PDA

Ver Versão Completa : Não existe mais prova de Vestibular?



Lu Carvalho
25-05-07, 12:09
Não existe mais prova de vestibular?

Engraçado...

Cada vez mais vejo que tem mais gente fazendo Faculdade.

Isso é muito bom... mas o engraçado é que o que se tem de erros de português nas escritas dessas mesmas pessoas são fora do comum. A impressão que se tem é que é uma pessoa que não fez nem a 3ª série do ensino fundamental.

Não estou falando de abreviações, falta de pontuação, falta de acentos, não, estou falando de erros como total mudança nas escritas das palavras...

Ex.: eu tava com "preça" pra ir embora

Tem pouco tempo que coloquei um tópico que falava sobre esses erros, mas a minha dúvida atual... é sobre as faculdades, universidades... e não sei qtas "ades" mais...

Não tinha uma tal de "redação" que costumava valer 50% da prova pra se passar no vestibular?

Ramiro
25-05-07, 12:17
Costumava. O que vejo é que no fórum as pessoas relaxam nos português, algo do tipo, "se entenderem ta bom". :P

Alguns erros que li aqui foram cruéis.

como "ani-versário" entre outros que não recordo.

Lu Carvalho
25-05-07, 12:25
Costumava. O que vejo é que no fórum as pessoas relaxam nos português, algo do tipo, "se entenderem ta bom". :P

Alguns erros que li aqui foram cruéis.

como "ani-versário" entre outros que não recordo.



O pior é que a gente não gosta de ser chamado de país de burros, ignorantes e analfabetos...
... mas agimos como tal.

NEUDSON
25-05-07, 12:30
ISSO MESMO melhor sair daqui do que tentar mudar algo né ?

lion
25-05-07, 13:02
Ah dá um tempo ai, na internet em qualquer lingua há erros de ortografia, por pessoas que frequentam ou não a faculdade...
Quanto à redação, creio que em alguns estados isso não é levado a sério, as faculdades particulares não parecem se importar, o PRO UNI coloca diversos tipos de pessoas na faculdade também...
Não digo que pessoas do ensino público não sabem escrever, mas há pessoas que se beneficiam das vantagens oferecidas do governo e nem mesmo as merecem, não há esforço algum para entrar num ensino superior, enquanto pais gastam uma fortuna com os filhos em colegios particulares...
erros ortográficos na net não deveriam nem ser discutidos, algumas pessoas os fazem por relaxarem na digitação e não colocarem acentos, por exemplo eu, sempre que estou no msn, fórum e bate-papos em geral nunca me importei com isso, e raramente erro fazendo redações e trabalhos pra faculdade...

AcidGaucho
25-05-07, 14:01
Quando entrei na minha faculdade, era dificil pacas
hoje só se faz a redação :s

superkyo
25-05-07, 16:31
So burro pra ***** em portugues e tirei 5 nas redações de vestibular ano passado........so na UNICAMP q eu seu q vale 50% na 1º fase......FUVEST, UNESP, UNIFESP e UFSCAR naum vale 50% naum.......

wendell
25-05-07, 17:01
O problema é que hoje qualquer um faz faculdade...e o pior são os que se acham por fazer uma UNI qualquer da vida....a qualidade caiu muito e o nível dos profissionais esta cada vez pior.
Pagou, se formou, mesmo se vai na faculdade só pra tomar cerveja no bar.

PenPen
25-05-07, 17:25
realmente esta muito facil ingressar em uma faculdade hj em dia.. pai de um conhecido passou por uma instituição aqui de curitiba ( uniandrade ) para perguntar sobre o vestibular e outras coisas... falaram pra ele que no momento a faculdade tinha vagas :0_0: :0_0: e era só ele ingressar não precisando passar pelo vestibular :-/ um tanto polemico não?, e se eu não me engano teve até um ano que esta instituição chegou a fazer 7 vestibulares no mesmo ano.. teve inclusive vestibular do dia dos namorados... e assim caminha a humanindade!


agora vendo um outro lado EU sinto meu português deteriorando-se cada vez mais... simplismente por que não uso a lingua, faço graduação em eng civil e estou a 3 anos comendo numeros... meu vocabulario parece diminuir :P eu notei que ultimamente minha escrita esta horrivel simplismente pareço ter voltado ao jardim da infancia :0_0: sem falar a tremenda dificuldade que tenho para aprender outras linguas...
varios profissionais da área já me falaram que isso é o mal da engenharia, muitas pessoas sofrem com isso quando partem para esses cursos.

superkyo
25-05-07, 17:33
pretendo CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO !!

Se tiver o msm problema vo virar analfabeto !! pq hj eu já so burro imagine se piorar..

Jango
25-05-07, 17:48
Infelizmente a coisa esta piorando cada vez mais, nas faculdades publicas a redação ainda é obrigatoria, mas como já falaram nas particulares é só pagar que se forma....
A internet também tem culpa nisso, uma pessoa vê uma palavra escrita errada e como não tem outra base acha que esta certo, por isso tem horas que dá vontade de chorar na frente do computador. Ninguem mais lê livros, ai da nisso...
Ps: eu sei, eu não uso acento hehehe :G

andersonmac
25-05-07, 18:12
Hj em dia tem faculdade em qualquer canto da cidade...cada vez aparece mais faculdades novas...até aquelas em que as aulas são feitas online...nada contra...mas ñ acho que vc se torne um bom profissional fazendo aulas via internet...e outra...sendo faculdade paga, é soh ter grana que tu entra...agora quero ver passar na federal daqui...aí o buraco é mais embaixo...

jecastro
27-05-07, 12:19
Os cursos básicos de faculdade tem em todos os lugares, (direito, pedagogia, administração e letras), são cursos baratos (para as faculdades), basta ter um professor e um quadro negro, agora cursos de Engenharia, medicina e qualquer outro que exija grandes investimentos em laboratórios são poucos, e poucas são as pessoas hoje dispostas a fazer um curso de engenharia que é difícil pra c@r@lh0 e o salário hoje em dia não é la grande coisa, estes estão sendo esvaziados, fora que hoje tem cursos superiores de apenas 2 anos, a verdade é que hoje estão despejando formandos no mercado sem a menor qualificação, que depois ficam batendo cabeça de porta em porta atrás de trabalho.

oldskullo
27-05-07, 12:37
Lu,
é só vc esquecer o RG perto da Faculdade e pronto,
no dia seguinte eles te ligam pra falar
- tá matriculada!

:lol: :lol:

Infelizmente as universidades de hoje se tornaram num comércio.

abraço!

(PS: numa faculdade daqui da Baixada, o vestiba de 1/2 de ano deles foi... hm... 15 questões.)

Ramiro
27-05-07, 15:17
EU por outro lado sinto que meu vocabulário esta enriquecendo em meu curso de psicologia.

flavioamate
27-05-07, 15:57
Para enriquecer o vocabulário só existe um caminho: leitura e escrita. Mas tem que ser leitura e escrita decente, ler bons livros. O que, nos dias atuais, é pouco comum. Hoje tem muita gente que acredita que assistir um filme baseado em uma obra literária lhe trará os mesmos conhecimentos que teria se tivesse lido, puro engano.... A leitura funciona de outro modo, sua mente "tenta" recriar todo o universo formado pelo texto em si, e para isto todas as palavras que você lê, sua mente tentará buscar um significado, se não é encontrato ela busca referências no contexto e se tem uma idéia do que é. No filme, assim como outra midia visual, tudo se dispersa, os detalhes são perdidos. Faz um teste, pergunte para uma pessoa que leu os três livros do Senhor dos Anéis e para outro que apenas viu os filmes..... O cara que só viu vai ficar preso na jornada do personagem principal, e é arriscado nem se lembrar dos personagens secundários, de objetos e lugares exóticos...... enquanto que o leitor vai falar algo do tipo: ¨Nossa o autor pirou na maionese, ele inventou um mundo completo, com vários detalhes, um mapa dos condados e ..... ¨ o cara vai ficar falando sobre o tema mais de 2 horas com você.



Sobre a escrita, não adianta, se você não escreve com certa responsabilidade também não se policia, por exemplo, é diferente você escrever um texto para internet e relatório técnico para o seu chefe, onde até as virgulas serão avaliadas.... e a escrita deve ser como um treino, onde as palavras que você adquire com a leitura serão usadas, senão se perdem também....


E não acredito que as faculdades matriculem só com base em RG, o que elas podem alegar é que a matricula foi feita de acordo com análise curricular do candidato, agora os critérios para isso é outra história, mas nada como uma rápida consulta no MEC para averiguar a nota do curso e ver se ele é reconhecido ou não. :G

ps. não vou revisar o texto acima pq meu chefe não vai ler mesmo |:(

PimEdu
27-05-07, 21:13
Lion, vc tem a linguagem de internet aceitavel, usar q ao invés de que, tbm ao invés de também, não usar acentos, isso é algo aceitavel. Agora tem pessoas que escrevem akabo, e coisas do tipo, isso eu já acho osso, em varios foruns que ia pediam para usarem linguagem mais formal sem tanto internetes, pq mtas vezes não se entende oq ta escrito.
Sempre leio posts aqui onde não consigo entender nada, são frases soltas e tals, e isso é sim problemático para mim.
Ps: Na unicamp a primeira fase redação é metade, depois perde peso na nota final, na fuvest redação é metade da prova de portugues da segunda fase, dai o peso dela varia de acordo com o curso, em eng por exemplo onde a segunda fase tem 4 provas, o peso dela na nota final fica em 12,5%. Em faculdades particulares mais simples (pois tem mtas boas como GV, ESPM, etc) duvido que leiam a redação, ja vi resultado sair no dia seguinte (em provas com redação, ou tinham 100 corretores, ou não leram é nada).