Fazer...

Eu tenho um vizinho que tem uma burgman e deixou parada por um tempo, e encharcou tudo de gasosa e ele teve que levar na concessionaria pra moto pegar de novo, diz ele que a burgman não tem torneira de gasosa (não sei se é verdade)...


Já tô me acostumando a fechar... abrir nem sempre hehehehehe

mantabodyboarder
23-05-07, 07:46
Tão normal quanto esquecer o descanço abaixado, sair com a moto, e fechá-lo raspando no chao, ao fazer uma curva para a esquerda...


Ué, não é assim o jeito correto de se levantar o descanso lateral??? ]:) ]:)

cold-milk
23-05-07, 08:54
logo sai mais marcas com I.E ai tudo se resolve ...

AMBN
23-05-07, 09:06
Ué, não é assim o jeito correto de se levantar o descanso lateral??? ]:) ]:)


hehehehe pois é, na YES eu esquecia direto, n sei porquê. Cheguei a invejar os hondeiros que têm aquela luz "S" laranja no painel, avisando que o descanço está para baixo.... Na Lander ainda n esqueci, pelo menos por enquanto.

PimEdu
23-05-07, 10:02
O Luigi, falar que gasolina não pega fogo com calor é foda heim, a faisca nada mais é que calor, se o motor ou escape estiver quente o suficiente para inciar a combustão ja era, a faisca nada mais é que um meio de fornecer energia o suficiente para iniciar a queima...
Sobre a torneirinha, não lembro nunca de fechar, vou tentar lembrar, mas nunca deu nada na minha não, tudo bem q ela tem 3 meses, se tivesse dado ia ficar puto.

minerinho
23-05-07, 13:05
hehehehe pois é, na YES eu esquecia direto, n sei porquê. Cheguei a invejar os hondeiros que têm aquela luz "S" laranja no painel, avisando que o descanço está para baixo.... Na Lander ainda n esqueci, pelo menos por enquanto.


S? em qual moto tem isso?

Derek
23-05-07, 14:21
S? em qual moto tem isso?


S deve ser de Stand, eu acho, jah vi na twister e na falcon... deve ter em outras hondas... na fazer tem tb??

AMBN
23-05-07, 14:34
S deve ser de Stand, eu acho, jah vi na twister e na falcon... deve ter em outras hondas... na fazer tem tb??


Exatamente. Acho que n Fazer n tem n.

Derek
23-05-07, 15:16
Exatamente. Acho que n Fazer n tem n.


Se ela não tem, ela liga com o pezinho abaixado?? a Lander liga??

AMBN
23-05-07, 17:06
Liga, mas morre se vc tentar engrenar a primeira com o descanço abaixado.

Diego.fcs
28-05-07, 14:34
A minha eu sempre desligo, eu tinha uma XTZ que só usava de fim de semana e sempre esquecia de desligar e aí chegava sabadão que ia dar um rolê era fora pra cacete de fazer ela funcionar por causa desse lance de a gasosa descer por gravidade e tal... Depois que comecer a desligar não tenho mais esse problema...

Mas é como já disseram aki... Se está no manual, com certeza deve ser alguma coisa importante para se fazer...

max rydle
02-04-09, 10:56
pessoal deem uma olhada no topico manuais e tutoriais (torneira de combustivel eletrica)

ramirobs
02-04-09, 12:50
Que que é isso?